Foram encontrados 317 registros para a palavra: positivo

Comissão de Apoio ao Paciente gera resultados positivos no Hospital Dom Malan/IMIP

A Comissão de Apoio ao Paciente foi criada no Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina em setembro do ano passado e, desde então, tem apresentado bons resultados, principalmente no que diz respeito à humanização do serviço. Tudo começou com uma inquietação de Fátima Michelle, que é a coordenadora de enfermagem e mentora do projeto. “Nós percebemos que, na maioria das vezes, o problema das queixas não estava na assistência, mas na falta de uma informação mais detalhada, ou de um cuidado mais personalizado. Então, pensamos em uma maneira de sanar isso. Daí nasceu a comissão”, esclarece.

O papel desta comissão, inclusive, é bem abrangente e envolve praticamente todas as gerentes. “O grupo indica treinamentos a partir de um levantamento de dados gerados por meio de questionários aplicados nos setores que são porta de entrada, faz rondas, reuniões colegiadas e gera relatórios”, pontua Fátima entre as principais funções...

Cadastro Positivo pode ser alternativa de crédito para bons pagadores

Já está valendo em todo o país, o Cadastro Positivo, um programa do SPC Brasil que reúne as informações de pagamentos dos brasileiros. Os dados levam em conta toda a vida financeira dos inscritos. O sistema constrói um histórico para ser avaliado pelo mercado, fazendo com que o consumidor possa receber mais créditos, a partir de um bom histórico de pagamento.

Para o professor de Economia do Centro Universitário Internacional Uninter, Rodolfo dos Santos Silva, a plataforma é um incentivo a mais para os bons pagadores. ‘‘O Cadastro Positivo foi construído para que os consumidores tenham um interesse maior pela obtenção de um maior volume de crédito e, consequentemente, a ampliação do consumo’’, diz...

SPC Brasil disponibiliza aos empresários consulta ao Cadastro Positivo, na próxima quarta, dia 15

O Cadastro Positivo, novo banco de dados que reúne o histórico de pagamento dos consumidores, entrará em operação na próxima quarta-feira, dia 15. A partir dessa data, o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) disponibilizará ao mercado o acesso ao banco de dados. Isso significa que instituições financeiras, comerciantes e demais empresas que trabalham com concessão de crédito poderão consultar o sistema do Cadastro Positivo para subsidiar a análise de seus clientes.

Neste primeiro momento, o mercado poderá consultar cinco tipos de informações: score de crédito do consumidor (pontuação utilizada pelas empresas para avaliar a probabilidade de pagamento), índice de pontualidade de pagamento, índice de comportamento de gastos e índice de consultas que o CPF do consumidor tem por segmento de empresas. Também haverá a possibilidade de a empresa credora acessar o histórico consolidado de compromissos financeiros assumidos pelo consumidor, como valores e datas de pagamento das faturas de cartão de crédito, crediário, financiamentos e empréstimos – desde que haja consentimento do próprio consumidor.

As informações do Cadastro Positivo servem, exclusivamente, para auxiliar o processo de análise de crédito e só podem ser acessadas por empresas nas quais o consumidor busca crédito. O banco de dados não inclui dados sobre quais bens foram adquiridos, nome do estabelecimento ou instituição em que o consumidor contraiu crédito e nem informações de saldo em conta corrente ou investimentos, que nem mesmo serão enviadas aos gestores do banco de dados.
 
Primeira etapa do Cadastro Positivo atinge 120 milhões de consumidores

Desde meados de novembro do ano passado, mais de 120 milhões de consumidores vem sendo notificados via SMS, e-mail ou correspondência física sobre a abertura automática do seu Cadastro Positivo. Ao receber a comunicação, o consumidor fica apto a acessar o site do SPC Brasil (www.spcbrasil.org.br/cadastropositivo) para acompanhar o seu score de crédito e o histórico de compromissos financeiros a partir de um login e senha individualizados.

Nesta primeira etapa, fazem parte do Cadastro Positivo todos os consumidores que possuem operações de crédito nos cinco principais bancos do país e em outras 100 instituições financeiras. Embora automático, o consumidor pode, gratuitamente, optar por sair do cadastro ou reingressar a qualquer momento, caso se arrependa da decisão. Para os próximos meses, a população não-bancarizada também terá sua oportunidade, pois estão previstas o envio de informações por parte de empresas do varejo, telefonia e concessionárias de água e luz.

Na avaliação do presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro Junior, o Cadastro Positivo é benéfico tanto para consumidores quanto para os empresários. "Agora, o risco da tomada de crédito será analisado de forma mais individualizada, tornando o modelo mais justo. Um dos motivos das taxas de juros serem altas é a ausência de algumas informações sobre os hábitos de pagamento dos consumidores. Atualmente, o bom pagador é penalizado pelo consumidor inadimplente, fazendo com que os juros sejam elevados para todos, independentemente do seu comportamento financeiro. Com o Cadastro Positivo, o consumidor será analisado pelo seu próprio histórico de pagamentos e não apenas pelas restrições pontuais existentes em seu nome. Com mais conhecimento, é possível não somente separar os tomadores de crédito com alto ou baixo risco, mas também identificar comportamentos intermediários e estipular taxas de juros mais adequadas a cada perfil", afirma Pellizzaro Junior.

Já adotado em países desenvolvidos da Europa, Estados Unidos e até em nações emergentes, como México e Coreia do Sul, o Cadastro Positivo é uma evolução para o mercado de crédito, que atualmente se baseia apenas nas informações de inadimplência do consumidor. "Dessa forma, uma conta esquecida pode ser o suficiente para que um bom pagador tenha seu crédito negado. Com a nova medida, as empresas passam a ter acesso a um histórico consolidado de pagamentos feitos no cartão de crédito, crediário e contas de consumo, o que representa muito mais do que uma negativação isolada. Isso torna a análise mais justa para o consumidor e aumenta o nível de previsibilidade para quem concede crédito", afirma o superintendente de operações do SPC Brasil, Nival Martins.

SPC Brasil - Há 60 anos no mercado, o SPC Brasil possui um dos mais completos bancos de dados da América Latina, com informações de crédito de pessoas físicas e jurídicas. É a plataforma de inovação do Sistema CNDL para apoiar empresas em conhecimento e inteligência para crédito, identidade digital e soluções de negócios. Oferece serviços que geram benefícios compartilhados para sociedade, ao auxiliar na tomada de decisão e fomentar o acesso ao crédito. É também referência em pesquisas, análises e indicadores que mapeiam o comportamento do mercado, de consumidores e empresários brasileiros, contribuindo para o desenvolvimento da economia do país.

CNDL – Criada em 1960, a CNDL é formada por Federações de Câmaras de Dirigentes Lojistas nos estados (FCDLs), Câmaras de Dirigentes Lojistas nos municípios (CDLs), SPC Brasil e CDL Jovem, entidades que, em conjunto, compõem o Sistema CNDL. É a principal rede representativa do varejo no país e tem como missão a defesa e o fortalecimento da livre iniciativa. Atua institucionalmente em nome de 500 mil empresas, que juntas representam mais de 5% do PIB brasileiro, geram 4,6 milhões de empregos e movimentam R$ 340 bilhões por ano...

Instituições fazem balanço positivo da Operação Papai Noel em Petrolina  

Mais uma edição da Operação Papai Noel – resultado de uma parceria entre o Sindicato do Comércio Varejista (Sindilojas), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), polícias Militar e Civil, Autarquia Municipal de Mobilidade (AMMPLA) e Guarda Municipal – foi encerrada com êxito essa semana, em Petrolina. Ao todo, foram 50 dias de ações intensificadas de segurança no centro comercial do município, durante o período das festividades de final de ano. Uma das novidades desta edição foi a nova localização do ponto de apoio das forças de segurança, na Rua Souza Junior.

De acordo com o major Alessandro Lopes Bezerra, que está respondendo pelo comando do 5º BPM, a operação mais uma vez cumpriu com seus objetivos. "Nosso sentimento é o de termos cumprido com a missão que nos foi dada.Todo o planejamento foi executado à risca, com lançamento diário de efetivo e , durante todo o período da Operação Papai Noel, foram registradas apenas 10 ocorrências relacionadas de crime contra o patrimônio no centro de Petrolina. Consideramos que tudo ocorreu dentro da normalidade, com êxito de ações dentro deste período de festas, quando há uma maior movimentação no comércio"...

Técnico da Juazeirense vê como positivo o adiamento da estreia no Baiano

A confirmação do adiamento em uma semana do começo do Campeonato Baiano, se desapontou alguns torcedores, ansiosos por ver suas equipes em campo, agradou ao treinador da Juazeirense Vladimir de Jesus, que ganha tempo para ajustar o elenco ainda em formação.

Em declaração ao site oficial do clube, o técnico fez uma breve análise da situação, externando seu ponto de vista sobre o inesperado adiamento da competição:“É mais tempo para trabalhar. Na história do copo meio cheio, meio vazio, eu prefiro encarar pelo lado positivo. Adiar, quer dizer que a gente ganha mais uma semana de trabalho, quando a gente pode entrosar mais ainda nosso time e melhorar mais todos os níveis que a gente vem trabalhando. Vejo como positivo (o adiamento). Precisamos buscar um adversário para (fazer um amistoso) no dia 15, tentando ajustar as coisas com mais inteligência e buscando evoluir. Uma semana a mais é uma semana que a gente melhora mais para enfrentar o Bahia e buscar a vitória” – discursou o comandante juazeirense.

Na tarde desta quinta-feira 2, os jogadores participaram de um treino técnico no Adauto Moraes, em campo reduzido. Na ocasião, foram formadas três equipes que se alternavam nas ações defensivas e ofensivas, sob os olhares da comissão técnica.

Sentindo o músculo adutor da coxa, apenas o zagueiro Gabriel Heleno não participou do treinamento. Nesta, sexta-feira, o grupo ganha folgou pela manhã e retorna à tarde ao mesmo local para mais uma atividade, às 15h30. No domingo 5, a Juazeirense realiza o primeiro jogo-treino contra uma equipe profissional, quando recebe o Petrolina, às 16 horas, no Adauto Moraes...

Vigilância Sanitária apresenta resultado positivo das ações realizadas ao longo de 2019 em Petrolina

Com o objetivo de prestar contas e informar a comunidade sobre o importante papel da Agência Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS) de Petrolina, o setor comemora com positividade as ações e atendimentos realizados em 2019. Formado por fiscais e inspetores sanitários, o órgão, além de capacitar as equipes e ampliar os serviços diários, também destaca os investimentos aplicados no setor, a fim de garantir que os petrolinenses sejam expostos, cada vez menos, aos riscos sanitários.

"Intensificamos nosso trabalho para atender e servir aos petrolinenses da melhor maneira possível. E com o apoio da gestão Miguel Coelho, temos tido a possibilidade de investir em ações educativas e de orientação para os mais diversos públicos, ampliando a conscientização de todos em relação à segurança dos alimentos e outros produtos e serviços essenciais à nossa qualidade de vida. Afinal, a nossa intenção é conscientizar a população", afirma o diretor-presidente da AMVS, Marcelo Gama...

Paulo Valgueiro faz um balanço positivo de seu mandato em 2019: registra um ano produtivo e muita expectativa para 2020

A atuação do Vereador de Petrolina, Paulo Valgueiro, está entre as melhores da Casa Plínio Amorim, no ano de 2019. Os números mostram isso. No total, Valgueiro foi o autor de 132 Indicações aprovadas, solicitando ao gestor municipal a execução de ações de pavimentação, saneamento, segurança, construção de escolas, creches e unidades de saúde, melhorias no trânsito e transporte público, tudo em prol da coletividade.

Incansável e comprometido com o seu trabalho, Valgueiro apresentou 60 Requerimentos (sendo 43 aprovados e 7 reprovados), além de 10 requerimentos assinados em parceria com colegas vereadores. Quanto aos requerimentos reprovados, todos dizem respeito a pedidos de transparência da gestão Novo Tempo. “Precisamos possibilitar ao petrolinense o conhecimento sobre o funcionalismo público, recursos municipais, investimentos patrimoniais. É nosso dever como homens públicos prestar esclarecimentos e informações a quem nos deu o dever de fiscalizar o Executivo Municipal”, pontua...

Petrolina: Centro de Zoonoses apresenta balanço positivo e destaca trabalho educativo

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Petrolina, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, divulgou o balanço das ações realizadas em 2019. Os números incluem capturas e apreensões de pequenos e grandes animais, exames para diagnosticar leishmaniose e atividades educativas.

Até o momento, foram realizadas 746 apreensões de animais de grande porte e 914 capturas de animais de pequeno porte. No período, 2.214 animais foram diagnosticados com leishmaniose, enquanto 1.333 vacinas antirrábicas foram administradas. Já o projeto "CCZ Móvel" foi levado a 12 localidades rurais do município e o "Aprendizes do CCZ" aconteceu em 17 escolas, alcançando 1.860 crianças. Além disso, 164 animais foram adotados e as equipes promoveram 914 orientações veterinárias...

SAAE termina 2019 com resultados positivos em todos os setores

Os resultados alcançados em 2019 pelo Serviço de Água e Saneamento Ambiental – SAAE/Juazeiro, quanto à melhoria do abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, remoção de resíduos, coleta do lixo domiciliar e cuidados com o meio ambiente são frutos de um trabalho realizado em equipe e, principalmente pelo comprometimento de todos.

Foram implantados mais de 15mil/m de redes de distribuição e ramais de água melhorando o abastecimento em diversos bairros da cidade. Foram recuperados  15 mil/m² de calçamento em paralelepípedos melhorando a trafegabilidade em diversos pontos. A melhoria em todo o sistema de abastecimento, inclusive com a construção de uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA) com capacidade para abastecer até 45 mil pessoas, resultou em mais de 900 novas ligações de água, comprovando o crescimento de Juazeiro...

SEDUR faz balanço positivo das atividades em 2019 e divulga projetos para 2020

“Muito melhor do que 2018”. É assim que o secretário Municipal de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR), Hemerson Guimarães, define o ano que está encerrando, no tocante à realização de obras e projetos em Juazeiro por meio da Prefeitura de Juazeiro. E 2019, na visão dele, será ainda mais produtivo, “pois vários projetos de obras estrutrurantes desenvolvidos ao longo deste ano pela equipe da SEDUR, já estão em processo de análise, devendo no próximo ano entrar em execução”.

Segundo Guimarães, em 2019, para driblar a crise que assola o país e continuar desenvolvendo obras no município foi necessário mudar o foco de trabalho. “Temos um prefeito comprometido com a melhoria da qualidade de vida da população, que trabalha diuturnamente e sempre alinhado com sua equipe, o que nos dá os bons resultados. Em meio a atual situação do país focamos na elaboração de projetos e buscamos os recursos nas esferas governamentais: estadual e federal, o que tem nos dado bons resultados”, explica Guimarães...

Secretaria da Fazenda faz balanço positivo sobre Mutirão Acordo Legal

A Prefeitura Municipal de Juazeiro contabilizou mais de R$ 400 mil em negociações durante o Mutirão Acordo Legal. A ação, realizada pela Secretaria da Fazenda SEFAZ, em parceria com a Procuradoria Geral do Município, entre os dias 26 e 28 de novembro, teve como objetivo facilitar o acesso da população ao Programa de Parcelamento Incentivado (PPI), uma iniciativa que prevê incentivos para o contribuinte regularizar seus débitos com a receita municipal.

“Nós fizemos um balanço muito positivo do Mutirão. Mesmo em um momento de grave crise econômica, conseguimos negociar um valor significativo, dando ao contribuinte a oportunidade de quitar os seus débitos tributários com descontos expressivos”, avaliou o secretário da Fazenda, Edvan Gonçalves, lembrando que o contribuinte que perdeu o mutirão ainda pode aproveitar as vantagens do PPI até o dia 31 de dezembro...

Bancos começam a enviar hoje informações para o Cadastro Positivo

A partir de hoje (11/11), os cinco principais bancos do país e aproximadamente 100 instituições financeiras começarão a compartilhar com os gestores do Cadastro Positivo as informações de pagamento dos consumidores. O SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), que já faz a gestão do banco de dados de inadimplentes há mais de 60 anos, também atuará como gestor das informações do Cadastro Positivo.

Com a implantação do Cadastro Positivo, todos os brasileiros que possuem operações de crédito e contas de consumo passam a fazer parte de forma automática do banco de dados, sem necessidade de inscrição. A expectativa do SPC Brasil é de que neste primeiro momento, com o compartilhamento de informações financeiras, o banco de dados passe a contar com 110 milhões de inscritos. Esse número ainda deverá crescer, pois nas próximas fases empresas de telefonia, companhias prestadoras de serviços como água, luz e gás e o setor varejista também deverão compartilhar informações de pagamento, o que fará com que o Cadastro Positivo agregue, nos próximos meses, a população não bancarizada.



O envio das primeiras informações começa hoje (11/11) e a expectativa é de que até o dia 19, todos os atuais clientes das principais instituições financeiras do país, que possuem operações de crédito, já estarão com o seu Cadastro Positivo aberto.
  
Consumidor será avisado individualmente sobre abertura do seu Cadastro Positivo

Apesar de a abertura do Cadastro Positivo ser automática, nenhum consumidor será surpreendido. Assim que as instituições financeiras enviarem as informações cadastrais e de pagamento, cada consumidor receberá uma comunicação individual, seja por meio de e-mail, SMS ou correspondência física em sua residência, no prazo de 30 dias, avisando sobre a inclusão de suas informações.

Na notificação, o consumidor receberá informações sobre o Cadastro Positivo e será direcionado para o site do SPC Brasil, onde será possível realizar o cadastro de uma senha para acompanhar a qualquer momento as informações do seu histórico de pagamentos, incluindo o seu score (pontuação da nota de crédito). Essas informações só poderão ser acessadas pelos consumidores após o recebimento da notificação individual.

As informações coletadas pelo Cadastro Positivo serão utilizadas exclusivamente para compor o histórico de crédito e o score (nota de crédito) do cadastrado. Para quem concede crédito, em regra, apenas o score estará visível. O histórico de hábitos de pagamentos do consumidor só será disponibilizado mediante sua prévia autorização. Tanto o score quanto o histórico poderão ser acessados apenas por instituições com as quais o consumidor mantenha ou pretenda manter relação de crédito.

Pela regra, o consumidor só poderá ter suas informações consultadas pelo mercado 60 dias após o recebimento do histórico de pagamentos. Isso significa que os primeiros inscritos já poderão ter seus dados consultados a partir de 12 de janeiro de 2020. A lei do Cadastro Positivo prevê um período de dois anos para o Banco Central colher as informações do mercado e apresentar o primeiro relatório dos impactos da nova medida na economia do país.
 
Com Cadastro Positivo, contas pagas em dia ganham peso maior em detrimento dos atrasos pontuais

Na avaliação do presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro Junior, o novo banco de dados representa mais do que uma lista de bons pagadores, abrindo possibilidade para uma avaliação mais justa na análise de crédito. "No modelo anterior, as empresas que concediam crédito tomavam suas decisões baseadas, principalmente, no registro de inadimplência. Ou seja, uma conta esquecida poderia ser suficiente para que um bom pagador tivesse seu crédito negado. Com a nova medida, as empresas passam a ter acesso a um histórico consolidado de cartão de crédito, crediário e contas de consumo, o que tem uma relevância muito maior do que uma negativação isolada", explica Pellizzaro Junior.

A expectativa do mercado é que, com uma análise mais completa a respeito dos consumidores, haverá tanto um aumento na oferta de crédito, impulsionando as vendas no varejo, quanto uma redução dos índices de inadimplência.

Além disso, com acesso às informações de consumidores de todo o Brasil, bancos de menor porte, cooperativas de crédito, varejistas e fintechs poderão concorrer de forma mais igualitária com as grandes instituições financeiras, o que tenderá a forçar uma redução de juros via competição. "Ou seja, o cidadão não dependerá mais de sua fidelidade a determinado banco para acessar taxas melhores, podendo conseguir ofertas de outras instituições em que não é correntista.  O aumento da competição entre essas empresas deve contribuir para a queda da taxa de juros e, consequentemente, para a redução do custo do crédito no país", avalia Pellizzaro Junior.
 
Privacidade está garantida e consumidor poderá cancelar seu cadastro a qualquer momento, de forma gratuita

A proteção de dados sensíveis e o sigilo bancário permanecem preservados no Cadastro Positivo, garantindo que as informações dos consumidores sejam utilizadas única e exclusivamente para fins de análise de crédito. As empresas que extrapolarem esse limite estarão sujeitas a penalidades previstas em lei.

"Com décadas de experiência na gestão do banco de dados de inadimplentes, o SPC Brasil possui uma estrutura tecnológica certificada para operar com o Cadastro Positivo, atendendo a todos os requisitos técnicos e operacionais para garantir a segurança dessas informações e preservar a integridade dos dados dos consumidores", afirma o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro Junior.

O Cadastro Positivo não inclui dados sobre quais bens foram adquiridos, informações de saldo em conta corrente e tampouco de investimentos, que nem mesmo serão enviadas aos gestores do banco de dados.

Apesar das vantagens proporcionadas pelo Cadastro Positivo, quem não quiser fazer parte poderá cancelar a inscrição a qualquer momento de forma gratuita, assim como voltar ao Cadastro no momento que desejar. O cancelamento e o reingresso podem ser feito pela internet no site www.spcbrasil.org.br/cadastropositivo/consumidor ..

Semana da Criança encerra no Hospital Dom Malan com balanço positivo

A Semana da Criança encerrou no Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina após uma vasta programação. Ontem, por exemplo, foi a vez da Comissão de Controle de Infeção Hospitalar (CCIH) botar os super-heróis para combaterem as bactérias, e das odontólogas Tamires Coelho e Cecília Corcino derrotarem a cárie.

Calma que o grupo Somando e Dividindo (promotor da Semana da Criança) explica. "É que a programação oficial contou com uma atividade de higienização das mãos junto com saúde bucal e nós tivemos a participação mais que especial da CCIH e do projeto UM SORRISO DO TAMANHO DO BRASIL, do qual Dra. Tamires e Dra. Cecília fazem parte", esclarece a assistência social Emília Cordeiro...

Prefeitura de Sobradinho apresenta resultados positivos em audiência de prestação de contas à comunidade

A Prefeitura de Sobradinho realizou terça-feira (24), no Plenário da Câmara de Vereadores, Audiência Pública de Prestação de Contas do Segundo Quadrimestre de 2019, com a participação de representantes dos segmentos sociais, da gestão municipal, legislativo e comunidade. Realizadas nos meses de Fevereiro, Maio e Setembro, as audiências cumprem a legislação da administração pública, apresentando e avaliando o comprimento das metas fiscais estabelecidas pela Lei de Diretrizes Orçamentarias do Período. Uma ação que garante transparência na aplicação dos recursos públicos e promove o controle social e a participação popular.

A realização das audiências é uma exigência do Tribunal de Contas da União, sua obrigatoriedade é definida através da Lei de Responsabilidade Fiscal, a Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000. Adão de Almeida, contador e representante da empresa Econtap, instituição responsável pela assessoria e consultoria contábil de Sobradinho, fez uma avaliação positiva da gestão de Sobradinho na aplicação dos recursos públicos.

"A administração pública de Sobradinho tem todo o cuidado no cumprimento dos índices, e isso ficou comprovado nessa audiência, uma vez que todos os índices estão na meta do cumprimento da legislação. Quem compareceu a esta audiência, observou o resultado positivo que trouxemos, e que comprova como a gestão vem arcando com suas responsabilidades e reduzindo cada vez mais sua dívida fiscal", destacou o contador.

A Secretária da Fazenda e Administração, Mary Selma de Almeida Rocha falou da importância das audiências como instrumento de participação popular. "As audiências dão oportunidade a população de acompanhar como e onde a gestão vem aplicando os recursos públicos, e assim se faz uma administração transparente e participativa. A gestão municipal em Sobradinho incentiva o controle social, convidando a população e seus representantes para este momento de demonstração de todas as contas da prefeitura, por segmento. Como avaliou o consultor, mais uma vez, comprovamos a idoneidade na aplicação dos recursos públicos e no atendimento à legislação. Nos orgulhamos de entregar resultados transparentes e positivos durante a audiência pública", concluiu a Secretária da Fazenda e Administração Mary Selma de Almeida Rocha...

Cadastro Positivo: bons pagadores terão melhores condições de crédito

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Petrolina está fazendo um alerta aos consumidores: a partir de setembro, a população poderá sentir os efeitos de fazer parte do 'Cadastro Positivo' e acompanhar suas notas de 'score' de crédito dos "bons pagadores". O 'score', trata-se de uma pontuação utilizada pelas instituições financeiras para analisar a capacidade de pagamento do seu cliente, antes de conceder qualquer tipo de crediário.

A Lei sancionada em abril deste ano do Cadastro Positivo compulsório, faz com que todos os consumidores sejam incluídos automaticamente em uma lista que vai mostrar se cada pessoa é ou não uma boa pagadora de contas. A medida também promete trazer benefícios, como a validação para liberação de créditos de acordo com o perfil de consumo e juros menores em financiamentos...

Deputado Roberto Carlos participou de evento propositivo que avaliou atual conjuntura nacional

O deputado estadual Roberto Carlos, do PDT, Participou na quarta-feira (17) de um importantíssimo evento de análise da atual conjuntura política nacional. O evento aconteceu na Assembleia Legislativa da Bahia e contou com a participação de diversos segmentos da sociedade baiana e brasileira, incluindo o Observatório Trabalhista, plataforma de Avaliação do Governo Federal onde a população pode encaminhar ideias e soluções para melhorar o país.

Dentre as autoridades presentes, o ex-ministro da economia do Brasil, Ciro Gomes, que discorreu sobre o quadro atual do país e os 180 dias do atual governo. Para o deputado estadual Roberto Carlos, o evento foi muito esclarecedor e apontou caminhos para o desenvolvimento do Brasil: “Este evento é de grande importância para a população brasileira, uma vez que são disponibilizados dados trimestrais de economia, saúde, segurança, educação, cultura, dentre outros dados do Governo. Precisamos avançar esse debate, alertando sobre os fatores que ocasionam o atraso no desenvolvimento do Brasil”, destacou...

Valmir: Congresso deve aprovar orçamento impositivo para a educação não parar no Brasil

O Brasil parou nesta quarta-feira (15) com atos contra os cortes em diferentes áreas da educação realizados pelo governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL). Na Bahia, o deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) acompanhou as manifestações do 'Dia Nacional de Luta em Defesa da Educação'. Nas redes sociais, nos sites de notícias e pela televisão, o parlamentar viu a força da juventude tomar as ruas e não deixou de criticar a gestão federal. "Precisamos aprovar o orçamento impositivo para educação e impedir que os 'Bolsonaros da vida' possam cortar os recursos do setor Porque o país sem educação não tem futuro. Os governos do PT ampliaram a educação superior no Brasil e isso resultou em maior acesso a universidades. Bolsonaro não tem o direito de cortar orçamento do que é um dos maiores patrimônios do povo brasileiro: a educação pública".

Dos Estados Unidos, o presidente da República tentou descaracterizar as manifestações dizendo que "são uns idiotas úteis que estão sendo usados como massa de manobra de uma minoria espertalhona que compõe o núcleo das universidades federais no Brasil". Em resposta, o deputado Valmir Assunção disse que quem tomou as ruas foram os afetados pelos cortes. E que o ministro da Educação, Abraham Weintraub, não conseguiu explicar como o governo vai devolver esse dinheiro. "São estudantes e trabalhadores das universidades e institutos federais e da educação básica, todos que foram atingidos pelos cortes irresponsáveis. Weintraub faz da crise um projeto, porque ele quer promover a privatização do ensino público. O corte é ideológico, o governo tem o projeto de destruir a educação pública"...

Hospital Regional de Juazeiro encerra Sipat com balanço positivo

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (Sipat) do Hospital Regional de Juazeiro foi encerrada nesta terça-feira, 30, com uma programação rica em orientações, momentos de descontração e sorteio de brindes. A Sipat voltada para os colaboradores do HRJ contou com série de atividades, como palestras, treinamentos e campanhas de segurança no trabalho.

O presidente da CIPA, João Araújo destacou que a Sipat é oferecida aos funcionários do HRJ e abrange todos os turnos de trabalho. Os colaboradores avaliaram a Sipat como positiva. Confira a opinião de uma colaboradora: “A Sipat é um evento importante que visa chamar atenção aos trabalhadores sobre a prevenção de acidente, fazer orientações sobre práticas saudáveis e acima de tudo criar um ambiente de trabalho mais seguro. Eu como cipista fico muito feliz em ver todos os trabalhadores envolvidos nessa ação que pensamos como tanto carinho, avaliou Jáfia Lima...

Líder do governo diz que o Congresso deve ficar atento para não criar uma "fábrica de obras inacabadas"

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado deve analisar nesta quarta-feira (3) a proposta de emenda à Constituição que amplia a execução obrigatória do Orçamento da União. Aprovada pela Câmara, a PEC determina a execução das emendas de bancada destinadas a obras e equipamentos até o limite de 1% da Receita Corrente Líquida do ano anterior.

Atualmente, as emendas individuais já são consideradas impositivas. Segundo o líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), a CCJ deve aprimorar o texto aprovado pela Câmara. Ele resumiu em três pontos as preocupações do governo com a proposta. A primeira delas é com as alterações feitas no Artigo 165 da Constituição, o que, de acordo com o líder, "termina criando mais dificuldades para a implementação e execução da despesa pública". "Burocratiza e engessa", afirmou...

Segurança e economia se destacam com saldo positivo na festa de Momo em Petrolina 

O Carnaval de Petrolina chegou ao fim e nos quatro dias, o público compareceu em peso. Ao todo, cerca de 75 mil pessoas dançaram e curtiram a festa em quatro polos: 21 de Setembro; Orla; Multicultural Matingueiros e Areia Branca. No setor turístico, o trade comemora os resultados positivos: mais de 3.600 pessoas fizeram os passeios na região, e o faturamento do ramo foi de mais de R$ 250 mil.

Destaque também para a segurança sentida pelos foliões. Durante o Carnaval, trabalharam cerca de 280 pessoas entre Guardas Civis; agentes da Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA); Polícia Militar e segurança privada. Todo esse cuidado permitiu que em 2019 houvesse uma redução 76% de agressões e uma queda em 65% número de pessoas detidas com relação ao ano anterior. A Polícia Civil classificou a festa como 'tranquila'. ..