Foram encontrados 429 registros para a palavra: ANIMAIS

INEMA E COPPA RESGATAM CERCA DE 700 ANIMAIS SILVESTRES MANTIDOS EM CATIVEIRO E EM ATIVIDADE DE CAÇA PREDATÓRIA

Durante o período de 04 a 13 de abril, o INEMA juntamente com a Companhia de Polícia de Proteção Ambiental – COPPA, realizou nos municípios de Jaguarari, Senhor do Bonfim, Pindobaçu, Queimadas, Capim Grosso, Itiúba, Cansanção, Monte Santo, Uauá, Curaçá e Juazeiro, a operação de fiscalização planejada denominada “FAUNA LIVRE – SERTÃO I” com o intuito de coibir atividades de caça predatória e a criação, em cativeiro, de animais da fauna silvestre, principalmente quando se tem a finalidade de comércio e o tráfico de aves.

A operação contou com o apoio logístico: da Polícia Rodoviária Estadual (base Cansanção) que serviu no transporte dos animais e do Parque Estadual de Sete Passagem em Miguel Calmon e do CEMAFAUNA em Petrolina, que acolheram, realizaram triagem e soltura dos animais a eles conduzidos...

PSOL PEDE AUDIÊNCIA PÚBLICA NA CÂMARA MUNICIPAL PARA DISCUTIR SITUAÇÃO DOS ANIMAIS ERRANTES DE JUAZEIRO (BA)

O mês de abril é dedicado à prevenção de maus tratos contra os animais, entre os trabalhos do Abril Laranja, o Diretório Municipal do Partido Socialismo e Liberdade –PSOL de Juazeiro/BA, esteve nesta terça-feira, 16/04/19, na Câmara de Vereadores e protocolou requerimento junto ao Presidente Alex Tanuri, de uma Audiência Pública para tratar do tema: “Situação dos animais errantes em Juazeiro/BA e Políticas Públicas em prol dos animais, bem como esclarecimentos sobre o projeto de Lei que versa sobre o conselho municipal de proteção animal”. O PSOL Juazeiro/Ba, vem acompanhando a situação dos animais errantes nesta cidade, bem como a ausência de políticas públicas efetivas para estes.

Para Valentine Oliveira, militante do PSOL e ativista na causa animal, em Juazeiro/BA existe uma superpopulação de animais errantes e o poder público em nada tem atuado para resolver essa situação. Em razão disso, existe um crescente número de animais doentes, vítimas de maus tratos, atropelados, e etc. Os protetores individuais e voluntários integrantes de ONGS, por sua vez, estão cada vez mais endividados e com sua saúde física e mental afetados, uma vez que não possuem condições de atender a todos os casos ocorridos na cidade...

Seca verde” no Vale do São Francisco afeta plantações, mas produz pasto para os animais

Chuvas em excesso, porém irregulares, no Nordeste, causam um fenômeno já bem conhecido, principalmente pelos agricultores da região.: a seca verde. A “seca verde” é caracterizada por uma vegetação verde e florida, mas também pela escassez da produção. Na comunidade de Ponta da Serra, em Petrolina, a lavoura sofre com a estiagem, mas, por outro lado, o mato cresce e oferece o pasto para os animais.

Dados da Defesa Civil de Pernambuco apontam que cerca de 1 milhão e 600 mil pessoas são afetadas pela seca. Dessas, 700 mil estão no Sertão do estado. A agricultora Neuza Maria da Costa perdeu toda a plantação por causa da falta de chuvas. “Plantei milho, plantei feijão… Plantei na chuva, que a chuva boa foi mês de dezembro, só que não vingou, porque não teve mais chuva. Passou janeiro, fevereiro, março sem chover. Só agora que veio os pinguinhos, mas aqui foi muito fraca a chuva”, lamenta...

LEITORA DENUNCIA MATANÇA DE ANIMAIS NO BAIRRO SÃO GERALDO

Em e-mail ao Blog GJ Notícias a leitora Clara Barros expressa indignação com a matança de animais no bairro São Geraldo, em Juazeiro (BA). Confira: “Geraldo, me chamo Clara Barros e tô passando por aqui para demostrar minha indignação com os moradores do bairro São Geraldo em Juazeiro Bahia. Semana passada foram mortos sete (07) gatos e um (01) cachorro. Na noite deste sábado (06) já se foram mais dois (02) cachorros. Geraldo o pessoal aqui está envenenando os animais por diversão. Os nossos animais não podem mais sair porque correm o risco de morrer também. É tão dolorido ver essa cena” expressou Clara Barros que pede providências às autoridades constituídas. ..

JUAZEIRENSE COBRA AÇÃO DO PODER PÚBLICO PARA COIBIR ANIMAIS SOLTOS NAS VIAS DA CIDADE

 

A falta de uma política pública específica para apreensão de animais vadios que perambulam pelas ruas, bairros e área central de Juazeiro (BA) tem preocupado os condutores de veículos da cidade.

..

SEMAURB realiza fiscalização para coibir criação indevida de animais

Na última terça-feira (02), duas equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano realizaram fiscalização para coibir criação de animais na zona urbana da cidade de Juazeiro, após receberem denúncias das criações. As fiscalizações se deram no Rodeadouro e Bairro Antônio Guilhermino.

As duas equipes (a de Meio Ambiente liderada pelo gerente de Fiscalização Ambiental Hudson Duarte Moreira Junior, e a de Ordenamento Urbano liderada pelo supervisor Marcos Antonio Leite) encontraram criação indevida de porcos. “Demos o prazo de 15 dias para retirada dos animais dos locais. Aproveitamos para lembrar que animais como suínos, caprinos e ovinos não devem ser criados no perímetro urbano”, ressalta Hudson...

Prefeitura de Petrolina dá dicas de como evitar acidentes com animais peçonhentos

A Prefeitura de Petrolina, através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), está levando orientações sobre animais peçonhentos e venenosos a estudantes da Rede Municipal de Ensino, com o projeto 'Aprendizes do CCZ'. Nos encontros, são discutidos sobre esses animais, suas diferenças, quais as espécies presentes em nossa região, a importância ecológica e o que se deve fazer em casos de acidentes. A próxima visita será sexta-feira (29), na escola 21 de Setembro, no bairro José e Maria.

"A população precisa estar atenta a alguns cuidados básicos, como manter limpo o interior das casas, assim como, os quintais e terrenos, evitando acúmulo de lixo e entulho. Nós realizamos essas palestras e interação com alguns animais, com a intenção de conscientizar as crianças e a comunidade" destaca a coordenadora do CCZ, Graziella Correia...

Comerciantes reclamam da situação do Centro Comercial Travessa Benjamim Constant - até os cavalos andam no Calçadão

Os comerciantes e funcionários de lojas que trabalham confessam que não suportam mais tanto abandono que ocorre todos os dias no Calçadão. Quem mora na cidade ou está visitando é quase impossível não vê-lo.  A Travessa Benjamim Constant, popularmente conhecido como "Calçadão", deveria ser um local de referência turística e comercial, onde a lógica seria as pessoas usufruirem de toda tranquilidade para passear e ou fazer compras.

Todavia, este Blog Geraldo José conseguiu dezenas de registros de desrespeito e agressão aos direitos da população: entre eles um homem anda com o cavalo. Outros, ciclistas fazem acrobacias e gritam assustando as pessoas. O medo de ser assaltado também deixa as pessoas sempre em alerta, principalmente os idosos. ..

Prefeitura leva orientações sobre animais peçonhentos a estudantes de Petrolina

A Prefeitura de Petrolina através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) promoveu, na terça-feira (26), na escola Maria Odete Sampaio Gomes, bairro Jardim São Paulo, a primeira ação do ano do 'Aprendizes do CCZ' que tem o objetivo de conscientizar as crianças sobre as zoonoses e a posse responsável de animais.   

Cerca de 170 crianças participaram da palestra sobre animais peçonhentos e venenosos ministrada pela coordenadora do CCZ, Graziella Correia e o biólogo Jhon Soares. No encontro foram discutidos a diferença entre esses animais, quais as espécies presentes em nossa região, a importância ecológica e o que se deve fazer em casos de acidentes...

Apos denúncia de maus tratos, dois animais são resgatados pela prefeitura em Petrolina

Diante de uma denúncia feita à ouvidoria, uma equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), resgatou nesta quarta-feira (13), dois jumentos que foram vítimas de maus tratos. Os dois animais foram encontrados amarrados sob o sol e dentro da lama, próximo à Avenida dos Tropeiros de onde foram encaminhados ao CCZ.

"Diariamente, é feito um trabalho com a equipe do controle de zoonoses para o recolhimento e captura desses animais que são vítimas de maus tratos, uma vez que, animais de grande porte não podem ser soltos nas vias públicas, pois podem causar acidentes de trânsito. Vale ressaltar também que existem penalizações, caso o proprietário queira retirar o animal, só será possível mediante o pagamento de taxa. Caso o animal seja reincidente, o proprietário é encaminhado ao Ministério Público, e se ocorrer uma terceira vez, ele perde a propriedade do animal", destaca a coordenadora do CCZ, Graziella Correia...

Equipe coordenada pelo CRMV-MG resgata 36 animais em Brumadinho

Coordenada pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-MG), a equipe da Brigada Animal realiza, na manhã desta quarta-feira (30), uma reunião de planejamento das ações de resgate e tratamento de animais em Brumadinho.

As ações contam com a participação de 30 profissionais, entre médicos-veterinários, zootecnistas e voluntários, e também com a parceria da Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), da Anclivepa Minas, da Sociedade Mineira de Medicina Veterinária e  do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).

Segundo a Brigada Animal, até o momento, foram resgatados 36 animais, que estão sobre os cuidados dos especialistas em suas respectivas áreas. Os animais estão sendo encaminhados para uma fazenda, onde passam por triagem e recebem os primeiros tratamentos...

SESAU alerta quanto aos cuidados com animais peçonhentos no verão em Juazeiro

A Secretaria Municipal da Saúde alerta a população juazeirense com dicas para prevenir acidentes com animais peçonhentos como escorpiões, aranhas e lagartas no período do verão que vai de dezembro a março. É nesse período que são registrados acidentes com estes animais que escolhem locais de ambiente quente e úmido como habitat, em especial os escorpiões.

Os escorpiões presentes na área urbana se alimentam de baratas e são encontrados facilmente próximos a ambiente com acúmulo de lixo, além de se abrigarem em esgotos e entulhos. A Superintendente de Vigilância em Saúde de Juazeiro Tatiane Malta, alerta: “é importante que os moradores estejam sempre atentos, busquem isolar frechas de portas, mantenham os ralos de casa fechados, não acumulem lixo ou joguem entulho em locais impróprios, mantenham os quintais limpos. Os cuidados começam de maneira individual, mas também são coletivos”, explicou...

Adoção responsável: feirinha de animais acontece em Petrolina neste domingo 27

Adoção responsável: feirinha de animais acontece em Petrolina neste domingo. Quem deseja adotar um animal de estimação em Petrolina já pode se programar: neste domingo (27), acontece a 'Feirinha de Adoção de Animais', promovida pela prefeitura através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), em parceria com a ONG Proteger.

A feirinha acontecerá na Praça da Sementeira, das 8h às 12h. Os animais disponíveis para adoção são entregues vacinados, castrados, microchipados e vermifugados. Os interessados em adotar devem comparecer ao local, ser maior de 18 anos, apresentar RG e comprovante de residência, além disso, levar coleira (para cães) ou caixa de transporte (para os gatos)...

Prefeitura fará mais uma feira de adoção para estimular cuidado com animais de Petrolina

No intuito de garantir um lar aos cães e gatos abandonados no município, a Prefeitura de Petrolina promove, no próximo domingo (27), uma feirinha de adoção de animais na Praça da Sementeira, das 8h às 12h. A ação é uma iniciativa do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), em parceria com a ONG Proteger.

Para adotar, é necessário ser maior de 18 anos, apresentar RG e comprovante de residência. Além disso, é importante levar caixinha de transporte ou coleira para levar o animal para casa em segurança. A coordenadora e médica veterinária do CCZ, Graziella Correia, reforça a importância de iniciativas que estimulem as adoções responsáveis de cães e gatos...

Leitor denuncia maus tratos com animais em Juazeiro

Este Blog tem recebido vários email denunciando maus tratos de animais em Juazeiro.

Confira:..

Salvador: Proteção aos animais terá lei mas rígida em 2019

O prefeito ACM Neto assinou, este ano o projeto de lei para criação do Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais e da Coordenadoria de Políticas Públicas também voltada aos animais. O projeto foi sugerido pelo deputado estadual Marcell Moraes. Com a criação do Conselho Municipal, Salvador ganhará um fórum permanente para discutir, debater e tratar das questões de defesa dos animais. 

Por sua vez, a Coordenadoria, que será vinculada à Secretaria da Cidade Sustentável e Inovação (Secis), vai centralizar os serviços direcionados à proteção e defesa dos animais em um único órgão. Atualmente, parte dessas ações está vinculada à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), mas, como salientou o prefeito, ainda estão dispersas e causam dúvida enquanto à possibilidade jurídica do enquadramento na pasta de políticas públicas para a saúde. ..

ANIMAIS CONTINUAM À SOLTA POR TODA JUAZEIRO

A reportagem do Blog Geraldo José flagrou mais uma vez neste domingo (30) quatro vacas que pastavam tranquilamente às margens da BR-407, em frente às futuras instalações da empresa Mercedes Benz.

Uma das vacas atravessou a pista colocando em risco à vida dos condutores de veículos, enquanto as outras permaneceram pastando em frente a sede da Mercedes Benz...

FAZENDA URBANA: ANIMAIS CONTINUAM PERAMBULANDO POR RUAS E AVENIDAS DE JUAZEIRO (BA)

Cabras na BR-407.

..

Animais soltos nas ruas de Juazeiro uma constante durante todo o ano

A redação deste Blog flagrou mais uma vez animais soltos no centro de Juazeiro. Os cavalos "pastavam" na rua Equador, proximidades do Colégio João Paulo VI. Entra ano e sai ano e os fatos se repetem negativamente. ..

Moradores do bairro Pedra do Lord reclamam de animais soltos e falta de infraestrutura das ruas

Moradores do bairro Pedra do Lord, enviam fotos e solicitam providências das autoridades públicas. Segundo eles, com as chuvas os problemas aumentaram.

As reclamações apontam uma situação de abandono em todas as áreas no que se refere a serviços públicos. Ruas esburacadas, iluminação precária, muito lixo, mato e esgotos em quase todas as ruas, praças deterioradas, saneamento inacabado, animais soltos nas vias, inexistência de calçamento em algumas áreas, infestação de muriçocas, falta de placas indicativas de nomes nas ruas...