Foram encontrados 2900 registros para a palavra: São Francisco

Sarau do Bosque no Sertão do São Francisco

"O Sertão vai virar mar, mar de poesia".

É com imenso prazer, orgulho e satisfação, que o Bosque Coletivo convida todas (os), para o "Sarau do Bosque no Sertão do São Francisco", que ocorrerá nos dias 13 e 20 de maio nas cidades de Uauá-BA e Curaçá-BA, respectivamente e no dia 08 de julho retornando a sua cidade de origem, Juazeiro-BA. Entretanto, contudo, porém, todavia, não obstante, vamos focar na primeira edição, na cidade de Uauá-BA, a chuva pode tá demorando a chegar, mas o Sarau do Bosque vai lavar a cidade com muita poesia e música...

HU-Univasf comemora Dia do Enfermeiro promovendo palestras e cursos para seus profissionais

Foram iniciadas, na manhã de hoje (09), as atividades da III Semana de Enfermagem do Hospital da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf), com o tema “Segurança e qualidade no exercício da enfermagem”. As atividades acontecem de 09 a 12 de maio e contarão com palestras, cursos e apresentações de trabalhos científicos, voltados para enfermeiros e técnicos de enfermagem.

O evento de abertura contou com a participação da superintendência e gerências do HU-Univasf, que ressaltaram a importância desses profissionais no processo de cuidado com o paciente e agradeceram à dedicação empregada, diariamente, no desenvolvimento das atividades assistenciais. Em seguida, ocorreu a palestra sobre o “Olhar Humanizado em Saúde”, ministrada pela psicóloga e Superintendente da Gestão de Pessoas da Secretaria de Saúde de Juazeiro Carla Lorena Pesqueira...

Projeto São Francisco: alunos visitam Centro de Referência em Salgueiro (PE)

Alunos da Escola Jean Piaget, localizada em Salgueiro (PE), conheceram um pouco mais sobre o Projeto de Integração do Rio São Francisco nesta semana. Liderado por equipes de seu programa de Comunicação Social, o encontro aconteceu no Centro de Referência do empreendimento no município, que será um dos contemplados com as águas do 'Velho Chico' pelo Eixo Norte da estrutura. Os 81 estudantes puderam aprender mais sobre a obra e os 38 programas socioambientais, além de receberem dicas de como economizar água.

A professora Érica Neves também esteve presente à ação e achou as informações bastante produtivas para os alunos, principalmente por orientá-los sobre como não desperdiçar água. "Os palestrantes conseguiram complementar, com mais dados, as aulas que eu dou sobre a importância da água", conta...

Mais de um milhão de peixes nativos foram inseridos no rio São Francisco em 2017

Mais de um milhão de alevinos de espécies nativas foram soltos em 18 ações de peixamentos realizadas no rio São Francisco somente em 2017. Na última semana, o trecho do rio localizado no município de Piumhi, em Minas Gerais, recebeu cinco mil peixes curimatã pacu. Os peixamentos fazem parte do trabalho de revitalização do rio, promovido pelo Ministério da Integração Nacional, por meio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Desde o início do projeto, em 2007, foram reproduzidos mais de 146 milhões de alevinos, sendo 66 milhões nativos para garantir a recomposição e manutenção da ictiofauna  e 80 milhões não nativos, como apoio à piscicultura local.

A reprodução dos alevinos é realizada nos Centros Integrados de Recursos Pesqueiros e Aquicultura da Codevasf e está inserida no Plano Novo Chico, que tem o objetivo de aumentar a quantidade e a qualidade da água para a população e de garantir a preservação, conservação e uso sustentável do rio. A soltura constante dos alevinos nativos da bacia possibilitou que espécies antes sumidas na região, como a curimatã pioa e a matrinxã, voltassem a ser pescadas. Entre os peixes reproduzidos e utilizados nos peixamentos destacam-se também o cari, pacamã, piau, pacu e piaba...

Cia Biruta celebra 9 anos de teatro na região do Vale do São Francisco

Criada em 2008, a Cia Biruta de Teatro completa 9 anos nesta quarta-feira (03), celebrando uma história de fortalecimento do teatro infanto-juvenil e uma relação de cumplicidade com a região do Vale do São Francisco. Para comemorar a data, o grupo promove, entre os dias 8 e 28 de maio, a "Mostra Biruta 9 anos", com uma programação que inclui exposição, oficinas, rodas de conversa, contação de histórias e apresentações, em Petrolina e Orocó. Todas as atividades têm entrada gratuita.

"Nós montamos a Biruta pensando em uma Companhia que pudesse agregar o máximo de pessoas possível, reunindo outras linguagens e trabalhando com espetáculos que contribuíssem com o desenvolvimento da cidade e a formação artística e pessoal do nosso grupo. A Companhia surgiu com esse propósito: fazer arte com profissionalismo, não como uma ferramenta de sobrevivência, mas de vivência artística", conta Antônio Veronaldo, ator, dramaturgo, diretor e co-fundador da Cia Biruta...

Após retirar 1 mil toneladas de material, projeto de preservação do São Francisco ganha reforço do Exército

O trabalho de revitalização do Rio São Francisco iniciado em março passado ganhou um reforço significativo. O prefeito Miguel Coelho formalizou com o Exército Brasileiro, nesta terça-feira (02), uma parceria para os militares ajudarem na remoção de baronesas e outras ações de preservação do principal patrimônio natural do município sertanejo.

Entre 10 e 30 soldados do 72º Batalhão de Infantaria Motorizado estarão integrados, diariamente, às equipes da Prefeitura percorrendo as margens e o leito do rio para a remoção dos materiais. Com isso, a operação deve ganhar um novo ritmo já que o número de colaboradores envolvidos poderá até ser triplicado. "Já removemos quase 1 mil toneladas de baronesas e outros materiais. Com o reforço do Exército, que tem vasta experiência em outras importantes obras e ações, queremos concluir esse trabalho até o mês de julho e iniciar novas atividades de preservação do rio", explicou o prefeito.

Segundo o comandante do 72º Batalhão de Infantaria Motorizado, tenente-coronel Welton Gomes, a ação para a preservação do Rio São Francisco estimulará outras iniciativas em parceria com a Prefeitura para a conservação do meio ambiente e valorização da cidade. "O Exército Brasileiro tem um slogan, 'Braço Forte, Mão Amiga', e nesse momento estamos exercendo a 'Mão Amiga', apoiando a cidade para preservar um bem que é de todos. Que agora nós possamos dar continuidade a outros projetos em benefício da cidade e do bem estar da sociedade petrolinense", frisou o comandante Welton.

Além dos soldados e trabalhadores da Prefeitura, o Projeto Orla Nossa envolve máquinas e barcos. Com esse efetivo, foi removido cerca de 30% do material previsto, já permitindo um novo visual ao Rio São Francisco. O trabalho ainda fechou tubulações que derramavam esgoto diretamente nas margens do Velho Chico e manteve a preservação de animais que vivem no entorno como capivaras e jacarés. A Prefeitura também fará um trabalho de oxigenação da água e ações educativas. O conjunto de iniciativas é resultado da parceria entre a Prefeitura de Petrolina, Compesa, Instituto de Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) e, a partir desta terça-feira, o Exército. ..

Prefeitura de Petrolina e Exército unem-se para revitalizar o Rio São Francisco

O prefeito Miguel Coelho formaliza, nesta terça-feira (02), uma parceria com o Exercito Brasileiro para a revitalização do Rio São Francisco. O ato ocorre, às 9h, na sede do Círculo Militar, na Avenida Cardoso de Sá, área central da cidade.

A parceria prevê a integração de soldados do 72º Batalhão de Infantaria Motorizado para ajudar na remoção das baronesas presentes na margem fluvial da cidade. Com uma oferta maior de mão de obra qualificada e equipamentos adequados, os serviços devem ser executados com maior agilidade e eficiência. A ideia é que o trabalho seja realizado até a conclusão da atividade inserida no Programa de Recuperação de Área Degradada (PRAD) de responsabilidade da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA).

Orla Nossa - Desde o dia 20 de março, a Prefeitura de Petrolina realiza o projeto Orla Nossa. A proposta é revitalizar e preservar o ecossistema do Rio São Francisco. Além da remoção de cerca de 3.500 toneladas de baronesas e resíduos, estão sendo eliminados pontos de despejo de esgoto, assim como está em andamento a retirada de sedimentos das margens do rio. Um trabalho de oxigenação da água também será realizado. O programa é resultado da parceria entre a Prefeitura de Petrolina, Instituto de Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) e, a partir desta terça-feira, o Exército. ..

Rui inaugura sistema de abastecimento de água no Vale do São Francisco

A água tratada e encanada chegou às casas de quase dois mil moradores da zona rural de Itaguaçu da Bahia, no Vale do São Francisco. O sistema de abastecimento de água (SAA) foi inaugurado pelo governador Rui Costa na manhã deste sábado (29), em visita ao povoado de Lages, uma das quatro localidades beneficiadas pela obra, que teve investimento de R$ 1,6 milhões.

Além de Lages, os povoados de Várzea Grande, Riacho da Carnaúba e Tabatinga também receberam a rede de distribuição. Na primeira visita oficial a Itaguaçu como governador, Rui Costa destacou a importância de levar água para mais baianos. "Água é sinônimo de vida e saúde. Se o ser humano não bebe uma água de qualidade, ele pode ficar doente. Por isso, investimos nesse tipo de obra que é tão importante para a vida das pessoas. O meu compromisso é levar água para cada vez mais para pessoas que ainda não tem água na torneira", afirmou Rui.

Outra entrega realizada na cidade vai melhorar a vida de quem vive no campo. Dois convênios foram autorizados por meio do programa Bahia Produtiva, beneficiando 65 famílias da Associação de Agricultores do Povoado de Lages e da Associação Comunitária dos Trabalhadores Rurais Quilombola de Cajueiro e Dois Irmãos. Com recursos de quase R$ 400 mil, os grupos poderão montar e desenvolver atividades em cozinhas comunitárias.

Em Itaguaçu, Rui também participou da inauguração de uma creche municipal do programa Brasil Carinhoso e do anúncio de doação de um ônibus de transporte escolar, por meio do programa federal Caminho da Escola, que chegará ao município ainda este ano. A senadora Lídice da Mata e o prefeito de Itaguaçu, Ivan Oliveira, estiveram presentes nas entregas. ..

3ª Expedição de Jet ski terá como cenário o Rio São Francisco

Muita adrenalina e aventura pelo Rio São Francisco. Acontecerá entre os dias 28 de abril e 01 de maio a 3ª Expedição de Jet Ski para o Xingó, evento realizado pelo Grupo Jetbrothers. 

Além de muita diversão, as 80 pessoas e mais de 40 jet skis irão visitar a Vinícola Rio Sol, o Balneário das Pedrinhas e terá o momento de conscientização com a preservação do rio com ações colaborativas...

Codevasf realiza soltura de 5 mil alevinos em trecho mineiro do São Francisco

Cerca de 5 mil alevinos da espécie curimatã pacu foram soltos nesta quarta-feira (26), pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), durante peixamento em Piumhi, Minas Gerais. A ação foi realizada por intermédio do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Três Marias, em parceria com a prefeitura municipal.

"A ação é um dos trabalhos que a Codevasf realiza que contribui para o meio ambiente ajudando na recuperação do bioma do qual faz parte esse rio e, tão relevante quanto, ensinando as novas gerações a importância desse tipo de envolvimento. Porque as crianças e jovens sempre participam dos peixamentos muito animadamente, e isso cria um vínculo, uma preocupação real, com o futuro daquele rio", afirmou Inaldo Guerra, diretor da Área de Revitalização das Bacias Hidrográficas da Codevasf...

CHARLES LEAL CONSTATA IRREGULARIDADES NO BAIRRO RESIDENCIAL SÃO FRANCISCO E BUSCARÁ SOLUÇÕES

O vereador Charles Leal (PDT) a convite dos moradores do bairro Residencial São Francisco em Juazeiro, fez uma visita quarta-feira, 26, e constatou algumas irregularidades como rachaduras nas paredes e uma boa parte dos tetos escorados com ferros: “A pedido dos Moradores do Residencial fui verificar os riscos que os mesmo estão vivendo. Observei de perto, rachaduras enormes e uma grande quantidade dos tetos dos prédios escorados com ferros. Sendo assim como representante do povo, buscarei um parecer da defesa civil, enviarei um comunicado ao Ministério Público Federal, para que a Caixa econômica garanta no mínimo uma moradia aos cidadãos até que sejam feitos os consertos necessários, e possamos garantir uma moradia segura e digna” disse o vereador Charles Leal. ..

ANA autoriza nova redução da vazão do Rio São Francisco em Xingó e Sobradinho

A Agência Nacional de Águas (ANA) autorizou que a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) pratique a redução da vazão mínima dos reservatórios de Xingó, entre Alagoas e Sergipe, e de Sobradinho, na Bahia. A resolução foi publicada na edição do Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (26).

A redução nos reservatórios de Sobradinho e Xingó será a uma média diária de 600 m³/s e instantânea de até 570 m³/s. A autorização passa a valer a partir da data de publicação até o dia 30 de novembro deste ano...

Com água do rio São Francisco, Campina Grande (PB) tem racionamento reduzido

A população de Campina Grande, na Paraíba, já começa a sentir os efeitos da chegada da água do Projeto de Integração do Rio São Francisco ao reservatório Epitácio Pessoa, em Boqueirão (PB). Neste final de semana (22), o regime de racionamento na segunda maior cidade do estado paraibano foi reduzido de quatro dias para três dias por semana. A expectativa é de que nos próximos meses, as famílias paraibanas voltem a ter o abastecimento diário e regular em suas residências, com o reforço das águas do ‘Velho Chico’.

Nos últimos dias, o volume armazenado no Epitácio Pessoa aumentou de 0,3% para 3,2% da sua capacidade, depois que a água do projeto chegou à área do reservatório, conforme dados da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa). Quando o açude atingir o percentual mínimo de 8,2%, o manancial sairá do chamado “volume morto” e o governo estadual irá analisar a possibilidade de acabar com o racionamento. Na semana passada (18), as águas do São Francisco encontraram o espelho d’água do açude, o que gerou as condições necessárias para o início da redução do cronograma de racionamento enfrentado pela população local. ..

Cônsules, embaixadores e representantes comerciais internacionais visitam Vale do São Francisco em ação do Sistema CNA/SENAR/ICNA

Com visitas técnicas a propriedades, fazendas, órgãos e projetos de fruticultura irrigada, o Programa de Intercâmbio AgroBrazil - do Sistema CNA/SENAR/ICNA - teve início nesta segunda-feira (24) pelo Vale do São Francisco. Pelo menos 10 representantes de 9 países vão conhecer, até a próxima sexta-feira (28), a diversidade da produção brasileira no setor de frutas. Nesta terça (25), a programação foi iniciada pela Fazenda GrandValle - localizada em Casa Nova (BA).

Segundo a superintendente de Relações Internacionais do CNA, Lígia Dutra, a ideia não é apenas promover o agronegócio brasileiro e promover sua imagem entre representantes de mercados consumidores, mas também dispor de novas opções de abertura de mercado...

Especialistas defendem redução da vazão de Sobradinho como medida emergencial para crise hídrica no Vale do São Francisco

Por sugestão do senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE), a Comissão Mista sobre Mudanças Climáticas (CMMC) do Congresso Nacional debateu, na tarde desta quarta-feira (19), soluções para o enfrentamento à progressiva crise hídrica no Vale do São Francisco. A redução da vazão de saída da usina hidrelétrica de Sobradinho dos atuais 700 para 600 metros cúbicos por segundo foi a principal medida emergencial apontada por Fernando Bezerra e pelos especialistas convidados à audiência pública como forma de preservar o lago da barragem, um dos mais importantes fornecedores de água à região.

Além desta ação, o senador – que conduziu os debates na CMMC – também defendeu o que ele chamou de “energização” dos flutuantes instalados no reservatório de Sobradinho, ano passado, para o bombeamento de água à população local. A ideia de Bezerra Coelho é que os equipamentos passem a funcionar com energia elétrica ao invés de óleo diesel, tornando mais barata a manutenção dos flutuantes. “Os efeitos das mudanças climáticas estão comprovados pela série histórica da hidrologia na Bacia do São Francisco; principalmente, ao longo dos últimos sete anos”, observou. “Este cenário exige um esforço conjunto por parte de todos os órgãos que, conjuntamente, podem evitar o colapso hídrico naquela região”, acrescentou o líder do PSB e vice-líder do governo no Senado...

Águas do rio São Francisco começam a encher o açude de Boqueirão, na Paraíba (PB)

As águas do ‘Velho Chico’ chegaram, precisamente às 20h13 desta terça-feira (18), ao espelho d’água do reservatório Epitácio Pessoa, em Boqueirão (PB). Com o encontro, e a consequente subida no nível do açude, o Projeto de Integração do Rio São Francisco cria condições para que o racionamento em Campina Grande (PB) comece a ser reduzido. Mais de 700 mil pessoas na segunda maior cidade do estado e em outros 17 municípios serão beneficiadas.

Para enfrentar a pior seca dos últimos 100 anos, o Ministério da Integração Nacional trabalhou para que as águas do rio São Francisco chegassem a Campina Grande (PB) ainda neste mês de abril. Agora, o fornecimento e o tratamento são de responsabilidade do governo da Paraíba, que prevê que, em aproximadamente dois meses, os domicílios da cidade passem a ter abastecimento diário e regular. Isso vai acontecer quando o nível do açude superar 8% de sua capacidade – hoje está em 2,9%...

Bombeiros resgatam corpo de adolescente vítima de afogamento no Rio São Francisco

De acordo com informações encaminhadas à redação, (por volta das 15h) um jovem de 23 anos, afogou-se nas águas do Rio São Francisco nas imediações da Ilha do Fogo.

Homens do corpo de bombeiro acabaram de resgatar o corpo e a vítima é um jovem chamado Roberto de Lucas Souza Santos, apelidado de  Heré Barril, morador do Piranga II...

Parceria da Codevasf com Exército na Bahia promove ação ambiental às margens do São Francisco

Uma parceria entre a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e o Exército Brasileiro, por meio de seu 4º Batalhão de Engenharia de Construção – sediado em Barreiras, no Oeste baiano –, vai promover a contenção de processos erosivos em um trecho de 2,8 quilômetros às margens do rio São Francisco na comunidade de Itacoatiara, município de Barra. O investimento na ação é de R$ 9 milhões viabilizados em um termo de execução descentralizada firmado entre as instituições.

A ação no município de Barra está em fase de montagem do canteiro de obras, enquanto é aguardada a descida do nível do rio para iniciar a execução dos serviços. Junto com uma equipe da 2ª Superintendência Regional da Codevasf, sediada em Bom Jesus da Lapa, representantes do Exército vêm visitando locais onde foram realizados trabalhos semelhantes pela Codevasf - Fazenda Grande, no município de Muquém do São Francisco, e Gameleira, no município de Sítio do Mato...

Bacia do São Francisco será debatida por especialistas e produtores de cebola

Um dos eventos de maior relevância para o agronegócio do Vale do São Francisco, o 29º Seminário Nacional de Cebola e 20º Seminário de Cebola do Mercosul, além de debater temas como produção, melhoramento genético e mercado, abrirá espaço para questões como assoreamento do rio, revitalização e preservação ambiental.  O evento acontece entre os dias 26 e 28 de abril, na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Juazeiro – BA, das 8h às 18h30.

A abordagem será feita pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), que traz para os visitantes a discussão ‘Bacia do São Francisco - Recomposição e Defesa’. De acordo com o diretor da Área de Revitalização das Bacias Hidrográficas da Codevasf, Inaldo Guerra, serão apresentadas ações do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, incluindo o Plano Novo Chico, um investimento do governo federal da ordem de R$ 34 milhões...

Mudanças climáticas: senador Fernando Bezerra atua para evitar colapso do Rio São Francisco

Proposta pelo senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE), a próxima audiência pública a ser realizada pela Comissão Mista sobre Mudanças Climáticas (CMMC) do Congresso Nacional tratará do iminente colapso do Rio São Francisco. Como observa Fernando Bezerra, o “Velho Chico” abastece diferentes municípios da Região Nordeste que, pelo sexto ano consecutivo, deverá enfrentar uma severa e prolongada seca.

Nesta quarta-feira (5), a CMMC aprovou requerimento de Fernando Bezerra para a discussão do tema pelo colegiado, com destaque para a importância de revitalização das nascentes do São Francisco. “Novamente, o rio enfrenta períodos com precipitações muito baixas, sobretudo na cabeceira, o que sublinha a necessidade de serem tomadas medidas rápidas de revitalização, até mesmo em caráter emergencial”, ressaltou o líder do PSB no Senado, durante sessão de ontem à tarde do Plenário da Casa...