Foram encontrados 2745 registros para a palavra: CULTURA

Miguel Coelho recebe secretário estadual de Cultura e define últimos detalhes do Carnaval

A poucos dias da abertura do Carnaval de Petrolina, o prefeito Miguel Coelho reuniu-se com o secretário estadual de Cultura, Marcelino Granja, para discutir os detalhes finais da folia na capital do São Francisco. O encontro ocorreu na sede da Prefeitura e contou ainda com a presença da secretária municipal de Cultura, Turismo e Esportes, Maria Elena Alencar.  

A novidade definida durante o encontro foi a confirmação de uma atração extra no polo principal, na Orla, o cantor Maciel Melo. Além do cantor, o palco à beira do São Francisco receberá 16 atrações durante os dias 25 e 28 de fevereiro com apoio cultural do Governo do Estado. O evento ainda terá um palco montado na Praça 21 de Setembro com orquestras e bandas de frevo.   ..

Polo Teatral celebra mês do Teatro em Juazeiro

Em março, mês do teatro, a capital do São Francisco será palco do 2ª Polo Teatral – Festival de Teatro do Interior da Bahia. Entre os dias 08 e 11 de março, o projeto retoma temporada em Juazeiro, após estreia na cidade de Itabuna. O Centro de Cultura João Gilberto abrirá as cortinas para a programação do evento, que contará com apresentação de espetáculos, roda de conversa e mesa redonda. Em parceria com o Prêmio Braskem de Teatro, a iniciativa tem como proposta fomentar a produção teatral em municípios do interior baiano. Após temporada em Juazeiro, o projeto segue para a cidade de Feira de Santana.

No dia 08 de março, às 15h, o espetáculo Os Fogatas abre as apresentações do Festival na região do São Francisco. Trata-se de uma comédia de famílias para toda a família. A livre adaptação da Cia Cuca de Teatro, de Feira de Santana, inspirada no texto "Os Cigarras e os Formigas" de Maria Clara Machado conta a história de três famílias muito diferentes, Os Formigas, Os Cigarras e Os Batistas. No mesmo dia, às 20h, a montagem do Grupo Conto em Cena, de Feira de Santana, traz o espetáculo Amor. Encena a história de vida de Ana, uma mulher casada com um lar e uma vida familiar e social aparentemente estável e firme. Até que um dia, depara-se com um homem cego que não para de mascar chicletes e desequilibra a personagem. Na quinta-feira (09), haverá reapresentação dos dois espetáculos, nos mesmos horários...

Paulo Bomfim discute com governo do Estado e entidades políticas públicas para a agricultura familiar na região

O prefeito Paulo Bomfim, acompanhado pela secretária de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Maraiza Carvalho, participou nesta terça-feira (21), na sede do SETAF em Juazeiro, de reunião técnica de organização, funcionamento e planejamento dos Serviços Territorial e Municipal de Apoio à Agricultura Familiar – SETAF e SEMAF. O chefe de gabinete Vilmar Ferreira também esteve presente no evento, assim como o ex-prefeito Isaac Carvalho.

Uma realização da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), o evento teve o intuito de promover um alinhamento institucional na operacionalização de políticas públicas para o desenvolvimento rural dos municípios baianos. "Estamos compartilhando responsabilidades e alegrias com a implementação do serviço municipal. São ações direcionadas aos agricultores familiares, visando a melhoria e crescimento das comunidades rurais dos municípios pertencentes ao território. É um prazer saber que estamos trabalhando em prol desse desenvolvimento", afirmou o prefeito...

Curaçá: Secretaria de Agricultura Sustentável e Ações no Interior realiza parceria com o Programa Água Doce

No dia (15), a equipe da Secretaria de Agricultura Sustentável e Ações no Interior recebeu no gabinete executivo membros da Secretaria de Meio Ambiente do Estado da Bahia (SEMA) e da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (CERB). Na oportunidade, foi feita uma parceria com o governo municipal para a implantação do Programa Água Doce do Governo Federal (PAD), que tem como objetivo garantir o acesso à água de boa qualidade para o consumo humano, promovendo a implantação de sistemas de dessalinização ambiental sustentável em poços artesianos com grande teor de sal, para atender, prioritariamente, as populações de baixa renda em comunidades do semiárido.

Para o Superintendente de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Vanderley Menezes, essa parceria irá contribuir sustentavelmente, para que famílias rurais tenham acesso a água doce para o próprio consumo. "Além da dessalinização, o projeto possibilita uma política permanente de acesso à água de boa de qualidade, isso sem falar que além das famílias o meio ambiente também será beneficiado". Destacou...

Bahia: Os 50 anos do Tropicalismo é tema da decoração do Carnaval da Cultura

As cores fortes e o repertório eclético do movimento que mudou a música brasileira vão dar o tom ao Carnaval da Cultura 2017. A homenagem aos "50 anos do Tropicalismo" estará presente não só na decoração, mas também nos shows que acontecerão no do Largo do Pelô nos cinco dias de folia. Para abrir a programação os tropicalistas Gilberto Gil e José Carlos Capinam prometem um encontro inesquecível.

Para o Secretário de Cultura, Jorge Portugal a escolha do tema foi acertada porque Tropicalismo e Carnaval se completam, "O Tropicalismo mais do que um movimento de quebra de paradigma musical, como foi a Bossa Nova, foi um movimento revolucionário em todos os termos, não apenas na música, mas também no comportamento, não apenas uma linguagem fez parte da chamada 'Tropicália', porém várias deram contribuições decisivas para a gente entender e fazer uma interpretação muito mais fecunda do Brasil. As artes plásticas, o cinema, a própria música, tudo isso entrou neste grande caldo Tropicalista, muitas vezes chamado de Geléia Geral pelo poeta Torquato Neto. Então, não tem nada que seja mais emblemático e mais sinônimo de carnaval do que o movimento Tropicalista. A gente não sabe se um se alimentou do outro ou foi vice-versa, Carnaval e Tropicalismo são movimentos que tocam profundamente na corda sensível da cultura Brasileira"...

"É preciso ter cuidado com os animais e com a identidade cultural das vaquejadas", alerta Lídice

A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) votou favoravelmente à PEC da Vaquejada, de autoria do senador Otto Alencar (PSD-BA), que regulamenta a realização dos eventos em todo o País. A parlamentar baiana, no entanto, lembrou, durante pronunciamento realizado nesta terça-feira (14), que as competições precisam investir em técnicas que resguardem o bem estar dos animais e alertou para a questão cultural da festa. "A vaquejada tem que ter cuidados com os animais e também precisa manter suas características e não se tornar um carnaval fora de época, pois isso já é outra festa. O vaqueiro não é um tipo apenas do Nordeste, mas de todo o Brasil, com suas identidades nacionais que merecem ser preservadas", afirmou.

Velho Chico- Durante pronunciamento na tribuna do Senado, Lídice também criticou o projeto de transposição do Rio São Francisco. "Sabemos que a dragagem e a revitalização não passam de falácia. Não podemos continuar suportando o tratamento dado pelo governo federal ao Rio São Francisco", finalizou...

Projeto sobre fruticultura de sequeiro é apresentado para secretários dos municípios do Território do São Francisco

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Maraiza Carvalho participou na manhã desta terça-feira (14), na agência do Sebrae, em Juazeiro, da apresentação do projeto sobre fruticultura de sequeiro – pesquisa, desenvolvimento e inovação, elaborado pela Embrapa Semiárido.

Com a presença dos secretários de agricultura dos municípios que integram o Território do São Francisco, o encontro que foi articulado pelo Consórcio Sustentável Território do São Francisco (CONSTESF) teve como objetivo, expor experiências com o maracujá do mato e o umbuzeiro (culturas adaptáveis à seca), que poderão ser implantados nos municípios...

Nilton Mota se reúne com MDS para discutir avanços na agricultura em PE

O secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Nilton Mota, esteve em Brasília participando de reunião com representantes do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDS). Dentre os temas discutidos, o planejamento para construção das cisternas para o ano de 2017 e também o Programa de Aquisição de Alimentos - PAA Leite em Pernambuco.

Na atual gestão, foram investidos cerca de R$ 116 milhões na construção de 24.826 cisternas de consumo humano e caráter produtivo, beneficiando mais de 120 mil pessoas. Já no PAA Leite, os investimentos no período de dois anos foram da ordem de R$ 45 milhões, com distribuição de mais de 23 milhões de litros de leite. "São ações importantes, que têm recebido prioridade da nossa gestão, conforme determinação do governador Paulo Câmara", afirmou Nilton Mota. ..

Dirigente sindical é agredida por empresária da hortifruticultura de Petrolina

Mesmo com a Convenção Coletiva de trabalho legitimando a presença dos Sindicatos dos Trabalhadores nos espaços nos quais os assalariados da hortifruticultura do Vale do São Francisco estão exercendo suas atividades, para repasse de informações de natureza sindical e de interesse da categoria, a dirigente Simone Paim, do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Petrolina, foi agredida por uma empresária, na manhã de hoje, durante o exercício de suas funções. Com hematomas pelo corpo, ela prestou queixa na delegacia local, fez exame de corpo de delito, e denunciou a agressão no Ministério Público do Trabalho. A Fetape, por meio da diretora de Política Agrária, Maria Givaneide, acompanhou todos esses procedimentos.

O fato ocorreu no momento em que dirigente estava repassando aos trabalhadores informações sobre os entraves nas Negociações Salariais deste ano, principalmente porque os empresários estão propondo a retirada de direitos da categoria. "Como a empresária não concordava com a minha fala, inicialmente ela me agrediu verbalmente, depois me deu um murro e pegou pela gola da minha camisa, na frente de todos os trabalhadores", relatou Simone Paim, complementando: "a violência ocorreu na empresa Shimabukuro, e a agressão partiu da sua diretora"...

Rui investe em escolas culturais e reforça estrutura na educação

A Bahia terá 85 escolas culturais, constituídas em espaços abertos para a sociedade. O assunto é destaque do programa Digaí, Governador! desta semana. "Em cada uma dessas escolas, nós teremos, por exemplo, um núcleo de orquestra do Neojiba. Assim como outras linguagens, como dança e poesia. Queremos transformar essas escolas em celeiros de arte. E quem sabe podemos despertar e descobrir muitos talentos existentes nas nossas escolas culturais", afirma Rui Costa.

O objetivo é incluir a arte e a cultura no currículo escolar do estudante, e não apenas como uma atividade complementar. De acordo com o governador, a ideia surgiu a partir da série de visitas a escolas que ele tem realizado desde o início da gestão. Já são 222 unidades visitadas ao longo de 237 viagens ao interior da Bahia. "Lá no início, em 2015, eu conheci uma escola em Tanhaçu, onde o diretor montou uma sala de cinema em uma das salas de aula e aberta não apenas aos alunos. Baseado nesta e em muitas outras experiências que conheci ao longo desses dois anos, estamos lançando agora as escolas culturais"...

Rui investe em escolas culturais e reforça estrutura da Educação

A Bahia terá 80 escolas culturais, constituídas em espaços abertos para a sociedade. O assunto é destaque do programa Digaí, Governador! desta semana. "Em cada uma dessas escolas, nós teremos, por exemplo, um núcleo de orquestra do Neojiba. Assim como outras linguagens, como dança e poesia. Queremos transformar essas escolas em celeiros de arte. E quem sabe podemos despertar e descobrir muitos talentos existentes nas nossas escolas culturais", afirma Rui Costa. 

De acordo com a governador, a ideia do projeto surgiu a partir da série de visitas a escolas que ele tem realizado desde o início da gestão. Já são 222 unidades de ensino visitadas ao longo de 237 viagens ao interior da Bahia. "Lá no início, em 2015, eu conheci uma escola em Tanhaçu, onde o diretor montou uma sala de cinema em uma das salas de aula e aberta não apenas aos alunos. Baseado nesta e em muitas outras experiências que conheci ao longo desses dois anos, estamos lançando agora as escolas culturais. Serão 80 escolas culturais espalhadas pela Bahia"...

Após limpeza, equipe da Prefeitura escuta demandas de frequentadores na Ilha do Fogo

Depois de iniciar o serviço de limpeza na Ilha do Fogo, equipes da Prefeitura deram mais um passo importante para garantir as melhorias do local. Neste domingo (5), a secretária de Cultura, Turismo e Esportes, Maria Elena, acompanhada pela sua equipe, fez uma visita à Ilha com objetivo de conversar com os frequentadores e ouvir as demandas de quem faz uso frequente do espaço.

A visita é parte de uma ação da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes a qual vem trabalhando na elaboração de um projeto que garantirá melhoras na estrutura física da Ilha, além da conscientização da população sobre a necessidade de manter a limpeza do balneário. 

A gestora da pasta, Maria Elena, fala sobre a importância da Ilha para a região do São Francisco. "É um espaço que proporciona lazer e alegria e que poderia ser um foco de cultura e um roteiro turístico. O prefeito Miguel Coelho em apenas um mês de governo já deu o seu tom. A limpeza da parte de cima já foi feita e aproveitamos este domingo para fazer uma visita e conversar com banhistas e presidentes das associações de ambulantes e pescadores", disse a Secretária.

A gestora informou ainda que a Prefeitura de Petrolina já discute parcerias com a Prefeitura de Juazeiro a fim de dar continuidade às melhorias. "Vamos conversar com o prefeito de Juazeiro também. Já estamos em contato com o superintendente de Cultura de Juazeiro para as devidas parcerias entre as duas gestões, os ambulantes, os frequentadores, e os parceiros da iniciativa privada que antes se faziam presentes por lá. Vamos trabalhar nisso porque o que vimos na Ilha foi um povo alegre e esperançoso", finalizou.

O serviço de limpeza na Ilha teve início na última sexta-feira (3) quando uma equipe formada por cerca de 20 trabalhadores removeu lixo e capinaram todo o local. A partir de agora, a Ilha passará a ser limpa semanalmente...

Prefeitura e UAVS discutem realização da feira da agricultura familiar no Salitre

A realização da primeira feira da agricultura familiar do Salitre, zona rural de Juazeiro foi discutida na última sexta-feira (3) na sede do distrito de Junco – Salitre entre a União das Associações do Vale do Salitre (UAVS) e a Prefeitura de Juazeiro, representada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária.

A feira será realizada em julho e visa fomentar e expor as potencialidades da região, a exemplo de culturas como a goiaba, maracujá, melão, cebola, tomate e tamarindo um dos carros chefes da localidade, que hoje é trabalhado como unidade de beneficiamento através da produção do doce e da polpa. “O evento seguirá os mesmos critérios adotados nas feiras de caprinos e ovinos. O foco será a agricultura familiar, mas também teremos um espaço específico para expor e comercializar caprinos e ovinos do vale e de toda região”, explicou o diretor de pecuária, José Wilson Chaves (Chaveco)...

Sociedade Cultural e Recreativa de Casa Nova vai resgatar o carnaval

A Sociedade Cultural e Recreativa de Casa Nova, entidade sem fins lucrativos e mantida pelo seus sócios está passando por um processo de reforma e após um longo período sem atividade, a diretoria trabalha para reestruturar o espaço para oferecer conforto e qualidade aos sócios e ao povo Casanovense. Para o presidente da Entidade, Silvio Miguel dá Silva, o clube dispõe de uma excelente infraestrutura e na pode ficar desativado, os movimentos voltaram a partir do réveillon do ano passado, onde todo o dinheiro apurado, serviu para recuperação da piscina infantil, que já está pronta e agora em fevereiro, o clube vai realizar o carnaval em três noites e uma matinê no domingo. Para Silvio Miguel, as pessoas que forem ao clube no período de carnaval, além de estarem ajudando na reestruturação do Clube, receberão atenção e um local com grande infraestrutura, conforto, segurança e muita gente bonita.

As atrações serão as seguintes: sábado dia 25 a partir das 23 h Wellington Miranda, no domingo dia 26 Rubens e Renner e dia 28, fechando o carnaval, Pedro Duarte e Linguagem Musical, a matinê será no domingo das 10 h às 16 h. A mesa para quatro pessoas custará R$ 180,00 para os três dias de folia nomesca e podem ser adquirida pelos telefones: (74) 99192 7718 ou 98834 9114. Em reunião no último domingo, a diretoria pôde apresentar aos sócios os trabalhos de melhoramentos na sede do clube e foi elaborada a programação do carnaval. Dentre os participantes da reunião, registramos o presidente Silvio Miguel, Reginaldo Lico, Dagmar Nogueira, Carlinhos, Djinha e José Carlos da Coelba...

ARTIGO: A revolução cultural usando o Frevo e o Baião

O aniversário de cem anos do frevo foi em 2007. O centenário de Luiz Gonzaga Rei do Baião em 2012. Dominguinhos, Sivuca e Jackson do Pandeiro valorizavam o Frevo.

O frevo possui o título de patrimônio cultural e imaterial da humanidade. Usando riqueza de ritmo, harmonia e melodia Luiz Gonzaga ainda no início de sua trajetória musical, poucos sabem, divulgou e cantava Frevo. 

Em 1946 gravou "Cai no Frevo". Detalhe: usou sua majestosa sanfona. Puxou a sanfona também no Frevo "Quer Ir mais Eu?", este regravado várias vezes até os dias de hoje e executado pelas orquestras de frevos nas ruas e bailes Brasil afora. 


Luiz Gonzaga gravou nos ano 80 "Bia no Frevo" e "Forrobodó Cigano". Homenageou o genial Capiba, tocando o frevo "Ao mestre com carinho".

Luiz Gonzaga em parceria com João Silva, já no final da carreira, anos 80, grava "Arrasta Frevo". Ainda Na seara do carnaval o Rei do Baião  participou do primeiro forró trio-eletrizado junto com Dôdo e Osmar, Instrumento Bom. Viva a 
Bahia.

Toda esta trajetória faz Luiz Gonzaga atual...basta ouvir a letra de "Eu quero dinheiro, saúde e mulher. É isto mesmo e vice e versa Mulher Saúde e Dinheiro e o resto é conversa. Eu quero ser deputado, senador, vereador. Eu quero ser um 
troço qualquer para mais fácil arranjar Dinheiro Saúde e Mulher"...

Impressionante, visionário, Luiz Gonzaga, gravou essa façanha em marcha-frevo no ano de 1947.

Como se vê, o frevo deveria sempre ficar em alta. O frevo e o baião deveriam ser tocados nas Rádio o ano inteiro. Mas frevo para quê? Por que frevo? Para que Baião? Por que Baião?

A resposta está na conexão de estudos e reflexões sobre a cultura brasileira que conduzindo-me à constatação: vivemos num país que reluta em aceitar-se integralmente. Não se valoriza o Frevo e o Baião!

O frevo e o baião são duas representações simbólicas mais bem-acabadas e representativas que o povo brasileiro construiu. Assim como o samba, o choro, uma entidade cuja imaterial capaz de realizar mais  uma revolução cultural se tivermos a suficiente compreensão do seu significado e alcance sociocultural...

APOIO CULTURAL AO ESPETÁCULO SACRO “JESUS DE NAZARÉ”

Geraldo,

Como já é tradição, nós que amamos nossa terra, nossa comunidade, nossas manifestações não poderíamos deixar de dar continuidade a esse projeto que tem levado nossa Itamotinga ao patamar mais alto da região do Vale do São Francisco na produção do Espetáculo Sacro "JESUS DE NAZARÉ". Desde a semana passada iniciamos mais uma caminhada para realização desse grandioso projeto. A sua contribuição é muito importante para esse grande espetáculo. Portanto, esperamos sua participação na campanha de captação de recurso por meio da nossa vaquinha online. Contribua acessando este link. Colabore e seja mais um grande apoiador desse projeto...

Superintendência Federal de Agricultura na Bahia recebe pescadores de Sento-Sé

A Superintendência Federal de Agricultura na Bahia, recebeu representantes de entidades de Pesca dos municípios baianos de Ubaitaba, Maragojipe, Jandaíra, Sento Sé e Muquém de São Francisco, ocasião em que o Superintendente Federal, Osanah Setúval e o Coordenador de Pesca, Josafá Marinho Aguiar, trataram de assuntos relacionados à pesca no Estado, dentre eles a suspensão dos registros de pesca, o seguro defeso relativo ao camarão, além do Decreto de Nº 8967 de 23/01/2017, que trata de mudanças no Registro Geral de Atividades Pesqueiras. Antônio Jorge Teixeira dos Santos, presidente da FAPESCA-BA, acompanhou o grupo e demonstrou confiança na nova gestão da SFA-BA. ..

Artigo: O novo lixo cultural das periferias urbanas

Não tenho absolutamente nada contra as novas formas de expressão musical advindas das periferias urbanas, especialmente de Salvador. Melhor dizendo, nada tenho contra esse estilo musical, o novo pagode feito por grupos de jovens desajustados e megalomaníacos, em sua grande maioria. Não tenho esse direito, pois vivemos numa democracia, mas pessoalmente acho literalmente lixo cultural, que banaliza a violência, a drogadição, e principalmente trata a mulher como um objeto.

Os produtores musicais desse estilo deveriam sim, aproveitar o momento em que esse estilo musical, que parece que consegue ser unanimidade exatamente nas periferias urbanas, para estabelecer parâmetros educativos através da música. Se existe o fenômeno, que façam boas letras e eduquem nossa juventude!..

Prefeito de Casa Nova busca parceria com empresários da agricultura para amenizar desemprego no município

O prefeito de Casa Nova-BA, Wilker Oliveira Torres, esteve reunido com alguns empresários do ramo da fruticultura irrigada, que atuam no município. A reunião aconteceu sexta-feira (27), em uma fazenda localizada no distrito de Santana do Sobrado, onde o prefeito e assessores puderam debater com vereadores e representantes de outras fazendas sobre a atual realidade do agronegócio na região.

Dentre os principais assuntos pautados, destacou-se a crise hídrica, a seca, o acesso viário às fazendas, a resolução do problema dos lixões de Santana e a criação de novos postos de trabalho. O prefeito Wilker Torres falou da importância das Parcerias Público-Privada (PPPs), sobretudo no sentido de viabilizar ações, de uma forma clara e socialmente eficaz, que visem o bem da população do município...

Agenda Cultural: Tradicional “REISADO DO BRIDAS será realizado em Uauá no próximo sábado

Acontece neste sábado (28/01), no Bridas Clube, em Uauá/BA, o Tradicional “REISADO DO BRIDAS”, festa que já é realizada há mais de dez anos e que há quatro anos é comandada pelo Produtor, Músico, Sanfoneiro, Rennan Mendes, que já trouxe nomes como Targino Gondim, João Sereno, Flávio Leandro, entre outros. 

Sucesso a cada ano, o evento toma propriedade de uma festa que respeita à tradição e que é movida a muito forró do bom e animação. Neste ano, como não é diferente, o Reisado vem recheado de atrações e convidados super especiais, entre eles o próprio Rennan Mendes, Zé de Auto e Grupo Tradição, a Banda Flor Serena (revelação do São João 2016), Paulo Ferreira, Lucas Kadosh, Cláudio Barris e João Sereno...