Foram encontrados 2745 registros para a palavra: cal

Fiscalização faz levantamento de área e impede novas invasões em Juazeiro

A Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano está realizando um levantamento de áreas municipais invadidas na cidade em cumprimento a Lei Complementar 018/2016 que rege sobre o Código de Polícia Administrativa. A equipe de fiscalização está visitando os bairros e, quando detectada alguma irregularidade, é realizada uma verificação no cadastro de imóveis. Se comprovada a invasão, imediatamente a fiscalização inicia a retirada das demarcações.

Nessa quarta-feira (22), foi retirado um barraco de taipa que estava sendo construído na Rodovia Salitre. A ação teve continuidade nesta quinta-feira (23) com visitas aos bairros Água Bella, Palmares, Quidé, Country Club, Maringá, Malhada da Areia e Distrito Industrial. Na Malhada da Areia a fiscalização já havia retirado as demarcações com arames, mas durante a visita flagraram as pessoas cercando a área e novamente retiraram as demarcações. A SEMAURB informa que é proibida a comercialização de espaços públicos...

Ibametro e Detran fecham parceria para intensificar a fiscalização de cronotacógrafos

Contribuir para a redução de acidentes nas estradas baianas a partir da fiscalização mais intensa do cronotacógrafo, equipamento considerado a caixa preta de veículos de grande porte na investigação de ocorrências. Este é o objetivo do termo de cooperação técnica, assinado nesta quarta-feira (22), entre o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) e o Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), na sede do Detran. A parceria entre os órgãos vai ampliar o controle da circulação dos veículos, preservando vidas humanas. O cronotacógrafo registra velocidade, tempo e distância percorrida pelo automóvel, permitindo descrever o comportamento do motorista. Tais informações são aceitas legalmente como prova em caso de acidentes ou denúncias de má condução do veículo. 

Os proprietários de caminhões, ônibus e vans deverão apresentar ao Detran, a cada dois anos, os certificados expedidos pelo Ibametro. As informações apresentadas serão armazenadas no Registro Nacional de Veículos (Renavam). "Estaremos ao lado do Ibametro para intensificar a fiscalização da velocidade utilizada e do comportamento do condutor. É mais uma ação nossa para salvar vidas, no esforço pela garantia da segurança viária no estado", afirmou o diretor-geral do Detran, Lúcio Gomes...

Vigilância apreende mais de 170 kg de carnes durante fiscalização em Petrolina

Mais de 170 quilos de carnes foram apreendidos nesta terça-feira (21), durante uma operação realizada pela Agência Municipal de Vigilância Sanitária de Petrolina. As fiscalizações em supermercados e frigoríficos da região seguem durante toda a semana.

A vistoria foi realizada em pontos que fazem a comercialização e a distribuição de carnes e pescados na cidade. Em um estabelecimento localizado no bairro Pedro Raimundo, Zona Norte de Petrolina, foram apreendidos produtos vendidos de forma clandestina por não possuírem o registro e inadequados para venda.

A vigilância recolheu 47,5 kg de linguiça bovina apimentada; 44,6 kg de linguiça caseira de frango; 22,3 kg de linguiça caseira de pernil; 3,1 kg de peito de frango com embalagem aberta e 60 kg de frango temperado no próprio local de venda. Além de ter os produtos apreendidos pela vigilância, os estabelecimentos irregulares são autuados e multados.

A veterinária responsável pela Agência Municipal de Vigilância Sanitária, Ana Isabel Arraes, informou que estão sendo observados itens como o registro do produto, temperatura em que estão conservados e a situação higiênica sanitária do local.

A vigilância alerta que durante a compra os consumidores devem ficar atentos se os produtos possuem selo de inspeção municipal, estadual ou federal. Denúncias de irregularidades podem ser realizadas pelo telefone (87) 3864-2738 ou da Ouvidoria 156. As denúncias são protocoladas e, em seguida, averiguadas...

LEITORA RECLAMA DE BARRACA DE LANCHE EM LOCAL INADEQUADO

Em contato com a redação do Blog Geraldo José a leitora Regina Marçal expressou sua indignação com um fato que está ocorrendo na rua Alan Kardec, bairro Santo Antônio, trazendo vários transtornos aos condutores de veículos, num trânsito caótico e impossível de trafegar a cada dia. Eis a mensagem da leitora:

Geraldo,..

Gestores Públicos da região são capacitados em Assistência Técnica e Políticas de Incremento a produção local

Representantes das prefeituras de Juazeiro, Remanso, Casa Nova, Sento-Sé, Curaçá, Pilão Arcado, Canudos e Uauá, participaram na última sexta-feira (17) no Grande Hotel de Juazeiro, de uma importante capacitação sobre formas, mecanismos e parcerias que podem contribuir para o incremento do potencial produtivo desses municípios que compõem o Território do Sertão do São Francisco. O encontro denominado "Oficina: Capacitação e Assistência Técnica sobre Políticas Locais para Biodiversidade", foi ministrada por técnicos e agentes do Projeto de Governança Local para Biodiversidade  (Glob) juntamente com técnicos da Superintendência de Agricultora Familiar do Estado da Bahia (Suaf) e do Irpaa.

Os/as representantes dos municípios apresentaram inúmeras dificuldades que impedem o avanço e o incremento da produção local, principalmente devido a fatores ligados a falta de estrutura dos municípios e das organizações dos produtores e, principalmente, por falta de conhecimentos sobre a legislação e politicas locais que visam fortalecer essa produção. Por conta dessas necessidades, os agentes públicos que trabalham diretamente com os produtores/as e os grupos de produção local receberão nos próximos dias, uma série de capacitações na área de politica local e estruturação da produção com vistas para a comercialização...

Fiscalização Municipal notifica comércios informais em Juazeiro

Em Cumprimento a Lei Complementar 018/2016 do Código de Policia Administrativa (CPA), a fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano de Juazeiro (SEMAURB) esteve na noite desta quinta-feira (16),  notificando ambulantes com atividades em praças da cidade.

Todos os ambulantes foram notificados e informados de que precisam deixar o local e buscar junto a secretaria um outro propício para a realização de sua atividade. Foi dado um prazo (de 15 a 30 dias ) para que regularizem a situação e, ao fim desse prazo se a regularização não tiver sido efetuada, a secretaria faz a apreensão do material. A liberação somente se dará mediante pagamento de multa que hoje varia de 0,5 VRF (Valor de Referência Fiscal) no valor de  R$ 60,32  até  20 VRF, em espécie R$ 2.413,00..

Fiscalização autua oficina por funcionamento irregular em Juazeiro

A Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAURB) de Juazeiro autuou um estabelecimento no bairro Castelo Branco por crime ambiental, funcionamento sem a licença municipal e obstrução de logradouros públicos na tarde desta quinta-feira (16).

A Secretaria já havia notificado o proprietário do estabelecimento e solicitado que o mesmo parasse com as atividades até que obtivesse a regularização para desenvolver os serviços, o mesmo não cumpriu a notificação sendo autuado por descumprimento das normas relativas à indústria, comércio e prestação de serviço. ..

Sebrae lança ferramenta que mostra melhor localização para abrir negócio em Juazeiro

O Radar Sebrae é gratuito e já está disponível na internet e em aplicativos para celular

A abertura de um negócio exige muito planejamento. Além da ideia do produto ou serviço oferecido e recursos para investir, um ponto fundamental a ser considerado é a localização da empresa. Para ajudar os empreendedores nessa tarefa, o Sebrae Bahia desenvolveu o Radar Sebrae, uma ferramenta online gratuita que oferece indicadores sobre o endereço ideal para abrir a empresa, perfil do consumidor, indicação de concorrência, tendência da atividade e informações sobre o segmento desejado. A solução foi apresentada nesta quarta-feira, 15, no auditório do Sebrae em Juazeiro, e reuniu representantes da imprensa local, Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Juazeiro (Aciaj), secretários e assessores do município e empresários...

SEDUR RESPONDE A PUBLICAÇÕES SOBRE CALÇAMENTO NO BAIRRO ELDORADO E CALÇADÃO DA TRAVESA BENJAMIM

A Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR) informa que tem ciência do dano na faixa elevada no entroncamento da Rua Barão do Rio Branco com o Calçadão da Travessa Benjamim Constant e que uma equipe técnica está realizando uma análise mais aprofundada da área para detectar se existe algum vazamento de rede de água ou esgoto que esteja causando danos recorrentes. A empresa responsável pela execução da obra já foi acionada e ainda está semana efetuará a correção.

Com relação à obra de pavimentação das Ruas do Loteamento Eldorado a SEDUR reitera a informação divulgada nesta terça-feira (14), quando informou que a empresa executora da obra está providenciando a compra do material necessário para correção das redes de água e esgoto, danificadas durante a execução dos serviços de terraplanagem nas vias. Tão logo as redes sejam reparadas, os serviços de pavimentação voltam à normalidade...

CANUDOS: UMA UTOPIA NO SERTÃO

Entre os anos de 1896 e 1897, mais da metade do exército da República foi enviada ao interior da Bahia, com o fim de destruir o arraial de Canudos. Enquanto a guerra se desenrolava no sertão, alguns órgãos de imprensa e alguns círculos intelectuais procuravam uma definição para aquela “curiosa comunidade”, como chegou a escrever um jornal inglês.

Por muito tempo, acreditou-se no caráter monarquista do arraial. Mas não faltou quem também o distinguisse como um reduto comunista. Alguns depoimentos, pinçados aqui e ali, apontam nessa direção...

Fiscalização Municipal apreende animais em Juazeiro

Nesta quarta-feira (15), a equipe de apreensão da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAURB) realizou a apreensão de mais oito animais que estavam circulando nos bairros Santo Antônio, Alto do Alencar e próximo à Rodoviária. O trabalho de retirada dos animais das vias públicas acontece diariamente através de rondas e por meio de denúncias.

De acordo com o Art 74 do Código de Polícia Administrativo, os animais encontrados nas vias e logradouros públicos, ainda que devidamente identificados, serão apreendidos e recolhidos ao curral municipal. A retirada do animal pode ser realizada mediante pagamento de multa contabilizado por Valor de Referencia Fiscal (VRF) com os seguintes valores: primeira apreensão um VRF no valor de R$ 120,65 se o animal apreendido for reincidente o valor dobra e as multas podem chegar até R$ 603,25. Os animais apreendidos ficam no curral municipal por até 72 horas, caso os proprietários não busquem, os mesmos são doados...

Caminhão fica preso em boca de lobo na Travessa Benjamin Constant

Um leitor do Blog Geraldo José enviou a nossa redação o relato de que mais um caminhão ao trafegar na Travessa Benjamin Constant ficou preso em uma boca de lobo, danificando um dos pneus. O piso do Calçadão já foi consertado três vezes e mesmo assim ainda não foi o suficiente para aguentar o peso dos veículos...

Operação Sossego segue fiscalizando estabelecimentos de Petrolina

A Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA) realizou, neste final de semana, mais uma edição da "Operação Sossego nos Bairros", com o apoio da Guarda Municipal e da Ordem Pública para coibir irregularidades. Na ação, que aconteceu nos bairros Jardim São Paulo; Quati; João de Deus; Cosme e Damião; São Gonçalo e na Rua do Cajueiro, no bairro Areia Branca, foram realizadas duas notificações por uso abusivo de som automotivo e um  bar que encerrou suas atividades por realizar evento sem autorização dos órgãos competentes.

Conforme informações do agente Jilmar Barros, gerente de educação no trânsito, a Operação vai ocorrer de forma contínua e objetiva realizar fiscalizações de trânsito e abordagens de pessoas visando coibir a prática da perturbação da tranquilidade e do sossego público provocada pelos altos volumes de som."A Operação Sossego nos Bairros continua. Todo final de semana estaremos nas ruas para combater a criminalidade e manter a ordem pública inibindo, principalmente, o uso de som alto", comentou. Quem quiser denunciar casos desse tipo pode acionar a ouvidoria da AMMPLA, através do número 156. ..

Prefeitura de Juazeiro responde sobre calçamento do Eldorado

A Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR) informa que a empresa executora da obra está providenciando a compra do material necessário para correção das redes de água e esgoto, danificadas durante a execução dos serviços de terraplanagem nas vias. Tão logo as redes sejam reparadas, os serviços de pavimentação voltam à normalidade. Desde já a SEDUR pede desculpa a população pelos transtornos causados e agradece a compreensão. ..

ASSOCIAÇÃO CALDEIRÃO DA CANOA INAGURA ENERGIA ELÉTRICA NA ZONA RURAL DE JUAZEIRO

A Associação de Caldeirão da Canoa, localizada na Zona Rural de Juazeiro-BA, 60 km da Sede do Município, próximo a comunidade de Cacimba do Silva, realizou sábado, dia 11, cerimônia e culto de ação de graças para inaugurar a chegada da energia elétrica na localidade.

Em uma ação conjunta da Associação com o Advogado Jean Lima, que também é pastor, foi movida ação judicial junto a Justiça Federal e o MPF em face da Coelba, Agerba e a Agência reguladora do setor de energia elétrica – ANEEL, com a finalidade de ver implementado o projeto de eletrificação rural da referida comunidade. Já fazia quase 10 anos desde o primeiro protocolo da Associação visando à colocação da energia elétrica na comunidade. Durante esse tempo, foram muitos os requerimentos e solicitações aos órgãos competentes, mas sem o devido atendimento. Restando, a via judicial para ver reconhecido o direito desta comunidade, assegurado pelo Programa de Universalização de Energia Elétrica...

Fiscalização municipal embarga obra sem autorização em Juazeiro

Nesta sexta-feira (10), a Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano de Juazeiro em cumprimento a Lei Complementar 018/2016 que rege sobre o Código de Polícia Administrativo, embargou uma construção irregular que estava sendo realizada no bairro Castelo Branco. 

A ação foi necessária porque a responsável pela construção não apresentava projeto aprovado e nem os documentos exigidos na lei para a execução da obra. O embargo procede com a paralisação imediata sob pena de interdição da mesma, conforme previsto no artigo 464 inciso VI da Lei Municipal. Caso seja descumprida a lei, os materiais, ferramentas e equipamentos podem ser apreendidos conforme o artigo 450 inciso II descreve. ..

CSTT diz que intensificará fiscalização nos calçadões da cidade

Hoje (09) o Blog Geraldo José postou o relato da leitora Ana Paula Dias referente ao constante tráfego de bicicletas nos calçadões no centro de Juazeiro. A Companhia de Segurança, Trânsito e Transportes (CSTT) entrou em contato com a nossa redação e orientou os ciclistas a não usarem as vias dos calçadões para deslocamento e que as fiscalizações serão intensificadas.

Confira a nota da CSTT sobre o assunto na íntegra! " A leitora Ana Paula Dias tem razão. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) o tráfego de bicicletas em calçadas e passeio é proibido. O inciso I do artigo 68 do CTB orienta que ao passar por calçadas e faixa, o ciclista deve desmontar da bicicleta. O artigo 255 preconiza ainda que essa é uma infração média,  e passível de multa. Muitos ciclistas que insistem em trafegar pelos calçadões da cidade já foram autuados, mas infelizmente, insistem nessa infração. A CSTT irá intensificar a fiscalização nos calçadões para tentar inibir esse tipo de contravenção"...

Fiscalização apreende animais soltos em bairro de Juazeiro

A Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano de Juazeiro em cumprimento a Lei Complementar 018/2016 do Código de Polícia Administrativo realiza a retirada de animais de médio e grande porte das vias urbanas de Juazeiro. As apreensões acontecem por meio de denúncias e rondas que a fiscalização faz na cidade. O trabalho nesta quarta-feira (08) aconteceu no bairro Piranga e contou com a apreensão de mais de 10 animais de grande porte (eqüinos e bovinos) que circulavam pelo bairro, gerando perigo para os condutores que trafegam na área. Ao longo desses 68 dias de 2017, a SEMAURB já apreendeu 108 animais. Os bairros com maior incidência foram: Santo Antônio, Jardim Vitória, Residenciais, Piranga, Country Club e Itaberaba. 

Para a equipe de fiscalização operacional a presença mais freqüente dos animais na via urbana é devido às chuvas que caíram na região e fizeram crescer a vegetação. "Não é por esse motivo que os proprietários podem soltar seus animais, uma vez que a área urbana não é local para criação de animais, para esse tipo de criação é necessário um local propício para tal", explicou Jaílson Silva, Diretor Operacional. ..

Espaço do Leitor: Ciclistas no calçadão.

Geraldo Tudo bem?

Meu querido, gostaria de  utilizar seu meio de comunicação para cobrar das autoridades competentes um esclarecimento para uma situação que me chama atenção aqui em Juazeiro. São os ciclistas no calçadão, transitam tranquilamente e muitas vezes somos obrigados a driblar para não esbarrar em um deles e acabar sendo atropelado, pois muitas vezes encontramos alguns em altas velocidades. Ora, se é um meio de transporte, uma vez ao atravessar o calçadão (acredito eu, fechado para melhorar a vida dos pedestres), não deveria ser empurrando a bicicleta? ..

AMMPLA fiscaliza motoristas no entorno da feira do bairro José e Maria

Para garantir a ordem no trânsito em dia de feira e prevenir acidentes, a Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA) iniciou uma ação para orientar os motoristas que circulam em torno da feira do bairro José e Maria, que acontece toda segunda-feira.

Segundo o agente Jilmar Barros, gerente de educação no trânsito, as feiras são de grande valor para a cidade e fazem parte da cultura nordestina. Porém, no entorno da feira do José e Maria, muitos comerciantes, moradores e frequentadores se queixam da falta de bom senso de alguns motoristas. "É preciso respeitar as sinalizações, ocupar os espaços que não atrapalhe o direito de ir e vir dos frequentadores da feira e moradores do bairro. Precisamos ter respeito e bom senso", comentou...