Foram encontrados 2375 registros para a palavra: agua

Ações de acesso à água beneficiam 37 mil famílias do semiárido baiano

“Eu assisti o renascimento do semiárido. Vi famílias saírem da miséria para a glória, vi pessoas sem nenhuma expectativa de vida adquirirem dignidade humana depois que participaram do processo de implementação das cisternas de consumo e produção”. A declaração é do padre Neivaldo Oliveira, que, há 20 anos, trabalha na Cáritas Diocesana de Amargosa, organização parceira da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Estado(SJDHDS), que atua na implementação de estruturas hídricas de consumo e produção no semiárido baiano.

Sob a ótica da defesa dos direitos humanos, do desenvolvimento sustentável solidário e com uma mística ecumênica, desde 2012, a Cáritas Diocesana já implementou 1.718 cisternas de consumo, nos municípios de Brejões, Irajuba, Milagres, Iaçu e Itatim, beneficiando um número igual de famílias. “Não é apenas a construção dessas estruturas hídricas”, ressalta o padre, “estamos falando de um processo de libertação, que eleva a autoestima e promove a cidadania, a autonomia de um povo que sempre viveu à margem das políticas públicas de acesso à água”, comemora.

Segundo o secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Estado, Geraldo Reis, “o acesso à água foi fundamental para que, de 2004 a 2013, a Bahia reduzisse de 12,6% para 6,6% o percentual de domicílios em situação de insegurança alimentar grave, ou seja, mais de um milhão de domicílios saíram da situação de insegurança para a segurança alimentar nesse período”. Ações semelhantes são realizadas por outras 36 entidades executoras, que, em parceria com a secretaria e o governo federal, já construíram 15.830 cisternas de placas para a captação e armazenamento de água da chuva. A metodologia é baseada no aprendizado, onde o envolvimento das famílias é parte essencial para a sustentabilidade do projeto.

Para a superintendente de Inclusão e Segurança Alimentar da SJDHDS, Rose Pondé, as cisternas de consumo são tecnologias importantes porque “além da inclusão social, elas facilitam o acesso à água de boa qualidade para consumo humano, contribuem para o combate da mortalidade infantil e a redução de doenças”. Com capacidade de armazenar até 16 mil litros de água, as cisternas de placas suprem a necessidade de consumo de uma família de cinco pessoas por um período de estiagem de oito meses.

Autonomia

A implantação das estruturas hídricas para captação de água de chuva para produção, por meio do projeto “Mais Água”, iniciado em 2012, também trouxe para a população do semiárido a garantia da segurança alimentar e nutricional, a autonomia das famílias, por meio da geração de renda, além de viabilizar as condições para a convivência com o semiárido. Foram implementadas 7.042 cisternas de produção, 7.435 barreiros trincheira familiares, 525 barreiros trincheira comunitários, 48 tanques de pedra, 61 barragens subterrâneas e 1.278 limpezas de aguadas realizadas, que beneficiaram 21 mil famílias em situação de vulnerabilidade e insegurança alimentar, em 135 municípios do semiárido.

A experiência da Fundação de Apoio aos Trabalhadores Rurais da Região do Sisal (Fatres) ilustra bem esse resultado positivo. Com atuação no Território do Sisal, a entidade já implementou 1.106 estruturas hídricas, entre eles, barreiros trincheira familiares, cisternas de enxurrada, barreiros comunitários, tanque de pedra e 100 quintais produtivos, nos municípios de Monte Santo, Queimadas, Cansanção, Itiúba e Nordestina.

A iniciativa, segundo o presidente da Fatres, Urbano de Carvalho, “garantiu a segurança alimentar e nutricional e geração de renda para 1.106 famílias”. Gente como a agricultora Maria Clemente dos Santos, moradora da Fazenda Tapera, em Monte Santo, que comemora os resultados alcançados, graças à cisterna de produção. “Antes de ter a minha cisterna, não conto as vezes que perdi toda a safra em períodos de estiagem. Vendia 60 porções de hortaliças a cada feira, agora estou vendendo 200 porções entre cebolinha, alface, coentro e salsa, sem falar em outros produtos”. ..

POLÍTICA: COM APOIO DOS FILIADOS, NOME DE YON FONTES DESTACA-SE COMO PRÉ-CANDIDATO A PREFEITO EM JAGUARARI

O nome de Yon Fontes vem se destacando entre os filiados do Partido dos Trabalhadores do município de Jaguarari/BA, enquanto pré-candidato a prefeito para as eleições de 2016. Sendo um dos fundadores do PT de Jaguarari em 1987, juntamente com outras lideranças políticas do município, vem ganhando grande aceitação dentro do partido e também fora, junto a lideranças sociais e dos partidos da base aliada que formam a frente no processo sucessório eleitoral do ano em curso.

Outros nomes são cogitados internamente, a exemplo da Professora Cleia Queiroz (Secretária de Governo), Vereador Val do Jacunã e Antonio Xavier (Secretário de Obras). Consultas espontâneas efetivadas em alguns distritos de Jaguarari apontam seu nome com um índice elevado para a disputa de outubro de 2016.
Existe uma grande expectativa no município quanto à definição do nome a ser apresentado, principalmente qual deles terá o apoio do atual prefeito Antonio Nascimento/PT. Especula-se que haverá uma pesquisa definitiva real objetivando orientar a sigla no processo da homologação partidária dentro do cronograma eleitoral...

MORADORA DO DOM TOMAZ II RECLAMA FALTA DE ÁGUA

Bom dia Geraldo,

Venho por meio desta relatar o descaso que vem acontecendo no bairro Dom Tomaz ll (antigo Sol Levante), tem uns 15 dias que estamos com problema de falta de água. Durante todo esse tempo nos encontramos totalmente sem água, não temos uma gota de água. Isso é uma falta de respeito com a população...

SAAE/Juazeiro trabalha na instalação de rede de água em Lagoa Comprida

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Juazeiro iniciou a construção de uma rede de água na localidade de Lagoa Comprida, distrito de Mandacaru, distante 20km da sede.

Para a obra o SAAE está utilizando mais de dois mil metros de tubulação de 35 milímetros. Cerca de 100 pessoas serão beneficiadas, entre eles o agricultor José Carlos dos Santos Silva. “Por incrível que pareça moramos próximo ao rio, cerca de 300 metros e não tínhamos água potável. Essa notícia é uma alegria só! Agradeço ao SAAE e a todos que contribuíram para a chegada dessa obra. Agora viveremos com mais dignidade”, expressou José. ..

Mais 8 mil alevinos são liberados em pontos de acúmulo de água em Petrolina

A equipe da Secretaria de Saúde e da Secretaria de Irrigação liberaram, nesta quinta-feira (31), mais 8 mil alevinos em lagoas e pontos de acúmulo de água em Petrolina. Ao todo, foram seis pontos de distribuição, nos bairros Cosme e Damião II, Antônio Cassimiro e no Distrito Industrial.

A ação faz parte da parceria firmada entre as duas secretarias para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika. "A gestão Julio Lossio vem investindo em diversas estratégias nessa luta contra o Aedes e os alevinos são aliados importantes, pois eles eliminam as larvas do mosquito", pontuou a secretária Lucia Giesta...

Falta de água é tema de debate na Casa Aprígio Duarte

O vereador Francinaldo Leopoldo (Nalvinho – PSB), durante a sessão ordinária desta terça-feira (29), denunciou a falta de água no bairro João Paulo II durante quatro dias.

"Um bairro da dimensão do Juazeiro 8 ficar durante quatro dias sem o abastecimento de água, por causa do rompimento de uma adutora que nunca é consertada, é um absurdo. As famílias ficaram durante o feriado sem ter água nas suas torneiras e diante desse calor que temos aqui na região. Água é um elemento básico na vida das pessoas. A conta nunca falha, mas o serviço não tem sido de qualidade", apresentou o edil...

Elegia às lendas e a estátua do nego Dágua

Existe um monumento

duramente fabricado aqui..

País desperdiça 36,4% da água disponível, diz ministério

No Brasil, 36,4% da água são desperdiçados e apenas 40,8% do esgoto são tratados, segundo o diretor do Departamento de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente, Sérgio Antônio Gonçalves. Ele participou hoje (24) de seminário promovido pela pasta para fortalecer o intercâmbio de informações sobre a gestão de recursos hídricos e subsidiar ações e políticas públicas no setor.

De acordo com informações do ministério, esse desperdício se refere às perdas no próprio mecanismo de disponibilização de água para o abastecimento público, devido a encanamentos velhos, por exemplo. Essas perdas acontecem antes mesmo de a água chegar às casas das pessoas...

No dia mundial da água, entidades se reúnem em Juazeiro para discutir “Crise hídrica: a insegurança continua"

Seminário com o tema "Crise Hídrica: a insegurança continua" aconteceu no dia mundial da água, 22 de março de 2016, no município de Juazeiro - BA, reunindo cerca de 120 participantes, como lideranças comunitárias do meio urbano e rural, instituições públicas, professores, estudantes, representantes de instituições de ensino e de órgão públicos, vereador, agricultores/as, dentre outros/as. O seminário, organizado pelo Irpaa, Articulação Popular São Francisco Vivo, CPT, Comitê das Associações de Massaroca, Movimento Popular de Cidadania, Pastoral do Meio Ambiente, União das Associações do Vale do Salitre e Setaf/SDR retomou a pauta das consequências da crise hídrica, alertando para real situação dos reservatórios e falsa ideia de segurança hídrica diante da má gestão da água.

"Essa situação de água para nós é totalmente insuficiente, não é que vai faltar água, já está faltando água", afirmou Roberto Malvezzi (Gogó), da Articulação Popular São Francisco Vivo, sobre o atual nível do lago do Sobradinho (32% no dia 22/03). Gogó chama atenção que mesmo diante deste cenário de usos múltiplos, a revitalização do Rio não avança e a degradação do Cerrado, que alimenta o Rio São Francisco, só piora esta grave situação. "A insegurança continua não só neste ano", reforça Gogó, lembrado que o processo de degradação do rio é histórica e que "temos uma crise de civilização no jeito que a gente lida com as nossas águas", conclui...

SAAE realiza palestra educativa na Escola Haydée Fonseca Falcão

Em comemoração ao Dia Mundial da Água (22 de março), as assistentes sociais, Rozana Oliveira, Marileide Alves e a técnica do meio ambiente, Thaís Lima, do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Juazeiro (SAAE) realizaram nesta terça-feira, palestra educativa sobre a preservação do meio ambiente na Escola Haydée Fonseca Falcão, no bairro João Paulo II.

A técnica do meio ambiente da autarquia, Thaís Lima, explicou aos estudantes sobre as condições de vida que o meio ambiente oferece aos seres vivos, e que ninguém se sustenta sem água potável, ar puro, solo fértil e sem um clima ameno. "Passamos por uma crise hídrica muito séria e precisamos conscientizar a população para a necessidade de se economizar água. Que os alunos possam levar aos familiares a preocupação com os excessos de poluentes. Temos que ter a preocupação em formar cidadãos conscientes do seu papel com o planeta", enfatizou a técnica.  ..

No Dia Mundial da Água, Anivaldo Miranda critica modelos agrícola e energético presentes na bacia

No Dia Mundial da Água, comemorado nesta terça (22.03), o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, Anivaldo Miranda, participou do IX Encontro de Recursos Hídricos de Sergipe, promovido pelo governo do Estado. No evento, realizado no auditório da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise) e mediado pela presidente do Comitê do Rio Paracatuba, Rosa Cecília dos Santos, Miranda abordou o tema "Rio São Francisco: Um Patrimônio de Todo o Brasil", em palestra realizada para estudantes de diversas universidades públicas e privadas de Sergipe. O encontro se encerra amanhã (23.03).

Durante a apresentação, o presidente do CBHSF levou em consideração o aspecto histórico do São Francisco, a importância do manancial para o desenvolvimento de cidades e populações banhadas pelo rio, além das questões relacionadas à preservação. "O rio São Francisco sofre com a ação humana, mas tudo o que precisa ser feito já é conhecido e consta na chamada Lei das Águas, a lei federal 9.433/97. É uma das leis mais avançadas que temos e tudo o que for necessário para aplicar em benefício do rio já consta nela", afirmou...

Uso de alta tecnologia garante qualidade da água fornecida aos baianos

Após ser captada e passar por diferentes etapas de filtragem e tratamento, a água distribuída pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) é submetida a um conjunto de testes laboratoriais por amostragem. Assim que chegam à unidade da Bolandeira, localidade que pertence ao bairro da Boca do Rio, em Salvador, as amostras coletadas em diversos pontos da capital e do interior são cadastradas e analisadas para verificar se a água está em condições de consumo. Os testes incluem desde a avaliação da cor, turbidez e Ph, até análise bacteriológica, de toxinas e metais.

O gerente do Departamento do Controle de Qualidade da empresa, Fabrício Tourinho, afirmou que as atividades estão em consonância com o que prevê a Portaria 2914/2011 do Ministério da Saúde. "Temos uma sistemática de coleta diária. Alguns dos parâmetros são analisados a cada duas horas nas estações de tratamento de água. Outros [parâmetros] são analisados semanalmente, mensalmente ou semestralmente, para que tenhamos informação sobre a qualidade e verificar se a água que a Embasa [vem] oferecendo à população está dentro dos padrões de potabilidade estabelecidos pela legislação"...

URGENTE: ESTÁ FALTANDO ÁGUA NA SUA CASA? SAAE EMITE COMUNICADO

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) informa aos usuários dos bairros Alto do Cruzeiro, João XXIII, Novo Encontro, Jardim Universitário, Tabuleiro, Monte Serrá, Parque Residencial, Parque Centenário e os Condomínios Caminho das Árvores, Jardim Universitário e Parque Centenário, que a quebra de duas bombas na sub-estação de Piranga compromete neste momento o abastecimento de água nesses locais. 

A equipe de manutenção da autarquia já está trabalhando no conserto das bombas e tão logo o serviço seja concluído o abastecimento voltará a sua normalidade. Pedimos a compreensão dos usuários e reafirmamos o compromisso em continuar trabalhando para a melhoria do sistema de abastecimento de água e coleta de esgoto em todo o município...

Espaço do Leitor: Saae responde denúncia de leitora sobre falta de água no bairro São Geraldo

Na manhã desta segunda-feira (21), o Blog Geraldo José postou a denúncia da leitora Poliana Santana que relatava a constante falta de água no bairro São Geraldo, em Juazeiro. (Veja Aqui).

Nesta tarde, o SAAE entrou em contato com o Blog, através de nota, e ressaltou que em razão da turbidez elevada do Rio São Francisco tem realizado a limpeza dos tanques decantadores todos os domingos. Com essa rotina, o engenheiro do SAAE, José Oliveira, esclarece que pode ocorrer uma diminuição no fornecimento de água. Ainda de acordo com a nota, o SAAE não tem conhecimento que esteja faltando água todos os dias no bairro São Geraldo, mas estará enviando uma equipe ao local para verificar o que está ocorrendo e tomar as medidas necessárias para corrigir o problema...

ESPAÇO DO LEITOR: A CRISE DE AGUA NO SÃO GERALDO

Bom dia, Geraldo...

Queridos leitores, autoridades competentes, São Pedro, diretor do Saae ou qualquer alma generosa que possa atender ao meu apelo: há dias o bairro São Geraldo vem sofrendo com constantes falta de água pela manhã...

Prefeitura de Juazeiro responde leitor sobre turbidez na água

O SAAE solicita, mais uma vez, que os usuários Karine Silva e Cléber de Jesus Souza que reclamam sobre a turbidez da água (VEJA AQUI) no bairro Piranga enviem o endereço completo da residência para o email: [email protected] para que a equipe possa ir ao local coletar a água e assim identificar o problema pontual. 

A equipe do laboratório monitora, diariamente, todo o sistema de tratamento e os níveis microbiológicos da água. Os mesmos estão de acordo com a portaria do Ministério da saúde.   ..

MORADORA RECLAMA DA TURBIDEZ DA ÁGUA EM PIRANGA

A turbidez da água que continua sendo ofertada pelo SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgotos de Juazeiro) no bairro de Piranga tem irritado a população. Semana passada, mais precisamente no dia 17, o leitor Cleber de Jesus Souza (Veja aqui) já havia denunciado esta situação. Na manhã desta segunda-feira (21), a reclamação é da leitora Karine Silva. Confira:

“Geraldo, outro dia li a denúncia de um leitor sobre a qualidade da água no Piranga. Digo que nada mudou desde o dia que ele denunciou. Também moro em Piranga e já tem dias que a água chega com essa cor.

E ela decanta, nas jarras com a água filtrada sempre fica um pó marrom no fundo e passa pelo filtro...

Organizações sociais realizam atividades na Semana da Água em Juazeiro e região

Organizações sociais realizam atividades na Semana da Água em Juazeiro e região

O dia 22 de março, celebrado mundialmente como Dia da Água desde 1992, mais uma vez será marcado por atividades que objetivam discutir o tema de forma global, porém com destaque para a realidade do Semiárido brasileiro. Com o tema “Crise hídrica: a insegurança continua!”, a intenção é problematizar as causas da situação hídrica no país e na região que, apesar das chuvas do início do ano, continua preocupante...

SAAE de Juazeiro responde denúncia de leitor sobre fornecimento de água no bairro Piranga

Na manhã desta quinta-feira (17), o Blog Geraldo José postou uma denúncia enviada pelo leitor Cleber de Jesus Souza que tratava sobre a distribuição de água com turbidez no bairro Piranga, em Juazeiro. (Veja Aqui).

Nesta tarde, o SAAE entrou em contato com o Blog, através de nota e explicou que diariamente a equipe do laboratório monitora todo o sistema de tratamento e os níveis microbiológicos da água. Os mesmos, segundo SAAE, estão de acordo com a portaria do Ministério da saúde. O SAAE pediu que o morador enviesse seu endereço completo para o email: [email protected] ou mandar mensagem no face do saae/juazeiro para que a equipe possa ir até a residência coletar a água e verificar o problema pontual. ..

ÁGUA COM TURBIDEZ É SERVIDA AOS MORADORES DE PIRANGA

Geraldo,

Primeiramente parabéns pelo trabalho em favor da sociedade juazeirense. Outra coisa, tenho conhecimento que nesta quinta-feira (17) o abastecimento de água foi interrompido em vários bairros para o conserto da rede na rua Amazonas, bairro Santo Antônio, como foi amplamente divulgado pelo SAAE, inclusive, aqui no blog...