Foram encontrados 2689 registros para a palavra: cultura

JUAZEIRO GANHA PRIMEIRO CENTRO DE EXCELÊNCIA EM FRUTICULTURA DO SENAR

O Centro vai oferecer formação profissional gratuita para pessoas de todo o País e impulsionar a produção nacional de frutas..

Forró pode ganhar o título de Patrimônio Imaterial do Brasil

A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) vai discutir formas para preservar a cultura do forró, que inclui o registro do ritmo musical como patrimônio imaterial do Brasil. Foi aprovada em reunião da comissão requerimento para realização de audiência pública sobre a proposta. O debate deve ocorrer durante o Encontro Nacional dos Forrozeiros, no dia 20 de novembro, em João Pessoa (PB).

A presidente da CDR, senadora Fátima Bezerra (PT-RN), lembrou que a Unesco já concedeu o título de Patrimônio Imaterial da Humanidade ao frevo pernambucano...

Balaio Autoral reunirá literatura, música e solidariedade em Juazeiro

A Festa Balaio Autoral será realizado no próximo sábado (21) às 19h no Centro de Cultura João Gilberto e contará com as apresentações musicais de Fatel, Paulo Soares, Pequeno Albert e Edvaldo Santana, além das participações especiais de Mariano Carvalho e Edésio César. Na literatura, a Editora CLAE reunirá diversos autores da região e lançará a 13ª edição da revista "As Flores do Mal", homenageando o poeta paraibano Augusto dos Anjos.

O Balaio Autoral é um evento público de caráter beneficente e visa promover a arte e a produção cultural dos artistas da região. A entrada custará um 1kg de alimento não perecível que será doado a uma instituição de caridade de Juazeiro. O projeto Balaio Autoral integra duas ações: o Encontro Nacional do Círculo Literário Analítico Experimental e a Iª Mostra de Música Autoral do Vale do São Francisco. O evento é uma realização da Editora CLAE, do Estúdio Casa Azul e da Casa de Farinha Produções...

Vinhos produzidos no vale do São Francisco são tema de palestras entre pesquisadores

Teve início nesta terça-feira (17), em Petrolina, evento que vai mostrar os resultados do projeto de pesquisa realizado desde 2013, que teve como objetivo conhecer e organizar as informações dos vinhos finos do Vale do São Francisco, produzidos há mais de 30 anos no semiárido do Nordeste brasileiro. As contribuições do projeto "Desenvolvimento de tecnologias e uso da agricultura de precisão para colaborar com a certificação dos vinhos e com a sustentabilidade do setor vitivinícola do Vale do Submédio São Francisco" constituirão o processo para a solicitação do reconhecimento da Indicação de Procedência. O evento termina amanhã. quarta-feira (18).

Aualmente a vitivinicultura no Vale do São Francisco conta com cerca de 400 hectares de vinhedos, que produzem aproximadamente de 4 milhões de litros de vinhos finos tranquilos e espumantes por ano, dos quais 70% são espumantes, 29% são vinhos tintos e 1% são de vinhos brancos. Dentro dos espumantes, cerca de 60% são espumantes moscatéis, doces, com baixo teor alcoólico, sendo o restante de espumantes finos, brancos e rosados, secos ou meio doces...

Estudos sobre a vitivinicultura no Vale do São Francisco serão apresentados durante evento

Nesta semana, dias 17 e 18 de outubro, em Petrolina (PE), serão conhecidos os resultados de projeto de pesquisa realizado desde 2013, que teve como objetivo conhecer e organizar as informações dos vinhos finos do Vale do São Francisco, produzidos há mais de 30 anos no semiárido do Nordeste brasileiro. As contribuições do projeto constituirão o processo para a solicitação do reconhecimento da Indicação de Procedência.

O evento reunirá a equipe de pesquisadores e professores de diversas Instituições do Brasil (veja lista completa no programa abaixo), que colaboraram para o desenvolvimento de pesquisas e na caracterização dos fatores naturais da região, dos vinhedos e dos vinhos do Vale do São Francisco. Como resultado, em breve, o Vinhovasf solicitará no próximo ano, junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), a Indicação de Procedência (IP) para vinhos e espumantes da região...

TROPA DO 6º BPM DESFILA EM EVENTO CULTURAL DE SENHOR DO BONFIM

O 6º Batalhão de Polícia Militar prestigiou evento cultural da cidade de Senhor do Bonfim, na última quinta-feira (12), com o tema: "Semear, Aprender e Viver o Ser Criança".

O Prefeito Carlos Brasileiro, o Comandante do 6º BPM, Tenente Coronel PM Soares, o Presidente da Câmara Municipal, Vereador Reinaldo Ferreira, a Secretária de Educação do Município, Prof.ª Cristiane Maia e outras autoridades apreciaram o desfile da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros Militar, da Polícia Rodoviária Federal, das escolas municipais e de outras entidades locais...

Em Candiba, Rui autoriza obras nas BAs 612 e 938 e anuncia ações para agricultura familiar

Neste  sábado (14), em Candiba, no centro-sul baiano, o governador Rui Costa participa, a partir das 9h, de um conjunto de ações de apoio à agricultura familiar e assina ordem de serviço para pavimentação da BA-612, no trecho entre Candiba e a BR-122, e na BA-938, entre Guanambi e Ceraima, totalizando 25 quilômetros nas duas obras.

Na visita à cidade, Rui entrega 1.370 certificados do Cadastro Ambiental Rural (CAR), 42 barracas para qualificação da feira livre e dinamização da comercialização dos produtos da agricultura familiar e 50 mil mudas de palma forrageira. ..

Festival apresenta toda a riqueza teatral de Juazeiro no Centro de Cultura João Gilberto

Toda a força da produção teatral de Juazeiro está representada no Festival Wellington Monteclaro, que acontece entre os dias 10 e 15 de outubro no Centro de Cultura João Gilberto – espaço cultural administrado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia na cidade. As entradas são gratuitas. 

O projeto é uma mostra não competitiva, que tem como objetivo promover o fomento das artes cênicas da cidade e o intercâmbio entre artistas e público. Todos os artistas e grupos que compõem a grade de programação participaram de uma chamada pública em agosto.  ..

Emoção e orgulho marcam o I Festival de Cultura, Artes e História de Canudos

Um resgate da luta, resistência e fé foi a principal atração do I Festival de Cultura, Artes e História realizado em Canudos nesta quarta (4) e quinta-feira (5). Quem esteve presente nos dias de evento pôde prestigiar uma programação em comemoração aos 120 anos do fim da Guerra de Canudos que exaltou a história do município.

Diversas apresentações emocionaram o público como o desfile temático com encenações baseadas no livro 'Os Sertões', de Euclides da Cunha, a Banda de Pífanos, teatro, artesanatos e o grupo de dança Arraiá do Conselheiro. O Concurso "Canção Histórica de Canudos" também foi uma grande atração no festival. Cinco músicas concorreram à premiação em dinheiro. O grande vencedor foi Mariano da Silva, com a canção "Sangue Derramado". Uma grande virada cultural, com as participações de Bião de Canudos, Gereba e Fábio Pais, encerrou o evento atraindo uma multidão à Concha Acústica, no centro da cidade...

Juazeiro e Petrolina unidas em defesa do Rio São Francisco

Teve início o Ato Cultural “Todos pelo Velho Chico”. Durante o evento serão realizados shows musicais, manifestações culturais, prestação de serviços públicos, além de depoimentos e manifestos de apoio ao Rio São Francisco.

O ato está sendo organizado em parceria com Movimentos Populares, Entidades de Classe, Frente Parlamentar em defesa do Rio São Francisco (Nacional e Regional), Igrejas, ONG’s, Representantes e Dirigentes Públicos, Setor Agrícola, Pecuário, Turístico, Comercial, Governos estaduais da Bahia e de Pernambuco, entre outros...

Secretaria de Cultura dá os últimos retoques na organização do Festival de Teatro Wellington Monteclaro

Na semana que antecede o Festival de Teatro Wellington Monteclaro, a equipe da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte acelera os preparativos com o objetivo de levar ao público o que existe de melhor nas artes cênicas de Juazeiro e região. Por conta disso, o secretário da pasta, Sérgio Fernandes, determinou prioridade total para o evento que acontece pelo segundo ano consecutivo na cidade.

Um dos pilares para o sucesso do Festival é a boa divulgação e nessa terça-feira o gerente de cultura, Ramon Raniere, dedicou seu tempo em visitas aos meios de comunicação, detalhando a programação prevista para os cinco dias do Festival...

1º Festival de Cultura, Artes e História celebra os 120 anos do fim da Guerra de Canudos

Em comemoração aos 120 anos do fim da Guerra de Canudos, será realizado o 1º Festival de Cultura, Artes e História do município. O evento acontecerá nos dias 4 e 5 de outubro e tem como objetivo ressaltar a história e cultura de Canudos, abordando os anos de resistência dos que lutaram por justiça social no sertão baiano.

Um dos destaques do festival será o desfile temático onde as escolas retratarão toda a história do município e de toda a guerra, com o tema “A luta, o homem e a terra”, com encenações baseadas no livro ‘Os Sertões’, de Euclides da Cunha. O Concurso “Canção Histórica de Canudos” também será um dos grandes momentos do festival. A programação inclui ainda apresentações da Filarmônica Municipal, da Banda de Pífanos, teatro, artesanatos, dança e uma grande virada cultural com artistas locais que encerrarão o evento...

Arany Santana se torna a primeira mulher a assumir a Secretaria de Cultura

Autoridades, gestores, artistas, agentes culturais e militantes estiveram entre as centenas de pessoas presentes na tarde desta segunda-feira (02), no Salão de Atos da Governadoria, para dar as boas vindas à nova Secretária de Cultura da Bahia, Arany Santana. Recebida com calorosos aplausos, a primeira mulher a assumir a pasta tomou posse do cargo em cerimônia celebrada pelo Governador do Estado, Rui Costa.

"Continuamos escrevendo história, com a primeira mulher a assumir a Secretaria de Cultura da Bahia. E uma mulher negra. Eu tenho certeza que Arany, com a sua sensibilidade, alma, coração e ligação com o povo, terá muita energia pra gente continuar trabalhando e edificando os pilares da nossa cultura, que é algo estruturante na vida humana e, sobretudo, para os baianos", declarou Rui. Arany assume a pasta após Jorge Portugal ter entregue o cargo na última quinta-feira (28). O ex-secretário participou da cerimônia para abraçar e desejar sucesso à nova gestora. ..

Lápis na Mão: estudantes participam de concurso cultural sobre o Rio São Francisco em Juazeiro

O projeto ‘Lápis na Mão’, que desperta o prazer pelo desenho, escrita e leitura entre jovens, crianças e adolescentes de escolas públicas e privadas de Juazeiro, vai apresentar os melhores trabalhos na próxima quarta-feira (4). O tema deste ano é ‘Velho Chico, meu rio amigo’ e, segundo os organizadores, mais de 16 mil estudantes e 650 professores de 85 escolas estão participando.

De iniciativa da TV São Francisco, o concurso tem o apoio da Agrovale e Secretaria de Educação do município. A ação cultural está na sua 4ª edição e visa contribuir para o desenvolvimento da educação e cidadania dos alunos. De acordo com o supervisor de Marketing da emissora, Renan Braga, o tema do Velho Chico propõe uma reflexão sobre a importância da água e a preservação do Rio São Francisco. “Esta é uma oportunidade de integração entre os participantes e que deve fomentar a educação e a transformação da comunidade”, disse...

Uneb Campus Juazeiro realizará Sessão Científica

O Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos - PPGESA, realizará na próxima quarta-feira, (04/10) a 28ª Sessão Científica.  O Coordenador do Programa, Edmerson dos Santos Reis, diz que "o evento visa promover um diálogo entre os saberes acadêmicos que vem sendo produzidos no âmbito do Programa, junto à comunidade acadêmica (graduação, pós-graduação, professores), à comunidade em geral e aos interessados em pesquisas semelhantes ou que, de certa forma, estejam em consonância com o que o Programa vem defendendo enquanto Linhas de Pesquisa e Área de Concentração.

As Sessões Científicas tem ainda o objetivo de ser um espaço formativo para àqueles alunos que pretendem ingressar no mestrado, aperfeiçoar o seu caminho na construção do seu trabalho de conclusão de curso, uma vez que durante as mesmas estão sendo socializados desde a construção do objetivo, da questão de pesquisa, os métodos e o caminho para análise daquilo que vem sendo pesquisado...

Ilha do Fogo terá nesta sábado (30) diversas manifestações culturais em forma de protesto

O evento ‘Ocupa Ilha’, será realizado neste sábado (30) e no domingo (01) na Ilha do Fogo. O objetivo é chamar a atenção das autoridades locais para a urgente necessidade de melhorias da estrutura física espaço da ilha como um equipamento público. A programação contará com oficinas, rodas de conversa, aula de yoga e apresentações artísticas. O evento, organizado pelo coletivo Amigos da Ilha, é aberto ao público em geral. O evento terá início às 8hs.

Entre as principais reivindicações do coletivo Amigos da Ilha, estão, melhores condições de trabalho para os pescadores da área; revitalização da Ilha do Fogo, revitalização do Rio São Francisco; e a extinção dos pontos de esgoto despejados no rio. A audiência pública da Câmara de Vereadores de Petrolina está marcada para acontecer no dia 20 de outubro...

Arany Santana assume a Secretaria Estadual de Cultura

O governador Rui Costa informou na tarde desta sexta-feira (29) que a Secretaria de Cultura do Estado será comandada por Arany Santana, ex diretora do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI). A cerimônia de posse será na próxima segunda-feira (1º), às 14h, no Salão de Atos da Governadoria. Arany ocupa a vaga deixada por Jorge Portugal que entregou carta ao governador pedindo exoneração do cargo na última quinta-feira (28).

Professora, atriz e ex-diretora do Ilê Aiyê, Arany Santana diz que dar continuidade ao trabalho implementado nesta gestão é motivo de honra. “A cultura teve avanços na Bahia principalmente com o projeto de interiorização, com as Escolas Culturais. Como educadora, acho um dos projetos mais importantes junto às escolas públicas. Vamos continuar garantindo um trabalho de qualidade junto a artistas e grupos sociais”, declarou a nova secretária...

Curso de Elaboração de Projetos Culturais acontecerá entre dias 02 e 30 de novembro

A Melodia Produções, em Petrolina, inicia os cursos de Elaboração de Projeto Culturais, o de elaboração de projetos culturais na área do Artesanato e o segundo para projetos direcionados à Cadeia Produtiva da Música. Os cursos serão ministrados pelo músico e produtor cultural Marcone Melo, entre os dias 02 de outubro a 30 de novembro, no horário das 19h às 22h. A iniciativa conta com o incentivo do Governo de Pernambuco, através da Fundarpe, via aprovação no edital do Funcultura 2015/2016, conta ainda com o apoio da UNIVASF e do IF-SERTÃO - Petrolina, que gentilmente cederam as salas para a realização dos cursos.

O principal objetivo dos cursos é capacitar os artistas e produtores culturais de Petrolina, com conhecimentos e técnicas de elaboração de Projetos culturais, para que possam competir de forma equilibrada, com os artista e produtores da Região Metropolitana do Recife e das outras regiões do Estado, nos editais do Funcultura, assim como na Lei Rouanet.
 
Outras informações sobre o curso podem ser obtidas pelo telefone: (87) 98866-7387 ou pelo e-mail:..

Festa dos Vaqueiros valoriza a cultura da sanfona e do couro

Nos próximos dias 29 e 30, Juazeiro se transforma na capital do vaqueiro, com a realização da 6ª edição da Festa dos Vaqueiros. A estimativa é de que 300 vaqueiros participem da festa que é promovida pela Federação de Vaquejada e Desenvolvimento Cultural Baiano (Fevaba), com o apoio da Prefeitura Municipal de Juazeiro.

O Superintendente de Eventos da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte do Município, Josenaldo Cícero (Naldinho do Kidé), um dos responsáveis pela organização do evento, lembra que “essa confraternização faz parte da cultura de Juazeiro e é contada desde o momento em que o índio e o vaqueiro encontram a imagem de Nossa Senhora das Grotas. O vaqueiro integra a nossa paisagem e escreve a nossa história trazendo a zona rural para os limites da cidade”...

Território Velho Chico recebe Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária

Começa nesta quinta-feira (28), e segue até o dia 1º de outubro, a IVª Feira Territorial da Agricultura Familiar e Economia Solidária, com o tema Grandes oportunidades brotam em pequenos negócios. O evento, que conta com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), será realizado na Praça Marechal Deodoro, município de Bom Jesus da Lapa, Território de Identidade Velho Chico.

O objetivo da feira é incentivar e estimular a agricultura familiar, além de proporcionar oportunidades de mercado e crescimento econômico desse segmento que é uma das atividades econômicas prioritárias no Território Velho Chico, formado, em sua maioria, pelo meio rural.

O evento, além de fomentar a economia local e do território, com a comercialização dos produtos oriundos da agricultura familiar, contribuirá também para proporcionar momentos de interação social, cultural, formação e valorização das potencialidades locais. 

Estrutura..