Foram encontrados 231 registros para a palavra: luiz gonzaga

Dia Nacional do Forró: Paraibano é o maior colecionador da obra de Luiz Gonzaga

Luiz Gonzaga se fosse vivo completaria hoje 105 anos. O paraibano Paulo Wanderley Tomás da Silva é o maior colecionador e especialista na obra de Luiz Gonzaga — músico que conheceu quando era criança. Seu pai era o gerente do banco de Gonzaga em Exu. Também bancário por profissão, ele se tornou um colecionador de tudo o que diz respeito ao Rei do Baião. Reuniu mais de 350 discos, catalogou mais de 700 músicas, mais de 3 mil fotografias, revistas, DVDs, filmes, diversos programas de TV. “Além disso, mandei fazer réplicas das roupas que ele vestia nos shows. Elas já foram até usadas no filme “Gonzaga, de pai para filho”, do diretor Breno Silveira.

Ele foi o maior divisor de águas dentro da música popular brasileira. Introduziu instrumentos e novas sonorizações na MPB. Foi campeão em vendagem de discos. Depois dele, Dalva de Oliveira, Dolores Duran, Orlando Silva e João Gilberto gravaram baiões. Os maiores nomes da MPB — como Maria Bethânia, Gilberto Gil, Gal Costa — todos fizeram referência a Luiz Gonzaga. Se formos para o rock de Raul Seixas, ele dizia que tinha duas referências: Gonzaga e Elvis Presley...

Viva Gonzagão festeja no Exu os 105 anos do Rei do Baião

A cidade do Exu, no Sertão do Araripe, Pernambuco promove a partir desta quarta-feira (13), a edição da festividade ‘Viva Gonzagão 2017′, fortalecendo as celebrações em torno do legado cultural do seu filho mais ilustre, Luiz Gonzaga. Na quarta-feira (13), é a data em que Luiz Gonzaga estaria completando os seus 105 anos.

O evento oficial acontece entre os dias 14 e 17 de dezembro. Durante as festividades serão entregues os títulos de cidadão exuense, entre os homenageados o sanfoneiro Targino Gondim e em memória de Neto Tintas (Anésio Lino de Souza), que faleceu há 3 meses, os fihos e esposa receberão o diploma...

Morre em João Pessoa, Paraíba, Sérgio Gonzaga, sobrinho de Luiz Gonzaga

Morreu nesta segunda-feira, em João Pessoa, Paraíba, Sérgio Gonzaga, diretor da Divisão de Música da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope). Ele teve um infarto em casa, e não resistiu.

Sérgio Gonzaga era filho de Francisca Januária dos Santos, conhecida como Chiquinha Gonzaga, irmã de Luiz Gonzaga. A Funjope lançou nota nesta tarde lamentando o falecimento. “A Funjope se solidariza com a família, em nome da esposa, filhos, demais familiares e amigos”.
 
Nascido no Rio de Janeiro (RJ), em março de 1954, Sérgio Gonzaga morou nos Estados Unidos por 25 anos. De volta ao Brasil, ele morou no Recife e mudou-se para João Pessoa. A data e o horário do velório e do sepultamento ainda não foram definidos pela família. Sérgio Gonzaga deixa esposa e três filhos...

Encontro dos Sanfoneiros do Recife celebra memória de Luiz Gonzaga com programação gratuita

O Encontro de Sanfoneiros do Recife realiza a sua 20ª edição e tem o objetivo de divulgar a música popular regional e a sanfona para várias gerações. O encontro, que acontece desde 1998, busca manter viva a memória de Luiz Gonzaga e o instrumento que o imortalizou: a sanfona. Para isso, o produtor do evento, Marcos Veloso, dará aos sanfoneiros, a oportunidade de mostrar o trabalho deles e, consecutivamente, fazer diversas homenagens ao Mestre Lua.

O evento, que é gratuito, é realizado entre os dias 01 e 02 de dezembro na Praça Luiz Gonzaga, no bairro dos Torrões, no Recife, a partir das 8h e segue até 22h. A história da sanfona se confunde com as aventuras e desventuras do Sertão nordestino, com o rebuliço, o “xenhenhêm”, o mexe-mexe, em uma toada caboclamente brasileira. A sanfona elege a nossa terra como pátria não de nascimento, mas de identidade. E é na figura de Gonzagão que ela encontra seu mais ilustre representante. ..

Luiz Gonzaga e a vida secreta maçonica do Rei do Baião

É comum a pergunta se Luiz Gonzaga foi Maçom. A resposta é sim. Luiz Gonzaga também exerceu papel fundamental para o desbravamento da maçonaria no Brasil e especial no Sertão Nordestino. O Rei do Baião iniciou na Maçonaria em abril de 1971, na loja Paranapuan, no Rio de Janeiro. Utilizou a influência que tinha para liderar o grupo que fundaria a Loja Maçônica Força da Verdade, em 1988, a primeira do Exu, Pernambuco, sua terra natal. 

Iniciado na Maçonaria, quando ainda morava na Ilha do Governador, zona norte do Rio de Janeiro, Luiz Gonzaga começou a participar dos encontros ali mesmo, na loja Paranapuã, localizada próximo a sua residência. Trabalhou para conseguir telefone, escola, luz e estrada de asfalto para Miguel Pereira, onde possuía propriedade. Como maçom, chegou apenas ao terceiro grau, dos 33 níveis possíveis. Ajudou muitos os mais necessitados, principalmente nas secas dos anos 80. ..

Site de Elba Ramalho anúncia apresentação em Exu, Pernambuco, nas festividades de 105 anos de Luiz Gonzaga

A cantora Elba Ramalho divulgou em seu site oficial, show dia 16 de dezembro em Exu, Pernambuco. Ela vai participar das festividades dos 105 anos de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. O show está programado para acontecer às 22horas e será promovido pela Empresa Pernambucana de Turismo.

O local do show não foi divulgado. A última vez que Elba Ramalho cantou em Exu foi em 2012, durante o centenário de Luiz Gonzaga. Na oportunidade a apresentação foi no Estádio Municipal...

Igreja imersa no rio São Francisco vira cenário para noivos, no Sertão pernambucano

Ruínas de uma igreja no Sertão pernambucano têm atraído casais para ensaios pré-nupciais. Trata-se da Igreja do Sagrado Coração de Jesus, imersa no lago Itaparica, onde era a antiga Petrolândia, cidade inundada no fim dos anos 1980 para a construção da Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga. Com a baixa das vazões do rio São Francisco, desde 2014, parte do templo, que antes estava totalmente submerso, está para fora do lago. O local fica a 430 km do Recife. As fotos são de Priscila Fontinele postadas nas redes sociais. ..

Luciano Peixinho receberá título de cidadão de Petrolina na noite desta quinta-feira (26)

Luciano Peixinho Campos, diretor de programação da TV Grande Rio afiliada da Rede Globo recebe nesta quinta-feira (26), na Câmara de Vereadores de Petrolina, ás 19h30,  o título de Cidadão Petrolinense. A proposta foi do vereador Gabriel Menezes. Nas redes sociais Luciano Peixinho disse ser "este o maior sonho de qualquer pessoa que chega nessa linda e maravilhosa terra para somar. Viva o Sertão, viva a nossa cultura".

Luciano Peixinho é sertanejo, natural de Canudos na Bahia. Mudou-se para Petrolina em 1990. Sempre foi encantado pela cultura pernambucana, principalmente a ligada ao cancioneiro de Luiz Gonzaga. Na justificativa o vereador conta que Luciano Ingressou na TV Grande Rio em 1991, onde adquiriu o desejo de registrar as manifestações culturais pelo sertão pernambucano e, de mostrar ao mundo, que a região não era de vacas magras e solo rachado, e sim, de crescimento...

Mariano Carvalho no compasso certo da rima ritmo de João Gilberto e poesia sons de Luiz Gonzaga

Mariano Carvalho é cantador e poeta. Compositor e cantor. Em dois dedos de prosa com o caboclo nascido em Salgueiro, Pernambuco e cidadão do mundo, descobre-se no violão de Mariano a influência das escutas, a ouvidoria de rádio do tempo de menino que o acompanha até hoje. Ouso até dizer, o som do toque do sapateiro, de seu pai, José Izidorio e as cantadeiras do Padim Ciço, Juazeiro do Norte, provocaram o saber musical que Mariano bebeu na fonte dos vaqueiros cantadores de viola e por isto, sabe divisar o Cruzeiro do Sul do Sete Estrelo, e não perde a rima, harmonia e ritmo.

A palavra reveladora faz transbodar nas músicas de Mariano o sentimento de João Gilberto, Raul Seixas, Zé Marcolino e Luiz Gonzaga. O poeta Mariano busca em cada nota um estradar que não desafina com a qualidade da música brasileira. É fiel ao que escutou de melhor através do rádio e dos ensinamentos dos mestres da música...

Ritmo do Forró e emoção foram marcas do velório do empresário Neto Tintas

O ritmo do forró marcou no dia de ontem, domingo (15), o velório de Anésio Lino de Souza, 57 anos. O corpo do empresário Neto Tintas, como era conhecido, foi velado em cerimônia pelos sanfoneiros e comitivas dos grupos gonzagueanos de Belo Jardim e Garanhuns, além do Grupo Gonzagão de Juazeiro. O sobrinho de Luiz Gonzaga, o músico Fausto Piloto, esteve presente na cerimônia. Centenas de pessoas foram se despedir de Neto, além das autoridades: Prefeito Paulo Bonfim, ex-prefeito de Juazeiro Isaac Carvalho, deputado Roberto Carlos, deputado Zó, ex-deputado Pedro Alcantara, vereadores, representantes da CDL de Juazeiro e Petrolina e liderenças comunitárias.

O radialista Laetson Silva, do Grupo Luiz Gonzaga de Belo Jardim, destacou a vida de Neto, apoiada na causa da música nordestina. A Câmara de Vereadores de Exu, havia aprovado no último mês de julho, por unanimidade o título de cidadão da terra do cantor Luiz Gonzaga e que não foi recebido em vida. A família pretende receber o título ainda em data a ser confirmada. Neto Tintas era o padrinho do Projeto Amigos de Luiz Gonzaga, que tem o objetivo de plantar árvores nativas na região do Vale do São Francisco e Araripe...

Pernambuco incentiva programa de Regionalização do Turismo

Os municípios pernambucanos com vocação para o turismo ganharam um incentivo do Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, por meio da Empetur, para se inscrever no novo Programa de Regionalização do Turismo. Através de um intenso trabalho de sensibilização, pela primeira vez em 11 anos de existência do programa do Ministério do Turismo o Estado bateu recorde de inscrições com o número de 103 municípios. A participação no programa garante a entrada no Mapa do Turismo Brasileiro e a destinação de recursos federais de incentivo ao turismo para os municípios.
 
Entre janeiro e julho de 2017, o Ministério do Turismo abriu o sistema de inclusão de dados para a nova estrutura do Programa de Regionalização. Neste período, a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, através da Empetur, convidou os municípios com perfil para o turismo para o início das inscrições. 

Entre os compromissos assumidos pelos municípios está a destinação anual de recursos orçamentários para o turismo, constituição ou reativação dos conselhos de turismo e elaboração de um Planejamento Estratégico Municipal de Turismo. Com a chegada de novos municípios pernambucanos ao Programa de Regionalização do Turismo, duas novas regiões turísticas foram criadas, "Sanfona, Aboio e Couro" e "Território da Poesia e Cantoria", totalizando 16 regiões turísticas.
 
A cada dois anos, haverá uma reavaliação do programa e os municípios deverão estar preparados para as novas exigências do Ministério do Turismo visando à permanência na lista.
 ..

Feira de São Cristovão, o maior centro de tradições do nordeste, completa 72 anos

A Feira de São Cristóvão, conhecida também como Centro de Tradições Nordestinas, comemora este mês 72 anos, com a distribuição de um bolo de cinco metros ao público, na Praça dos Repentistas, no Centro Municipal Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas, no Rio de Janeiro. Os primeiros movimentos que deram origem à feira começaram em 1945. Em 2003, o antigo pavilhão de eventos localizado em São Cristóvão, na zona norte do Rio, foi reformado pela prefeitura e transformado no Centro de Tradições, para onde a feira foi transferida.

Pela primeira vez em sua história, a feira tem uma mulher, ex-feirante, como gestora. A paraibana Magna Fernandes começou a vender no local aos 18 anos, em barracas de lona na rua. Hoje, com 35 anos de idade, ela enfrenta o desafio de administrar o espaço que reúne 700 barracas e cerca de 250 restaurantes, com produtos típicos das regiões Norte e Nordeste...

Ex-presidente Lula enaltece vida e obra de Luiz Gonzaga durante visita a Exu, terra do Rei do Baião

Durante sua passagem pela terra do rei do Baião, Luiz Gonzaga, em Exu, no Sertão de Pernambo, ontem à tarde, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva,  conheceu o Parque Asa Branca-Museu Luiz Gonzaga. Usando um chapéu de couro e uma camisa com a imagem do músico, o líder petista exaltou a figura de Luiz Gonzaga durante a visita. O cantor e compositor Flávio Leandro foi um dos presentes ao encontro com Lula.

Lula comentou a lei que instituiu o Dia Nacional do Forró sancionada em 2005, durante seu mandato, a partir de um projeto de lei de 2001 da deputada federal Luiza Erundina. Lula foi recebido pelo sobrinho de Luiz Gonzaga, o sanfoneiro Joquinha Gonzaga. Lula ainda destacou que seu Ministro da Cultura na época foi o cantor Gilberto Gil, que lhe confidenciava todo o respeito que tinha pela história de Luiz Gonzaga...

Ex-presidente Lula visita nesta quinta-feira (31), em Exu, Museu Luiz Gonzaga

A caravana do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aportou novamente em território pernambucano nesta quinta-feira (31). Desta vez, o roteiro da comitiva será o Sertão do estado. Uma comitiva de lideranças petistas locais recebeu Lula entre eles, o senador Humberto Costa (PT), o deputado Odacy Amorim (PT), o presidente estadual do PT, Bruno Ribeiro, e a vereadora do Recife, Marília Arraes (PT), pré-candidata ao Governo de Pernambuco.

A caravana passará por Exu, onde visita o parque Asa Branca e a casa em que o cantor Luiz Gonzaga nasceu. Somente então, ele segue para o ato em Ouricuri, no Sertão do Araripe, onde participa do ato "Pelo Semiárido, pelos direitos e por Lula", às 16h, na Praça Voluntários da Pátria, em Ouricuri, coordenado pela Direção Estadual do PT e pelo Prefeito de Granito, João Bosco. ..

Encontro Nacional dos Gonzagueanos ocorrerá no dia 11 de novembro em Caruaru

O Encontro Nacional dos Gonzagueanos é realizando anualmente em Caruaru, Pernambuco e este ano o evento ocorrerá no dia 11 de novembro. Desde 2012, o encontro considerado a "Academia de Letras Gonzagueana", sempre ocontece na segunda semana de novembro. O evento é realizado no Espaço Cultural Asa Branca do Agreste , coordenado pelo pesquisador e diretor Luiz Ferreira, e promovido pelo Fã Clube de Gonzagão do Nordeste e apoio do Lions Vila Kennedy.

Este ano já confirmaram presença representações gonzagueanas dos 9 estados do Nordeste, além de Curitiba e Minas Gerais. São jornalistas, escritores, historiadores professores e pesquisadores, palestrando e debatendo, logicamente, assuntos ligados e relacionados aos temas voltados a Historia da música brasileira a partir de Luiz Gonzaga. ..

Ex-presidente Lula visitará nesta quinta-feira 24, em Recife, o Museu Luiz Gonzaga Cais do Sertão

Primeiro evento da agenda que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva terá na sua visita ao Estado de Pernambuco, que tem início nesta quinta-feira (24) e vai até o próximo sábado (26), a visita ao Museu Luiz Gonzaga Cais do Sertão será um reencontro do petista, ao mesmo tempo, com as suas origens nordestinas e com uma de suas obras no Estado. A visita está marcada para às 16hs.

A única mudança na rotina será o controle mais rígido dos visitantes a partir das 14h. No intervalo de uma hora até a chegada de Lula, está mantida a visita de três grupos de estudantes, cujas as escolas já haviam agendado a ida ao equipamento. A assessoria de Lula, que a princípio havia informado que a comitiva viria em dois micro-ônibus, alterou o número de presentes. Agora serão três ônibus leitos. Ou seja, é possível que o grupo chegue até a 120 pessoas...

Ex-presidente Lula vai visitar Museu Luiz Gonzaga Cais do Sertão durante viagens pelo Nordeste

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) inicia a caravana pelo Nordeste no próximo dia 17 de agosto, em Feira de Santana, na Bahia, e finaliza no dia 5 de setembro, quando embarca de São Luís, no Maranhão, com destino a São Paulo. Em Pernambuco, o petista passará os dias 24, 25 e 26 de agosto, com atos no Parque Dona Lindú, em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, e na Refinaria Abreu e Lima (Rnest), em Suape. 

Na quinta-feira (24), às 19h, o cacique petista participa de um ato de filiação de dirigentes sindicais cutistas ao PT, com a presença de lideranças petistas da região, no Sindicato dos Bancários, na Boa Vista. No dia seguinte (25), Lula visita o museu Luiz Gonzaga e, depois, Brasília Teimosa – bairro considerado reduto petista, após o ex-presidente e o ex-prefeito João Paulo (PT) retirarem milhares de pessoas das palafitas – e, a princípio, às 17h realiza um ato no Parque Dona Lindu, onde há uma escultura da sua família...

Ivete Sangalo faz dueto com o Luiz Gonzaga, o “Rei do Baião”

No dia 25 de junho, durante a realização do Cine Rio Branco, o primeiro cinema do Brasil, na cidade de Nazaré das Farinhas, interior da Bahia, a cantora baiana Ivete Sangalo fez um dueto emocionante com o ‘Rei do Baião’, Luiz Gonzaga. Isso só foi possível graças a tecnologia, por meio de um holograma. A iniciativa fez parte do encerramento da campanha de São João da marca de cerveja Schin, que neste ano homenageou uma das maiores estrelas da música brasileira. O vídeo foi divulgado na última sexta-feira (14).

Veja mais aqui..

Cervejaria produz primeiro videoclipe de Luiz Gonzaga

Setenta anos se passaram desde que a música Asa Branca conquistou o Brasil e o mundo, ecoando a voz do povo nordestino e sua luta contra a seca. A composição de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, em parceria com Humberto Teixeira nasceu em1947 e permanece atual. Por todo o seu simbolismo e representatividade na obra de Gonzagão (1912 – 1989), a Schin, decidiu produzir o primeiro videoclipe de Luiz Gonzaga, reforçando sua homenagem ao principal músico do Nordeste que dá voz à campanha de comunicação, que está dentro do movimento #eternogonzagão, que também conta com filme de TV, latas comemorativas, mídia externa, ações no digital, patrocínio de eventos e ativação nos pontos de vendas de Pernambuco e Bahia.

"Esta é uma iniciativa arrojada e inédita. Quando nos debruçamos sobre a obra do grande artista Gonzagão e nos deparamos com as mais de 600 músicas e 200 discos gravados, sentimos falta de um projeto audiovisual que evidenciasse toda a beleza do sertão nordestino e sua riqueza musical. Com os novos recursos tecnológicos, pudemos resgatar e ampliar a força do vinil e a voz deste pernambucano que tantas emoções nos traz com esta grande composição, considerada o Hino do Nordeste", afirma o gerente de Marketing de Schin, Bruno Piccirello...

Grupo Amigos de Luiz Gonzaga pretende plantar 113 mudas de árvore umbuzeiro

Com a proposta de ajudar construir um Vale do São Francisco mais Verde, o Grupo Amigos de Luiz Gonzaga recebeu apoio do empresário Neto Tintas para estimular o plantio de árvores. Fazenda Barão, Aldizio Barboza também aderiram ao Projeto.

A proposta de acordo com o jornalista Ney Vital é ampliar o plantio de árvores, principalmente o Umbuzeiro. "O nome umbu ou imbu deriva do tupi-guarani yumbu e significa árvore que dá de beber. Vamos em breve também plantar árvores além de Petrolina e Juazeiro vamos chegar no Exu, Terra de Luiz Gonzaga", disse Ney Vital...