Durante sua passagem pela terra do rei do Baião, Luiz Gonzaga, em Exu, no Sertão de Pernambo, ontem à tarde, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, conheceu o Parque Asa Branca-Museu Luiz Gonzaga. Usando um chapéu de couro e uma camisa com a imagem do músico, o líder petista exaltou a figura de Luiz Gonzaga durante a visita. O cantor e compositor Flávio Leandro foi um dos presentes ao encontro com Lula.
Lula comentou a lei que instituiu o Dia Nacional do Forró sancionada em 2005, durante seu mandato, a partir de um projeto de lei de 2001 da deputada federal Luiza Erundina. Lula foi recebido pelo sobrinho de Luiz Gonzaga, o sanfoneiro Joquinha Gonzaga. Lula ainda destacou que seu Ministro da Cultura na época foi o cantor Gilberto Gil, que lhe confidenciava todo o respeito que tinha pela história de Luiz Gonzaga.
Para Lula, o sertão cantado por Luiz Gonzaga foi a mensagem maior que ele teve na vida e quando presidente buscou garantir para ao Nordeste estradas, o abastecimento de água por meio do Rio São Francisco ser mais eficiente e as pequenas cidades do sertão melhor preparadas para lidar com a seca. "É nesse cenário e por meio do povo nordestino que a música de Luiz Gonzaga ressoa para o mundo".
"Venho fazendo há algum tempo esse caminho do sertão. Percorri várias cidades semelhantes a Exu. Aqui no Museu Luiz Gonzaga eu pude renovar a certeza que a obra de Gonzaga continua refletindo esse espírito do Nordeste, do sertão. Ele criou essa prosa do nordestino", finalizou Lula.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.