Foram encontrados 2109 registros para a palavra: educacao

Secretaria da Educação do Estado divulga seleção do Universidade Para Todos

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia divulga, nesta terça-feira (21), no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br), o resultado da seleção para 12.825 vagas do cursinho Universidade Para Todos (UPT). As aulas, preparatórias para o vestibular e para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), acontecem em Salvador e em mais 177 localidades do Estado da Bahia, nos 27 Territórios de Identidade. A matrícula será realizada de 5 a 8 de julho, no local e no turno que o candidato escolheu para cursar. As aulas serão iniciadas no dia 5 de julho.

“O projeto Universidade para Todos é uma parceria que fortalece a relação da Secretaria da Educação com as nossas universidades estaduais. Para além da pesquisa e do ensino de excelência que as universidades têm, este projeto demonstra bem o potencial das estaduais também na extensão, pois é um serviço de grande relevância, na medida em que beneficia nossos estudantes, na preparação para o ingresso ao Ensino Superior”, comenta o secretário da Educação da Bahia, Walter Pinheiro...

Palestra incentiva educação empreendedora em universidades

Levar o empreendedorismo para a sala de aula das universidades e preparar os estudantes para os desafios do mercado de trabalho. Esses são alguns dos objetivos da palestra “Soluções de Educação Empreendedora para o Ensino Superior”, que será realizada nesta terça-feira, dia 21, das 9h às 11h, na sala de treinamento do Sebrae, em Juazeiro.

Voltada para gestores, professores e coordenadores de universidades públicas e privadas de Juazeiro, a palestra ministrada pelo analista da Unidade de Educação Empreendedora do Sebrae, André Gustavo Barbosa,  vai apresentar as soluções da instituição e propor parcerias com universidades para  implementar ações empreendedoras no ensino superior...

Remanso: APLB reúne professores e discute a Educação com pré-candidatos a prefeito

Surpreendendo pela presença e participação, em um município sem tradição de discutir políticas públicas com candidatos, o Seminário “Qual Educação queremos para Remanso? ” promovido pela APLB Sindicato – Núcleo Remanso reuniu mais de uma centena de professores, autoridades, pessoas da comunidade, candidatos a vereador e alunos da UNIFAN.

Para a Professora Sílvia Castro Silvia, Vice-Diretora da APLB Casa Nova, “o tratamento dado aos professores nas pequenas cidades é humilhante”, lembrando que a maioria trabalha em condições insalubres...

Senador Fernando Bezerra vai a ministro pedir ajuda para melhoria da educação em Pernambuco

O senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE) foi recebido, nesta quinta-feira (16), pelo ministro da Educação, Mendonça Filho. Durante a audiência – que também contou com a participação dos secretários nacionais de Educação Básica, Roffieli Silva, e de Educação Profissional e Tecnológica, Marcos Viegas Filho – o parlamentar solicitou a atenção de Mendonça Filho em relação ao Instituto Federal do Sertão de Pernambucano (IF-Sertão) e a escolas públicas do estado.

“Precisamos valorizar e melhorar as condições estruturais dos campus do IF-Sertão”, destacou Fernando Bezerra. Na ocasião, o senador solicitou que o ministro receba a reitora da instituição, professora Leopoldina Veras, o que deve ocorrer no próximo mês de julho, segundo Mendonça Filho. Criado em 2008, o Instituto é sediado em Petrolina – cidade natal de Bezerra Coelho – e formado pelos campus de Ouricuri, Floresta, Salgueiro, Serra Talhada e Santa Maria da Boa Vista, além da unidade Petrolina Zona Rural. Uma das emendas individuais apresentadas pelo senador ao Orçamento da União deste ano, no valor de R$ 1 milhão, é destinada à expansão e estruturação de instituições federais de ensino...

APLB de Remanso promove Seminário para discutir Educação

Com uma programação diversificada, abrangendo desde relações trabalhistas, direito de organização e uma exposição dos pré-candidatos a prefeito da cidade, a APLB de Remanso promove nesta sexta-feira, a partir das 16:00 horas um Seminário sob o tema “Qual Educação Queremos para Remanso?” Convidados, o Diretor da APLB de Juazeiro, Professor Gilmar Nery e das cidades de Casa Nova, Sento Sé, Pilão Arcado e Campo Alegre, confirmaram presença. Serão expositores diretores da APLB Estadual e advogado Noildo Gomes do Nascimento, Diretor de Organização da APLB Estadual, Diretora da NR10 em Juazeiro e secretario de educação.

A Diretora da APLB Remanso, agora afastada por conta da pré-candidatura a vereadora, Denise Reges, que teve a iniciativa e Irenilda Ribeiro, a atual dirigente, estão entusiasmadas com a repercussão: “A APLB de Remanso foi criada a pouco tempo, mas já temos o reconhecimento e a credibilidade junto aos professores. Em que pese as dificuldades que enfrentamos, as condições ruins de trabalho do professorado, conseguimos mobilizar os professores”...

Kits escolares e tablets serão entregues no ‘Toda Quinta tem Educação Nota 10’ em Itamotinga

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Esportes – SEDUC entrega nesta quinta-feira (09), as 8h, os kits escolares e os tablets para os alunos da Escola Municipal São Francisco de Assis, no NH2, no distrito de Itamotinga.

Dentro do ‘Toda Quinta tem Agenda Educação Nota 10’, o prefeito Isaac Carvalho e o secretário da SEDUC, Clériston Andrade, farão a entrega dos kits escolares (mochila, estojo, caderno, lápis, caneta, borracha, régua e lapiseira), a mais de 260 alunos da unidade, de 4 anos de idade até às séries finais do Ensino Fundamental. Os tablets serão entregues para a turma do Programa Se Liga, que atende alunos não alfabetizados fora da idade/série, e alfabetiza crianças que ainda não desenvolveram as habilidades de leitura e escrita, embora frequentem a escola há vários anos...

Walter Pinheiro é empossado como secretário da Educação

 
Depois de aceitar o convite do governador Rui Costa, Walter Pinheiro tomou posse como secretário da Educação em cerimônia realizada na tarde desta segunda-feira (6), no Salão de Atos da Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. O evento foi acompanhado pelo ex-titular da pasta, Osvaldo Barreto, além de secretários de estado e outras autoridades, como o senador Roberto Muniz, que a partir de agora ocupa a cadeira de Pinheiro no Senado. 
 
No evento, o governador enfatizou a escolha e os desafios para a nova gestão. "Nos últimos anos, temos dados passos largos e vamos continuar avançando nesse sentido. Para ser secretário de estado, é preciso ir além, é preciso ter capacidade e tranquilidade para escolher uma boa equipe, ter paixão pelo que faz, se dedicar de corpo e alma ao trabalho. E são essas convicções que me fizeram convidá-lo para assumir esse posto. Eu sou a prova viva de que a educação transforma a vida das pessoas e esta é a minha convicção na capacidade de mobilização de Pinheiro, de contagiar a alma dessas pessoas, de sensibilizar e envolver as famílias nesses processo", explicou Rui. 
 
Emocionado, Pinheiro destacou um pouco da atuação que o trouxe de volta à Bahia, agora como secretário da Educação, e afirmou que esse é um novo desafio na sua trajetória política. "Para mim foi uma honra o convite de assumir essa missão, reconhecendo que esse é um terreno delicado, que lida com a mudança de vida das pessoas. A vantagem é que antes de mim quem trabalhou nele foi o professor Osvaldo Barreto, que muito contribuiu e abriu espaço nesse campo. E assumo hoje a responsabilidade de, a partir desse legado, dar os próximos passos rumo à melhoria da educação no estado", disse. 
 
Antes de transmitir o cargo, Barreto ressaltou a missão que cumpriu durante os últimos anos. "Gostaria de registrar minha satisfação dos 6 anos e oito meses que toquei essa casa e de agradecer à equipe da Secretaria da Educação, porque esse trabalho não poderia ter sido feito sozinho, além da parceria com todos os secretários e colegas nessa missão de transformar a Bahia". 
 
Pasta prioritária 
 
Eleito senador em 2010, com mais de 3,5 milhões de votos, Pinheiro se afastou do mandato para assumir uma das pastas prioritárias do Governo do Estado e que tem elaborado planos e projetos que estão mudando a educação pública na Bahia, como o programa Educar para Transformar – um Pacto pela Educação. 
 
Desde a semana passada, o novo secretário tem se reunido com gestores da Secretaria da Educação, reforçando que acredita na escola como um ambiente de transformação e socialização e que precisa estar cada vez mais integrada com a comunidade. Natural de Salvador, Pinheiro é casado e tem três filhos. É técnico em telecomunicações, tendo iniciado a carreira profissional na antiga Telebahia, no fim da década de 70, na chefia de importantes centros de manutenção e operação na capital.
..

Secretaria de Educação emite nota de pesar por morte de professora

A Secretaria de Educação e Esportes – SEDUC e a Rede Municipal de Ensino lamenta o falecimento da professora Jonailde Costa,do Colégio Paulo VI, ocorrido neste domingo. Jonailde estava em tratamento contra um câncer. Neste momento de dor, a administração municipal se solidariza com familiares, amigos e colegas de trabalho e se coloca a disposição. O velório está sendo realizado no SAF e o sepultamento será as 17h. ..

Walter Pinheiro assume Secretaria da Educação do Estado

O secretário Walter Pinheiro assumiu, nesta sexta-feira (03), a Secretaria da Educação do Estado da Bahia. Deputado federal por quatro legislaturas, ex-secretário de Planejamento do Estado da Bahia (2009), Walter Pinheiro foi eleito senador, em 2010, com 3.630.944 votos. Na tarde desta sexta, o secretário Walter Pinheiro conversou com gestores da Secretaria da Educação e disse que todos os esforços serão empreendidos para ampliar a qualidade da educação pública na Bahia, principal marco do governo Rui Costa, por meio do programa Educar para Transformar.

“Eu fiquei impressionado como o governador Rui Costa se joga nos detalhes da Educação. Em todas as conversas que tive com o governador, ele sempre fala que visita uma escola nas cidades aonde vai. Ele conta, de maneira emocional, que é nestas visitas o maior aprendizado que ele colhe para a Educação. E este foi o ponto mais interessante que me motivou a vir para cá”, afirmou, destacando a disposição para contribuir. “Estou com uma disposição danada de fazer. O tempo é curto, mas nada que a gente não possa programar, somar e tentar fazer tudo o que tiver ao nosso alcance pela Educação”, afirma.

O secretário disse que a escola é um ambiente de transformação e precisa estar mais integrada com a comunidade. “Eu acredito que a escola tem que ter esse apelo, de ser um lugar aonde o estudante vai se encontrar e descobrir sua capacidade. A escola é o melhor ambiente para a construção da cidadania, é aonde o indivíduo se socializa e interage. A escola tem que ser atraente e agradável e estar mais aberta, promovendo a integração com a comunidade do seu entorno”, acrescenta.  

Tanto na Câmara Federal como no Senado, Walter Pinheiro assegurou investimentos para as escolas técnicas, sendo um dos responsáveis pela revogação da 2208 que pretendia extinguir estas instituições de ensino no país. Além de garantir recursos para as ETs ele também foi o relator das cinco universidades implantadas na Bahia (Universidade Federal do Oeste da Bahia, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Universidade Federal do Sul da Bahia e Universidade Federal do Vale do São Francisco e Universidade da Lusofonia).

Walter Pinheiro tem defendido o Pacto Federativo e acredita que o regime de colaboração entre o Estado e os municípios baianos, impulsionado pelo Educar para Transformar, visando alfabetizar as crianças com até oito anos de idade, é fundamental para fortalecer as políticas públicas de educação nas diferentes ciclos da educação básica.  “Vamos fazer este diálogo da Educação com os municípios da Bahia e estreitar a parceria com as universidades estaduais que têm uma produção acadêmica valiosa e podem contribuir, com o acumulado histórico, com a educação básica”, afirmou, ao acrescentar o processo de escuta, diálogo e trabalho em equipe com os servidores da Educação. “É importante também escutar para dentro. Ninguém mais do que os servidores, professores, gestores e estudantes, podem ajudar do que as pessoas que estão na Secretaria da Educação”, ressalta.  

Da área de Tecnologia da Informação, Walter Pinheiro, esteve à frente no Senado das discussões e elaboração do Marco Civil da Internet e, enquanto secretário da Educação vislumbra ampliar o uso de ferramentas virtuais de Tecnologia da Informação na Educação, como o uso de softwares livres. “Eu me dediquei muito nesta área da pesquisa, fiz parte da Comissão de Ciência e Tecnologia o tempo todo e esta é uma das minhas prioridades, sempre dialogando com outras secretarias”...

Alunos de publicidade organizam I Workshop de Integração Acadêmica e Social

Com o tema cultura, ética e cidadania, os alunos do terceiro período de comunicação social, com habilitação em publicidade e propaganda da Faculdade São Francisco de Juazeiro (FASJ), realizam neste sábado, 04, I Workshop de Integração Acadêmica e Social, a partir das 14h. A atividade é parte avaliativa da disciplina Comunicação Institucional ministrada pelo docente Welington Junior.

 O evento contará com os minicursos: ‘A relação da mídia e cultura na sociedade atual’, ministrado pelo professor Josemar Martins, Pinzoh; ‘A ética na formação dos profissionais de saúde’, ministrado pela enfermeira e representante do Conselho Regional de Enfermagem, Benvinda Barros; e  ‘A cultura empreendedora deve começar na sala de aula’, ministrada pelo gerente do Sebrae em Juazeiro, Carlos Cointeiro.  Após os minicursos, o workshop terá também uma mesa redonda que debaterá o ‘Comportamento em rede’, com as jornalistas Paula Theothonio e Aline Benevides, o advogado e mestre em Políticas Sociais, Mario Cleone, o historiador e mestre em História Social, Pablo Magalhães.      ..

Pinheiro se despede do Senado para assumir a Secretaria de Educação da Bahia

Num discurso emocionado e que mobilizou mais de 30 senadores em apartes, o senador Walter Pinheiro (sem partido/BA) se despediu do Senado Federal, nesta quarta feira (01), para assumir, a convite do governador Rui Costa, a Secretaria de Educação da Bahia. 

"Esse é um momento de muito desafio. Confesso que saio com o coração partido. Não estou fazendo um adeus, como diz Gal Costa: Adeus não, até breve", externou o senador, referindo-se a um trecho da música 'Brilho de Beleza'. Ainda de acordo com Pinheiro, a tendência natural é voltar ao Senado para concluir o mandato...

Nota de pesar: Morre funcionário da Seduc/Juazeiro

A Secretaria de Educação e Esportes – SEDUC de Juazeiro informa que o evento do "Toda Quinta tem Agenda Educação nota 10", que aconteceria nesta quinta-feira, 2 de junho, na Escola São Francisco de Assis no NH2, em Itamotinga foi cancelado devido ao falecimento do funcionário da SEDUC, João Batista Evangelista, de 52 anos, mais conhecido como "Sem Sal". João que completaria idade nova no próximo dia 23 de junho, trabalhava no depósito de distribuição da merenda escolar. A morte foi decorrente de um infarto. Neste momento de dor, a administração municipal se solidariza com familiares, amigos e colegas de trabalho e se coloca a disposição. ..

ARTIGO: Educação Pública é obrigação, Presidente interino!

Comprovado está na história que os Estados Nacionais que mais se desenvolveram do ponto de vista cultural e socioeconômico, foram exatamente aqueles que tiveram a preocupação elementar em educar seu povo. Não existe paralelo na história que comprove o contrário de tal afirmação. Aonde houve movimentos nesse sentido e homens de coragem capazes de convencer aos demais para financiar a Educação Pública, a prosperidade cultural e socioeconômica se tornou na prática fato absoluto.

No Brasil durante toda a sua história sempre houve homens e mulheres que tiveram a preocupação em convencer os responsáveis pela educação promovida pelo Estado em melhorar todo esse processo, considerando exatamente isso, que o Estado somente cresce e prospera quando se educa seu povo. Não se pode apenas educar nosso povo para ser massa de manobra de alguns iluminados do mundo do trabalho, ou apenas para ser assalariado moderno que sofre os mesmos horrores do tempo da escravidão, sem o chicote e os pelourinhos.

Hoje existe muita discussão estérea em relação a quantidade ou porcentagem de recursos do Estado para a educação, sem nenhuma decisão concreta. Se de fato houvesse uma preocupação mais séria que chegasse a uma conclusão concreta sobre a quantidade de dinheiro público para educar as novas gerações, com certeza em pouco tempo estaríamos entre os países mais ricos do mundo, porque o povo brasileiro é diferente de todos os povos do mundo, é o povo mais solidário do planeta...

IMPROBIDADE NA EDUCAÇÃO PÚBLICA É MAIOR QUE EM OUTROS SETORES

No total de casos de corrupção envolvendo dinheiro público no Brasil, entre 60% e 70% concentram-se nos setores de educação e saúde, segundo dados da Advocacia-Geral da União. Especialistas apontam diversas causas por trás desse quadro, mas todos concordam em um ponto: o volume de recursos e a grande quantidade de municípios favorecem o mau uso da verba e dificultam a fiscalização.

"Outro ponto é que há diversos programas que são de execução descentralizada, e por isso não podem ser acompanhados. O controle demora um certo tempo em alcançar certos municípios de difícil acesso, apesar de a controladoria sempre ir", explica o cientista político Romualdo Anselmo dos Santos. Segundo ele, convênios assinados por emenda parlamentar também deixam o poder municipal sujeito a práticas corruptivas. "Quando determinado parlamentar diz que vai levar a certo município um recurso, ele pede que seja contratada uma empresa X. O município fica nas mãos do parlamentar".

Apenas nesse mês de maio, pelo menos três prefeitos baianos foram alvos da Justiça por improbidade no setor da educação pública. A primeira foi a gestora do município de Jequié, Tânia Britto, que foi afastada pelo Tribunal de Justiça da Bahia por fraudes em licitações. Tito Eugênio Cardoso de Castro, de Riacho de Santana, foi preso pela Polícia Federal, sob suspeita de ter contratado, de forma irregular, empresas de transporte escolar. Já em Jacobina, a prefeitura teve os recursos bloqueados pelo Ministério Público Federal; a suspeita é que os repasses, destinados à educação básica, seriam empregados em outros fins.

"Os responsáveis por acompanhar a utilização dos gastos advindos do FUNDEB é o Conselho do FUNDEB, que exerce o controle social. É comum observar que na própria composição do conselho há sujeitos que são funcionários das secretarias de educação e, de certa forma, isso não é nada bom", aponta a pesquisadora da Universidade Estadual de Maringá, Jani Moreira. (TB) ..

Prefeito Isaac visita obras de duas unidades escolares no Toda Quinta tem Agenda Educação Nota 10

Dentro das ações do ‘Toda Quinta tem Agenda Educação Nota 10’, o prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho e o secretário de Educação e Esportes – SEDUC, Clériston Andrade visitaram nesta quinta-feira (19), as obras da creche do Residencial Juazeiro I e da Escola Maria de Lourdes, nos bairros Itaberaba e Jardim Universitário, respectivamente.

“Estamos acompanhando de perto as obras das creches e escolas do município que estão em andamento, para que possamos entregar o quanto antes à população. Existe uma demanda nos residenciais do Minha Casa Minha Vida, e nesta primeira etapa vamos entregar duas creches e duas escolas, que vai beneficiar as crianças dos residenciais Juazeiro I e II. O nosso Governo tem priorizado a Educação desde do início, temos trabalhado com muita dedicação, porque entendemos que a Educação é a base do desenvolvimento para o nosso município”, afirmou o prefeito Isaac Carvalho. ..

Justiça bloqueia R$ 44 milhões destinados à Educação em Jacobina (BA) para impedir desvios

A pedido do Ministério Público Federal (MPF) em Campo Formoso (BA), a Justiça Federal concedeu liminar bloqueando recursos da prefeitura de Jacobina. A medida tem como objetivo garantir que o montante de R$ 44.090.648,02, repassado à prefeitura como parte do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), seja utilizado somente na educação pública municipal.

Os recursos bloqueados haviam sido depositados numa conta judicial da prefeitura, em 2015, após esta ter ganhado ação movida em 2003 contra a União, para receber complementos de verbas do Fundef. Segundo investigação do MPF, há indícios de que o dinheiro, destinado exclusivamente à educação básica, seria utilizado para outras finalidades, como o pagamento de advogados contratados pelo município...

Fernando Veloso assumirá Assessoria de Comunicação do Ministério da Educação e Cultura

O Jornalista Fernando Veloso aceitou convite do Ministro da Educação e Cultura, Mendonça Filho e vai  assumir a Assessoria de Comunicação do Ministério, com a tarefa de coordenar toda a política de comunicação da pasta em nível nacional. Veloso trabalhou 8 anos com o Ministro, que foi vice-governador e Governador de Pernambuco. O Jornalista informou que vai continuar morando em Juazeiro e se desligará do Ministério na campanha eleitoral para coordenar a propaganda do candidato do Prefeito Isaac Carvalho. O cargo de Assessor de Imprensa passa a ser ocupado pela jornalista Clarice Alves. ..

Com mais de 20 anos, escola de Quixabeira (BA) é exemplo de Educação Contextualizada

A Escola Família Agrícola de Jaboticaba - EFAJ, situada no município de Quixabeira, há cerca de 30 Km de Capim Grosso, no sertão baiano, foi fundada em 1994 e recebe filhos e filhas de agricultores/as de diversas regiões do estado. A partir da pedagogia da alternância, a escola é mantida por projetos de grupos internacionais, parcerias locais, convênio com o governo do estado e colaboração das famílias. A experiência da mesma em armazenar água da chuva foi o que a fez integrar o conjunto de experiências acerca da gestão da água da escola que vem sendo sistematizadas pelo Irpaa desde 2015.

Este ano um total de 204 estudantes oriundos de 27 municípios da Bahia (seis territórios de identidade) alternam-se no tempo escola-comunidade para cursar o 8º e 9º ano do ensino fundamental e do 1º ao 4º ano do ensino médio técnico em agropecuária. A Convivência com o Semiárido sempre norteou o currículo e os conteúdos da escola, inclusive contemplando efetivamente o tema água, tema central da Oficina "Água da Escola", realizada pelo Irpaa na EFAJ nos dias 11 e 12 deste mês, com a participação de estudantes, educadores/as, monitores/as e gestora...

“Avanço na educação profissional” diz Neiva sobre FIEB em Juazeiro

Após muita luta política, a sede própria da Federação das Indústrias da Bahia será implantada em Juazeiro. No sábado (14), o edital para construção da Unidade Integrada do Norte foi publicado pela FIEB. A obra, que será erguida numa área de 60 mil/m² no Distrito Industrial do São Francisco, está orçada em R$ 20 milhões. “É avanço na educação profissional, especialmente da nossa juventude”, comemora o secretário de Desenvolvimento e Turismo, Carlos Neiva.

Concluído o processo licitatório, o prédio da FIEB em Juazeiro deve ficar pronto em 16 meses, para agregar Senai, Sesi, CIEB e IEL. Em fevereiro deste ano na capital baiana, Neiva, ao lado do deputado estadual Zó (PC do B), renovara junto ao presidente da Fecomércio, Carlos Andrade, a solicitação da unidade fixa para o município. “Argumentamos que nossa demanda por capacitação e qualificação de mão-obra aumentou bastante nos últimos anos”, relembra Neiva...

Proposta Curricular é discutida pelos profissionais da educação Infantil em Sobradinho

Os professores de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino em Sobradinho, se reuniram no sábado (14), no Celem, para discutir a proposta curricular, um momento de formação profissional que visa fortalecer a escola como espaço democrático de construção coletiva. As temáticas foram divididas por grupos e conduzidas por mediadoras que articularem pontos relevantes e levaram a discussão para os grupos de estudos. Foram discutidos os seguintes temas: 

1 - Concepção de crianças, infância e aprendizagem (Maria José Semente);
2 - Organização do Tempo Pedagógico ( Gildacy Torres);
3 - Educação Inclusiva - dificuldades encontradas e como soluciona-las ( SELMA)
4 - Metodologias Adotadas (Joselha Pires);
5 - Base Nacional Comum ( Batuyra);
6 - Processo Avaliativo na Alfabetização ( Andréia Merquiades)...