Foram encontrados 247 registros para a palavra: internet

Enem aborda direitos humanos, racismo e manipulação na internet

No primeiro domingo do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), foram aplicadas as provas de linguagem, ciências humanas e redação. Alguns temas abordados foram a Declaração Universal dos Direitos Humanos, racismo, ditadura militar e violência contra a mulher. Logo na sexta questão, a prova citou a diretora-geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, Audrey Azoulay, em uma fala sobre a existência da discriminação e do ódio na sociedade. “A Declaração Universal dos Direitos Humanos está completando 70 anos em tempos de desafios crescentes, quando o ódio, a discriminação e a violência permanecem vivos”. O exame também incluiu o trecho de uma matéria de jornal que cita a “intolerância do internauta” brasileiro, traduzida em mensagens de racismo, posicionamento político e homofobia.

O racismo também foi abordado em um poema que aborda o discurso racista internalizado na sociedade. O racismo apareceu ainda na prova de ciências humanas, através da ativista Rosa Parks. Rosa Parks foi uma costureira negra norte-americana que entrou para a história da luta pela igualdade de direitos civis ao recusar-se a ceder seu lugar no ônibus a uma pessoa branca. Parks foi presa por um dia, mas seu gesto deu início a um boicote ao transporte público local e culminou, meses depois, com o fim da lei que determinava a separação de negros em assentos separados dos brancos nos Estados Unidos.

O episódio envolvendo Rosa Parks foi incluído na prova. A violência contra a mulher foi outro tema levantado nas provas de hoje. Na prova de linguagens, códigos e suas tecnologias, uma campanha publicitária contra o assédio a mulheres em trens de Porto Alegre foi tema de uma questão. Uma peça publicitária da década de 1940 foi tema de outra questão na prova de ciências humanas e suas tecnologias. A peça reforça os estereótipos de mulher submissa e a prova questionou o estudante sobre essas distorções da visão, predominante à época, que se tinha da mulher...

Manipulação de usuários na internet é tema da redação do Enem 2018

 

O

..

 Internet banda larga é instalada nas creches em Petrolina

Com o objetivo de melhorar, cada vez mais, a qualidade da educação, a Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Educação, está instalando internet banda larga nas creches do município. As 79 unidades do programa de Primeira Infância Nova Semente, na sede e no interior, serão as beneficiadas.

O serviço de internet será instalado nos computadores das secretarias e em espaços de convivência pedagógico. A coordenadora de primeira infância, Poliana Castro, acredita que a novidade fará com que professores e alunos tenham novas possibilidades de ensino-aprendizagem, além de colaborar com a comunicação entre a direção e os pais, através de serviços de mensagens instantâneas e o atendimento das demandas administrativas...

TSE: Cartilha interativa orienta sobre propaganda eleitoral na internet

Quem acompanha as redes sociais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ganhou, na terça-feira (12), uma ajuda para esclarecer dúvidas sobre a propaganda eleitoral na internet. As informações constam de uma cartilha interativa que traz as principais regras a serem seguidas, nas eleições deste ano, por partidos e candidatos interessados em obter apoio de eleitores no meio virtual.

A partir das informações fornecidas, os interessados poderão entender melhor, por exemplo, as normas para o impulsionamento de publicações no Facebook e Instagram. A ação é permitida no período eleitoral, mas deve ser contratada diretamente por meio das plataformas de mídias sociais, de acordo com a Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997)...

Transformação digital: 75% das MPE baianas utilizam a internet para potencializar os negócios

Um levantamento realizado pelo Sebrae apontou que a internet é o principal meio de potencializar os negócios para 75% dos micro e pequenos empresários baianos. O número é da Pesquisa sobre Transformação Digital, realizada pelo Sebrae Nacional, que celebra o Dia da Micro e Pequena Empresa nesta sexta-feira (5), em comemoração à aprovação do Estatuto da MPE, por meio da Lei 9.841, de 1999.

Outro dado importante diagnosticado pelo Sebrae foi a relevância da internet na busca por soluções. Pelo menos 41% dos micro e pequenos empresários na Bahia procuraram informações na rede mundial de computadores para resolver problemas do negócio (o Google é principal fonte de ajuda) e 16% contrataram ou tentaram contratar um serviço financeiro, como empréstimos e financiamentos, pela internet...

47% dos internautas só compram em loja física após pesquisarem na internet, aponta pesquisa da CNDL/SPC Brasil

Mais bem informado e maduro, o consumidor brasileiro tem utilizado cada vez mais a internet como um aliado na hora de ir às compras. Um levantamento feito pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) com internautas que realizaram alguma compra on-line nos últimos 12 meses mostra que 47% dos entrevistados sempre fazem pesquisas na internet antes de realizar alguma compra em loja física.  Nesses casos, a maioria busca informações sobre preços (38%), detalhes e características daquilo que pretendem adquirir (22%) e também a opinião de outros clientes sobre a experiência de compra (10%). Apenas 18% dos entrevistados compram direto em lojas físicas sem fazer qualquer consulta no ambiente virtual. Outros 35% recorrem à consulta apenas eventualmente, a depender do tipo de produto ou serviço que buscam.

De acordo com a pesquisa, os itens mais pesquisados na internet antes da aquisição na loja física são os eletrodomésticos (58%), smartphones (56%), eletrônicos (51%), roupas e acessórios (32%) e cosméticos e perfumes (30%). Quando precisam se informar sobre os produtos ou serviços que pretendem adquirir, 47% dos internautas buscam informações em sites que mensuram índices de reclamações, enquanto 35% preferem os sites ou aplicativos da própria empresa e 34% recorrem aos buscadores, como o Google, por exemplo.



Na avaliação do presidente da CNDL, José Cesar da Costa, com o avanço da tecnologia, as decisões de compra por parte do consumidor passam por múltiplos canais e de forma simultânea, unindo mundo on-line e off-line. "A internet é a grande ferramenta que o consumidor tem em suas mãos para informar-se de forma rápida, prática e bastante abrangente sobre produtos e serviços, comparar preços e pesquisar a reputação das marcas a partir da experiência de outros clientes. Os consumidores estão cada vez mais exigentes e bem informados, transitando o tempo todo por diferentes plataformas durante o processo de compra. A internet trouxe às pessoas a liberdade de comprar quando e onde quiserem e as empresas precisam se adaptar a essa nova realidade", afirma Costa.
 
25% dos internautas visitam loja física antes de comprar na internet. Maioria busca ver detalhes de perto e pesquisar preço

Se consultar a internet antes de realizar uma compra em lojas físicas tornou-se um hábito do internauta brasileiro, o inverso também acontece, embora em uma proporção menor. De acordo com a pesquisa, um quarto (25%) dos internautas visita uma loja física para conhecer o produto que deseja adquirir na internet. A maior parte toma essa atitude para ver os detalhes e principais características daquilo que está sendo adquirido (17%), além da tradicional pesquisa de preço (12%). Outros 44% tomam essa atitude a depender do produto, enquanto 30% não se importam em realizar a pesquisa, indo direto aos sites ou aplicativos.

Os itens que os entrevistados mais procuram ver presencialmente para depois comprar de forma on-line são os eletrodomésticos (53%), smartphones (46%), eletrônicos (41%) e roupas ou acessórios (29%).

Para o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro Junior, os empresários precisam romper com a separação entre varejo físico e on-line para proporcionar experiências mais completas aos seus clientes. "Houve um tempo em que o mundo virtual e o mundo físico não conversavam. Mas isso acabou. Hoje, os clientes se surpreendem quando a empresa não tem ao menos um canal de atendimento on-line. Isso acontece porque as pessoas estão todo o tempo conectadas, mas continuam sendo consumidores no sentido tradicional. Por isso, investir na qualidade da experiência de compra é entender que o cliente é ao mesmo tempo físico e virtual e tem transito livre entre os diferentes canais de venda e relacionamento", afirma.
 
Para 83%, lojas on-line praticam preços mais baratos, mas facilidade de troca é vantagem percebida nas lojas físicas

O estudo ainda revela em quais tipos de compras as lojas físicas ganham a preferência do consumidor e em quais momentos a compra pela internet leva vantagem. De modo geral, a maioria (83%) relata a percepção de que os preços praticados na internet são mais baratos do que nas lojas físicas. Outro aspecto comparativo que aparece com força é a comodidade (75%) seguida da variedade na oferta de produtos (73%). Também são mencionados como fatores positivos da internet a facilidade para escolher produtos (62%), disponibilidade de informações (59%), agilidade na compra (58%) e melhores formas de pagamento (57%).

Em contrapartida, as lojas físicas lideram quando são levados em consideração a facilidade de troca (73%), qualidade do atendimento (51%) e pós-venda (46%). Entre os preferem o ambiente físico para as compras, 40% acham que há menos decepções nesse tipo de compra do que no ambiente on-line e 38% destacam a vantagem de poder levar o produto para casa imediatamente após o pagamento. No geral, a internet é o meio preferido de 62% dos internautas na hora de fazer compras, enquanto 36% ainda preferem as lojas físicas e 1% cita as redes sociais.

Já em relação as sensações provocadas por cada tipo de compra, as lojas físicas são consideradas mais seguras (64%), proporcionam compras mais conscientes e racionais (41%) e também prazerosas (37%). Por outro lado, as compras feitas em sites ou aplicativos costumam deixar o consumidor mais ansioso (62%), proporciona compras mais personalizadas (52%) e estimula compras por impulso (43%).
 
41% dos internautas admite que cede às compras por impulso. Promoções são as principais razões do gasto impensado. Internauta dá nota oito para segurança digital

A pesquisa aponta que a impulsividade atinge parte considerável dos internautas. Quase (41%) em cada dez entrevistados admite que nem sempre planeja suas compras on-line, sendo que na maior parte das vezes são tentados pelo desejo de consumo (23%) ou pelo senso de oportunidade (18%) ao se depararem com uma oferta. Nesses casos, os principais motivos das compras impulsivas feitas pela internet são as promoções (67%), as visitas constantes aos sites das lojas (36%) e o recebimento de propagandas (24%).

Os tipos de produtos que os internautas menos resistem na internet, mesmo sem saber se tem condições de comprar, são as roupas, calçados e acessórios (37%), cosméticos e perfumes (18%), livros (16%), artigos para casa (15%) e eletrônicos (14%). Já os canais online que mais estimulam as compras por impulso são e-mails de divulgação (56%), notificações de ofertas de aplicativos (48%), redes sociais (33%) e os influenciadores digitais (28%).

"Saber diferenciar desejo e necessidade é fundamental para resistir às compras impulsivas. Com a customização crescente das ofertas enviadas para os internautas, a situação fica ainda mais favorável para compras sem pensar", alerta a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti.

Embora muitos internautas não resistam aos apelos da propaganda na internet, a pesquisa aponta um grau positivo de maturidade do consumidor na questão da segurança digital. Assim como as lojas on-line se tornaram ambientes mais seguros com o passar do tempo, os internautas também passaram a se precaver mais na hora de fazer compras usando o computador. Em média, o internauta atribui nota 7,9 no quesito sentir-se seguro para fazer compras on-line. No geral, 91% dos internautas dizem se preocupar com fraudes na internet.

Nesse sentido, 98% das pessoas ouvidas na pesquisa tomam algum tipo de cuidado ao fazer compras pela internet, sendo que 59% só fazem compras em canais conhecidos ou indicados e 39% evitam cadastrar dados do cartão de crédito para compras futuras. Além disso, 35% são desconfiados e não compram em sites que praticam ofertas com preços excessivamente baixos.

"O mercado de e-commerce já amadureceu o suficiente no Brasil para oferecer compras seguras e o consumidor já sabe identificar indícios de fraude de forma mais efetiva. Em geral, ofertas muito generosas e de sites desconhecidos devem ser encaradas com extremo cuidado, pois podem ser sinal de fraude", alerta o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro Junior. 
 
Metodologia

A pesquisa ouviu 815 consumidores de ambos os gêneros, todas as classes sociais, capitais do país e acima de 18 anos que fizeram alguma compra online nos 12 meses anteriores ao estudo, ocorrido entre os dias 08 e 18 de maio de 2018. A margem de erro é de no máximo 3,43 pp a uma margem de confiança de 95%. Baixe a íntegra da pesquisa emhttps://www.spcbrasil.org.br/pesquisas ..

A Internet não esquece

Há alguns anos, quando saía uma manchete de jornal sobre algum escândalo de determinada celebridade, político ou empresa, as atenções daquele dia eram todas voltadas àquele assunto. No café do escritório, na mesa do almoço ou à noite no bar, o tema do dia era aquele. Porém, no dia seguinte, a manchete do jornal já era outra e o assunto do dia anterior aos poucos ia sendo esquecido. Dizem ainda que brasileiro tem memória curta, o que abreviaria o esquecimento coletivo. Desta forma, o grande escândalo daquele dia fatídico migrava para o arquivo morto da memória do povo.

A Era Digital é caracterizada por uma enorme fugacidade. Na mesma velocidade em que um tema aparece e vira trending topic, ele vai embora. A notícia e o choque das pessoas diante dela são efêmeros. Isso quer dizer que se alguém for acometido hoje por uma crise de imagem, com grande repercussão negativa, há uma boa chance de que em pouco tempo o ritmo de compartilhamentos e curtidas diminuam até que as pessoas passem a focar suas atenções no próximo fato do momento...

Campanha política corpo a corpo em Juazeiro e Petrolina tem início "frio", candidatos focam na internet

A campanha eleitoral de 2018 começou oficialmente na quinta-feira (dia 16) e a internet deve ser um dos principais meios de caça ao voto. Mesmo de forma tímida, a maioria dos candidatos apareceu em publicações nas páginas de Facebook e Instagram, com saudações, convites e informações sobre os slogans e algumas promessas.

Os candidatos estão autorizados a colocar a campanha eleitoral nas ruas. São permitidas propagandas além da internet, bem como distribuição de materiais publicitários e realização de comícios e carreatas. Este primeiro final de semana, no entanto, foi considerado muito tímido...

A obra documental de Euvaldo Macedo Filho, reconhecido como o fotógrafo do São Francisco, está organizado e disponível na internet

Lavadeira na beira do Rio São Francisco

FOTO EUVALDO MACEDO FILHO..

Comediante Juazeirense viraliza na internet e ganha destaque nas redes sociais

Com quase 25 mil seguidores nas redes sociais, a brincadeira virou coisa séria e o Youtuber já fez até show de comédia na cidade.  Aos 21 anos, Ian Miller é um desses fenômenos virais das redes que através de vídeos divertidos, dialoga com a sua cidade, e até com o mundo.

Seguido por mais de 10 mil pessoas no facebook e quase 14 mil no Instagram, o comediante e ator já foi destaque em vídeos de Youtubers nacionalmente conhecidos. Entre eles: Felipe Neto e Japa Morizono, que juntos somam quase 30 milhões de seguidores somente na rede de vídeos. Em Janeiro deste ano, um dos vídeos dele dançando foi exibido no canal da NiceNienke, holandesa Nienke Helthuis. Hoje o vídeo tem quase 1 milhão e meio de visualizações. ..

Deputado participa do São João antecipado de Ibipitanga e garante trator e sinal de internet

O deputado Roberto Carlos (PDT) visitou a tradicional festa do São João antecipado do município de Ibipitanga, onde foi recebido pelo prefeito Edypan, pelo ex-prefeito Beto, vereadores, secretários e pela população.

Na oportunidade, o parlamentar anunciou que vai entregar um trator totalmente equipado para fortalecer a agricultura familiar do município, resultado de Emenda Parlamentar de sua autoria. Além do trator, o deputado Roberto Carlos garantiu a instalação de sinal para internet gratuita no povoado de Alvinópolis...

Presidenciáveis 'antecipam' horário eleitoral na internet

O horário eleitoral só começa no dia 31 de agosto, mas na internet pré-candidatos se antecipam a esse prazo e veiculam em suas redes sociais programas políticos no estilo usado para pedir votos na TV e no rádio. Em busca da confirmação de suas candidaturas, em meio à pulverização de postulantes ao Planalto, a maioria dos presidenciáveis tem apelado para filmes bem produzidos que ainda viram posts patrocinados para ampliar o alcance ou atingir públicos específicos. Pagar anúncios em redes sociais é mais uma novidade desta eleição.

A ferramenta está liberada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) desde que registrada somente por candidatos, partidos ou coligações - medida que visa a combater fake news por meio de páginas anônimas ou perfis falsos. Faltam regras, no entanto, quando o assunto é prestação de contas. Como se trata de um investimento de pré-campanha, os custos não precisam ser obrigatoriamente revelados...

Polícia prende no Paraná acusado de matar jovem em Petrolina em 2015 devido o uso da rede de internet

A Polícia Civil do Paraná prendeu na tarde dessa terça-feira (29) Rezielio Alves de Almeida, de 52 anos. Ele é acusado de assassinar Alison Dantas, de 19 anos, em Petrolina. A delegada Poliana Nery, vai conceder entrevista coletiva amanhã (30), as 9hs. A delegada adiantou que o crime foi cometido em 2015 com requintes de crueldade, e motivada por conta de o jovem estar utilizando a wifi da residência do acusado.

Alison foi morto com golpes de facão no bairro Quati I e desde então Rezielio estava foragido. Ele foi preso na cidade de Ponta Grossa (PR), na casa de familiares e antes já havia morado no Maranhão...

Telefonia e internet também correm risco com greve dos caminhoneiros

O setor de telecomunicações comunicou à Anatel sua preocupação com a greve dos caminhoneiros e pediu prioridade para o abastecimento dos veículos das empresas para atender eventuais demandas. O presidente do SindiTelebrasil, Eduardo Levy, que representa todas as grandes operadoras de telefonia, disse à Coluna do Estadão que a agência reguladora levou o apelo para o gabinete de crise do governo federal. “Temos dificuldades de atender problemas de manutenção por falta de combustível. Se for na minha casa, na sua, não é tão grave.

Mas se for num hospital, num Corpo de Bombeiro, num quartel de polícia, do Exército é grave. Isso não aconteceu ainda porque o sistema funciona e os defeitos são pontuais. É um caminhão que bate num poste, é alguma coisa que arrebenta. Não é algo constante. Mas se houver solicitação emergencial num local onde os veículos estão sem combustível vai ficar sem funcionar internet, telefone”, diz Levy. O Brasil tem hoje 230 milhões de chips de celulares ativados. Ele diz ainda que mais grave é se houver problemas envolvendo estações de telecomunicação. “É um ponto de concentração, que envolve uma parte de uma cidade ou algumas estações de celular. Elas funcionam a base de energia elétrica...

Denúncias ao TCM poderão ser feitas pela internet

Com o propósito de fortalecer o controle social e facilitar a fiscalização, por parte dos cidadãos, sobre a aplicação dos recursos públicos e as administrações municipais, o Tribunal de Contas Municípios da Bahia disponibiliza em seu site na internet, a partir de hoje (26/04) uma ferramenta tecnológica que permite a apresentação de denúncias à corte sobre desvios ou malversação de dinheiro público, de forma rápida e segura. A nova ferramenta é mais um passo no processo de modernização do TCM, no sentido de dar maior agilidade e transparência no exame das contas públicas.

O presidente da corte, conselheiro Francisco de Souza Andrade Netto, ao apresentar a ferramenta aos demais conselheiros, lembrou que já há dois anos, com a implantação do sistema e-TCM, as contas mensais e anuais das 417 prefeituras e câmaras municipais e demais jurisdicionados são apresentadas de forma eletrônica. Isto, além de maior agilidade e segurança, garante também maior economia aos municípios e ao próprio tribunal, já que dispensou a circulação de documentos em papel, que causava enorme gasto com postagem ou transporte, e atrasava a análise do processo...

Série C: Juazeirense e ABC, hoje, terá transmissão pela TV e Internet. Confira:

A Juazeirense vai buscar fora de casa os seus primeiros pontos na Série C do Campeonato Brasileiro, em jogo contra o ABC, em Natal-RN, neste domingo em jogo previsto para as 16h. O confronto terá transmissão AO VIVO pelo canal Esporte Interativo para todo o país e pela internet os torcedores terão a possibilidade de acompanhar o jogo pela internet, através do serviço pago EI Plus.

Na primeira rodada da competição os dois times não pontuaram, o que torna o jogo de hoje muito importante para os dois clubes, especialmente para o ABC, que perdeu a primeira para o Globo, em Ceará-Mirim e joga diante da sua torcida. A Juazeirense perdeu para o Confiança e quer mostrar força nas primeiras rodadas da competição...

Casa Nova: Prefeitura vai conectar todo interior à internet de banda larga

O prefeito Wilker Torres assinou na segunda-feira (12), em Brasília, Termo de Adesão ao Programa GESAC - Governo Eletrônico - Serviço de Atendimento ao Cidadão, que, atendendo proposta do gestor irá estender à maioria das localidades do interior de Casa Nova internet de alta velocidade, conectando todo interior à rede mundial.

Wilker Torres comemorou a adesão: "Temos um município com mais de 9 mil quilômetros quadrados. A prefeitura tem dificuldades para estar presente, ouvir e atender a todos o tempo todo em toda extensão do município. A presença da internet facilita a comunicação, o entendimento e a interação entre o cidadão e a prefeitura. Para nosso governo, que realiza ouvindo as demandas da população, esta é uma conquista que vai contribuir para melhorar a vida das pessoas do interior"...

Prefeito Paulo Bomfim assina convênio do Programa Internet Para Todos e rede de acesso grátis será ampliada em Juazeiro

O prefeito Paulo Bomfim esteve nesta segunda-feira, 12, em Brasília, para Assinatura de Convênio com o Ministério das Ciências, Tecnologia, Inovações e Comunicações e adesão ao programa Internet Para Todos, com internet Banda Larga gratuita. Em Juazeiro, já há vários pontos de internet grátis, implantados pela então presidente Dilma Roussef durante a gestão do ex-prefeito Isaac Carvalho.

Segundo o prefeito, o objetivo é fazer com que as pessoas tenham acesso à informação de qualidade e gratuita. Também ressaltou que vai aguardar a chegada do auxílio financeiro anunciado e planejar para que a área sobre cobertura de rede seja ampliada. “A internet já é uma realidade há anos e as pessoas precisam ter acesso. Desde quando a presidente Dilma contemplou Juazeiro com o programa Cidades Digitais, sabíamos que tínhamos condições de ampliar a rede. Acreditamos que mais bairros e distritos serão beneficiados com esta nossa ação”, declarou o prefeito...

O programa Internet para Todos já tem 2.053 cidades aptas para assinar o termo de adesão

O programa Internet para Todos já tem 2.053 cidades aptas para assinar o termo de adesão. Este número foi divulgado pela Secretaria de Telecomunicações do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, com base no registro das 18h30 do sistema de inscrição do programa. Entre as cidades citadas na lista constam os nomes de Juazeiro, Sento-Sé, Remanso e Casa Nova.

Essa quantidade de municípios habilitados pode ser acrescida em mais de 350 já que 2.408 cidades manifestaram interesse em participar do Internet para Todos. Nesta segunda-feira (12), os prefeitos desses municípios deverão estar em Brasília para assinar o termo de adesão ao programa que levará acesso à banda larga para localidades sem conectividade. A cerimônia de assinatura será realizada no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB)...

Comprar pela internet vai ficar mais caro a partir de terça-feira

Os Correios anunciaram um aumento no valor do frete que está deixando consumidores, pequenos empreendedores e até um gigante do e-commerce, como o Mercado Livre (ML), preocupados.Apesar de os Correios anunciarem um aumento médio de 8% nas tarifas, um levantamento do Mercado Livre indica um reajuste bem maior. Segundo o site de vendas, o reajuste médio no país é de 23%, chegando a 51% em determinadas localidades. Aqui na Bahia, o maior aumento é de 31,49%, no caso do PAC (encomendas simples), que passam de R$ 16,79 para R$ 22,06, em pacotes com até meio quilo. O envio de sedex para cidades do interior, como Porto Seguro e Juazeiro, fica até 24,47%, passando de R$ 36,70 para R$ 45,68, em embalagens entre 300 gramas e meio quilo. O envio para Salvador ficará até 15,88%, pasando dos atuais 27,27% para R$ 31,60.

O reajuste pegou algumas pessoas de surpresa, apesar de os Correios afirmarem que o mesmo acontece todos os anos. Em nota, os Correios informaram que o reajuste não é somente para o e-commerce (compra e venda pela internet), mas para os serviços de encomendas de forma geral, e que trata-se de uma revisão anual, prevista em contrato. “A definição dos preços é sempre baseada no aumento dos custos relacionados à prestação dos serviços, que considera gastos com transporte, pagamento de pessoal, aluguéis de imóveis, combustível, contratação de recursos para segurança, entre outros”, diz...