Foram encontrados 292 registros para a palavra: Ataque

Irã clama vingança após morte de general em ataque americano em Bagdá

Um bombardeio dos Estados Unidos matou nesta sexta-feira (3/1) o influente general Qassem Soleimani e um líder pró-Teerã no aeroporto internacional de Bagdá, exacerbando as tensões regionais. O Irã e seus movimentos satélites, como o Hezbollah libanês, o Hamas palestino, ou os huthis iemenitas, clamaram vingança.

 guia supremo iraniano, o aiatolá Ali Khamenei, pediu "severa vingança" pela morte de Soleimani, na mais grave escalada em uma temida guerra entre Irã e Estados Unidos em território iraquiano. Khamenei já nomeou um substituto de Soleimani para liderar a Al-Quds, o general de brigada Esmail Qaani...

Ataque dos EUA impactará no preço dos combustíveis, diz Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro disse hoje (3) que o ataque feito pelos Estados Unidos a um comboio no Iraque, que resultou na morte do comandante de alto escalão da Guarda Revolucionária Islâmica do Irã, deverá impactar no preço dos combustíveis no Brasil. Bolsonaro descartou a possibilidade de tabelar o preço do produto para controlar impactos e disse que vai discutir o assunto com a equipe econômica e com o chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Augusto Heleno.

O ataque norte-americano nas proximidades do Aeroporto de Bagdá pode acirrar o clima de tensão e provocar reflexos em todo o mundo. “Tive algumas informações [sobre o ataque] nessa madrugada, e vou me encontrar com o Heleno [do GSI] para me inteirar sobre o que aconteceu para, depois, emitir juízo de valor”, disse o presidente ao deixar o Palácio do Alvorada...

Ataque de míssil dos EUA mata comandante da Guarda Revolucionária do Irã

Um ataque com míssil dos Estados Unidos perto do aeroporto de Bagdá na madrugada desta sexta-feira matou o comandante das Forças Quds, unidade especial da Guarda Revolucionária do Irã, o brigadeiro-general Qassen Suleimani, assim como o número 2 das Forças de Mobilização Popular (FMP), o comandante Abu Mahdi al-Muhandis.

Suleimani, que liderava as Forças Quds desde a década de 1990, era a figura mais reverenciada das Forças Armadas do Irã e uma das autoridades de mais alto nível do país.  Sua morte eleva drasticamente a tensão entre o país e os EUA. Em 2017, ele foi eleito uma das cem pessoas mais importantes do mundo pela revista Time, por seu poder dentro das Forças Armadas do Irã...

Defesas superam ataques e redes só balançam duas vezes na 4ª rodada do Interdistrital

A quarta rodada do Campeonato Interdistrital, realizada neste domingo (27), não teve muitos gols. Nos dois jogos, a bola balançou as redes apenas na partida Carnaíba x Mandacaru, quando o time da casa venceu por 2 a 0, gols marcados por Dener Monção, aos 19’ do primeiro tempo, e Jojó, aos 43’ do segundo. Abóbora e Itamotinga não saíram do zero, para frustração do bom público que compareceu ao campo do Laranja Mecânica.

O fraco desempenho dos goleadores fez cair a média de gols do Interdistrital de 2,75 para 2,4 gols por partida, a pior da atual edição. Faltando dois jogos para encerrar a primeira fase, cada ponto se torna importante para a classificação à fase semifinal, e a seleção de Abóbora só tem a lamentar não fazer valer o mando de campo no empate diante de Itamotinga, resultado que manteve o Laranja Mecânica na terceira posição do grupo A. O atual campeão Itamotinga comemorou o ponto conquistado fora de casa, e se manteve no segundo lugar, atrás apenas do líder Juremal...

Bahia: Polícia Civil investiga ligação de ataques com grupo que convocou greve 

A Polícia Civil já iniciou as investigações sobre ataques a estabelecimentos comerciais cometidos horas após um grupo anunciar paralisação. Indícios apontam que as ações  foram coordenadas para gerar sensação de insegurança. Já foram solicitadas perícias nas munições encontradas, imagens de câmeras da SSP e de segurança privadas. 

Equipes dos departamentos de Polícia Metropolitana (Depom) e de Inteligência Policial (DIP) também buscam testemunhas das ações de vandalismo. "Não temos ocorrências desta natureza e, esta coincidência com os acontecimentos, logo depois do anúncio de greve, é determinante para o início das apurações", explicou o delegado-geral da Polícia Civil, Bernardino Brito...

Fala de Janot incitou ataque a juíza em SP, diz Alexandre de Moraes

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes disse que a fala do ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot de que chegou a entrar no plenário da corte com a intenção de matar o ministro Gilmar Mendes incitou a tentativa de homicídio ocorrida contra uma juíza em um tribunal de São Paulo, na quinta-feira (3).

A afirmação do ministro veio em resposta a uma pergunta da reportagem sobre as novas críticas que a investigação no STF conhecida como inquérito das fake news recebeu após a busca autorizada por Moraes na casa de Janot. Além da apreensão de uma arma, um tablet e de um celular de Janot pela PF, o magistrado determinou a imediata suspensão da autorização para portar arma em nome do ex-PGR. Janot também deve manter distância de no mínimo 200 metros de qualquer ministro e da sede do tribunal...

Ceará enfrenta o quinto dia com ataques criminosos

As ações começaram no fim de semana. Já foram registrados 29 ataques. Os alvos são veículos e prédios. Cerca de sete pessoas foram detidas. A frota de ônibus está reduzida. As ações seriam uma espécie de cobrança de uma facção criminosa por melhorias nos presídios dos estados. No início do ano, ações do tipo foram registradas. ..

Pombal: Homem é preso com 40 bananas de dinamite; material serviria a ataque a banco

Um homem foi preso na noite desta segunda-feira (16) em um trecho da BR-101 de Ribeira do Pombal, no agreste baiano, com 40 dinamites, dois fuzis 5.56, 2 coletes balísticos, algemas, carregadores e um Fiat Toro roubado. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF-BA), a ação ocorreu após os agentes perceberem o condutor do veículo fazer manobras bruscas na rodovia. Depois, o homem abandonou o veículo e tentou fugir.

Na vistoria ao carro, os agentes, além de encontrar armas, dinamites, munições, encontraram 155 munições calibre 5.56; 52 espoletas; pavis detonantes e diversos apetrechos usados na detonação de explosivos. O carro foi constatado como roubado após consulta ao sistema de dados da polícia...

Irã reage e nega envolvimento em ataques contra petrolífera saudita

O Irã rejeitou as acusações dos Estados Unidos de que estaria por trás dos ataques com drones a instalações petrolíferas na Arábia Saudita, que podem levar a uma redução de metade da produção diária de petróleo saudita. Apoiados pelo Irã e há cinco anos em confronto com a coalizão militar da Arábia Saudita, os rebeldes houthis xiitas do Iêmen assumiram a autoria dos ataques contra instalações da gigante estatal Aramco no sábado (14). Mas o governo americano argumenta que os ataques vieram do Irã e que mísseis de longo alcance podem ter sido usados.

No sábado, o secretário de Estado americano, Mike Pompeo, acusou o Irã de envolvimento com o episódio. Segundo ele, não há qualquer prova de que "o ataque sem precedentes contra o fornecedor mundial de energia" tenha origem no Iêmen. Mesmo assim, Washington não descarta a possibilidade de um encontro entre o presidente Donald Trump e o líder iraniano, Hassan Rowhani.


Kellyanne Conway, conselheira da Casa Branca, afirmou que os ataques "não ajudavam" a perspectiva de uma reunião entre os dois chefes de Estado durante a Assembleia Geral da ONU, neste mês, mas deixou a possibilidade em aberto. "Vou deixar o presidente [Trump] anunciar um encontro ou não", Conway disse.

No Twitter, Trump afirmou que "há razões para acreditar que sabemos quem foi o culpado, e estamos preparados para reagir dependendo da confirmação, mas estamos esperando para ouvir do reino sobre quem eles acham que causou o ataque, e em que termos devemos proceder".

Maior exportador mundial de petróleo, a Arábia Saudita tenta restabelecer o nível normal de produção de petróleo bruto. A ofensiva provocou incêndios em Abqaiq, maior instalação de processamento de petróleo no mundo, e em Jurais. Os ataques causaram uma redução e 5,7 milhões de barris por dia na produção, ou seja, o equivalente a 6% do abastecimento mundial. Analistas acreditam que o barril do petróleo terá alta entre US$ 5 e US$ 10 na segunda-feira (16).

A Arábia Saudita comanda uma coalizão militar sunita que age no Iêmen contra os rebeldes houthis desde 2015. Os sauditas culpam os xiitas iranianos por ataques anteriores e acusam o Irã e armar os rebeldes iemenitas. Teerã nega a participação. O confito do Iêmen já levou a mais de 7 mil mortes, muitas causadas por ataques aéreos sauditas.

Neste domingo (15), os governos do Irã e do Iraque rejeitaram as acusações de que estariam envolvidos com o ataque. "Em vez de culparem a si mesmos --e admitirem que sua presença na região está criando problemas--, os americanos culpam os países da região ou o povo do Iêmen", criticou o presidente iraniano, Hassan Rowhani.

O chanceler iraniano, Javad Zarif, afirmou no Twitter: "Já que a campanha de pressão máxima fracassou, o secretário Pompeo está recorrendo à mentira máxima." O porta-voz do ministério iraniano das Relações Exteriores, Abbas Musavi, disse que as acusações têm o objetivo "de prejudicar a reputação de um país para criar um marco para futuras ações contra o Irã".

Em entrevista neste domingo (15), uma autoridade americana mostrou imagens de satélites com 19 pontos de impacto dos drones e disse que a amplitude e a precisão do ataque demonstram que ele não foi lançado do Iêmen. Já Amirali Hajizadeh, comandante do braço aeroespacial da Guarda Revolucionária do Irã, alertou para o risco de um conflito armado. "O Irã está preparado para uma guerra total", mas "nem nós nem os americanos queremos a guerra."..

Ataques de 11 de setembro de 2001 completam 18 anos

Onde estava você na manhã da terça-feira, dia 11 de setembro de 2001? Um dos mais terríveis eventos do século atual completa 18 anos em 2019. No começo daquele dia, o grupo terrorista Al Qaeda, comandada por Osama bin Laden, provocou choque de dois aviões contra as torres gêmeas do World Trade Center, em Nova York. Outras duas aeronaves caíram em solo norte-americano naquele dia, na Pensilvânia e em Washington. Ao todo, foram quase 3 mil vítimas. As muitas mudanças no mundo, desde então, envolvem personagens-chave da tragédia.

Estima-se 2.997 mortes, incluindo os 19 sequestradores. Todos os passageiros, tripulantes e terroristas a bordo dos quatro aviões morreram. Bombeiros, policiais, paramédicos, funcionários do Pentágono e centenas de pessoas que trabalhavam no WTC e nos arredores também foram vitimados naquele dia. Outros morreram nos anos seguintes por doenças relacionadas a fumaça tóxica, por exemplo...

Ataque entre as cidades de Midland e Odessa deixou 5 mortos e mais de 20 feridos

Policias de Odessa e de Midland, no Texas, Estados Unidos, informaram neste sábado (31) que a região entre as duas cidades foi alvo de um ataque a tiros. Um porta-voz da polícia de Odessa disse em entrevista coletiva que o incidente deixou 5 civis mortos e 21 feridos, mas ressaltou que o número ainda pode aumentar no decorrer da apuração. Um suspeito morreu. ..

Joseildo critica "disenteria verbal" de Bolsonaro e rebate ataques ao Nordeste

O deputado federal Joseildo Ramos (PT-BA) criticou nesta quarta-feira (14) as declarações preconceituosas do presidente Jair Bolsonaro com o Nordeste e classificou as recorrentes falas de "disenteria verbal". Em discurso na tribuna, o parlamentar rebateu a declaração do presidente de que "precisaria chover honestidade" no Nordeste. "Na verdade precisa é chover honestidade em Itaipu, a partir de negociações aparentemente escusas, de tráfico de influência envolvendo a família do presidente e o suplente de senador, líder do governo, tentando fazer negócio com energia. É preciso chover honestidade. É preciso saber onde está Queiroz", criticou.

O deputado ressaltou ainda a necessidade de uma figura presidencial que, ao contrário do que está sendo apresentado por Bolsonaro, contribua para a união do país, "não para que todos pensem da mesma forma", mas para que haja um horizonte comum de propósitos, respeitando a pluralidade nacional. "Vivemos numa quadra da política onde, a cada dia, quando pensamos que o pior já passou, uma surpresa cada vez mais desagradável advém de um presidente inapto, incapaz e que envergonha a todos", concluiu. ..

Após ataque de Bolsonaro, Petrobras cancela contrato com presidente da OAB

A Petrobras cancelou um contrato que possuía com o escritório do advogado Felipe Santa Cruz, presidente nacional da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), em meio à polêmica desencadeada pelas declarações do presidente Jair Bolsonaro sobre o pai do advogado, Fernando Santa Cruz, desaparecido durante a ditadura militar.

No dia 29 de julho, ao criticar a OAB por sua atuação no inquérito envolvendo Adélio Bispo de Oliveira, que esfaqueou o então candidato Bolsonaro em Juiz de Fora (MG) durante a campanha eleitoral, o presidente afirmou: “Um dia, se o presidente da OAB quiser saber como é que o pai dele desapareceu no período militar, eu conto para ele. Ele não vai querer ouvir a verdade. Eu conto para ele”...

Procuradores reagem a "ataque criminoso à Lava Jato"

A força-tarefa da Lava Jato no Ministério Público Federal do Paraná (MPF/PR) afirmou, neste domingo, 9, que "seus membros foram vítimas de ação criminosa de um hacker que praticou os mais graves ataques à atividade do Ministério Público, à vida privada e à segurança de seus integrantes".

Os procuradores reagem às reportagens do site The Intercept, que revelou mensagens de texto de membros da Lava Jato, entre eles o atual Ministro da Justiça Sergio Moro e Deltan Dallagnol. As reportagens mostram que o coordenador da força-tarefa da Lava Jato tinha dúvidas pessoais quanto ao conteúdo da denúncia contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no caso tríplex. Também acusam uma suposta atuação irregular entre Moro e Deltan...

Cinco suspeitos de ataques a bancos morrem em confronto com polícia, diz governo da Bahia

Cinco suspeitos de planejar ataques contra agências bancárias na região de São Sebastião do Passé e Catu, na Bahia, foram mortos em confronto com a polícia, ontem, domingo (12). A informação foi divulgada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA). Conforme o órgão, os suspeitos foram interceptados na BR-110 após denúncias anônimas e levavam armas de fogo, coletes balísticos e munições.

Um primeiro carro furou a blitz da polícia e capotou, conforme a SSP. Dois homens saíram atirando e um ficou dentro do automóvel, que explodiu. Segundo as autoridades, esse seria um indicativo de que os suspeitos portavam também explosivos. Outro veículo parou antes da barreira e, de acordo com a polícia, dois homens saíram disparando com armas de fogo. Os cinco suspeitos foram socorridos, mas não resistiram aos ferimentos...

Ataques simultâneos atingem igrejas e hotéis no Sri Lanka

Uma série de explosões simultâneas em três igrejas e três hotéis de luxo no Sri Lanka provocou a morte de mais de 150 pessoas neste domingo (21). Entre os mortos, há pelo menos 35 estrangeiros, segundo balanços iniciais. Cerca de 500 pessoas ficaram feridas. Segundo as autoridades do Sri Lanka, os primeiros seis ataques ocorreram por volta das 8h45 (horário local, 2h30 em Brasília). No momento das explosões, os templos católicos estavam celebrando o Domingo da Ressureição, uma das datas mais importantes do calendário cristão.

A capital, Colombo, foi alvo de pelo menos quatro explosões: em três hotéis de luxo e uma igreja. As outras duas igrejas atingidas ficam em Negombo, no oeste do país (região que abriga uma grande população católica); e em Batticaloa, no leste. Poucas horas depois das seis explosões simultâneas iniciais, foram registrados mais dois atentados. Uma explosão atingiu um pequeno hotel em Dehiwala, um subúrbio de Colombo. Uma oitava explosão foi registrada em Dematagoda, outro subúrbio da capital, e atingiu uma residência.  ..

Sede do Ministério de Informação do Afeganistão sofre ataque

Uma forte explosão seguida de um ataque a tiros atingiu neste sábado (20) o Ministério de Informação e Tecnologia, na capital do Afeganistão. Segundo a polícia, a ação foi realizada por três homens – dois foram mortos pelas forças de segurança. O ataque começou por volta das 11h40 do horário local (4h10 em Brasília) com uma primeira explosão, seguida por um tiroteio, afirmou o porta-voz do Ministério do Interior, Nasrat Rahimi. A ação foi cometida por pelo menos três insurgentes, que atacaram o edifício dos correios do complexo ministerial, “se aproveitando”, segundo o porta-voz, de “um templo” que fica no local. Rahimi ressaltou que dois dos responsáveis pelo ataque foram mortos pela polícia, que busca o terceiro criminoso e outros possíveis participantes.

A explosão inicial deixou pelo menos seis pessoas feridas, que foram levadas a hospitais próximos, conforme disse o porta-voz do Ministério da Saúde Pública, Wahidullah Mayar, no Twitter. O Ministério de Interior, em mensagem na mesma rede social, informou que as forças de segurança “esvaziaram com sucesso” dois edifícios do complexo ministerial. “Centenas de civis foram resgatados”, informou a pasta. Canais de televisão afegãos mostraram imagens de vários funcionários deixando um dos edifícios do Ministério pelas janelas e por meio de escadas disponibilizadas pelas forças de segurança...

Ataques a bancos têm menor média dos últimos seis anos

De 22,2 casos por mês para 5,3. Esta foi a escala de redução dos casos de ataques a instituições financeiras, levando em conta os três primeiros meses do ano, de 2014 até 2019. Este ano tem apresentado a menor média/mês desde 2014. Ao comparar os registros de 2019 e 2018, no trimestre, a redução é de 33,3%, passando de 24 casos no ano passado para 16 este ano. A prisão 30 pessoas de quadrilhas especializadas nesta modalidade de crime e o trabalho conjunto das Polícias Civil e Militar, unidos às ações de inteligência têm contribuído para o alcance dos índices, os menores dos últimos anos.

"É um trabalho árduo, minucioso e de inteligência, que precisa ser divulgado, da mesma forma que são noticiados prejuízos causados pelas ações criminosas. Porque os índices só caíram graças a muito suor dos nossos policiais, seja na repressão do dia a dia, realizado pela Polícia Militar, ou pela identificação das quadrilhas e posterior prisões, pela Polícia Civil", comentou o secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa. Também não esqueceu de atribuir a redução à parceria com outras forças de segurança como as polícias Federal e Rodoviária Federal, além das polícias de outros estados...

Delegado de Petrolina tranquiliza pais e alunos sobre ameaças de ataques nas escolas

O delegado Jairo Marinho declarou na manhã desta sexta-feira (5) na sala de reuniões da Diretoria Integrada do Interior 2 em Petrolina, que a polícia está atenta para os casos de ameaças de ataque nas escolas. O delegado garantiu que "nenhuma ameaça é descartada e todas são devidamente investigadas, mas pede tranquilidade a população pois o Núcleo de Inteligência da Polícia Civil está trabalhando e sempre alerta".

Pelos menos três escolas e uma universidade em Pernambuco receberam ligações telefônicas e mensagens informando sobre supostos atentados a serem realizados por alunos das unidades de ensino. Embora a principal suspeita seja de que os avisos não passem de meros trotes, as diretorias estão solicitando providências à polícia, que além de reforçar a seguranças nos prédios ameaçados também abriu procedimentos investigatórios para identificar os autores das informações, que podem responder criminalmente pelas ameaças...

Novas ameaças de ataques amedrontam e algumas escolas suspenderam as aulas nesta quinta, em Juazeiro-Ba

Cartaz na porta de escola em Juazeiro anuncia supensão das aulas em virtude de ameaças, nesta quinta (4)

Uma nova gravação com ameaças de ataques a escolas em Juazeiro vem provocando preocupação em gestores, professores, pais e alunos e algumas unidades resolveram suspender as aulas nesta quinta-feira (4). O Blog GJ Notícias esteve hoje pela manhã em uma das escolas particulares da cidade e constatou a veracidade da informação que circulava na noite de ontem nas redes sociais, denunciando as ameaças e anunciando a suspensão das atividades, por precaução.

Em conversa com a gestora de uma das escolas, nesta manhã, o Blog GJ Notícias foi informado que a Polícia Militar está circulando na área para evitar qualquer tipo de risco: “Optamos, por precaução, a não dar aulas hoje, em virtude da preocupação dos pais, alunos e professores. Tomamos todas as providencias junto aos organismos de segurança pública, mas a preocupação de fato existe e não queremos arriscar”, disse.

O diretor de uma das escolas informou, via rede social, que prestou queixa na polícia civil e pediu segurança à Polícia Militar, mas preventivamente optou por suspender as aulas. Outras escolas teriam seguido a mesmo orientação, mas o Blog ainda não tem confirmação de quantas optaram pela suspensão das atividades...