Foram encontrados 76 registros para a palavra: Histórias

Histórias que inspiram: Acolhidos do Abrigo Municipal restauram laços familiares em Petrolina

Funcionando desde junho de 2022, o Abrigo Municipal de Petrolina tem sido um equipamento que transforma vidas. A iniciativa, coordenada pela Prefeitura Municipal, tem como objetivo garantir que a população em situação de rua receba o suporte necessário para desenvolver autonomia e sair da condição de vulnerabilidade em que se encontra.

O local dispõe de uma equipe multidisciplinar e fornece cinco refeições diárias, dormitório, itens de higiene pessoal, além orientação para obter os documentos pessoais, inscrição no Cadastro Único e, caso necessário, aos serviços de saúde ofertados através do Sistema Único de Saúde (SUS). Também são disponibilizados cursos e capacitações para prepará-los para retornarem ao mercado de trabalho, além da reinserção familiar e comunitária...

Dia do Gari revela histórias de dedicação e orgulho na limpeza urbana de Juazeiro

Nesta quinta-feira, 16 de maio, é comemorado o Dia do Gari, uma data que celebra o trabalho essencial dos profissionais responsáveis pela limpeza urbana. Em Juazeiro, essa data ganha destaque com histórias inspiradoras, como a de Luciene Nascimento e Fabrícia Silva, garis que trabalham na Prefeitura e, diariamente, podem ser vistas pelas ruas da cidade.

Luciene Nascimento, 39 anos, é uma pessoa conhecida e admirada pelos servidores da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp). Sua trajetória de vida é marcada por desafios, mas também por muita determinação e amor pelo que faz. Com 5 filhos e uma neta, criados com os esforços da sua profissão e de seu esposo, que também atua na limpeza pública, ela fala com orgulho da função que desempenha nas ruas de Juazeiro "Foi através do meu trabalho como gari que encontrei uma fonte de renda estável e digna", afirmou. Para ela, ser gari é mais do que apenas um trabalho, é uma missão. "Eu me sinto parte importante da comunidade, contribuindo para manter nossa cidade limpa e agradável para todos que passam pelas ruas diariamente. Da mesma forma que um hospital não funciona sem médicos, uma cidade não funciona sem os garis", compartilha Luciene citando ainda o reconhecimento da gestão municipal. "A Prefeitura tem sido parceira, reconhecendo nossa importância para a cidade, fornecendo o material necessário para nossa atuação e o principal, tendo respeito por nossa classe", concluiu a profissional que é gari desde 2012...

Painéis e contação de histórias levam debates antirracistas para Bienal do Livro da Bahia

A Bienal do Livro da Bahia prossegue com painéis, contação de histórias para crianças e muitas atividades. O evento, que começou na última sexta (26), se estende até quarta (1º) no Centro de Convenções de Salvador.

No Café Literário, os convidados foram o apresentador do "Bahia Meio Dia", Vanderson Nascimento, e a apresentadora do "Mosaico", Luana Souza. A mediação ficou por conta do também repórter da TV Bahia, Müller Nunes...

Educação municipal de Juazeiro celebra o Dia Internacional do Contador de Histórias e destaca conteúdos da TV Escola, iniciativa pioneira da gestão Suzana Ramos

Reconhecendo e valorizando a arte de narrar histórias e sua importância no ensino, a Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), celebra o Dia Internacional do Contador de Histórias, comemorado no dia 20 de março. A gestão Suzana Ramos ressalta uma ferramenta pedagógica pioneira que facilita o processo de ensino aprendizagem através da contação de História, a TV Escola Juazeiro.

A TV Escola Juazeiro pode ser acessada pelo endereço tvescola.juazeiro.ba.gov.br. A iniciativa da gestão Suzana Ramos oferta conteúdos de fácil e livre acesso, reforçando a ludicidade do universo infantil de forma enriquecedora. Além disso, a educação municipal também dispõe de profissionais formadores de contação de histórias e diversas atividades que desenvolvem e incentivam a conexão de saberes por meio da tradição oral e do poder das narrativas...

Contador de Histórias Comemora seus 12 anos de carreira com novo projeto nas escolas: “ACADEMIA ESTUDANTIL DE CONTADORES DE HISTÓRIAS”

Dia 20/03 (quarta-feira),  é comemorado o dia Internacional dos Contadores de Histórias, a data foi criada na Suécia, em 1991, para reunir contadores e promover a contação de histórias em todo mundo. 

Desde 2012 o professor e patrono da Academia Brasileira de Contadores de Histórias, incentiva a leitura através das histórias do território do Sertão do Vale do São Francisco formando adolescentes e jovens contadores de histórias...

PRÉ-VENDA: LIVRO 'ESPINHOS CAMUFLADOS: HISTÓRIAS DE MULHERES QUE VIVENCIARAM A DEPRESSÃO PRÉ-PARTO EM JUAZEIRO'

Fruto do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), da Jornalista Maydilla Santos, o Livro-reportagem 'Espinhos Camuflados' está em pré-venda no site do Grupo Editora Letramento (www.editoraletramento.com.br).

A obra conta a história de mulheres juazeirenses que vivenciaram a depressão gestacional...

Contação de histórias sobre Maria Quitéria circula escolas de Jaguarari (BA)

A história de Maria Quitéria de Jesus, militar baiana ícone da Independência da Bahia, foi contada para centenas de crianças de Jaguarari (BA). O projeto de contação de histórias ‘Meninas valentes, sim senhora!’ realizou uma temporada por escolas públicas do município, entre os dias 05 e 08 de dezembro. 

Em cena, a atriz Natália Agla usa uma personagem fictícia, a criança Maria Cheia de Ideias, para contar de forma lúdica sobre as guerras pela independência do país e a importância das mulheres na história baiana...

Andrezza Santos mescla música e contação de histórias em novo show; sessão gratuita acontece nesta sexta-feira

O mais recente espetáculo da cantora Andrezza Santos, a contação musical 'Baianár', tem sessão gratuita hoje (01/12), no Centro de Cultura João Gilberto. A apresentação, que começa às 20h, mistura histórias pessoais da artista com memórias sobre sua família baiana.


No repertório, Andrezza traz canções autorais e composições de artistas baianas. "A proposta é saudar e reverenciar mulheres compositoras e 'cantautoras'. Tentamos contemplar algumas mulheres do Vale do São Francisco, como também do estado. A intenção é convidar e provocar o público a consumir músicas feitas por mulheres", diz a cantora...

Artigo: Cotas nas universidades públicas do Brasil: educação que transforma histórias e melhora o País

Recentemente, a Lei 14.723/2023 foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Muitas discussões pertinentes ocorreram nos movimentos sociais e em diferentes segmentos da área da educação brasileira acerca das mudanças que irão, certamente, aprimorar os mecanismos de acesso e permanência às pessoas negras (pretas e pardas), indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência, seguindo como norte a distribuição das vagas com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) às universidades do nosso país.

Dentre as mudanças também aprovadas está a inclusão de cotas para a pós-graduação e prevê prioridade para recebimento de assistência estudantil para estudantes cotistas. Dados do último Censo de 2022 do IBGE apontam que 56% da população brasileira é negra (pardos = 45,3% e pretos = 10,6%), e esta é a mesma comunidade para o IBGE com maior porcentagem de pessoas em extrema pobreza, baixa renda e baixo acesso à educação...

Coleção conta as histórias das músicas das regiões do Brasil

A coleção Histórias das Músicas no Brasil, publicação da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (Anppom), reúne em cinco livros um recorte da pluralidade sonora do Brasil.

Procurando abordar práticas e repertórios menos vistos nos trabalhos acadêmicos, cada um dos e-books gratuitos é dedicado a uma região brasileira e apresenta contribuições de pesquisadores ligados a diversas instituições de ensino superior espalhadas pelo País...

Opinião:1969 um ano de histórias e memórias

O Instituto Juazeiro 150 Anos nasceu com a missão de neste presente instante do tempo que urge, projetar uma cidade melhor para um futuro breve. Na infraestrutura, na saúde, na economia, na cultura e no bem estar.

E nessa jornada de ideias, propostas, projetos e ações que estão sendo construidas a partir da união de pensamentos múltiplos e heterogêneos, onde ecoa uma  uníssona voz em prol do desenvolvimento amplo e perene de Juazeiro, também  respeitamos e nos inspiramos num passado luminoso de uma cidade vocacionada para o progresso mediante o trabalho e a luta de bravos e brilhantes juazeirenses. ..

Livro 'Maltas de Saia - Histórias das Mestras de Capoeira da Bahia' será lançado na quinta (27)

O lançamento do livro 'Maltas de Saia - Histórias das Mestras de Capoeira da Bahia', na próxima quinta-feira (27) integra a celebração do Dia Nacional de Tereza de Benguela e do Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha, comemorados no dia 25 deste mês como marcos da luta e da resistência da mulher negra contra o racismo, o sexismo, a discriminação racial, social e de gênero. O evento, que está previsto para às 15 horas, acontecerá na Casa Vale do Dendê, no Pelourinho, onde os exemplares da primeira e única obra que reúne biografias das mestras da capoeira da Bahia estarão disponíveis para aquisição com valor promocional. 

O projeto, que abrange um catálogo com fotografias, texto biográfico e relatos das mestras de capoeira, é um meio de fomento à proteção, preservação e difusão da memória histórica e de promoção do trabalho dessas mulheres e seus legados culturais. As biografias, apresentadas em ordem alfabética, destacam as vivências e intersecções entre as mestras e revelam a importância política, social e cultural da presença da mulher na capoeira..

Contador de histórias de Juazeiro tem artigo científico aprovado para o maior congresso de educação do Brasil

O Professor formador Willian Fernando Soares que atualmente atua na rede municipal de ensino da cidade de Juazeiro/Ba ,  se inscreveu para o XI  CONEDU e fez a submissão como autor para modalidade COMUNICAÇÃO ORAL, GT 08 – Linguagens, Letramento e Alfabetização com o trabalho “IDENTIFICAÇÃO E IDENTIDADE: FORMAÇÃO DO LEITOR ATRAVÉS DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA CIDADE DE JUAZEIRO-BA”, que foi avaliado e considerado APROVADO pela comissão científica do evento.

O Artigo escrito pelo profissional traz as experiências dos 12 anos de propagação da Arte de Contar Histórias para incentivar o comportamento leitor na cidade de Juazeiro e no Vale do São Francisco que fortalecer a preservação da memória das lendas, contos populares e da história da cidade, além da formação de contadores de histórias nas escolas, sendo a principal agência de letramento que aprende sobre si e sobre a história do território em que vivem, com a ação Encontro Com A Arte de Contar Histórias, sendo desenvolvido através da Superintendência de Gestão, programas e projetos(SEDUC)...

O patrono e contador de histórias Willian Soares viverá Mestre Vitalino em quadrilha junina

A presidente da quadrilha junina Buscapé, Zenaide Diogo, convidou o contador de histórias, professor e patrono da ABCH  Willian Fernando Soares para fazer viver Mestre Vitalino , tema da Junina 2023 , Das Mãos que Amassa o Barro: A Arte Ganha Vida! 
Mestre Vitalino (1909-1963) foi um artista popular brasileiro, considerado um dos maiores artistas da história da arte do barro no Brasil.

"Quando tive a honra de ser convidado , fiquei muito feliz, encorajado, desafiado, pois, o mestre vitalino já tinha passado por minhas pesquisas anos atrás , e essa contação de histórias através do barro, as narrativas  do povo sertanejo, reverbera força, resistência, resiliência, espontaneidade dentro da arte , da vida , pois nela, se encontra os sonhos, conflitos, culturas de cada um de nós, essa crônica que é atemporal, e eu me vejo nesse lugar de potência, acredito que todos os artistas!  Obrigado Zenaide pelo presente e apresentar, fazer conhecer esse artista singular para toda sociedade!". Declarou o professor . ..

Publicação apresenta histórias de jovens protagonistas das transformações do rural baiano

A Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) lançou, na terça-feira (02), a Revista Juventude Rural, que traz as histórias de jovens protagonistas das transformações que acontecem no rural baiano por meio de políticas públicas executadas pela empresa.

O lançamento aconteceu durante o evento de comemoração dos 40 anos da CAR, no Auditório da União dos Municípios da Bahia (UPB), em Salvador...

Educação municipal celebra o Dia Internacional do Contador de Histórias com programação especial em Juazeiro

Em celebração ao Dia 20 de março, data em que se comemora o Dia Internacional do Contador de Histórias, a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), realizou uma programação especial nesta segunda-feira (20), levando para as escolas da rede municipal de ensino, narrativas sobre a cultura e história do município, com a participação do assessor de Formação da Seduc e também, contador de histórias, Willian Fernando Soares, que abrilhantou a ocasião com histórias lúdicas, tornando o momento interativo, e atrativo para as crianças.

Com o incentivo da contação de histórias, estudantes da Escola Municipal Judite Leal Costa, e Professora Maria Franca Pires, visitaram um mundo de magia e fantasia, através do imaginário. Na ocasião, a aluna Anny Gabriele Cavalcante Souza, de 7 anos, comentou sobre a iniciativa. "Eu fiquei muito feliz de conhecer essas histórias e os personagens tão legais, foi muito animado e divertido, e eu aprendi muitas coisas sobre a história da nossa cidade", disse Anny.
Para o estudante Emanuel Trindade, a contação de histórias trouxe informação e diversão. "Foi muito legal ouvir essas histórias, porque a gente se divertiu e aprendeu muitas coisas sobre onde moramos. Eu dei muita risada, e agora quando eu for no rio São Francisco, vou saber um monte de histórias sobre ele", falou Emanuel...

Juazeirense ganhará certificado de honra ao mérito em Brasília pelo trabalho como contador de histórias

O professor e escritor Willian Fernando Soares participará da Semana Internacional do Contador de Histórias 2023.

O Patrono da Academia de Contadores de Histórias já realiza o trabalho desde 2012 contando histórias da nossa cultura e também formando novos contadores de histórias incentivando a leitura e conhecimento cultural em Juazeiro e no Vale do São Francisco...

Univasf prorroga prazo para envio de textos sobre histórias de vida de egressos que serão publicadas em e-book

A Revista de Educação (Revasf), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), prorrogou o prazo de envio dos textos para compor o e-book “Histórias de vida de egressos da Univasf”. No novo prazo, os egressos da Universidade podem enviar suas histórias até o dia 27 de fevereiro, contando sobre suas experiências universitárias para que possam auxiliar e inspirar outros discentes no futuro. A produção do e-book foi motivada pelas transformações e novas perspectivas proporcionadas pela educação na sociedade e seu impacto na vida das pessoas.

Os textos devem ser encaminhados para o e-mail [email protected]. As orientações sobre a escrita, estrutura e formatação do texto podem ser encontradas no site da revista. O projeto editorial busca auxiliar em questões referentes à existência dos estudantes, como “de onde vim?”, “quais foram as condições enfrentadas?”, “quais transformações experienciei?”, “para onde vou ou pretendo ir?”, entre outras...

Incentivo à leitura e escrita: Estudantes de Petrolina lançam ebooks com contos e histórias em quadrinhos

Com o propósito de motivar os alunos desde a infância, contribuindo para a formação de cidadãos críticos e participativos, a Escola Municipal 21 de Setembro vivenciou durante quatro meses o projeto 'Escrevendo meu próprio livro, escrevendo meu próprio gibi'. A ação envolveu os estudantes dos 4º e 5º anos no universo da leitura e da escrita de forma diferenciada, estimulando além da imaginação, a compreensão dos diversos gêneros textuais, e a oportunidade de ampliar seus conhecimentos e vocabulário. O resultado desse trabalho culminou com um grande evento nesta quarta-feira (21), no pátio da unidade, com direito a várias apresentações teatrais e o principal: o lançamento de três e-books, que reúne dois livros de contos e um gibi, escritos pelos próprios alunos.

Histórias de suspense e temas ligados ao cotidiano dos alunos foram parar nas páginas dos livros e gibi. A ação faz parte do projeto estruturante Petrolina Ler + e Petrolina Escreve +, desenvolvido durante o ano letivo em todas as unidades da Rede Municipal de Ensino. A professora da unidade de ensino e também escritora, Marília Pereira, destaca que o ato de ler e escrever tem grande importância e deve ser apresentado desde a infância, pois contribui no envolvimento do estudante com a literatura e os desafia a produzirem suas próprias narrativas, sejam contos, crônicas, ilustrações, contos, poesias, entre outros...

Websérie reúne histórias coletadas em caravana no São Francisco

Duas influenciadoras participam de uma caravana ao longo do rio São Francisco, conversando com quem mora, trabalha e vive o Velho Chico. No caminho, elas colecionam histórias, entendem os problemas da região e descobrem iniciativas e pessoas que preservam o meio ambiente e promovem o desenvolvimento sustentável. 

A valorização do Nordeste e de uma de suas principais riquezas, o São Francisco, é o destaque dos cinco episódios da websérie Caravana Nordeste Potência, que está disponível no canal do Plano Nordeste Potência no YouTube...