Em resposta ao post da leitora Tânia Cristina, do bairro Tabuleiro, a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Juazeiro enviou a seguinte nota:
Assessoria diz que divulgação é obrigação do município.
Em relação ao comentário de uma leitora sobre a propaganda, esclarecemos:
1. Os governos são obrigados a fazerem prestação de contas à sociedade sobre seus programas e ações.
2. Em regra, estados e municípios investem cerca de um por cento de suas receitas com publicidade, sendo que esse investimento em Juazeiro é inferior a O,5% (meio por cento).
3. Juazeiro divulga as ações e faz campanhas educativas de trânsito, saúde e melhoria da arrecadação, entre outras.
4. O êxito dessas ações pode ser constatado com a campanha “IPTU DA SORTE”, que ampliou a receita do município com a arrecadação do IPTU.
Os recursos obtidos com essa campanha, no ano passado, superam todo o investimento anual em publicidade.
Ascom PMJ
10 comentários
08 de Feb / 2018 às 11h07
Respondeu mas não convenceu! Não justifica uma vez que outros segmentos como Saúde, Educação, Infra-estrutura, Transporte entre outros, se encontram em estado crítico, verdadeiras MAZELAS. Não subestimem a capacidade de raciocínio dos juazeirenses. Vocês são péssimos gestores, essa sim é a verdade!
08 de Feb / 2018 às 11h42
Que deve trabalhar para o marketing político pessoal dos políticos, um deles lava a jateiro da prefeitura. Que o uso de imagens e nomes, com cunho pessoal é improbidade administrativa. Não pode, ou não poderia. E configura-se em crime de responsabilidade. Portanto, perda da função pública e suspensão dos direitos políticos. Quem deveria fiscalizar a aplicação desse dinheiro era a Câmara Municipal. Mas a Câmara de Juazeiro serve de capacho para essa administração. O Jeito é a sociedade procurar outros meios para denunciar o uso pessoal da máquina pelos políticos que a ocupa. A arma é o voto.
08 de Feb / 2018 às 14h01
"Os recursos obtidos com essa campanha, no ano passado, superam todo o investimento anual em publicidade" - se é assim porque NUNCA TEM RECURSOS SUFICIENTES PRA SAÚDE? Por que falta remedio nos postos? Pq a preefitura não banca a UTI NEONATAL? Por que a cobertura do canal do jacaré está caindo aos pedaços e nunca tem reforma completa? Por que tantas ruas ainda carecem de pavimentação? Por que tantas praças estão acabadas? PRA ONDE ENFIM VÃO ESSES RECURSOS?
08 de Feb / 2018 às 19h35
Post 1 - Réplica da leitora Tânia Cristina à resposta da ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA PREFEITURA DE JUAZEIRO Diante da necessidade de reiterar minha insatisfação com o assunto, principalmente, após a resposta apresentada pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Juazeiro, venho apresentar as seguintes considerações. Reitero que esse assunto é de interesse de toda a população juazeirense, por isso utilizo o Blog para compartilhar o tema. ASCOM: 1. Os governos são obrigados a fazerem prestação de contas à sociedade sobre seus programas e ações.
08 de Feb / 2018 às 19h35
Post 2 - Leitora: Concordo plenamente com esse argumento, inclusive sou defensora da transparência nas ações do Governo, no entanto, tenho questionado e reforço a necessidade de revisão dos gastos com a publicidade pela Prefeitura de Juazeiro, visto que temos observado como ações menos onerosas, a exemplo do uso do rádio, blogs, têm alcançado a população juazeirense, a qual tem utilizado com frequência essas mídias para reivindicar seus direitos. Que o uso da mídia televisiva seja feito com moderação.
08 de Feb / 2018 às 19h36
Post 3 - ASCOM: 2. Em regra, estados e municípios investem cerca de um por cento de suas receitas com publicidade, sendo que esse investimento em Juazeiro é inferior a O,5% (meio por cento). Leitora: Devo ressaltar que esse 0,5% (meio por cento) representa muito para o(a) cidadão(ã) que tem que conviver dia a dia com esgotos a céu aberto, lixo, mosquitos e todo problemas de infraestrutura, principalmente, nos bairros periféricos. Aproveito para questionar quanto é gasto com a pavimentação de 920 metros de uma rua com recursos do município!? Reforço a necessidade de revisão dos gastos
08 de Feb / 2018 às 19h37
Post 4 - gastos com a pasta pelo Poder Legislativo Municipal. ASCOM: 3. Juazeiro divulga as ações e faz campanhas educativas de trânsito, saúde e melhoria da arrecadação, entre outras. Leitora: Na TV? Além das inaugurações do “Toda sexta tem obra”, confesso não ver com tanta frequência peças publicitárias voltadas para a Educação Ambiental, principalmente, o descarte incorreto do lixo; obediência à sinalização de trânsito; respeito à pessoa com deficiência e outros temas importantes que precisam de ampla divulgação. Ao contrário, vejo apenas, na maioria das propagandas, a divulgação de ações
08 de Feb / 2018 às 19h38
Post 5 -divulgação de ações já realizadas, cujo intuito parece apenas exibir o que foi feito. Tanta produção, tanto gasto para mostrar que uma obra foi inaugurada, que “O trabalho segue em frente, pra mudar ainda mais!”... Parece que a mudança ainda não chegou a muitos bairros e povoados da nossa querida Juazeiro. ASCOM: 4. O êxito dessas ações pode ser constatado com a campanha “IPTU DA SORTE”, que ampliou a receita do município com a arrecadação do IPTU. Os recursos obtidos com essa campanha, no ano passado, superam todo o investimento anual em publicidade.
08 de Feb / 2018 às 19h38
Post 6 - Leitora: Desafio a Assessoria de Comunicação a informar o que os gastos com a campanha “IPTU DA SORTE” representam diante de todas as despesas com campanhas publicitárias. Fico muito satisfeita em saber que o objetivo foi alcançado, no entanto, acredito que esse tipo de publicidade não está sendo colocado em questão. Novamente, aproveito a oportunidade para questionar: qual está sendo o retorno da campanha “TODA SEXTA TEM OBRA”? Tânia Cristina da Silva Moradora do Bairro Tabuleiro
08 de Feb / 2018 às 22h02
Seria interessante que a Ascom observasse ao menos os outros objetos em questão. Não se trata apenas em uma complexa prestação de contas do município. Além de toda uma explanação sobre como se gasta dinheiro público com propaganda deve-se ressaltar que nada foi dito sobre o barreiro(fotos na postagem enviada por Tânia) que se formou no corredor de ônibus, mais precisamente na rua 11 do referido bairro. Reclamação, inclusive, que já foi feita no ano passado. Os moradores do Tabuleiro esperam que essa tal "sexta das obras" chegue por lá em breve.