A funcionária aposentada da Prefeitura de Juazeiro Áurea Martins Filha entrou em contato com o Blog Geraldo José para relatar a dificuldade de realizar tratamento em Salvador porque a Secretaria Municipal de Saúde não autorizou as passagens pelo TFD (Tratamento Fora de Domicílio) alegando que a mesma dispõe de plano de saúde.
Após dois históricos de Trombose Venosa Profunda, inclusive, com dois óbitos na família pela mesma doença, Áurea Martins resolveu tornar pública a sua situação inicialmente nas redes sociais e agora por meio da imprensa, tendo em vista que necessita do acompanhamento permanente de um Hematologista, profissional que a rede SUS não dispõe. Veja o desabafo da ex-servidora municipal no Facebook:
“Venho me expressar por meio deste, que o (T.F.D) não autorizou minhas passagens, porque não ter um todos CID. Especificando que não tinha tratamento, na cidade de Juazeiro, pois tenho 13 CIDS, e nenhum foi aceito. Pois bem, como nossa cidade de Juazeiro-Bahia, não tem o tratamento pelo SUS, não tem o tratamento que é cuidar de TROMBOFILIA, que seria HEMATOLOGISTA que aqui não tem, faço o meu tratamento em Salvador deste 2001 que sempre fui consultada por médicos SUS, deste 2001 até a presente data. Aí está o relatório médico”.
Num outro momento, também em sua página no Facebook, Áurea Martins, apela às autoridades municipais: “É como o meu amigo e colega de trabalho Nildo Lima falou: Eu dei a minha vida na Prefeitura Municipal de Juazeiro Bahia, há quase 30 anos na Secretaria de Finanças onde eu tive o prazer de trabalhar, juntos dos meus colegas prefeitos, secretários, vereadores, deputados estaduais e federais, governadores etc. para servir ao meu povo, com muita satisfação sempre levando amor, paz, alegria, carinho, amizade, humildade, para todos! Se fosse preciso e tivesse saúde, eu faria tudo de novo para tudo e para todos! Porque ninguém é melhor que o outro, somos iguais. Obrigada a todos vocês por esta grande força e apoio de humildade sabe porquê? Não só pela ajuda para o tratamento de saúde, porque é para todos, e também a falta de humanidade, para com o ser humano”.
Por meio de nota a Secretaria de Saúde explica o motivo da suspensão no atendimento:
A Secretaria de Saúde de Juazeiro esclarece que foi identificada uma irregularidade no auxílio passagem recebido pela aposentada Áurea Martins, o que justifica sua suspensão. De acordo com a portaria nº 55, de 24 de fevereiro de 1999, o serviço do Tratamento Fora do Domicílio é concedido, exclusivamente, a pacientes atendidos na rede pública ou conveniada/contratada do SUS. Conforme relatado pela paciente, seus atendimentos são realizados em clínicas particulares, por meio de plano de saúde.
PORTARIA Nº 55, DE 24 DE FEVEREIRO DE 1999
ART. 1°
§ 2° - O TFD SERÁ CONCEDIDO, EXCLUSIVAMENTE, A PACIENTES ATENDIDOS NA REDE PÚBLICA OU CONVENIADA/CONTRATADA DO SUS.
Da redação
6 comentários
13 de Nov / 2017 às 10h47
Agora cobrar taxa de lixo na água são rápidos, ajude o povo meu deus
13 de Nov / 2017 às 11h34
Eles negam passagens para as pessoas humildes para viagens para fazerem tratamento de saúde fora de Juazeiro, algo que não deveria ser aceito. Mas convenhamos: a malandragem das viagens das mesmas pessoas que vão para conferências em Salvador, principalmente, sempre têm direito com hotéis luxuosos, comida em restaurantes caros, carro de transporte com motorista e tudo pago. E até hoje ninguém sabe o motivo de serem as mesmas pessoas. São filiadas ao PCdoB, sabemos disto. Mas outros têm o direito de usufruir, como elas. Como qualquer cidadão que precisa viajar fora precisa dessas "mordomias".
13 de Nov / 2017 às 11h36
Se fosse um eleitor, filiado do PCdoB, q chegasse de mãos dadas de algum vereador aliado, eles dariam uma passagem na mesma hora! Muito há de errado nessa prefeitura...
13 de Nov / 2017 às 12h24
Pois é como a música da novela das nove "tudo que você faz um dia volta para você". Muito antipática só ajudasse os parentes quando era chefe na PMJ, aí agora...não venha com essa de amor e paz. Quem trabalhou com vc sabe de sua arrogância não venha com essa não viu D. Aurinha.
13 de Nov / 2017 às 15h32
Nos momentos difíceis todos merecem ser ajudados. Não podemos é deixar que uma vida se vá, sem que todos os recursos disponíveis sejam usados. O governo faz lei para doar palcos para show na orla como está sendo feito hoje. Mas não pode levar no TFD. E se o tratamento é pelo plano, não se justifica. Paga um plano é mais barato do que pagar viagem e hospedagem. Desçam do pedestal e ajudem essa senhora. Ninguém se expõe se não precisasse de verdade!!!
13 de Nov / 2017 às 18h43
Agora zona azul até em área residencial, esse PC do b, nem parece partido comunista e sim capitalista.