A funcionária aposentada da Prefeitura de Juazeiro Áurea Martins Filha entrou em contato com o Blog Geraldo José para relatar a dificuldade de realizar tratamento em Salvador porque a Secretaria Municipal de Saúde não autorizou as passagens pelo TFD (Tratamento Fora de Domicílio) alegando que a mesma dispõe de plano de saúde.
Após dois históricos de Trombose Venosa Profunda, inclusive, com dois óbitos na família pela mesma doença, Áurea Martins resolveu tornar pública a sua situação inicialmente nas redes sociais e agora por meio da imprensa, tendo em vista que necessita do acompanhamento permanente de um Hematologista, profissional que a rede SUS não dispõe. Veja o desabafo da ex-servidora municipal no Facebook:
“Venho me expressar por meio deste, que o (T.F.D) não autorizou minhas passagens, porque não ter um todos CID. Especificando que não tinha tratamento, na cidade de Juazeiro, pois tenho 13 CIDS, e nenhum foi aceito. Pois bem, como nossa cidade de Juazeiro-Bahia, não tem o tratamento pelo SUS, não tem o tratamento que é cuidar de TROMBOFILIA, que seria HEMATOLOGISTA que aqui não tem, faço o meu tratamento em Salvador deste 2001 que sempre fui consultada por médicos SUS, deste 2001 até a presente data. Aí está o relatório médico”.
Num outro momento, também em sua página no Facebook, Áurea Martins, apela às autoridades municipais: “É como o meu amigo e colega de trabalho Nildo Lima falou: Eu dei a minha vida na Prefeitura Municipal de Juazeiro Bahia, há quase 30 anos na Secretaria de Finanças onde eu tive o prazer de trabalhar, juntos dos meus colegas prefeitos, secretários, vereadores, deputados estaduais e federais, governadores etc. para servir ao meu povo, com muita satisfação sempre levando amor, paz, alegria, carinho, amizade, humildade, para todos! Se fosse preciso e tivesse saúde, eu faria tudo de novo para tudo e para todos! Porque ninguém é melhor que o outro, somos iguais. Obrigada a todos vocês por esta grande força e apoio de humildade sabe porquê? Não só pela ajuda para o tratamento de saúde, porque é para todos, e também a falta de humanidade, para com o ser humano”.
Por meio de nota a Secretaria de Saúde explica o motivo da suspensão no atendimento:
A Secretaria de Saúde de Juazeiro esclarece que foi identificada uma irregularidade no auxílio passagem recebido pela aposentada Áurea Martins, o que justifica sua suspensão. De acordo com a portaria nº 55, de 24 de fevereiro de 1999, o serviço do Tratamento Fora do Domicílio é concedido, exclusivamente, a pacientes atendidos na rede pública ou conveniada/contratada do SUS. Conforme relatado pela paciente, seus atendimentos são realizados em clínicas particulares, por meio de plano de saúde.
PORTARIA Nº 55, DE 24 DE FEVEREIRO DE 1999
ART. 1°
§ 2° - O TFD SERÁ CONCEDIDO, EXCLUSIVAMENTE, A PACIENTES ATENDIDOS NA REDE PÚBLICA OU CONVENIADA/CONTRATADA DO SUS.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.