O apicultor Francisco Camilo de Souza, informou através das redes sociais que em Petrolina "está acontecendo uma matança de abelhas". Camilo, que trabalha há 15 anos com criação de abelhas, denunciou o crime ambiental na última segunda-feira (25), ao Ministério Público de Pernambuco-Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania-Curadoria do Meio Ambiente.
De acordo com o apicultor "ele conseguiu fotografar uma empresa de dedetização usando água e veneno para matar as abelhas. O enxame estava localizado numa das ruas da Cohab Massangano". Camilo conta que pediu explicações para o motorista do carro da empresa. Segundo o denunciante, a "empresa presta serviço para a prefeitura de Petrolina e foi a vencedora da licitação, mas o que mais proporcionou indignação foi observar o desastre, o crime ambiental com as mortes das abelhas".
O apicultor lamenta a crescente matança de colônias de abelhas em várias regiões, tenha também chegado a Petrolina atribuída à pulverização de agrotóxicos cada vez mais potentes. "È crime ambiental e extinguir abelhas pode provocar uma possível crise em toda a cadeia alimentar. A dimensão desse extermínio é catastrófica. É um crime ambiental", finalizou Francisco Camilo.
O ambientalista e graduado em engenharia agronônica, Clefson Senna, diz que no mundo existe uma "luta para a preservação dos diversos tipos de polinizadores e em especial as abelhas responsáveis por até 85 porcento da polinização mundial garantindo a manutenção da fauna e flora". "No Brasil já existe uma tensão pela ausência dos polinizadores e por isto matar abelhas é crime ambiental. De acordo com Clefson os fatos ocorridos em Petrolina "parece ser realizada por leigos".
Em nota enviada ao Blog a Secretaria de Saúde de Petrolina através do Centro de Zoonoses, informou que "a empresa dedetizadora não presta serviço para o município e o orgão tem uma pessoa responsável para o reconhecimento, porém sem nenhum prejuízo para as abelhas. Após o recohimento elas são devolvidas para o seu habitat natural ou doadas para algum apicultor para a produção de mel".
Redação blog
3 comentários
02 de Oct / 2017 às 11h02
"Matança de Abelhas" Se o 'Senhor' é apicultor, até onde sei esse tipo de colonia tem que ser feita em local apropriado. A menos de 1 ano perdi um Tio que foi atacado por abelhas em uma obra. E ai ? E 'Apicultor' iria se responsabilizar caso o fato fosse em frente a casa dele conforme a imagem?
06 de Jun / 2018 às 20h37
Tudo precisa ser visto com critérios é sempre bom se colocar dos dois lados, pois é muito normal caotizar e se perde nessa visão vendo tudo de forma engessada, isso não é bom, embora trás uma aparência de coerência, prevenção e etc, mas se todo enxame fosse exterminado chegaríamos ao caos da falta de alimentos o que seria uma catástrofe morreria muitos e aí? Inclusive pessoas próximas e porquê não até quem vos escreve. Um pouco de conhecimento sobre o assunto é o tempero certo porque tem equilíbrio e prever de forma sábia, coerente cada questão é fala-se com propriedade, com critérios tudo.
06 de Jun / 2018 às 20h40
Gostaria, se possível, contato com algum Apicultor, caso tenha por favor, qualquer meio de contato eletrônico. E se houver associação de apicultor melhor ainda preciso trocar informações. Obrigado pela atenção. Tony