Um dos nomes históricos do PMDB baiano, o ex-vereador de Salvador Sandoval Guimarães defende que a executiva estadual convoque, já nesta semana, uma reunião dos filiados para discutir os rumos do partido no estado. Guimarães teme prejuízos ao PMDB depois que as duas principais lideranças – os irmãos Vieira Lima, que há quase duas décadas comandam o partido – tiveram os nomes envolvidos na nova fase da Operação Cui Bono, que investiga fraudes na Caixa Econômica Federal.
O ex-ministro Geddel Vieira Lima está preso em Brasília desde a última sexta-feira, 8, após a Polícia Federal apreender, em um apartamento em Salvador, cerca de R$ 51 milhões com as digitais do peemedebista. O deputado federal Lúcio Vieira Lima, que preside o partido em Salvador, não está implicado no caso, mas foi ele quem pediu emprestado ao empresário Sílvio Silveira o apartamento onde a PF encontrou as malas e caixas com dinheiro.
Contaminação
Sandoval, que foi vereador em cinco mandatos e engrossou as fileiras do velho MDB de Ulysses Guimarães, disse que o momento exige “calma e muita reflexão”, mas cobrou “urgência” na definição de um comando no partido. “Não podemos ficar inertes, porque o PMDB ainda é uma grande força na Bahia e vem atraindo novos quadros”, avalia Sandoval. “Minha expectativa é que o presidente convoque uma reunião para o partido fazer esta discussão”, afirmou ele, referindo-se ao deputado estadual Pedro Tavares, que vem interinamente respondendo pelo partido.
A posição de Sandoval coincide com a de parlamentares da bancada estadual do PMDB, que já não escondem a necessidade de renovação no comando partidário. Os cinco deputados estaduais são potenciais candidatos na eleição de 2018. A preocupação deles é que a imagem do partido fique prejudicada com as investigações da Lava Jato e possa impactar negativamente o resultado das urnas.
O PMDB também é o principal aliado do governo do prefeito de Salvador ACM Neto (DEM). Neto deve disputar o governo do estado em 2018 e ceder o cargo para o vice-prefeito, o peemedebista Bruno Reis. DEM e PMDB caminham juntos nacionalmente e integram ao lado do PSDB o governo do presidente Michel Temer (PMDB). Mas rumores de Brasília já sinalizam que a aliança na Bahia, depois da prisão de Geddel, só se viabilizará se a direção do partido não estiver contaminada pelo grupo do ex-ministro.
Fonte: Jornal A Tarde Foto: Valdemiro Lopes l Divulgação
6 comentários
11 de Sep / 2017 às 08h44
Gedeu e Neto para governador. Quim e Gatinho Angora para senador
11 de Sep / 2017 às 14h19
O PMDB na Bahia, há muito tem deixou de ser o PMDB de Ulisses Guimarães, de Teotônio Vilela, de Rômulo Almeida, de Clodoaldo Campos, de Chico Pinto, entre outras figuras notáveis. Eu mesmo era filiado ao PMDB, mas já me desfiliei, eu vinha do velho MDB. Os Vieira Lima se tornaram dono do partido na Bahia, são eles que dão as ordens, não sei daqui para frente, com esses acontecimentos tenebrosos com os Vieira Lima. Geddel está preso na Papuda, em Brasília, e a situação dele é bastante agravante e delicada. Vamos esperar a decisão da Justiça.
11 de Sep / 2017 às 14h22
MARINALVA-...PRA VOCE...TEMER 2018...O UNICO CAPAZ DE CONSERTAR AS CAGADAS DA DILMA E RECUPERAR O DINHEIRO QUE LULA E SUA QUADRILHA ROUBARAM DO POVÃO !...TEM OUTRO ?...
11 de Sep / 2017 às 14h25
Se o Deputado Pedro Tavares, que é primo de Geddel, continuar na Presidência do PMDB na Bahia, não muda nada, é os Viera Lima novamente no comando.
11 de Sep / 2017 às 15h13
Assim que o Pai da Mentira for preso Marinalva, ai verás que o castelo dos sonhos desses Comunas e Petralhas vai levar muita gente aqui da região.
11 de Sep / 2017 às 15h44
Conheci Dr. Sandoval Guimarães, no Hospital Ana Nery, como Médico Ortopedista, na Década de Setenta, local que eu trabalhei oito anos, no Setor de Comunicações, no antigo INAMPS, no bairro da Caixa D'Água. O Hospital Ana Nery, naquela época, tinha uma das melhores equipe de Ortopedistas da Bahia, a exemplo, de: Dr. Hélio Freitas, Dr.Luis Alfredo Leite, Dr. Sinval, Dr. Lapão, Dr.Gustavo Eduardo Teixeira, Dr. Arlindo, entre outros. Me lembro quando Dr. Sandoval Guimarães se elegeu Vereador de Salvador, pela primeira vez. É um político decente.