A comunidade juazeirense que vem sonhando com a recuperação da área ambiental da orla já pode comemorar. A Superintendência de Patrimônio da União (SPU) autorizou a Prefeitura de Juazeiro a realizar as obras do Parque Fluvial, conforme a portaria Nº 13, publicada no Diário Oficial da União (DOU), dessa sexta-feira (04). O projeto vai promover a revitalização física e paisagística de toda a área considerada como degradada da orla fluvial no trecho entre o muro da Marinha e o Angari.
Apoiado por uma parceria do Fundo Nacional de Meio Ambiente (FNMA) do Ministério do Meio Ambiente e do Fundo Socioambiental da Caixa Econômica Federal (CEF), o projeto da Prefeitura de Juazeiro concorreu com outros 12 municípios localizados às margens do Rio São Francisco onde somente 4 foram selecionados: Juazeiro, Petrolina, Pirapora e Januária.
“Toda a margem do rio - a área onde o Parque Fluvial será implantado é de domínio da União, e para ser feita qualquer intervenção nessa área é necessária a aprovação do Patrimônio da União. Já tínhamos todas as licenças e autorizações em mãos, do INEMA, autorização da Caixa Econômica, empresa licitada para iniciar a obra, e estávamos aguardando a SPU", explica o secretário de Obras e Desenvolvimento Urbano, Anderson Alves.
A intervenção prevê a implantação de academias da saúde, parques infantis, pista de Cooper e ciclovia em toda a extensão do parque, recuperação do campo de esportes, das quadras poliesportivas e de areia, estruturação e ordenamento do mirante e criação de um atracadouro náutico, reaproveitamento da cobertura do espaço onde estão localizados os bares do M para a criação de um terminal hidroviário e as barracas que hoje ficam próximas à Marinha, serão retiradas da margem do rio por questões ambientais e ordenadas e padronizadas na área da calçada.
Para o prefeito Paulo Bonfim a notícia representa a conquista de mais uma etapa de um projeto que já nasceu vitorioso. “Essa é uma obra muito esperada pelo juazeirense, pois vai promover uma verdadeira transformação em um dos mais belos cartões postais da nossa cidade. Com o Parque Fluvial vamos prevenir a ocupação desordenada da margem do rio, recuperar a vegetação preservando os recursos naturais da região e ainda favorecer o desenvolvimento de diversas atividades voltadas para a cultura, lazer, esporte e turismo. Em breve daremos Ordem de Serviço para o início das obras”, finalizou o prefeito Paulo Bonfim.
Portaria AQUI
Por Gardennia Garibalde/SEDUR
15 comentários
05 de Aug / 2017 às 08h52
KKKKK juazeirinho, VIVE À SOMBRA DE PETROLINA. ESSA OBRA VAI PARAR E SÓ VAI SER CONCLUIDA A ORLA DE PETROLINA, LINDA CAPITAL.
05 de Aug / 2017 às 08h57
Pelo visto o guelo de alguns esta dando resultados, vamos ver sai do papel,
05 de Aug / 2017 às 09h03
Mais uma obra de CONCRETO, apenas para humanos. Sou mais manter as árvores e os pássaros da orla. Nesses projetos, nunca pensam em outras espécies. Triste! E já sabemos o final, mais um lugar, tipo Lagoa da Calu, depredada, suja e feia, pelos moradores, e abandonada pelos gestores!
05 de Aug / 2017 às 10h30
Não entendo como anunciam uma obra sem valores, sem datas, sem prazos, alías fizeram isso com o museu do ferroviario, que foi anunciado em janeiro e até agora nada... "O Museu do Trabalhador Ferroviário será um dos novos prédios públicos a serem instalados a partir deste ano no terreno doado pela União para os três órgãos federais construírem suas sedes próprias no município de Juazeiro. O primeiro a ser construído deve ser a unidade do MPT, que está com projeto executivo concluído e deve ser licitado até MARÇO. A obra tem custo estimado de R$ 2,9 milhões." Tá no blog...
05 de Aug / 2017 às 11h21
Mediante as opiniões acima chego a conclusão que nós juazeirenses somos uns verdadeiros FDP.
05 de Aug / 2017 às 11h22
...O PREFEITO DISSE QUE VAI AUTORIZAR A ORDEM DE SERVIÇO...OU SEJA NEM COMEÇOU E JÁ QUER SE APROPRIAR. ...RESPEITE O POVO...TENTAM ENGANAR DE TODO JEITO. ...ESTA OBRA É DA UNIAO...FOI AUTORIZADA PELA SECRETARIA DE PATRIMONIO DA UNIAO...E NAO PELA PREFEITURA. ..DEVE TAR PENSANDO QUE TODO MUNDO E ANALFABETO...
05 de Aug / 2017 às 13h09
Neste caso faça um muro das lamentações pelos impactos do seres humanos acabaram com o rio e o mesmo está agonizando.
05 de Aug / 2017 às 14h03
QUANDO NÃO TEM OBRAS, FALAM, QUANDO TEM FALAM. O QUE SERÁ QUE ESSAS DESGRAÇAS QUEREM. CALEM A BOCA, COXINHAS......... aves de mau agouro. vão morar em outra cidade, carniças; Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
05 de Aug / 2017 às 14h44
Algum juazeirense deve ter ... desse tal de "cicero" que só vem no blog fazer comentários rebaixando Juazeiro, penso que ele tem um trauma por isso, kkk. Quando se vê esse tipo de gente, pode ter certeza que mora na periferia da periferia de Petrolina, lá nas brenhas, kkk. Zé ruela.
05 de Aug / 2017 às 14h51
cicin deixa de inveja,la na terra dos roedores de cenoura a coisa não tá boa ande no subúrbio de lá pra você ver. Aí depois você lava a boca com criolina e pronuncia o nome de JUAZEIRO DA BAHIA.
05 de Aug / 2017 às 14h57
cicin deixa de inveja,la na terra dos roedores de cenoura a coisa não tá boa ande no subúrbio de lá pra você ver. Aí depois você lava a boca com criolina e pronuncia o nome de JUAZEIRO DA BAHIA.
05 de Aug / 2017 às 16h48
Se sair do papel será uma linda e importante obra p aquela área tão histórica. Caso nao saia de mero projeto.. continuarei a ser Juazeirense com orgulho!!
06 de Aug / 2017 às 07h11
A comunidade do Angari criou um favela na margem do rio e deve ser retirada para outro local imediatamente. Além da ocupação desordenada compromete o próprio rio elam da aparência negativa para a cidade de Juazeiro. Temos que enfrentar Petrolina mas PRECISAMOS mudança não so de estrutura mais da mentalidade das pessoas. Petrolinense não faz comentários como vimos acima.
06 de Aug / 2017 às 18h31
Eu não disse, aí aparece um ... pra dizer que a obra é federal. Quem fez o projeto mísera?
27 de Sep / 2017 às 22h23
Esperando um projeto que de fim ao derramamento de esgoto no rio... Não adianta fazer parque fluvial e continuar matando o rio.