Quase todas as análises que são feitas do mundo político atualmente estão impregnadas de paixões políticas. E analisar as coisas políticas apaixonadamente não serve como referência para a verdade dos fatos políticos, serve no mínimo para que ambos os lados de uma disputa pelo controle do Estado que começou freneticamente em 2014 com a eleição pela quarta vez seguida do petismo e seus aliados, tente convencer o resto da sociedade brasileira de que estão certos em suas opiniões apaixonadas.
Melhores análises são aquelas que são feitas por quem não está diretamente envolvido politicamente na disputa pelos espaços de poder. Por isso que me sinto mais a vontade para opinar sobre os resultados da famosa Operação Lava Jato, porque não sou nem petista e nem tucano.
Foi dito por diversas vezes que a Lava Jato poderia passar o país a limpo, contribuindo peremptoriamente com o combate à corrupção das coisas políticas. Mas também foi dito por diversas por quem não falou de modo apaixonado que tinham coisas erradas na condução da famosa Operação iniciada a partir da prisão do doleiro Alberto Youssef.
Ninguém tem resistência à raciocínio para saber que por diversas vezes foi dito por renomados analistas políticos de que a Lava Jato somente estava interessada em pegar Lula e o PT, como ficou mais diáfano nos últimos tempos. Para muitos o objetivo da Lava Jato inicialmente era tirar o PT do poder sem o instituto do voto, porque perdendo por quatro vezes as eleições, a direita chegou a conclusão de que nas urnas não vencia mesmo.
Dizer que o objetivo principal da Operação de Curitiba nunca foi esse é comprovar de fato que está falando apaixonadamente. Não investigar também o tão delatado Aécio Neves e se preocupar apenas com um sítio em Atibaia e um barco de lata comprado pela mulher de Lula por quatro mil reais é brincar com a inteligência de quem não é beócio.
Um Jornal Nacional que deu pequenas notinhas desprezíveis sobre contas secretas de José Serra na Suíça, no mesmo modus operandi de Eduardo Cunha e com muito mais dinheiro em jogo, e dá mais de dez minutos diariamente para denunciar a compra dos pedalinhos dos netos de Lula, é denunciar a própria parcialidade política da Operação que deveria ser jurídica.
Como não conseguiu atingir o objetivo pleno de prender Lula para que ele não seja candidato em 2018, e como não conseguiu criminalizar a organização PT, parece que o feitiço começa a se virar contra o próprio feiticeiro. Dialogando melhor com os novos fatos, a Torre da Babilônia da direita foi fulminada.
Com a lista de Fachin em pauta na mídia, na justiça e na sociedade a Operação Lava Jato pegou de cheio toda a direita brasileira. Pelo andar da carruagem todos os políticos com mandatos, com raras exceções serão diretamente atingidos, porque todos eles participam de um mundo político viciado, que funciona gastando muito dinheiro em campanhas eleitorais, e que não sai do bolso de quem recebe salários como representantes do povo durante 48 meses, mesmo que os maiores salários da nação.
Com diz a gíria popular a casa finalmente caiu com as tempestades provocadas pela lista de Fachin, e absolutamente todo o mundo político vem abaixo por esses dias. E além disso, o próprio judiciário pode ser foco de denúncias como disse em entrevista recente a ex-ministra Eliana Calmon. Tomara que os desastres políticos recentes não se abram brechas para que tenhamos que viver num país governado pelo judiciário, porque desse modo teremos de novo uma nova ditadura nesse país com sua democracia em frangalhos.
Por Genaldo de Melo
14 comentários
21 de Apr / 2017 às 23h33
"Como não conseguiu atingir o objetivo pleno de prender Lula para que ele não seja candidato em 2018, e como não conseguiu criminalizar a organização PT" iSSO É PIADA. Esse comunista caviar acha que o povo é besta.
22 de Apr / 2017 às 00h52
Excelente e verdadeiro texto. Hoje Brasilia tem muito Ladraoes e o pior e que tao cortando dos pobres; veja o fim da aposentadoria e o fim da farmacia dos pobres? LULA volta logo para trazer mais Luz para Todos e a farmacia de volta. Este blog e o 247brasil tao otimos
22 de Apr / 2017 às 01h01
Quanto mais Moru PSDBESTA e a TV de empresarios riquissimos persegue e maltrata blogueiros e LULA e D Marisa amigos dos assalariados mais Lula cresce nas pesquisas. Golpistas, homens do mau e traidores mataram Jesus Cristo e hoje querem fazer com nosso querido Lula porque Lula defende os assalariados??
22 de Apr / 2017 às 01h12
Quim vc defende MT e Gatinho Angora e Caju e Careca com milhoes na Suiça? Estes homens tao lascando e cortando direitos dos assalariados que Lula ajudou com Minha Casa e Minha Vida e com escolas?? Precisamos de Lula para crecermos e termos direitos respeitados.
22 de Apr / 2017 às 01h18
Das frases que ficaram de Leonel Brizola, poucas são mais conhecidas do que aquela em que ele dizia que “a política ama a traição, mas abomina o traidor”. Hoje, dia de Tiradentes, é útil recordar disso. O samba clássico de Mano Décio da Viola que diz que o herói da Inconfidência “foi traído e não traiu jamais” e por isso “morreu a 21 de abril pela independência do Brasil” me trouxe a memória outros versos. Os do musical “Calabar, o Elogio da Traição”, do Chico Buarque. Exatamente os que são dados a Anna de Amsterdan: Vence na vida quem diz sim/Se te dói o corpo/Diz que sim/Torcem mais um
22 de Apr / 2017 às 01h41
Esse é esquerdopata doente.kkkkkkkkkk
22 de Apr / 2017 às 06h49
Sinto munto, vou te ajudar, vá fazer terapia e a talvez vc possa se desvincula desse seu FANTASMA o qual lhe atormenta 24hs, Se ñ fizer o minimo esforço ficarás sozinho preso a esse passado que outrora lhe deu mais decepção do quê boas lembranças, seus textos mesmo que você tente disfarça são direcionados cheios de rancores e sempre tentando desqualificar os outros como se os outros hoje ñ são os mesmos, ñ tenha medo comece de agora, mude de opinião, se muda de esposa, de casa, de carros e por ai vai, pq vc não muda de partido, tente vc é novo e serás útil em outra fase da história do Brasil
22 de Apr / 2017 às 06h54
Ajudando aos LEITORES, " TORRE FULMINADA" deciframos pra vcs. O sujeito oculto do TEXTO éééééé........LULA, alguém ai discorda.
22 de Apr / 2017 às 07h34
A lei é imparcial, foi feita para ser cumprida por todos, sem levar em conta a castra e a fama de alguns personagens, que não se encontra acima da lei. "Fora da lei não há salvação".
22 de Apr / 2017 às 07h39
Geraldo, vamos juntos ter coragem de PEDIR desculpas AO BRASIL por esse FILHO corrupto que o NORDESTE exportou para o mundo e que nós envergonha até hoje, isso seria um esforço minimo de reconhecimento dos maús feitos que esse senhor que, de 77 delatores nenhum tira ele da conta negativa, sem falar em Palocci que por sua vez será a pá de cal na vida pregressa dele. Geraldo enterre esse defunto, quebre as suas algemas e serás uma nova pessoa, estamos em um novo momento, reconstrução.
22 de Apr / 2017 às 13h17
Corrigindo palavra escrita no meu comentário anterior, digo: "casta"
22 de Apr / 2017 às 13h47
Péssimo texto. Confuso e partidarista. E ainda subestima a nossa frágil inteligência. A lava Jato vem desmontando qualquer narrativa desses corruptos, sejam eles esquerdistas ou direitistas. Somos Brasil. Força Lava Jato!
22 de Apr / 2017 às 14h37
Samba pagode: "Depois que mataram a jiboia, jararaca deita e rola". Teve gente que não gostou dessa filosofia do pagode, telefonou me destratando, quando eu tive a felicidade de grafar nesse blog, em outra oportunidade essa filosofia musical, para elogiar o compositor da letra, vestiu a frase para si, mais brabo do que caranguejo preso dentro de uma lata. Eu tenho arranjado é brigo pelo meus comentários. Mais um no rol de meus eternos inimigos, amém. Ainda bem que a Legítima me deixou de mão. Que Deus lhe bote em um bom lugar na Divina Comédia dessa vida passageira. Amém.
22 de Apr / 2017 às 14h39
Samba pagode: "Depois que mataram a jiboia, jararaca deita e rola". Teve gente que não gostou dessa filosofia do pagode, telefonou me destratando, quando eu tive a felicidade de grafar nesse blog, em outra oportunidade essa filosofia musical, para elogiar o compositor da letra, vestiu a frase para si, mais brabo do que caranguejo preso dentro de uma lata. Eu tenho arranjado é briga pelo meus comentários. Mais um no rol de meus eternos inimigos, amém. Ainda bem que a "Legítima" me deixou de mão. Que Deus lhe bote em um bom lugar na Divina Comédia dessa vida passageira. Amém.