Tem crescido bastante, em todo país, grupos que se autodenominam, os “brasileiros decentes”, e que dizem representar as “pessoas de bem”. Isso é o que mais se tem lido e ouvido ultimamente. O interessante é que nem disfarçam, já que muitos são conhecidos e suas atitudes não são condizentes com o que tentam passar. Apresentam uma imensa indignação, porém, movida pelo ódio e não pela ética, são contrários aos corruptos e à corrupção; até ai, tudo bem, o problema é que são contra a corrupção dos outros, do lado oposto. Procuram legitimar a imagem de autênticos paladinos da moralidade, os perfeitos cidadãos cumpridores dos seus deveres e obrigações, os únicos pagadores de todo tipo de tributo (impostos, taxas, contribuição de melhorias e outros...), obedientes às normas de trânsito, cumpridores das Leis trabalhistas e contribuições sociais, respeitadores das filas de bancos, estacionamentos proibidos etc. Enfim, os verdadeiros seguidores das normas jurídica e moral.
Na verdade, o que se observa é que essa simulação desleal e imprudente, de parte desses personagens, que se apresentam como “concierges e guardiões” das boas ações e costumes, promotores das boas relações familiares, conservadores do patrimônio público ou privado, físico ou moral, incita e impulsiona as atitudes odiosas e agressivas, a intransigência, a fúria, a divisão...
Quem ousa pensar diferente é tachado de inimigo (opositor), que precisa ser eliminado por aqueles nomeados como donos da verdade absoluta. O risco maior é que eles buscam dividir o país entre quem ordena (a casta superior) e quem deve acatar (a casta inferior), nesse ponto, são desprezados os acontecimentos e fatos políticos, econômicos e sociais da realidade atual.
Portanto, está ai a situação posta. De um lado os notáveis, que têm a virtude padrão e a inspiração. Do outro, as pessoas contrárias às virtudes e à honra, ou seja, o bem versus o mal. Sendo assim, não devem frequentar e dividir os mesmos espaços geográficos. Tais como: aeroportos, universidades, clubes sociais, restaurantes, hotéis, entre outros.
Entretanto, uma pergunta não quer calar: quem instituiu tal qualidade a essa falange de impolutos superiores, protetores da sociedade, que se coloca acima dos seus semelhantes, decidindo quem tem utilidade e quem é inútil, sem serventia?
Diante do exposto, tornam-se explicitas e reveladoras, para todos nós, a insensatez e a insensibilidade do extrato social dominante (elite econômica e financeira). Ao ocultar-se o debate, a democracia fracassa e passa a valer o direito de constrangimento físico e moral do outro. Essa postura não é, nem de longe, diferenças e conflitos de ideias. Em resumo, isso é coisa de gente intolerante, de gente malvada.
Prof. Sérgio Rêgo - Pós Graduado em Geografia e Especialista em Capacitação Pedagógica
13 comentários
23 de Feb / 2017 às 00h08
Bom texto. Porque o Quim defende o Careca( Cerra) PSDB com 23 milhoes na Suiça de propina??? Ataca Lula 2018 sem crime e sem dinheiro na Suiça? Ate agora nunca acharam nada de errado com Lula, mas atacam igual como fizeram com Jesus Cristo. Eu acredito que a Verdade viverar. Veja o blog Tijolaço ou o jornal do Nassif no Google
23 de Feb / 2017 às 00h52
Com Lula e Dilma a TV Globosta de empresarios do DEM e do PSDB colocavam o dia todo xingando Lula e Dilma com nomes feios que recuso colocar neste precioso blog. Agora que o DEM e o PSDB tao em Brasilia, sem voto, a Globosta nao coloca na tela xingamentos a Mixeu Temi PMDB e Aeciu PSDB porque???Sao Santos??Tao todos na Lava Jato, mas a TV nao fala porque??Moru PSDB nao fala porque?? Alias a Lava Jato parou porque?
23 de Feb / 2017 às 01h29
Lula fez o Samu, Lula fez Luz para Todos, Lula fez agua para Todos, Lula fez Minha Casa Minha Vida, Lula fez Universidades mais que todos presidentes juntos, Lula deu dignidade ao Trabalhador. Lula e perseguido igual a Jesus Cristo, mas seu perseguidor eh perdoado porque nao sabes o que fazes!
23 de Feb / 2017 às 06h23
Loucos!!!! Sem noção, comparar um ladrão que botou o país na bagaceira que está a JESUS deve ser internado.
23 de Feb / 2017 às 07h25
QUEREMOS AS NOSSAS CASAS DO RESIDENCIAL DR HUMBERTO OU VAMOS TER QUE INVADIR ? CHEGA DE TANTA DEMORA.
23 de Feb / 2017 às 07h26
NANDO,COM TODO O RESPEITO,ESPERO QUE VOCE JAMAIS TENHA UM PARENTE PRÓXIMO A VOCE,QUE SEJA SURPREENDIDO COM UM CÂNCER,PORQUE SE TIVER,TERÁ DE IR SE TRATAR EM SALVADOR,SE VOCE TIVER RECURSOS,OTIMO,MAS,SE NAO TIVER,TERÁ DE SE RECORRER AO TFD CRIADO POR SERRA ENQUANTO MINISTRO DA SAÚDE.ISTO TEM SALVO A VIDA DE MILHARES DE JUAZEIRENSES.SE VOCE FOR UMA PESSOA COERENTE,NÃO USE OS GENÉRICOS,SÓ OS ORIGINAIS,TA ? ONDE ESTÃO AS PROVAS QUE APONTAM SERRA COM DINHEIRO NA SUIÇA,VOCE AS TEM? NOS MOSTRE.QUANTO A LULA,O CARA ROUBA ATÉ CRUCIFIXO E PROVAS CONTRA ELE E CONTRA A DILMA,AGUARDE SÓ MAIS ALGUNS DIAS.
23 de Feb / 2017 às 07h50
Excelente texto , da lavra do ilustre prof. Sergio Rego. Muito bom.
23 de Feb / 2017 às 08h59
Li o texto, e imaginei ser uma conversa entre amigos de trabalho. Em nossas rodadas de discussões, temos a mesma visão externada pelo Prof. Sérgio Rêgo. Em nome da ética, o ódio exacerbado fala mais alto. Parabéns professor!
23 de Feb / 2017 às 09h00
Obrigado a todos que estão lendo o meu texto. Inclusive a quem diverge, até porque, ideias não podem ser padronizada, e o contraditório, serve para construir conhecimento. Portanto, a divergência é salutar. Quanto a forma de expressão, a gente entende. Afinal, cada um dá o que tem.
23 de Feb / 2017 às 09h46
Que bom que você apareceu David Lima, estava sumido do blog. Senti a sua falta.
23 de Feb / 2017 às 12h41
"Quem ousa pensar diferente é tachado de inimigo (opositor), que precisa ser eliminado por aqueles nomeados como donos da verdade absoluta" não é só a direita que faz isso não articulista, a esquerda também faz. Exemplo? Dependendo de quem ousar dar a cara pra bater em Juazeiro, pode ser perseguido sim! Não é por outro motivo que os comentários por mais bestas que sejam nos blogs a gente tem usar nome de fantasia
23 de Feb / 2017 às 15h37
Bom texto...Entretanto, é interessante ressaltar que os esquerdistas quando perdem o argumento passam a agredir e xingar os seus oponentes, qualificando-os daquilo q sao acusados. Se hj Uma parte da sociedade levanta- se contra os corruptos é porque não suporta mais tanta indecência e usurpação do erário público. Perdoe-me Professor, mas a intelectualeza da esquerda vem se beneficiando do socialismo iphone e de forma sagaz constoem argumentos falaciosas para defender seus marginais de estimação. Não sou de esquerda e nem ao menos de direita, mas sim um cidadão querendo um país mais justo.
24 de Feb / 2017 às 15h18
A sã consciência prova que o texto foi feito com sabedoria. A divisão ideológica do País é clara e forte. Só existem duas ideologias – a capitalista dos ricos de direita e a socialista dos pobres trabalhadores. A direita mantem processo de manipulação do povo, por serem apenas 5% a 15 da População e só com os votos deles não iriam a lugar nenhum nunca. Botaram os aparatos do estado a serviço deles, pois precisam que autoridades policiais e de justiça partidários para proteger as suas naturezas vilipendiosas...