Coronel Nascimento assegurou tomar providências
Integrantes do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir) de Juazeiro estiveram na manhã deste sábado (11/02) com o comandante de policiamento da Regional Norte, Coronel da Polícia Militar Alfredo Nascimento e com o prefeito, Paulo Bomfim, para formular a denúncia do caso de violência policial ocorrido sexta-feira (10.2), no primeiro dia de Carnaval antecipado da cidade, com a família de Neide Tomaz, ex-presidente do Compir e servidora municipal.
Eles também encaminharam informações ao Blog Geraldo José e relataram o ocorrido: Por volta das 23h30 de 6ª feira, (10.2) Neide, acompanhada pelo marido e os filhos (3) assistiam ao Carnaval nas proximidades do Hotel Rio Sol e Papelaria Gutemberg, na rua 28 de setembro, quando viram policiais agredindo um jovem. Ao intervirem tentando interromper a violência, os PMs mudaram o alvo e passaram a agredir Neide e todos os seus familiares. Inclusive, seu marido, Edesio Antônio dos Santos foi detido e liberado depois da uma hora da madrugada deste sábado (11.2).
Diante da denúncia levada pelo Compir, o coronel Nascimento informou que ainda hoje dará novas instruções à tropa e recomendou que as vítimas também registrassem a queixa na Corregedoria da PM. Já Neide e familiares estiveram na Delegacia de Juazeiro e divulgaram o fato nas redes sociais.
Leia a mensagem que a servidora municipal Neide Tomaz publicou nas suas redes sociais:
“Qual o papel da polícia militar?
“Proteger os cidadãos, a sociedade e os bens públicos e privado. Colaborar com todos os segmentos da comunidade, gerando a sensação de segurança que a comunidade anseia.”
Porém, segundo pesquisas todo cidadão/ã brasileiro/brasileira já foi agredido pela polícia ou conhece alguém que já foi. Ontem, na abertura do carnaval de Juazeiro-Bahia, um fato corriqueiro estava acontecendo: um agrupamento da polícia militar da Rondesp conduzia um rapaz tirando-o do meio da multidão. Também de forma “corriqueira” começaram a espancar o rapaz violentamente com cacetadas, socos, chutes e pontapés. O que foi incomum foi a reação contrária das pessoas que presenciavam, inclusive minha família, que éramos naquele momento os mais próximos do acorrido. A isso se deveu uma reação de violência e agressões desproporcionais do agrupamento da polícia militar que investiu contra nós batendo com cassetetes, socos e pontapés. Mandava-nos calar a boca. Irados contra a solicitação pura e simples de que fizessem o que era o dever deles: encaminhar o detido para a polícia civil a fim de que fossem tomadas as providencias devidas. Não cabe a polícia julgar e condenar nenhum cidadão /cidadã.
Todos nós apanhamos. E apanhamos muito. Minha filha chegou a ser espancada covardemente depois de caída no chão, com um soco no rosto e uma tentativa de ter seu rosto pisado deliberadamente e com requinte de crueldade por um dos policiais. Tal ato só não foi concretizado graças ao meu filho que a protegeu.
Nós até aquele momento não estávamos dentro das estatísticas de agredidos por policiais. Diante de tudo, quero compartilhar minha indignação com todo que ocorreu. O que deu início a tudo que foi relatado? A não aceitação do espancamento de um jovem negro. Um cidadão negro. Que como tantos outros são espancados e mortos todos os dias neste país, sem que a justiça seja/esteja para eles e as oportunidades tampouco.
Prestamos queixa. Iremos fazer exame de corpo de delito. Procuraremos a corregedoria da polícia, buscaremos provas e testemunhas que estejam dispostas a depor.
Neide Tomaz, ex presidenta do Conselho Municipal de igualdade racial”
Com informações do Compir
37 comentários
12 de Feb / 2017 às 08h26
A violencia aumentou depois que o Micheu Temi PMDB junto a TV Globosta e com Aecim Mineirinho PSDB passou a rasteira em 54 milhoes de votos para so prejudicar os Trabalhadores. Por isso eu so acredito em Jornal na internet nos blog Geraldo Jose e no blog 247brasil e no Conversa Afiada e no O Cafezinho. Jesus Cristo e Lula 2018 sao maiores que a TV perseguidoras
12 de Feb / 2017 às 09h27
Como se sentir seguro com uma polícia que, ao invés de impor o respeito ao ser humano com seus valores, impõe o medo e o terror. Por causa de meia dúzia de arrogantes, prepotentes e covardes que se aproveitam da farda para bater em mulheres e em quem não esboça nenhuma reação, a imagem da instituição perde a credibilidade. O pior é que não vai dar em nada, e a professora e sua família, assim como muita gente vítima da polícia, vai carregar as marcas e o trauma por resto da vida.
12 de Feb / 2017 às 09h32
ESSA PESSOA DEVERIA PRIMEIRO VER O QUE O ... ESTAVA FAZENDO.. ACHO QUE SE ELA ACHA QUE TODO ... É GENTE BOA PORQUE NÃO OS LEVA PRA CASA.. O ENGRAÇADO É QUE SEMPRE APARECE ALGUEM PRA QUERER DENEGRI A POLICIA MAIS QUANDO ACONTECE COMO NO ESPIRITO SANTO FICA TODOS COM MEDO DE SAIR DE CASA.. SENHORA PORQUE NÃO VAI AJUDAR AS PESSOAS QUE ESTÃO PASSANDO FOME AO INVES DE TENTAR ATRAPALHAR O SERVIÇO DA POLICIA.. PARABÉNS A RONDESPE ESTAR AI PRA COLOCAR EM ORDEM ESSES ...QUE VÃO PRA RUA APRONTAR. CONTE COM MEU APOIO DE DE 99% DA SOCIEDADE E NÃO DA MINORIO QUE NÃO TEM O QUE FAZER
12 de Feb / 2017 às 09h37
CORONEL ALFREDO NÃO DER OUVIDO A ESSA DENUNCIA E SIM COLOQUE O SERVIÇO DE INTELIGENCIA PRA INVESTIGAR ESSAS PESSOAS QUE DEFENDE TANTO OS ... E OUTRA SENHORA O NEGRO O BRANCO OU O AZUL QUE ESTEJA APRONTANDO TEM QUE CAIR NA PORRADA DO POLICIA SIM E VOCÊ E SUA FAMILIA AO INVES DE IR CURTIR SEU CARNAVAL VÃO É SEGUIR A POLICIA PRA ATRAPALHAR SEU TRABALHO. OU É FALTA DO QUE FAZER OU É QUERER MESMO SE APARECER.. É POR ISSE TIPO DE GENTE QUE NOSSO PAIS ESTAR DO JEITO QUE ESTAR CHEIO DE ... INDEPENDENTE DE COR OU CONDIÇÃO SOCIAL. LEVA TODOS PRA SUA CASA
12 de Feb / 2017 às 09h47
Nada justifica agredir a família e a respeito do comentário de Jorge foi sem nobreza nenhuma....
12 de Feb / 2017 às 09h53
Bom no que li no comentário desta senhora e seus familiares , Vamos la, primeiro não sei se ela é advogada ? segundo que ela não tinha nada que intervir no trabalha da polícia seja militar ou civil , Quase todo mundo anda com celular nas ruas seja carnaval ou não, registra tudo filma, fotos , e segue a abordagem dos mesmo com referência ao cidadão abordado. depois é so entregar todo material para o suposto acusado de alguma coisa no circuito da festa, se ele quiser buscar justiça que assim o faça , Quando a polícia está trabalhando se vc não é uma autoridade nao tem porque vc intervir.
12 de Feb / 2017 às 09h56
Me poupe !! Aqui na Orla 2 de Juazeiro tem um monte de "Jovens Negros" oprimidos e esquecidos pela sociedade. Por quê a Srª Neide não vem resgatar-los ? eles estão lá todos os dias. O que a Srª quer é APARECER.
12 de Feb / 2017 às 10h02
Muito bem Rondesp pau nesse ... que devia estar aprontando, imagina se esse... estivesse assaltando a família dela o que iria dizer.cacete nele. Depois chama os Direitos Humanos...
12 de Feb / 2017 às 10h17
Eu não entendo porque interferem no trabalho da Polícia. Querem ensinar como fazer. E outra? Já observei que quando vão fazer a tal "intervenção", se portam aos policiais com arrogância e desrespeito. Não é o que os policiais se acham porque estão "fardados", é porque certas pessoas não respeitam a autoridade. Quem tinha que intervir na ação policial com o "jovem" é a família se caso, a Polícia foi negligente com seu papel profissional. Aí, a população entra com o apoio. Mas, tudo com respeito. Agora aparece um grupo de pessoa que não sabe de nada e intervém. Só porque é a Polícia.
12 de Feb / 2017 às 10h17
Esse policias são todos ignorantes mal educados acha que todo mundo e vagabundo,e por isso que a população muitas vezes tem medo,e esse que comentou,lembre-se e o povo que paga seu salário e sua obrigação defender o povo vc não tá fazendo favor não é sim seu dever,porque vcs ganham muito bem pra isso certo,para de falar besteira e vai trabalhar....
12 de Feb / 2017 às 10h24
É o que o discurso, parece que estamos na era da ditadura militar. Só um aviso. A era já passou. Parem de ficar discursando como se isso fosse presente. Tem policiais inseridos na corporação que nem viveu a tal ditadura e muito menos os seus comandantes. Falta de leitura é grave e de estudos também. É só um discurso de povo que odeia a Polícia. Sinto muito porque a Polícia bateu na família. Mas, como alguém comentou, gravasse tudo e encaminhasse para fazer a denúncia. Mas, primeiro vão denunciar no facebook. Sabe porque? Para desmoralizar o trabalho da Polícia. Nada ético. Acaba perdendoarazão
12 de Feb / 2017 às 11h41
Deixando claro que, em meu comentário, em nenhum momento denegri nem generalizei para toda a Polícia, até porque conheço e respeito o trabalho sério dela. Apenas critiquei(o que é um direito meu) a atitude abusiva de ALGUNS que, infelizmente, reflete negativamente a imagem da instituição, pois nada justifica agredir uma família e mulheres. Era só mandar sair de perto. É só entender um pouco de língua portuguesa para interpretar o texto. E outra, com certeza 99% da sociedade não apoia esse tipo de conduta. É por isso que o país está do jeito que está pela falta de educação!
12 de Feb / 2017 às 12h02
Bom dia Geraldo, pq de querer intervir em uma ação policial? Se não sabe o porque do policial tá fazendo a devida ação não cabe a nenhum de nós intervir, por essa e outras intervenções que o país está cheio de bandidos, por conta dessa bosta de direitos humanos que só dá vez ao bandido! Vamos deixar a polícia trabalhar, precisamos dela!!!
12 de Feb / 2017 às 12h16
O pau cantou. Tem que cantar. E ainda ouvir a música de assissao. E pau no lombo, pau nas coxas, nas pernas , na cara...... Neste carnaval tudo a ver é o pau cantando. Bate , bate vassourinha.
12 de Feb / 2017 às 12h35
OLHA NÃO CONHEÇO ESSA FAMILIA MAIS EM PARTES VI MUITAS COISAS ERADAS POR PARTE DE ALGUNS POLICIAIS QUE USARAM DE MALDADE E ESTÃO USANDO DESDE DO PRIMEIRO DIA SÃO PESSOAS QUE COLOCAM UMA FARDA E ACHA QUE SÃO HOMENS OU MELHORES QUE OS OUTROS E METENDO PANCADA E MAIS PANCADA EM CIMA DE QUEM QUER QUE SEJA SEM RESPEITO ALGUM ESSES FATOS E O QUE VI E COMPROVEI PESSOALMENTE SÓ TEMOS A LAMENTAR O MAIS A FESTA ESTA BACANA ESTÃO DE PARABÉNS......
12 de Feb / 2017 às 13h08
Trucuclentos, despreparados, qual a orientação foi passada para esses "servidores" públicos? Nos últimos dias o que tenho visto é um acirramento do já conhecido despreparo desses jovens, recém ingressos numa organização arcaica e disfuncional. Rezo a Deus pra nunca me ver sozinho com policiais militares, n me sinto seguro e não, eu não sou agente de delitos, sou um cidadão que n se sente protegido por uma polícia amedrontadora
12 de Feb / 2017 às 13h36
caros amigos sem descriminar ninguém , mas tem gente que gosta de se aparecer ,essa senhora só porque um dia puxou o saco de um politico e ganhou um cargo na prefeitura se acha no direito de se meter no trabalho da polícia ,e no brasil isso acontece e muito , vai curtir o carnaval que á senhora ganha mais , agora se fosse um branco que estivesse sendo preso sera que ela iria se meter ?quer aparecer mesmo ,esse povinho metido ,vai cuidar de quem esta abandonado na orla dois .
12 de Feb / 2017 às 13h46
Boa tarde!!! Quem for contra a ação dá polícia militar, vai morar no espírito santo lá a polícia n está batendo em ninguém , e outra tenho certeza que quem n gosta de polícia e vagabundo ou parente de vagabundo. Digo mais policia e para dá pau em vagabundo mesmo e quem estiver com peninha adote um kkkkk. Sociedade hipócrita!!!
12 de Feb / 2017 às 13h56
Gostei Alan pau nesses ...!!!!!!!
12 de Feb / 2017 às 15h03
Pelo visto nos comentários muitos são favor da polícia bater , agredir , outros falando do despreparo dos policiais , Bom o que podemos ver que ninguém está certo nem quem manda bater e nem quem diz que os policias estão despreparados , Gente quando vcs forem abordado por policias nao dê a testa , faça tudo que eles pedirem nao cabe a vc no momento achar que está certo ou errado, depois se vc se sentiu ofendido e liberado procure lembar do numero da viatura , horário, vá até a delegacia de policia e faça um B.O ,exames de corpo de delito, depois procure o MP, formalize tdo.
12 de Feb / 2017 às 15h55
Isso aconteceu várias vezes no decorrer de todo o percurso dos trios! Vários policiais ao abordar alguns foliões, os outros agrediam as pessoas ao redor para afastarem! um Absurdo!
12 de Feb / 2017 às 16h14
Cade os direitos humanos,
12 de Feb / 2017 às 16h50
Só acho q a policia tem q defender a sociedade e não sair violentando quem tiver pela frente, todos eles são ignorantes, que acham que todos são vagabundos e outra vão por cara, eles abusam da autoridade tem que ter um lei urgente contra abuso de autoridade, eles se acham quando estão fardados. Não apoio esse tipo de agressão seja ele preto, branco, indigena, pardo qual for a étnia.
12 de Feb / 2017 às 17h46
Se fosse só um episódio isolado, mas o que se vê num evento como o carnaval é uma sucessão de abusos! Presenciei uns PMs que vinham no cordão e deram um empurrão em uma menina branca que aparentava ter uns 14 anos só pq estava na frente! Concordo q a Polícia pode dar moleza pra bandido não, mas aceitar esse tipo de absurdo e monstruosidade com o povo, jamais! Senão estão satisfeitos com o emprego, peçam pra sair e não queimem o nome da PM! Esses que estão puxando o saco aqui nos comentários é pq não foi com a família deles!
12 de Feb / 2017 às 17h57
Deixa a polícia trabalhar, e para de ter piedade de quem não anda certo.
12 de Feb / 2017 às 18h55
Estou CHOCADA ,com os comentários acima!! Onde está escrito que a Policia pode bater em cidadãos? Sejam eles ''Vagabundos '' ou não!! Está CORRETA ,esta senhora temos que compartilhar essa barbárie, e que o comando da policia tome providências!!!
12 de Feb / 2017 às 19h23
Policiais truculentos que passam por nós empurrando, como se fossem Deus dentro da farda! Sem ela... ai, ai...MAL EDUCADOS!!!!
12 de Feb / 2017 às 21h47
Eu quero só entender o porque dessa "família" foi se meter onde não foi chamada???!!! A polícia trabalhando,tirando esses elementos que vem perturbar e colaborar para que a festa seja importunada aí vem essa sociedade ipocrita defendendo vagabundo.
12 de Feb / 2017 às 21h55
Bem feito. Quem mandou se meter onde não é chamada.
13 de Feb / 2017 às 00h54
Infelizmente o abuso de autoridade é notável. Ontem presenciei um rapaz franzino sendo esmurrado, chutado e pisoteado por três policiais. Covardia. Se o jovem estivesse cometendo infração que necessidade de tal brutalidade porque não foi detido e levado??? Respeito a polícia, mas tem muitos se aproveitando da autoridade para passar o medo ao invés do respeito. (Fato ocorrido na orla, próximo a casa do ex prefeito Misael Aguilar)
13 de Feb / 2017 às 08h36
quero distância de certos comentaristas deste blog aqui, eu hein....ai vai ver tão indo pra missa orar, falam em Jesus isso e aquilo, 'amai-vos uns aos outros', 'perdoai', nhenhenhe e etc... essa postura de "bolsominion reaça tem que bater mesmo" é até o dia que eles próprios forem vitimas de alguma arbitrariedade de agentes de Estado, por qualquer coisinha que seja, nem precisa ser violação a lei ou interferência no 'trabalho' dos outros. ai a coisa vai mudar de figura e as opiniões também...
13 de Feb / 2017 às 09h44
É por estas e por outras que o STJ e STF vai finalizar como que vai ser a lei com relação o abuso de autoridade .Desde meses a traz , o desacato a autoridade passou a não ser mais considerado crime. A decisão foi tomada pela Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que avalia que a criminalização contraria as leis internacionais de direitos humanos. No relatório, Dantas afirma que “punir o uso de linguagem e atitudes ofensivas contra agentes estatais é medida capaz de fazer com que as pessoas se abstenham de usufruir do direito à liberdade de expressão, por temor de sanções.
13 de Feb / 2017 às 10h22
ninguém fala que foi um carnaval sem violência. saímos de casa e fomos tranquilamente para a festa. afinal. VOCÊ PREFERE FICAR FRENTE A FRENTE COM UM BANDIDO OU COM A POLICIA. SE TIVER DÚVIDA, ESCOLHA O BANDIDO ENTÃO, BANDO DE HIPÓCRITAS.
13 de Feb / 2017 às 11h14
Gostaria de salientar, e parabenizar a Guarda Municipal da nossa cidade, precisei amparar uma amiga que estava passado mal e no mometo em que a guarda vinha passado prestou todo o apoio retirado-a do aperto do circuito,e foram bastante profissionais. parabens.
13 de Feb / 2017 às 12h59
Lamentável a ação de alguns policiais, mostrando despreparo e total falta de equilibrio emocional e psicológico. Lamentável também comentários de algumas pessoas que demonstram claramente o ÓDIO e a INTOLERANCIA. E é nesse compasso em que vive a humanidade, totalmente vítima da falta de amor e de solidariedade para com o próximo. Pelo andar da carruagem o mundo estará fadado ao fracasso.
13 de Feb / 2017 às 14h33
Olá! Sou PM com mto orgulho, tenho prazer em exercer minha profissão que, nesse país é tão ardoa. Diante de tantos comentários negativos, não poderia deixar de me expressar. Infelizmente no Brasil vivemos uma crise social e moral, onde os valores estão invertidos e os princípios básicos de civilidade já não existem. sou formado em engenharia agronômica e não sou esse monstro q a vcs acreditam q o policial seja.. nós sofremos de todos os lados, dos nossos comandantes, nossos políticos, bandidos, mídia e vcs, sociedade.. exigir do policial educação é fácil, mas, e vc? O q tem feito?
13 de Feb / 2017 às 20h44
Só ressaltando que a crítica em questão não é de forma geral, é para apenas alguns dos episódios em questão. Até porque conheço e sei que tem muitos bons profissionais e seres humanos que honram a farda e a sua história(o que creio que seja a maioria), apesar de não receberem o devido valor que lhe é de direito e podem ser chamados verdadeiramente de Servidores Públicos!