Nos últimos dias fomos surpreendidos novamente com a notícia do fechamento de várias agências bancarias espalhadas pelo país, inclusive em Juazeiro. Assim como o Banco do Brasil, agora foi anunciada a desativação de uma unidade do Banco do Nordeste. Lembro que a nossa cidade tem duas.
Em um comunicado, o banco, que é controlado pelo governo federal, afirmou que o fechamento é uma “resposta a um cenário cada vez mais desafiador, no qual se exige a melhoria contínua da produtividade e da eficiência das instituições.” As medidas vão de encontro às mudanças adotadas pelo governo Dilma de abertura de mais agências e, consequentemente, à melhoria na qualidade do atendimento.
Muito me entristece as atitudes que o atual governo vem buscando para resolver os problemas. A chamada reestruturação do quadro de funcionários, com perdas de funções e fechamento de postos de trabalho só reforça o que já sabíamos: não há planejamento. A cada dia, tenta-se tapar o sol com a peneira e, assim, o presidente Michel Temer segue ilustrando o cenário de total desconhecimento administrativo e com a realidade do povo brasileiro.
Para quem não acompanha as atividades do banco pode ser até natural concordar com essa decisão do presidente. Porém, antes de tomar qualquer partido, é preciso reconhecer a importância da instituição que é um dos principais agentes de desenvolvimento do Nordeste. Entre os seus programas de crédito, existe um direcionado à agricultura familiar, que hoje responde por 70% dos alimentos consumidos por nós. O fechamento de uma agência em Juazeiro dificulta também o atendimento dos pequenos e médios empresários, responsáveis pela geração de empregos em várias partes da nossa cidade, além de sobrecarregar os funcionários e diminuir a qualidade de vida dos mesmos.
Como deputado estadual, representante de uma região de secas prolongadas e carente de políticas públicas direcionadas ao desenvolvimento social e econômico, repudio essa atitude excludente. O que todos nós, cidadãos nordestinos, queremos é mais espaço e equidade, pois nenhuma região se desenvolve eliminando fonte de financiamento e postos de apoio.
Neste momento político difícil só me cabe buscar forças para me colocar na fronteira de luta. Estou à disposição do sindicato e funcionários para juntos debatermos propostas e saídas. Penso que atitudes devem ser tomadas com urgência, porém por pessoas comprometidas com as classes menos favorecidas da sociedade, em detrimento a uma política de favorecimento a um seleto grupo de pessoas amigas do governo e alguns empresários bem-nascidos.
Crisóstomo Lima (Zó) Deputado Estadual PCdoB
16 comentários
18 de Jan / 2017 às 23h07
Massa
18 de Jan / 2017 às 23h10
Valeu meu deputado.Por isso o professor Otoniel Gondim o tem elogiado muito
18 de Jan / 2017 às 23h12
GERALDO JOSE,TEM OTONIEL GONDIM HOJE NO BLOG? COM POESIA OTIMO
18 de Jan / 2017 às 23h18
deputado me responde o que o senhor esta fazendo para o governador pagar o que deve ao regional pois tem chefe de familia passando fome por falta de pagamento honre seu mandato faz algo pela regiao
18 de Jan / 2017 às 23h19
POIS É, MAS INFELIZMENTE TIVEMOS 13 ANOS DE USURPADORES DO ERÁRIO, FACÇÕES CRIMINOSAS DESFASADAS DE FACÇÕES PARTIDÁRIAS, A SERVIÇO DE LESAR A PÁTRIA, O PAIS SE TORNOU MAIS VIOLENTO PELO DESEMPREGO E POR MUITOS SABEREM QUE NOSSO PAIS É GERIDO OU ADMINISTRADO POR BANDIDOS E NÃO POR POLÍTICOS..., E TENHO DITO, O RETROCESSO ESTA APENAS COMEÇANDO, AGUARDEM MUITO MAIS.............
19 de Jan / 2017 às 00h00
Os traidores são colhidos na sua própria cobiça". (Provérbios 11.62) "Quando querem transformar dignidade em doença; Quando querem transformar inteligência em traição; Quando querem transformar estupidez em recompensa; Quando querem transformar esperança em maldição: É o bem contra o mal. E você de que lado está?" (Renato Russo). Blog 247 brasil
19 de Jan / 2017 às 00h05
Mxeu Temi PMDB e Aecio e Alquimi PSDB pegarao o poder para so ajuda os amigos dono de banco e donos de TV que andam de helicopteros. O povo pobre que morra e va para o inferno
19 de Jan / 2017 às 01h16
Deputado de um mandato só, quando seus aliados estavam roubando no governo de Lula e Dilma, o senhor estava achando bom. Agora pergunte aos seus eleitores, que não ganharam empreguinhos, se eles votarão nos comunistas de novo. Chega!! Fora comunistas e corruPTos. Seu mandato é um zero à esquerda.
19 de Jan / 2017 às 01h22
Em vez de tirar foto e pegar carona nas obras dos outros, o "nobre" deputado deveria ter usado seu dinheiro de emendas para beneficiar Juazeiro, mas o que fez com ele? Mandou pra Suíça? Botou em conta de laranja? Empregou em jóias, terrenos, ações? Distribui propinas? É isso que os vermelhos fazem, não é mesmo? Como fez o deputado da DETALHES! Tamo mal, viu?
19 de Jan / 2017 às 05h49
Esse senhor é uma vergonha, lembro-lhe que a situação que o nosso país encontra-se foi promovida por vocês da esquerda, e o atual presidente da república foi aliado do PT desde o início do criminoso projeto político que o senhor faz parte. Pois bem, pare de retórica e aproveite seus poucos dias que lhe restam como deputado.
19 de Jan / 2017 às 08h15
QUEM REDIGIU ESTE TEXTO? NÃO É LÁ ESSAS COISAS MAS ESTA ALÉM DO DEP.
19 de Jan / 2017 às 08h35
Cadê o dinheiro da sedis! Ministério público tá de olho. Deputado sem futuro viuuuuuu.
19 de Jan / 2017 às 08h38
Sim, Gondim, onde anda o artigo que prometeste analisando os vereadores atuais?De olho se vai cumprir a promessa.Pau neles,viu?
19 de Jan / 2017 às 08h43
É retrocesso, concordo, mas do que adianta uma agência deficitária continuar funcionando? - tem dó ZÓ (trocadilho) - faz isso só para aparecer - e nada para Juazeiro - ou arrependimento de ter votado em vc - fraco, fraco e fraco.
19 de Jan / 2017 às 09h19
Sim, Gondim, onde anda o artigo que prometeste analisando os vereadores atuais?De olho se vai cumprir a promessa.Pau neles,viu?
19 de Jan / 2017 às 09h34
Bem feito! Tem um monte de bancário coxinha.