A Secretária de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária de Juazeiro, Maraíza Carvalho reuniu-se nesta quinta-feira (12), em seu gabinete, com Ademilson da Rocha (Tiziu), Coordenador Regional do Pró-Semiárido, programa desenvolvido pela CAR para conhecer a estrutura organizacional, ações e projetos desenvolvidos pelo órgão.
Tiziu falou sobre a ideia de implantar em Juazeiro o Serviço Municipal de Apoio à Agricultura Familiar (SEMAF) que seguirá o modelo do Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF). “O SEMAF promove a articulação, gestão e implementação de políticas públicas para a execução na base municipal, atuando de forma integrada com o SETAF. A nossa ideia é fazer um levantamento para saber o potencial de cada região do interior de Juazeiro e em seguida trabalhar o seu desenvolvimento oferecendo assistência técnica”, explicou, informando que o serviço territorial já atuante, é composto por equipes técnicas da CAR, CDA, Bahiater e demais órgãos que integram a SDR.
O coordenador também falou sobre os avanços no processo da agroindústria, convivência com o semiárido, regularização fundiária, projeto de inclusão produtiva e Bahia Produtiva que funciona através de editais para diversas atividades socioambientais e da cadeia produtiva. “O objetivo de todos os programas é impulsionar a agricultura familiar e o desenvolvimento rural nos próximos anos”, disse.
A secretária declarou interesse em dar continuidade a projetos já existentes, bem como firmar novas parcerias em busca do desenvolvimento como um todo. “Estamos focados em realizar um trabalho que possibilite o crescimento e desenvolvimento da agricultura familiar na região, a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural já é uma antiga parceira e acredito que iremos reforçar e ampliar essa relação”, observou Maraiza Carvalho, destacando que pretende interagir e firmar parcerias com as demais instituições voltadas ao setor.
Ao final do encontro Maraiza também destacou a importância da implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), hoje parte integrante da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária. “O projeto já aprovado pela Câmara de Vereadores vai beneficiar toda a cadeia da caprinovinocultura e da agricultura familiar, através do selo de qualidade expedido por técnicos e veterinários do município de forma menos burocrática e dispendiosa. Isso também representará uma maior segurança para o consumidor que terá a garantia de adquirir produtos mais saudáveis. Hoje, através de Tiziu, o estado se mostra mais uma vez parceiro na concretização desse serviço”, disse.
Lene Radina/ASCOM PMJ
7 comentários
13 de Jan / 2017 às 23h12
Esse Tiziu é o que coordena invasão de terras. E usam o selo da agricultura familiar para justificar esse crime de invasão. Secretária, vá cuidar de seu hotel.
14 de Jan / 2017 às 12h36
Muita cautela secretária Maraiza, para que sua secretaria não se torne um comité politico do Partido dos Trabalhadores. As cobras já estão ensaindo as senas.
14 de Jan / 2017 às 13h08
FERNANDO O HOTEL NÃO É DELA, NAO MEU AMIGO TÁ E ATRASADO BESTA.
14 de Jan / 2017 às 17h18
Governo das ações midiáticas forjadas, Juazeiro uma cidade de potencial agrícola comprovado, e o agronegócio local sendo tratado com uma insignificância tamanha por agentes alheios às atividades rurais.
15 de Jan / 2017 às 09h40
Incrível! Secretaria importante administrada e assessorada tecnamente por peixe fora d"água, é realmente incrível. O Serviço Público está desacreditado. Misturam alho com bugalhos. Tudo vem acontecendo de forma escancarada para tender o clientelismo político do PCdoB/PT, ou melhor o CAPIMUNISMO mentiroso. Cadê Concurso Público com decência que deve ter, para ocupar funções públicas ? O último concurso mais de 25.000 candidatos p/150 vagas. Não falta empregos? 11.000 casas na séde. No interior e na área da produção, nada. Onde tem o emprego falta casa! Não possui BIBLIOTECA, etc.
15 de Jan / 2017 às 12h55
https://youtu.be/0IF3Z1UBzM0
16 de Jan / 2017 às 00h42
Quem é este Tiziu mesmo????