O Hospital da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf) vem executando uma série de ações que vem promovendo melhorias significativas na unidade. Recentemente, o Laboratório de Análises Clínicas fez a aquisição de uma série de materiais e equipamentos para a coleta de sangue.
Entre os materiais adquiridos estão os escalpes para coleta a vácuo que fazem com que o sangue flua para o tubo na quantidade correta para a análise laboratorial. Anteriormente, o material coletado era armazenado no tubo através da manipulação da seringa o que aumentava o risco de contaminação.
Um problema recorrente em postos de coleta e a dificuldade para “achar a veia” do paciente através do toque, o que muitas vezes provoca mais de uma perfuração e gera incômodo e transtorno. Em ambientes hospitalares esse problema se agrava devido ao quadro de saúde debilitado em que os pacientes se encontram. Agora, os profissionais do HU-Univasf terão à disposição um aparelho de ponta para a realização desse trabalho.
O equipamento, que custa entre 15 e 20 mil reais, emite uma luz infravermelha que permite analisar e visualizar a vascularização facilitando o procedimento de coleta de sangue. Segundo a chefe da Chefe de Unidade do Laboratório de Análises Clínicas do HU-Univasf, Cristina Lumi Fukagawa, é mais comum a utilização deste aparelho em unidades ambulatoriais. O HU é o primeiro hospital público da região a utilizá-lo no serviço direcionado aos pacientes internados.
“Estamos trazendo novos serviços de qualidade no atendimento, para dar mais conforto, rapidez e segurança ao paciente. A chegada da Ebserh vem proporcionando esta evolução. Até então, coletávamos tudo na seringa. Hoje estamos implantando materiais que costumam estar presentes apenas no serviço privado. ”, afirmou, Lumi Fukagawa.
Ascom HU-Univasf
0 comentários