Nesta quarta-feira, 19, a Guarda Civil Municipal de Juazeiro recebeu da Polícia Federal a autorização do convênio de porte de arma. Na Bahia foram liberados também para as cidades de Itaberaba e Tucano.
O porte de arma está previsto na Lei 13.022 de 08 de agosto de 2014 no seu artigo segundo, no qual descreve que incumbe às guardas municipais, instituições de caráter civil, uniformizadas e armadas à função de proteção municipal preventiva, ressalvadas as competências da União, dos Estados e do Distrito Federal. Ainda previsto na lei a proteção dos direitos humanos fundamentais, do exercício da cidadania e das liberdades públicas, preservação da vida, redução do sofrimento e diminuição das perdas, além do patrulhamento preventivo e compromisso com a evolução social da comunidade e quando necessário o uso progressivo da força.
O convênio foi assinado pelo Superintendente Regional da Polícia Federal, Daniel Justos Madruga, em Salvador. Para a Inspetora-Chefe, Josilene Lins a Guarda Municipal estará mais apta a realizar a segurança das cidades "Estamos muito felizes por mais uma conquista da corporação, pois nos empenhamos muito desde o início do plano de trabalho e a realização dos cursos de formação e todos os critérios exigidos pela Polícia Federal. O próximo passo é fazer o requerimento individual de todos os GCM's", informou.
Para esse requerimento, a inspetora esclarece que GM aptos deverão apresentar comprovação de idoneidade, com a apresentação de certidões negativas de antecedentes criminais fornecidas pela Justiça Federal, Estadual (incluindo Juizados Especiais Criminais), Militar e Eleitoral, não estar respondendo a inquérito policial ou a processo criminal, comprovação de capacidade técnica e de aptidão psicológica para o manuseio de arma de fogo, realizado em prazo não superior a 01 ano, que deverá ser atestado por instrutor de armamento e tiro e psicólogo credenciado pela Polícia Federal, além de ter sido punido disciplinarmente na corporação.
Em agosto a Inspetora-Chefe da GCM, Josilene Lins e o Diretor Presidente da Companhia de Segurança Trânsito e Transportes, Vilmar Ferreira acompanhados do Presidente da Câmara de Vereadores, Damião Medrado e do Deputado Federal, José Carlos Araújo estiverem reunidos em Salvador com os representantes da Policia Federal para a formalização desse convênio. "É uma conquista para toda a corporação. Temos buscado constantemente a qualificação profissional, e, não temos dúvidas que todos irão contribuir ainda mais com a segurança do nosso Município", pontuou Vilmar Ferreira.
Ascom/Juazeiro
10 comentários
20 de Oct / 2016 às 21h25
AVE MARIA. SOU TOTALMENTE CONTRA.VEJO EM JUAZEIRO,TANTO GUARDA PATRIMONIAL COMO GUARDA DE TRANSITO AGIREM COMO SE FOSSE POLICIA. IMAGINA AGORA COM UM 3/8 NA CINTURA.QUEM VIVER VERA, GUARDA MUNICIPAL APRONTANDO COM GENTE E GENTE APRONTANDO COM GUARDA MUNICIPAL. ARMA FICA PARA AS POLICIAS,E CIDADAO EQUILIBRADO QUE TENHA POSSE E PORTE.CORRE O RISCO DA VIOLENCIA FRUTIFICAR
20 de Oct / 2016 às 21h25
E ISSO AI ESTAO DE PARABENS E UM GRANDE AVANÇO PALMAS PARA VOÇES,EM QUANTO A GENTE SÓ TEMOS A LAMENTAR NOS SO LEVAMOS PANCADA ATRAS DE PANCADA E QUE A UNICA PESSOAL QUE E COM A GENTE E JESUS CRISTO E MAIS NINGUEM PODEM TER CERTEZA.......
21 de Oct / 2016 às 01h01
PARABENS JÁ ERA PRA TER LIBERADO. DEMOROU DEMAIS. QUERO VER TODOS DE PISTOLA AJUDAR A POLICIA COMBATER A CRIMINALIDADE PARABENS
21 de Oct / 2016 às 09h31
O que adianta dar um porte de arma se a guarda está sucateada, o quantitativo da Guarda é bastante baixa para a quantidade da população de juazeiro pois; a preifeitura poderia aproveitar esse concurso e chamar uma quantidade significante.de 10 a 30 guardas é muito baixa.
21 de Oct / 2016 às 10h42
E se usar fora de serviço e a policia pegar, será que vai em cana? Porque com certeza, muitos vão usar.
21 de Oct / 2016 às 13h20
O porte é pessoal e funcional, acho que a populaçao nao deveria se preocupar com isso, a populaçao cidadã, pois a muitos ai que nao querem que a GCM tenha porte pra cometerem crimes. olha como ta a situaçao motoqueiros roubando celulares e praticando outros crimes, a guarda armada pode ainda ajudar as policias pra trabalharem em conjunto pois nem sempre a pm esta disponivel devido ao alto indice de crimes. A guarda civil nao é policia mas tem o poder de atuar como tal, acho muito bom isso tenho um amigo que é guarda aqui em juazeiro, faz parte da Romu,muito profissional.
21 de Oct / 2016 às 13h27
e pra terminar, eles são preparados passaram por vários treinamentos e agora estão sendo analizados os documentos de antecedentes criminais, exigência da PF de Juazeiro. acho que ja ta a hora da população não mais criticar e sim apoiar, eles entendem das leis e sabem que se acontecer algum que não estaja na Lei vão responder a justiça,por isso eu aprovo pra eles terem o porte, se a vizinha cidade pode porque não Juazeiro.!?
21 de Oct / 2016 às 14h21
Muita imprudência por parte das autoridades a maioria desses guardas não tem condições psicológicos de andarem armados, pelo contrário acho que a guarda precisaria de uma triagem para evitar os muitos incidentes eu mesma já sofri por conta de uma guardinha, que me confundiu com alguém (palavras dela) então para mim uma pessoas dessa nova tem condições de andar armada.
21 de Oct / 2016 às 17h57
É só procurar a Policia Federal e encaminhar o pedido.
18 de Nov / 2016 às 19h17
EM PETROLINA O AGENTE PENITENCIÁRIO É AGENTE PENITENCIÁRIO, GUARDA MUNICIPAL É GUARDA MUNICIPAL. EM JUAZEIRO O AGENTE PENITENCIÁRIO É VIGIA DESARMADO E O GUARDA MUNICIPAL É GUARDINHA DESARMADO. JUAZEIRO É MUITO ATRASADO!!