Os efeitos da atual crise política brasileira parecem não acabar. Alguns inexperientes até podem crer que o afastamento da presidenta abre caminho para o fim das "crises" que nasceram com a Colônia Brasil. Mas as "crises" realmente acabam depois do processo de afastamento da nossa atual Chefe de Estado e Governo, pelo Congresso Nacional? Certamente teremos mais munição para ampliação das "crises" política, econômica, moral, institucional, etc.
O debate democrático não é ruim, mas pode descambar ninguém sabe aonde, pois em meio ao processo há os que defendem a saída, a permanência, "eleições gerais" para escolha do cargo de presidente ou para todos os cargos políticos. Isso me cheira o fim do período histórico da "Nova República". Então que passemos a "Novíssima República" ou qualquer outro regime que se instale no país, menos Ditadura Militar ou Civil. Ditaduras não servem. Mas quem conduziria esta moderna "república" ou sabe-se lá o que venha ser chamada a nova era – os sujos ou enlameados na imoralidade?
Michel Temer, um democrata ilibado, sério e corajoso. Sua coragem é tamanha que sendo presidente do maior partido da base do governo, para o qual foi eleito junto com a Dilma, decide não presidir a eleição que declararia a saída do governo, do qual ele próprio não pode sair sem renunciar ao cargo. Os demais personagens, os presidentes: Eduardo Cunha (Câmara), Renan Calheiros (Senado), Ricardo Lewandowski (Suprema Corte). Todos estes, personalidades inquestionáveis, mesmo que fiquem provisoriamente no comando da nação... Agora imaginem os possíveis eleitos nas supostas "eleições gerais", por nosso povo bem informado e muito bem instruído, afinal isso ninguém pode contestar que somos, afinal tudo sabemos e conhecemos – as "redes sociais" estão repletas de especialistas em tudo. Mas, afinal aonde vamos parar todos com nossas vozes neste imenso Brasil?
Talvez sem paz, Dilma, pátria educadora, saúde digna e sem economia justa e solidária, como ocorrem nas melhores democracias, especialmente nas monarquias. Então que sigamos a "nova era", com a escrita de uma nova Carta Magna, uma Constituição tão democrática quanto esta que está em processo de ser "rasgada". Porém esperanço um texto mais simples e capaz de criar elementos que evite as longas crises. Quem sabe não é chegada a hora de reinstituir o parlamentarismo no Brasil, como nos tempos de 1800. O país do futuro passaria a ser o país do presente e do passado, onde os governos acabam quando perdem o apoio parlamentar para aprovar seus projetos. Daí, em novas eleições, volta-se a escolher os novos líderes, que governam com e para o povo. Nova Constituição já, Brasil!
Por Jorge Galego
Foto Agência Brasil
11 comentários
12 de Apr / 2016 às 18h59
Um governo eleito com dinheiro de empreiteiras, elameado pela corrupção e que até agora usa os trilhões que roubou dos brasileiros para manter-se no poder. Esse é o governo do PT, desde Lula até essa fantoche bipolar. Primeiro vamos estirpar esse tumor chamado PT. Depois veremos o resto.
12 de Apr / 2016 às 19h49
Não concordo com o parlamentarismo acho que não estamos amadurecidos para isso, porém de uma coisa não tenho dúvida iremos para um caminho melhor, de mais credibilidade, essa presidenta já passou da hora de sair, mas domingo vamos as ruas...
12 de Apr / 2016 às 20h19
PARA LONGE DA CORRUPÇÃO!
12 de Apr / 2016 às 20h47
O Brasil graças a Deus vai está livre dessa corja de Corruptos
12 de Apr / 2016 às 21h28
Com a PRESIDENTAAAA eu não sei, mas com a PRESIDENTE toda mundo sabe: vai ser impedida de governar. O Brasil precisa ser alfabetizado rapidamente. A própria presidente que governa sob a égide de UMA PÁTRIA EDUCADORA, se deixa, e também faz questão de ser chamada como tal, e ainda aparece esse pseudo articulista com essa de PRESIDENTA. Vai ver que na sua escola as garotas são chamadas de ESTUDANTAS.
12 de Apr / 2016 às 21h34
Mais décadas de miséria, de desigualdade social, de favelas, de exploração. Como sempre foi, como sempre esteve. Quem mudou os rumos do Brasil foi o PT do Lula. E para ter mais soberania, mais dinheiro o Brasil juntou-se aos maiores países do mundo, que os países ricos colocam de lado: Rússia e China. Os países ricos vêem o Brasil como local para rapinar as riquezas e seu povo. Como já fazem com os juros de 40% do orçamento da união. Daí estão praticando esse campanha de ódio, semeando o mal, semeando a discórdia entres os brasileiros que podem levá-los para grande sofrimento. Como eles já fazem no resto do mundo. Vejam que é a Rússia que esta livrando o mundo do Estado Islâmico. Talvez vocês não verão mais gente sendo decepada nem crianças morrendo na travessia de mares. Quem fez isso tudo foi o tio Sam.
13 de Apr / 2016 às 00h41
Quanta ignorância na maioria dos comentários , pessoas recalcadas e desprovidas de amor a pátria . Os famosos analfabetos políticos q calados ajudariam muito mais .
13 de Apr / 2016 às 05h16
Com certeza para algo bem melhor do que o que aí esta.Quais equipamentes hospitalares que aqui nós temos que foram criados e desenvolvidos na Russia,Cuba ou na China ? Não conheço nenhum.Armas ?Ja ouvi falar de muitas oriundas destes paises.Quando medicamentos que aqui temos ao nosso dispor,que vieram de algum pais Socialista ? Alguem pode me dizer ?O Tio Sam não é santo,mais sem ele,a humanidade estaria ferrada.O que ja fizeram de bom para a humanidade,paises socialistas como a Russia,Cuba,Coreia do Norte ?Alguem sabe ?É destes paises que vem os equipamentos com os quais tratamos o Câncer ?Realmente,o PT mudou os rumos do Brasil,o colocou da direção do inferno para onde todos nós estamos indo com este governo.
13 de Apr / 2016 às 07h52
QUANTO IGNORANCIA MESMO.TEM BICHO MAIS SUJO DO QUE CUNHA. NEM PAU DE GALINHEIRO. TODO POLITICO TEM SUAS MUTRETAS. ISSO FAZ. PARTE DO SISTEMA POLITICO IMUNDO DO BRASIL. O QUR DIZER DE. " ACM " QUE GRITAVA COM TODA PREPOTENCIA QUE ROUBAVA MAS FAZIA.RESUMINDO TODO POLITICO RECEBE PROPINA. VEREADOR ,PREFEITO ,DEPUTADO ESTADUAL , FEDERAL , ETC
13 de Apr / 2016 às 13h12
VAI PARA UM LUGAR MELHOR. ONDE TA SÓ TEM ROUBO O QUE VC ACHA?
14 de Apr / 2016 às 14h05
Pior do que está não vai ficar, só em estancar esta sangria que os aloprados fizeram nestes últimos anos já terá valido a pena. Todavia sabemos que nesta situação caótica que o país se encontra teremos que ter bastante paciência para que possamos ver sinais de recuperação. Por isso que com Golpe ou impedimento, o mais importante é o Brasil, não o Pt. FORA FORA FORA, razão não falta.