Após a divulgação do retrato falado do suspeito de ter assassinado a menina Beatriz Angélica Mota nesta segunda-feira (22) pela Polícia Civil, na capital pernambucana, os pais da criança, Sandro Romilton e Lucia Mota, concederam uma entrevista ao Blog Geraldo José e deram mais informações sobre a construção da imagem e também sobre o andamento das investigações. Beatriz foi morta a facadas no dia 10 de dezembro de 2015 durante uma solenidade de formatura no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, em Petrolina.
RETRATO FALADO
De acordo com a mãe de Beatriz, que foi uma das testemunhas chave para a elaboração do retrato, a foto revelada condiz com a imagem que ela testemunhou minutos depois de sentir a falta da criança.
“Eu acredito que sim. É dentro das características que eu vi. Eu acredito que eles estão na linha correta. É o que a gente espera. A gente quer justiça. Queria fazer um apelo para as pessoas das redes sociais que ficam tentando desconfigurar o retrato que foi divulgado. Não façam isso. Contribuam com a gente, com a investigação. Se o delegado está dando esse retrato vamos trabalhar em cima disso. Nos ajudem! Ele é experiente no caso. Eu e Sandro não temos formação policial, ele tem. Ele tem a linha de investigação dele”, frisou Lúcia.
O pai de Beatriz reafirmou a possibilidade do retrato falado divulgado ser de fato o que foi visto pelas testemunhas. “Algumas pessoas viram uma pessoa estranha entrando no banheiro masculino, banheiro feminino, mas que não foi captado em câmeras e não foi vista nas filmagens oficiais. A escola naquele setor não tinha câmeras, mas tinham muitos pais de alunos e alunos tirando fotos, fazendo filmagens de modo aleatório, então ele se baseou no que algumas pessoas viram, em três testemunhas e uma delas foi Lúcia. Eu, pessoalmente, não vi ninguém estranho”, disse Sandro.
Indagada sobre como teria visualizado essa "pessoa estranha" dentro da solenidade, Lúcia Mota declarou emocionada. “Isso para mim é muito difícil de falar ainda. Logo quando eu percebi a falta e fiz aquela visão de 360 graus de que ela não está com a avó, não está com Sandro e não está com a tia, eu corri para o bebedouro, por que ela me disse que ia beber água. Ela sempre ficava pertinho de mim e na visão de Sandro, da minha sogra, da minha irmã, da minha cunhada. A gente só imaginava que ali era um ambiente familiar e era um lugar que ela tinha total propriedade para entrar e sair, era sua segunda casa. Naquele instante que fiz essa visão eu corri para o bebedouro. Está ainda muito difícil de digerir”.
Lúcia Mota afirmou que a família já tinha tido contato com a foto oficial do suspeito divulgada pela polícia e negou o fato da divulgação ter relação com a matéria do Fantástico. “Isso não foi nenhuma coincidência. Eu já tinha conhecimento. Para a gente não foi nenhuma novidade. A gente vem mantendo contato sempre com o delegado. Ele nos passa o mínimo possível para nos preservar e preservar outras testemunhas. Eu acho muito importante essa questão do sigilo para garantir a integridade das pessoas que estão contribuindo nas investigações”, disse a mãe.
Sobre esse contato anterior com o retrato falado do suposto assassino, o pai de Beatriz acrescentou: “Ele nos disse que tinha dois retratos da mesma pessoa. Foi feito um perfil em Petrolina na Polícia Civil e outro foi feito em Recife. Então tinham que confrontar essas imagens para chegar o mais próximo da realidade”.
INVESTIGAÇÕES
O pai de Beatriz acredita que a Polícia Civil de Petrolina está agindo corretamente e relatou que segundo informações passadas pelo delegado-chefe responsável pelo caso, Marceone Ferreira, 80% da investigação está concluída.
“O apelo de Lucia é muito forte com o delegado e ele nos pediu um voto de confiança. Eu dizia a ele que no dia da festa, com Beatriz, nós éramos 17 pessoas. Ele é um delegado que é de fora, que não tem muito contato com as pessoas da região e ele tem um perfil conservador. Com essa proximidade nossa, com essas nossas idas lá, com as palavras de Lúcia, ela comoveu todos os agentes e investigadores. A gente sente que as pessoas abraçaram a causa e nos falam o mínimo possível, por sigilo e por segurança deles. O delegado não pode sair falando o que está investigando. A gente sente uma estratégia e um perfil dele de segurança. Ele nos deu uma margem de 80% do caso pronto, já preparado, junto com o secretário de Segurança Pública e o Chefe da polícia Civil de Pernambuco. Não nos deram 100%, mas até aquele instante 80%. Agora precisam de amarrações para não correr o risco de prender uma pessoa e por falta de prova essa pessoa ser solta, como é o sistema brasileiro, as coisas são muito brandas. Se for um de menor, menos ainda, corre o risco dele não ser preso”, frisou.
APOIO DO COLÉGIO
Sandro salientou ainda que o Colégio Nossa Senhora Auxiliadora deu uma contribuição inicial para o caso. No entanto, relatou a falta de segurança no momento em que acontecia a solenidade e como isso contribuiu para o atraso das investigações. “A escola deu uma contribuição inicial com o Disque denúncia e nós conseguimos fazer. Através de um advogado, estou licenciado da escola até setembro e depois a gente vai renegociar. A escola tinha uma certa quantidade de câmeras só que naquela parte da quadra não era visível. A segurança é frágil, não tinha senha nesse dia, era acesso livre a todos".
APÓS O CRIME
O pai também citou a ação inicial da polícia no dia do crime: "O que deveria ter sido feito: a polícia chegar no ambiente e fechar o local. Lá não aconteceu isso. As pessoas que estavam dentro saíram e as de fora entraram. Muita coisa da cena do crime foi poluída por conta disso. Isso atrapalhou bastante as investigações”, pontuou.
APELO A POPULAÇÃO
Os pais de Beatriz fizeram um apelo à população de Juazeiro e Petrolina para que não compartilhem nas redes sociais depoimentos que venham a denegrir o trabalho policial e com isso atrapalhe o andamento do inquérito.
“Antes de receber a foto oficial do delegado, nós já tínhamos recebido outras fotos que não tinham muito a ver com a realidade, como se as pessoas estivessem brincando e isso é coisa séria. A gente faz esse apelo as pessoas que, antes de ligar para o Disque Denúncia, passar trote, compartilhar informação, reflitam que por traz disso tudo tem uma família sofrendo, muitas pessoas e que a sociedade está aterrorizada. Isso é crime, para as pessoas que não sabem”, disse o pai da criança.
A mãe de Beatriz, emocionada, reforçou o pedido para que as pessoas que estavam no colégio no dia do crime enviem fotos e vídeos do local. “Eu queria fazer um apelo, aos jovens, as pessoas que estavam na festa para enviarem para a página “Somos Todos Beatriz” fotos do entorno daquele acesso do campinho, onde normalmente acontecem as festas juninas. Quem tirou foto, vídeo, por favor, eu faço esse apelo, enviem para a página de Beatriz, mesmo que não achem relevante, enviem. Só tem uma página que é a oficial que está no meu Facebook. Não compartilhe a página falsa. A página oficial (clique aqui) está no meu Facebook, Lucinha Mota”, concluiu.
MATÉRIA DO FANTÁSTICO
Após repercussão na internet, os pais confirmaram que a imagem divulgada pelo Fantástico ontem, 21, de Beatriz correndo pela quadra, na verdade não era a da criança:"Houve um erro na matéria, ali não era a Beatriz, inclusive a garota que apareceu nas imagens é filha de um funcionário do colégio" esclareceu.
A DOR DA FAMÍLIA
“Para a gente está sendo difícil, a minha vida parou no dia 10 de dezembro, não tinha mais sentido de viver. Nós ainda não conseguimos voltar para casa, não consigo voltar para casa sem a minha filha” disse a mãe de Beatriz.
O pai, Sandro, completou: “Nós temos outros filhos, tivemos que sair de casa e trabalho, foi um momento muito difícil. Essa sensação de lutar em busca da justiça foi o que nos colocou de pé” finalizou.
Redação Blog Geraldo José
36 comentários
22 de Feb / 2016 às 19h43
Acompanhamos de perto o sofrimento da Família, eu particularmente conheço todos e sei do sofrimento e agustia de não saber ainda do que exatamente esta por traz desse crime bárbaro. Força Lúcia Força Sandro.
22 de Feb / 2016 às 20h09
eu fiz comentários a respeito do retrato falado, nao tinha visto o depoimento dos pais de beatriz e volto atras, vamos deixar a policia investigar.
22 de Feb / 2016 às 20h52
Não era uma festa particular?Como esse estranho entrou lá? Possuía senha de acesso???Falhou a segurança?pq os pais na disseram que já tinham um suspeito????pq tanta demora na divulgação do retrato falado????nao tenho formação policial...é verdade...mas essas são perguntas qu estão na mente detidos aqueles que s sentem indignados com essa barbárie...
22 de Feb / 2016 às 21h50
Que Deus conforte a todos e que seja logo elucidado este crime!! Esse monstro tem q pagar pelo que fez!!
22 de Feb / 2016 às 23h02
Meu grande não lhe conheço, mas tenho uma filha, de quase 4 anos, e a única coisa que tenho a lhe dizer é encontre esse cara, custe o que custar, sua vida ele destruiu, nao desista, ele tem q pagar pelo que fez.....
22 de Feb / 2016 às 23h04
Que a justiça seja feita... Que Deus dê forças para essa família que nunca mais será a mesma...
22 de Feb / 2016 às 23h05
Eu acesso todos os dias esse blog. Cada dia, cada notícia, cada momento e assunto relacionado ao caso de Beatriz. Venho pedindo a Deus força para essa família que sofre tanto. Espero em Deus e na justiça dos homens que esse crime seja desvendado logo. Queremos poder dormir sabendo que esse monstro esteja pagando pelo seu crime. Quero muito saber o que levou ele a fazer isso com esse anjinho lindo. Espero em Deus que esse retrato falado seja mesmo da pessoa acusada e que ele possa descansar por longos anos na cadeia. Vou continuar orando por essa família, que eles possam superar essa dor logo logo. Saudade dói. Deus abençoe.
22 de Feb / 2016 às 23h29
Que ajustiça dos homens sejam feitas.
22 de Feb / 2016 às 23h31
Que ajustiça dos homens sejam feitas.
22 de Feb / 2016 às 23h33
Que ajustiça dos homens seja feita.
23 de Feb / 2016 às 00h34
Só Uma questão de logical Para a investigação, pq com o retrato falado tinha cameras em outras áreas da escola pq Não pega essas filmagens e compara com esse retrato falado.
23 de Feb / 2016 às 01h20
Acho que não existe dor maior do que essa. Peço a Deus por essa família e que coloque no caso pessoas competentes e dispostas a realmente resolvê-lo. Já que a investigação começou com tantas falhas, que pelo menos tome o rumo certo agora e que a justiça seja feita. Muitíssimo intrigada com a motivação desse crime terrível, sei que existem loucos e maníacos,mas é tudo tão confuso e inexplicável...
23 de Feb / 2016 às 05h18
É muita tristeza mesmo! O único conforto agora é colocar esse monstro na cadeia.
23 de Feb / 2016 às 06h36
Não é estranho que a menina tenha sido assassinada no único local onde não havia câmeras? Se ela foi até lá sem ser arrastada, não parece lógico que tenha ido com alguém que "aparentemente" confiava? Ou pelo menos conhecia? É estranho que esteja se trabalhando com alguém desconhecido de todos da festa... Parece não condizer com a realidade, pois é muito provável que a pessoa soubesse que ali não havia possibilidade de ser pego, não é?
23 de Feb / 2016 às 06h36
Pela foto, o perfil do individuo parece ser uma pessoa sem formação. Na praça da Catedral sempre foi ponto de encontro de viciados. A policia já deve ter feito investigação nesta área, porem tem lavadores de carro que podem ter visto esse individuo.
23 de Feb / 2016 às 07h27
Faço minhas palavras a de Ana Paula!!!
23 de Feb / 2016 às 07h31
Acho que a polícia deve investigar as imediações do colégio, por perto... Não e tão distante para eels irem para festa já qie dizem que o acesso era livre da festa.
23 de Feb / 2016 às 08h46
Estou com Ana Paula, não acredito que a criança tenha acompanhado um desconhecido, se há camera frontal, isto é na entrada, poderá identificar todos quanto tiveram acesso ao colégio, esta é a logica, sendo suspeitos todos quanto alí estiveram, inclusive funcionários, o medo é que inocentes pague pelo crime que não cometeram, inclusive alerto que alguém que seja detido, tenha sela separa para não ser assassinado por detentos, e assim o caso seja elucidado definitivamente, talvez vitimando um inocente só para dar resposta à sociedade.
23 de Feb / 2016 às 08h47
Estou com Ana Paula, não acredito que a criança tenha acompanhado um desconhecido, se há camera frontal, isto é na entrada, poderá identificar todos quanto tiveram acesso ao colégio, esta é a logica, sendo suspeitos todos quanto alí estiveram, inclusive funcionários, o medo é que inocentes pague pelo crime que não cometeram, inclusive alerto que alguém que seja detido, tenha sela separa para não ser assassinado por detentos, e assim o caso seja elucidado definitivamente, talvez vitimando um inocente só para dar resposta à sociedade.
23 de Feb / 2016 às 08h51
A POLICIA TEM QUE EM INVESTIGAR BEM DIREITO PARA NÃO COLOCAR PESSOAS INOCENTO A TRAZ DAS GRADE,SÓ DELEGADO JÁ TROCOU ALGUNS E NADA FOI ESCLARECIDO PARA SOCIEDADES TANTO DE PETROLINA PE COM JUAZEIRO BA, SÓ AGORA PUBLICARAM O RETRATO FALADO ISSO ERA PRA TER FEITO ANTES. MAIS TUDO BEM QUE CONTINUE COM AS INVESTIGAÇÃO E COLOQUE ESSE DEMÔNIO NA CADEIA.
23 de Feb / 2016 às 09h26
Tereza acho que vc deveria aprender a ler primeiro, ficou com preguiça de ler a materia toda? ai vem dizendo que a festa não era de senha, e que eles não poderiam falar antes sobre a investigação para não atrapalhar,agora vem aqui no blog falar besteira ai já é demais. pare de questionar e ajude divulgando o retrato falado. força a essa família,que Deus abençoe.
23 de Feb / 2016 às 10h15
Não sou policial, e estou indignado com o caso mas em muitos ccaso acontece de prenderem um inocente so pq parece com a pessoa.
23 de Feb / 2016 às 10h26
Queremos uma resposta,algo concreto não essas noticias desencontradas.Sou da região,mas moro em outro estado e tenho acompanhado essa tragédia... Até o "crime perfeito"vai deixando pistas que formará um grande quebra -cabeça e daí desvendar...mas nesse caso td muito solto,nada bate,nada faz sentido.Não sou especialista,mas ao meu ver erraram desde a perícia que essa quando bem feita não tem pra onde correr.Vamos lá!! 1)Mesmo sem câmeras de segurança todas as pessoas na festa tinha que dar seu depoimento(não importa quanto tempo,o objetivo é q se faça justiça)e levar o material seja filmadora,câmera ou celular para fazer um mapeamento da trajetória dessa criança próximo ao local onde o corpo foi encontrado. 2)A faca ficou no local,e as digitais??? 3)A porta dessa sala desativada estava trancada ou não???E se estava trancada quem era responsável pela chave???E na porta foi colhida as digitais??? 4)Foi vingança???Bem provável pq a quantidade de golpes ou foi ódio ou um surto...e nesse último caso a pessoa desnorteada se dirigia pra qualquer direção...até mesmo no meio dos convidados.Mas kd essa pessoa ou teve ajuda de terceiros q conhecia o local ...ou até mesmo se preparou para troca de roupa e ter saído "á francesa" antes q descobrissem o corpo e o tumulto começasse... 5)As câmeras das lojas no entorno da escola,foram solicitadas???Pq a pessoa (criminoso)entrou e saiu... até a câmera da portaria analisar se alguém entrou ou uma vestimenta e saiu com outra...ou alguém q entrou,foi registrado a entrada ,mas a pessoa "não saiu" pela mesma porta q entrou... 6)E o fato da festa ter acontecido exatamente onde não tinha esse monitoramento,reforça de que foi premeditado 7)Esse retrato falado tão tardio,agora depois de divulgado...quantas pessoas reconheceram q de fato esbarraram com essa pessoa???ou as câmeras registrou sua passagem??? 8)Muitas pessoas se referindo ao RETRATO INVENTADO,como "um ser",que uma pessoa "assim" certamente não estaria entre os convidados...fico triste,pois segundo o q foi revelado é uma pessoa "dita "como feia,mas ela não pode ser uma pessoa boa???,independente da aparência poderia ser um parente...E quantos lindos,sedutores pessoas acima de qualquer suspeitas cometem atrocidades,coisas inimagináveis??? 9)Minha preocupação é de que fabriquem um CULPADO e esse ser condenado injustamente, e depois de uns 15 anos vir á tona de que foi condenado injustamente...por isso muito cuidado!!! Vamos contribuir seja com uma oração,com pensamentos de justiça...aos que estiveram presentes neste evento,qualquer detalhe q seja,pode não parecer importante,mas vai que daí se descobre boa parte desse mistério.E como corre boatos de que tem “peixe grande’caso não queira se indentificar faça de forma anônima,mas sinalize,fale...para que o PAU Q DÁ EM CHICO DÁ EM FRANCISCO.O Vale do São Francisco ou melhor o Brasil,clama por uma resposta!!!
23 de Feb / 2016 às 11h03
Sinto a morte da pequena Beatriz, mais vamos confiar em Deus primeiro depois no trabalho da Polícia pq sabemos que isso não pode ficar assim. MORTE que abalou o Vale do São Francisco todo. Tudo vai dar certo, Deus estar na frente.
23 de Feb / 2016 às 11h43
O que talvez não se queira assumir, pelos fatos apresentados pela policia, é que um estranho, entrou livremente e se alocou dentro do banheiro. Para uns assassinos, não é preciso motivação, ele simplesmente quer matar, uns escolhem suas vítimas, outros estão em busca de qualquer um. São os piores tipos de se investigar. Da rodoviária de Petrolina, chega gente de todo lugar do país.
23 de Feb / 2016 às 11h48
Um dia o assassino aparecerá de onde menos se espera!!! ele está seguro por esse ponto cego da desconfiança,por isso que ninguém viu ninguém suspeito,ela deve ter sido levada por alguém conhecido dela,o assassino está protegido por um álibi que cairá por a sua fragilidade lógica.
23 de Feb / 2016 às 13h03
Lucia, Sandro, não existe uma testemunha maior que o crucificado, aquele que não deixa passar despercebido nem se quer um olhar, é na confiança desse Deus que espero a luz da verdade sobre esse caso de um impacto tremendo. Deus vai agir, e a luz da verdade brilhar como a aurora.
23 de Feb / 2016 às 13h20
Tudo vai dar certo.
23 de Feb / 2016 às 15h03
Só tem uma pessoa que nada fica oculto aos olhos dele, Deus, a justiça do homem aqui na terra poderá ate falha, mais a de Deus é certa. Então forças para a família e Deus dará sabedoria a policia para trabalhar e desvendar esse mistério.
23 de Feb / 2016 às 16h24
Keila...nao admira um colégio tão renomado ,fazer uma festa desta magnitude e abrir portões???? Sei ler e li gatinha mas esse não é o costume esse tipo de festa tem que haver controle sim... ..quanto a não atrapalhar a investigação me soa muito fácil....são quase 3 meses....receber estranhos,ou fornecer acesso a estranhos....não lhe soa curioso esse tipo de comportamento???e a credibilidade de segurança do colégio??? e não falei besteira nenhuma...penso que a opinião dos outros deve ser respeitada afinal de contas todos queremos que seja isso logo descoberto acho que outra pessoa está falando besteira...a família,Deus certamente confortará...independente do que eu ou vc ache....
23 de Feb / 2016 às 19h01
Eu acho quer e alguel conhecido la do colegio da familia tema algua coisa errada ai tem muita coisa errada
23 de Feb / 2016 às 20h14
Deus tarda mais não. falha. força toda família .e que esse assassino vai pra trás. das grades.
23 de Feb / 2016 às 21h14
um crime barbaro que Deus conforte essa familia que a justica seja feita.
24 de Feb / 2016 às 08h06
O problema que a maioria das pessoas que tem a pele escura sao parecidas. E pessoas que nao tenha nada com historia ser prejudicada. Eu conheco uma pessoa nas caracteristica do retrato mas tenho mais sei que nao foi ele. Estes tipos de facada sao de magia negra as facadas foram nas juntas e a faca cravada no meio do peito. O assino deve ta assistindo de camarote as veses ate ajudando na investigacao, existen assinos de sangue frio...
24 de Feb / 2016 às 14h00
Eu, como mãe, posso imaginar a dor! Não desistam!!! A justiça será feita! Com fé em Deus ,vamos conseguir pegar esse assassino!!!!
25 de Feb / 2016 às 10h51
Em primeiro lugar eu acredito na justiça divina, esse crime não vai ficar impune, mesmo porque cedo ou tarde vai aparecer a verdade, concordo com a Mary quanto as falhas que houve e também de haver a possibilidade de incriminarem alguem inocente! Sou solidária aos pais e todos os que o cercam, que Deus lhes dê conforto e paz!!!