Inconformado, revoltado, injuriado, indignado e muito tristonho. Assim achava-se Deus, o Criador onipotente e onipresente de todas as coisas, segundo o livro da Bíblia. Da matéria bruta perpassando pela matéria enraizada, matéria animada, até no que mais sonhou e apostou ser a sua obra prima perfeita: A matéria humana, demasiadamente humana. Pensando, matutando, refletindo, raciocinando, meditando, confiando nesse coletivo sinonimal que o acompanha desde longínquos tempos. Estava às voltas, repetidamente, com incomensuráveis perguntas a si mesmo e aos seus borbotões: Como tudo e mais que tudo chegou a esse ponto se o mais que tudo foi criado com tanta beleza, carinho, credo, esperança, amor? Como o mais que belo ser tornado mais que feio? O amor ser tornado ódio? A paz ser tornada guerra? A esperança ser tornada desespero? O homem de origem ser tornado o homem de sem origem, o de hoje? Olhando bem do firmamento para a terra, lá embaixo infestou-se em erros atemorizantes, tenebrosos, a parecer sem recuos. Por que os homens nem mesmo mais sonham salvarem a si próprios e ao seu mundo? Fi-los fortes, saudáveis, inteligentes. Dei-os o livre-arbítrio, a liberdade, a força de vontade, o entusiasmo, o bom humor, a coragem, o sexo. Provi-os de tudo para todos os obstáculos, dos transponíveis aos intransponíveis, dos eternos aos efêmeros.
E Deus lamentava lacrimejando. Sim, Deus é sensível e chora. Por que não? Tem parte humana. Algo teria que ser feito com a máxima rapidez e urgência urgentíssima. O homem de hoje estar perdido, perdidinho da silva. O Criador anotou na cadernetinha alguns dos por quês: Pessimismo, raivas, ódio, desprezos, arrogância, ganâncias, gula, adultérios, desamor, guerras, doença, pedofilias, estupro, tráficos, desigualdade, vícios, falsidade, mentiras, assassinato, seitas, preconceito, discriminações, desmatamento, poluições, bomba, armas, falta de fé. Como meu Deus, dizia Deus a si mesmo, o homem chegou ao homem de hoje se tem uma natureza boa por ser concebido alma limpa e anjo ingênuo?
Então, o importante é curá-lo, fazê-lo retornar à inocência do nascimento. Começar do zero, eis a questão. Deus, sem relutar, concluiu: Enviarei de volta à terra, os meus melhores, incorruptíveis, mais experientes e competentes profetas. Após algumas pesquisas resolveu que a cura do homem de hoje se daria a partir do país mais perdido: O Brasil. Isso bastaria para servir de exemplo ao resto do mundo.
E veio o profeta Daniel aportar no Rio de Janeiro. Chegou logo em época de carnaval carioca. Para começar o imponente trabalho de edificação do homem de hoje, após deliciar-se com Gilberto Gil cantando que o Rio de Janeiro continuava lindo, visitou favelas, UPPs, assistiu a teatros, shows do Rappa, Zeca Pagodinho, Luiz Melodia, baile funk e foi a um Maracanã lotado ver in loco um FLA x FLU daqueles com, imagina só, camisa do Mengão. Antes conheceu Copacabana e deliciou-se com feijoada, samba, caipirinha e chope gelado. Odiou o reallity BBB, porém, simpatizou com as novelas e caia de gargalhadas com a Escolinha do professor Raimundo. Dormiu no Copacabana Palace. Não se sabe ao certo se teve ao menos a dignidade de visitar o Cristo Redentor. Nunca se soube. O que se soube mesmo é que a última vez que o viram foi sambando na quadra da Escola de Samba da Mangueira vestindo camisa regata com pintura com estampa de Cartola, acompanhada de Chico Buarque e Beth Carvalho.
Agora....
Nem pensar, Deus não desistiu e somente sentiu pena das fraquezas de Daniel. Achou-o apenas demasiado humano por sucumbir às mundanices profanas do homem de hoje.
Não pensou muito e remeteu à terra o segundo profeta: Isaías. Dessa vez para a metrópole São Paulo. Ao chegar foi logo ouvindo a música Sampa de Caetano Veloso e de imediato tratou de percorrer a Avenida Paulista, celeiro do coração capitalista do Brasil. Deslumbrou-se com tantos e tão altos edifícios, prédios, indústrias, empresas, universidades, lojas, shoppings, bancos, boates, mercados livres, praças, credos, estádios, museus, fumaça preta, musicais, teatros, danças, cores, raças e sotaques.
Encantou-se de cara com a Fiel corintiana e quis saber de Luiz Inácio lula da Silva. O Lula dos pobres. Sem titubear embrenhou-se de alma e corpo dentro de um paletó e gravata borboleta. Visitou bancos e arriscou-se em mercados imobiliários com bastante prazer e gosto. Até tentou a sorte no jogo de bicho e em loterias da Caixa. Decidiu fazer vestibular e estudar Economia na USP. Sentiu que poderia ser um perfeito homem de hoje nos negócios e até virar um político tucano. A última vez que o viram foi zoando e gesticulando à beça entre celulares e computadores na Bolsa de Valores de São Paulo.
Apesar das seguidas desilusões nem pense nem pensa em desistência. Dias contínuos, eis que Deus ponderou muito. Pensou mais de que uma dúzia de vezes até apressar algo somente previsto para tempos após: A volta do seu filho mais pródigo à terra. Lógico, Jesus Cristo, o filho de José e Maria. O eterno filho do Senhor. A pérola do Criador de todos os universos. Cartada final, pois, Jesus Cristo continuava bastante idolatrado e os seus ensinamentos de outrora e das antrolas ainda estavam acesos na mente e no coração do mundo cristão. Portanto e de forma natural, o Filho de Deus haveria de mudar e dar um jeito no homem de hoje e o seu mundo. Antes, claro, Deus passou um tempão em conversas e mais conversas, instruções e mais instruções, táticas e mais táticas, dicas e mais dicas, conselhos e mais conselhos, até pedir um enorme cuidado de Jesus com o homem de hoje. “ Meu Filho, tome cuidado, pois, o homem de hoje já não era nem sombra do homem de antes”, afirmava. “Mudara e para muito pior. Bote pior nisso e multiplique setecentos vezes sete”, alertava enfaticamente Deus ao seu Filho. Realidade insofismável, o homem de hoje tinha as rédeas sobre si e usava descaradamente o Seu nome, do seu Filho, dos santos e profetas em vã leviandade. Tudo pelo poder e dinheiro. Para Deus a invenção do dinheiro foi uma perda celestial para o diabo. O diabo por um descuido Seu criou, via homem de hoje, o dinheiro. E com ele todos os males da desumanidade reinante contemporânea. Jesus, então, não poderia em hipótese alguma falhar. No fundo, por mais que quisesse não, temia era que até Jesus Cristo caísse na lábia, nas armadilhas, nas artimanhas e manhas do homem de hoje. Ô se temia!
Deus estava assombrado de observar que depois dos castigos de tantas guerras, terrorismos, doenças endêmicas e incuráveis, desastres naturais, o homem de hoje teimava em não se tocar e a se comportar humanisticamente. Mesmo triste, Deus jamais desistiria do homem de hoje, pois, foi criação entusiástica sua. Por isso e por todos os por isso era que, sem relutância alguma, mandaria a mais perfeita de sua obra de volta à sua terra natal. A esperança era que com Jesus Cristo o homem de hoje voltaria a ser temente. ” Deus me livre, repetia a si, Cristo , o meu Jesus, não haveria de fragilizar-se e capitular ante o homem de hoje”. Pronto, após infinitas análises e estudos, Deus sentenciou: Vai com Deus, meu Filho, e faça jus à maior missão de sua eterna existência: SALVE A HUMANIDADE!!!
Para onde viria Cristo, já não pairavam dúvidas: A Bahia.
A Bahia continha, em pesquisas e visões práticas, as maiores reservas imorais, anti-éticas, de pecados mortais humanos: Terreiros de macumba e candomblé, misticismo religiosos exacerbado, promiscuidades na música, fala, teatro, cinema, vestimenta, malandragem, preguiça, poder e política. Prato reforçado e cheio para mudando o baiano, mudar o homem de hoje e, de quebra, o resto do Universo...” Meu Deus que sou Eu, tomara que dê certo”, resmungou reticente.
Resolução tomada, veio Jesus cair na Bahia e na cidade de São Salvador. Pleno verão. Sábado ensolarado, Jesus Cristo estreou na Bahia logo no Porto da Barra. Tomou água de coco e viu de forma uníssona e unânime uma praia linda, gente bronzeada, música alegre, balanço de tudo o que é lado. Experimentou vatapá e abará. Porém, amou mesmo foi o acarajé com camarão e pimenta. Assim foi que surgiu o gosto pelo chope gelado, que o apresentou à senhora cachacinha. Um empolgado Jesus Cristo conheceu a cultura baiana, os baianos e os passinhos afoitos atrás dos trios elétricos. Ficou caidinho de paixão pela bossa nova de João Gilberto, o tropicalismo de Gil e Caetano, o samba de roda do recôncavo, o forró de Luiz Gonzaga e Targino Gondim, o afoxé do Ilê e do Olodum, a capoeira e o axé. Leu bastante Jorge Amado e João Ubaldo. Jesus Cristo se achou em casa.
Muitíssimo assediado pelas mulheres, achavam belo o visual punk, Jesus Cristo foi logo se aprochegando com a moçada. Pudera, também voltou à terra da mesma forma que saiu e que a bíblia o concebe: Branco, alto, atlético, cabelos longos e lisos, olhos azuis, roupas pop, papo agradável, grandioso palestrante, orador, pessoa do bem e muito fraterno nas relações, gestos e ações. Frequentou oráculos, terreiros, igrejas, festas religiosas. Proferiu proféticas palavras de amor ao próximo. Identificou-se com a juventude transviada e a galera frenética do bem à La Os Novos Baianos. Nunca se soube ao certo se namorou, casou, o que bebeu e usou. Soube-se, sim, é que, “ Como caldo de galinha e cautela não faz mal a ninguém”, Deus de prontidão ligeirinho o transferiu de Salvador para Juazeiro-BA. Afinal, a Bahia começa e termina nesse interior baiano. E, pasmem! Jesus Cristo encantou-se por Juazeiro. Velho Chico, orla, muqueca de peixe, Angary, Piranga. Conheceu maravilhado João Doido e a história de Maria Pezinho.Curtiu à beça a bossa nova de Mauriçola, o forró autêntico de Targino Gondim, o som de barzinho de Neto e Mundinho, os recitais de Manuca, o teatro de Élder Ferrari, a poesia de Pedro Raimundo Rego e Luiz Galvão, a crônica de Otoniel Gondim, o folclore histórico de Bebela, o discurso político inflamado de Joseph Bandeira, as artes plásticas de Parlim, Coelhão, Lêdo Ivo e toda a cultura e arte da cidade. Adorou de fato, as saídas malucas com os malucos da terrinha. Paixão pura. Ainda perambulou pelos bairros pobres da cidade, acalentando as pessoas ainda não inclusas socialmente, com palavras de fé, amor e esperanças. Apaixonou-se pelo fumacê do pôr do sol da Ilha do Fogo e do Rodeadouro, locais onde foi visto pela última vez na terra. Dizem por aí que, por ele, teria ficado para sempre. Dizem, lá em Manelão.
Deus, um pouco sem esperança, tratou rápido de ordenar a sua volta, enquanto era tempo.
Eis que Jesus Cristo bate na porta do céu: Tum! Tum!
------ Quem é? Pergunta São Pedro.
----- Sou eu, Pedrão.
----- Ah, é você Jesus Cristo?
----- Jesus Cristo, não. Meu nome agora é Jésuz Cryston!
E adentrou céu a dentro.
Deus, melancólico, triste, decepcionado, vaticinou:
SALVE-SE QUEM PUDER!!!
Otoniel Gondim - Professor, Escritor, Compositor
OTONIEL GONDIM
124 comentários
07 de Feb / 2016 às 14h06
Que besteirol. Esse cara é professor, mesmo? Já fizeram uma avaliação psiquiátrica nele? É cada uma...
07 de Feb / 2016 às 14h49
Que lindo conto, meu professor de química. Lindo mesmo.
07 de Feb / 2016 às 14h51
APOSTO QUE TODOS ESPERAVAM ERA O PROFESSOR GONDIM VIR COM O PROMETIDO ARTIGO SOBRE OS PRÉ-CANDIDATOS A PREFEITO ALIADOS A ISAAC CARVALHO. SERÁ QUE O MESMO AMARELOU E NÃO VAI FAZER? SEI NÃO. O CONTO É ÓTIMO, HUMOR RELIGIOSO, MAS, ESTAVA MESMO CURIOSO, GERALDO JOSÉ, ERA PELO ARTIGO POLÍTICO.
07 de Feb / 2016 às 14h54
UMA BELA MENSAGEM PARA QUEM ENTENDEU. O SR HUMANO, QUE O AUTOR CHAMOU DE HOMEM DE HOJE, ESTÁ MESMO PERDIDO EM GANÂNCIAS E PODER. DEUS DECEPCIONOU-SE. VALEU A MENSAGEM, OTONIEL.
07 de Feb / 2016 às 14h55
Otoniel Gondim, agora a sua caneta passou do ponto, meu irmão. Falar de deus nunca!
07 de Feb / 2016 às 14h57
Maravilha de conto. Essa é a sua praia, escritor. deixe a politicagem para quem merece. Precisamos é de uma bela literatura como essa. Parabéns.
07 de Feb / 2016 às 14h59
O mundo estar deturpado , pois, o homem o fez ficar assim. Deus não tem culpa . O homem que se saia com as próprias pernas, o que é difícil. O homem danou-se! O inferno é aqui!
07 de Feb / 2016 às 15h00
Professor Otoniel Gondim, Geraldo José, nos aprontando mais uma. Surpreende a toda crõnica e, agora, com essa maravilha de conto. Se o livro for desse nível, vai ser, com certeza sucesso nacional.
07 de Feb / 2016 às 15h03
O mundo estar deturpado , pois, o homem o fez ficar assim. Deus não tem culpa . O homem que se saia com as próprias pernas, o que é difícil. O homem danou-se! O inferno é aqui!
07 de Feb / 2016 às 15h08
A moral do conto é que o homem se meteu em encrenca por si mesmo e não quer mudar, nem quer ajuda. Isso mesmo.
07 de Feb / 2016 às 15h10
EM PLENO CARNAVAL LER ALGO TÃO SARCÁSTICO E HUMORIZADO DESSE TIPO, É UM GRANDE PRAZER. DEUS NO COMANDO, PORÉM.
07 de Feb / 2016 às 15h12
SAI PRA LÁ, SATANÁS.
07 de Feb / 2016 às 15h15
Profwssor Otoniel, esse conto é sensacional. Podem até dizer que usou o nome de deus em vão. Não achei.Na verdade, no meu simples entendimento, usou e muito bem feito foi a natureza do homem ruim. O conto é misto de humor e descrença na mudança para melhor do homem cotidiano, o que concordo plenamente. Parabéns e irei ao lançamento do seu livro de contos, sim.
07 de Feb / 2016 às 15h17
Profwssor Otoniel, esse conto é sensacional. Podem até dizer que usou o nome de deus em vão. Não achei.Na verdade, no meu simples entendimento, usou e muito bem feito foi a natureza do homem ruim. O conto é misto de humor e descrença na mudança para melhor do homem cotidiano, o que concordo plenamente. Parabéns e irei ao lançamento do seu livro de contos, sim.
07 de Feb / 2016 às 15h18
Profwssor Otoniel, esse conto é sensacional. Podem até dizer que usou o nome de deus em vão. Não achei.Na verdade, no meu simples entendimento, usou e muito bem feito foi a natureza do homem ruim. O conto é misto de humor e descrença na mudança para melhor do homem cotidiano, o que concordo plenamente. Parabéns e irei ao lançamento do seu livro de contos, sim.
07 de Feb / 2016 às 15h19
ARRASO DE CONTO. QUE FIGURA É ESSA, GERALDO JOSÉ? COMPRO O LIVRO. SIM.
07 de Feb / 2016 às 15h21
Se a Santa Inquisição ainda tivesse viva...ô herege professor que ia se dar era mal!!!
07 de Feb / 2016 às 15h24
QUERO SABER É DAS ANÁLISES UM A UM DOS PRÉ-CANDIDATOS DO GRUPO DE ISAAC: DALMIR, CLERISTON, ALAOR, ZÓ, JOAQUIM NETO, CARLOS NEIVA, PAULO BONFIM. AMARELOU OU VENDEU-SE AO ESQUEMINHA DO PREFEITO, MEU CARO?
07 de Feb / 2016 às 15h27
iNCRÍVEL DE COMO O AUTOR LEVA ESSE CONTO NA MALANFRAGEM DA ESCRITA. INCRÍVEL DE COMO NOS LEVA ATÉ O FINAL SEM QUERE QUE TERMINE. COISA DE GÊNIO. CONTO MAIS QUE MARAVILHOSO, PASSAREI ADIANTE AQUI EM FEIRA de santana.
07 de Feb / 2016 às 15h32
Filosofar não é para qualquer um. Quanto mais com religião e fé. O professor o faz com muita maestria e genialidade. É , sem dúvida, um grandioso escritor e intelectual de mão cheia. Vou conhecê-lo pessoalmente, embora saiba que ele é introspectivo e meio eremita. O saúdo, amigo. deus continue a lhe dar força e inspiração para que sempre nos delicie com as suas crõnicas, poesias e contos. Parabéns dobrado.
07 de Feb / 2016 às 15h36
CALA A BOCA DA OPOSIÇÃO QUANDO ESCREVER SOBRE OS CANDIDATOS DO MEU PREFEITO ISAAC CARVALHO A PREFEITO. CALA A BOCA DELES DE UMA VEZ POE TODAS. SEI QUE VOCÊ ESTÁ COM A GENTE, LULA E DILMA!
07 de Feb / 2016 às 15h37
CALA A BOCA DA OPOSIÇÃO QUANDO ESCREVER SOBRE OS CANDIDATOS DO MEU PREFEITO ISAAC CARVALHO A PREFEITO. CALA A BOCA DELES DE UMA VEZ POE TODAS. SEI QUE VOCÊ ESTÁ COM A GENTE, LULA E DILMA!
07 de Feb / 2016 às 15h39
xô satanaás. Nunca se deve levar o nome de deus e jesus Cristo em vão. O inferno o espera, moço.
07 de Feb / 2016 às 15h45
Corri, Geraldo, ao blog logo que soube ter coisas do polêmico Otoniel. Pensava tratar-se do artigo que ele prometeu sobre Dalmir Pedra, Joaquim Neto, Carlos Neiva, Clériston Andrade, Zó, Paulo Bonfim. Mas, pense que foi melhor e muito l esse espetáculo de conto. De cinema. dez. O homem de hoje é assim do jeitinho do conto. Perdido e sem querer conversa nem com os profetas e nem com jesus cristo. Somente o interessa o poder e o dinheiro. justamente, Geraldo José, as coisas inventadas pelo diabo. Professor Otoniel Gondim te admiro e amo as suas palavras. Tchau.
07 de Feb / 2016 às 15h46
Blasfemar com o homem ainda vai. Mas, com deus, O criador, é demais. Orarei por você, amigo.
07 de Feb / 2016 às 15h48
Bombou, com certeza, de novo. Também desse jeito e com esse tema...
07 de Feb / 2016 às 15h52
O homem de hoje teima em continuar como está: A minoria escravizanndo a maioria que é humilde e pobre. Parece é sem salvação.Dá pena.
07 de Feb / 2016 às 15h54
dez, amigo. te amo.
07 de Feb / 2016 às 15h55
Gondim, trabalho na prefeitura e sou professora. Adoro o meu secretário Clériston Andrade. Fale bem dele , viu?
07 de Feb / 2016 às 15h57
CUIDADO PROFESSOR: AO ESCREVER O ARTIGO SOBRE OS AMIGOS DE ISAAC CARVALHO. TEM DELES QUE SÃO FALSOS E DETESTAM O POVO SIMPLES. MUITO CUIDADO.
07 de Feb / 2016 às 16h04
REALMENTE, O CONTO BATE NA FERIDA MAIOR DO HOMEM DE HOJE: o desamor ao próximo. o MAIOR ENSINAMENTE E DÁDIVA DE DEUS AO HOMEM FORAM: a INTELIGÊNCIA E A EMOÇÃO DO AMOR. O homem preferiu o ensinamento mal do diabo. o poder e o dinheiro. Com isso, perdeu a fé no Criador e na família. O destre aumentou com a política. O conto nos traz ao pensamento se teremos solução por nós mesmo. A meu ver, dificilmente. deus tem que dar o mote, a mão de novo. Uma pena e dar vontade, deu, de chorar quando terminei de ler esse maravilhoso, humano, verdadeiro e sensacional conto. Otoniel, virei suia fá. Deus te ABENÇOE E AOS SEUS FAMILIARES.
07 de Feb / 2016 às 16h11
REALMENTE, O CONTO BATE NA FERIDA MAIOR DO HOMEM DE HOJE: o desamor ao próximo. o MAIOR ENSINAMENTE E DÁDIVA DE DEUS AO HOMEM FORAM: a INTELIGÊNCIA E A EMOÇÃO DO AMOR. O homem preferiu o ensinamento mal do diabo. o poder e o dinheiro. Com isso, perdeu a fé no Criador e na família. O destre aumentou com a política. O conto nos traz ao pensamento se teremos solução por nós mesmo. A meu ver, dificilmente. deus tem que dar o mote, a mão de novo. Uma pena e dar vontade, deu, de chorar quando terminei de ler esse maravilhoso, humano, verdadeiro e sensacional conto. Otoniel, virei suia fá. Deus te ABENÇOE E AOS SEUS FAMILIARES.
07 de Feb / 2016 às 16h13
CUIDADO PROFESSOR: AO ESCREVER O ARTIGO SOBRE OS AMIGOS DE ISAAC CARVALHO. TEM DELES QUE SÃO FALSOS E DETESTAM O POVO SIMPLES. MUITO CUIDADO.
07 de Feb / 2016 às 16h15
Deixe deus de fora de suas babaquices, cara. por onde anda o artigo sobre os babões de isaac que disse que faria? Mentira não foi, pois, está vendido! Repito: DEIXE DEUS E JESUS CRISTO FORA DE SUAS BABAQUICES.
07 de Feb / 2016 às 16h16
Deixe deus de fora de suas babaquices, cara. por onde anda o artigo sobre os babões de isaac que disse que faria? Mentira não foi, pois, está vendido! Repito: DEIXE DEUS E JESUS CRISTO FORA DE SUAS BABAQUICES.
07 de Feb / 2016 às 16h18
ESCREVER IDIOTICES E DESRESPEITAR OS CRISTÃO S TEM CORAGEM. MAS, ESCREVER SOBRE OS DO PREFEITO ISAAC, NADA. IDIOTA.
07 de Feb / 2016 às 16h22
kkkkk JESUS QUIS FICAR EM JUAZEIRO/ NESSA JUAZEIRO QUE O VAQUEIRO ISAAC ESCULHAMBOU? BRINCADEIRA TEM É HORA!
07 de Feb / 2016 às 16h25
o MEU NOME É Gu E SOU BANDEUIRA DOENTE. aBAIXO iSAAC!
07 de Feb / 2016 às 16h33
GERALDO JOSÉ, JORNALISTA DE PRIMEIRA, TODOS OS DIAS, TRÊS VEZES, ACESSO O SEU BLOG, O QUAL SOU FÃ E LEITOR ASSÍDUO. QUANDO VEM ALGO DESSE ENDIABRADO E DESTEMIDO ESCRITOR GONDIM, AÍ O BICHO PEGA NA MINHA RODA DE AMIGOS. ELE É SUCESSO ENTRE NÓS E RIMOS MUITO COM AS SUAS PROEZAS. PRETENDEMOS IR AO LANÇAMENTO DO SEU LIVRO DE CONTOS. QUEREMOS SABER É A DATA E ONDE SERÁ. OTONIEL INFERNIZA A CABEÇA DE QUALQUER UM . NOS LEVA E LEVE AO FINAL DO QUE ESCREVE DE UM PULO. UM CONTO DESSES É DIFÍCIL DE ESCREVER, POIS, MEXE COM RELIGIÃO E O TABU DE DEUSES E PROFETAS. MAS,OTONIEL O FEZ COM SUTILEZA E LEVEZA. é UM BRAVO. PARABÉNS AO BLOG E, LÓGICO, A ESSE ENDIABRADO AUTOR, OTONIEL GONDIM.
07 de Feb / 2016 às 16h36
Não tenho religião, mas tenho fé em deus e leio a Bíblia. Por isso saio em defesa dos que criticaram esse conto e o seu teor e conteúdo. Não se deve desrespeitar a crença e a religião do próximo. muito mau gosto, o autor infrigiu o lacaismo brasileiro. Abomino isso. desculpe a franqueza.
07 de Feb / 2016 às 16h37
Adorei tudo. kkkkkkkkkkkkkkk.
07 de Feb / 2016 às 16h38
Matou a paz. Que figura! Ainda bem que é meu brother!
07 de Feb / 2016 às 16h42
Otoniel Gondim, e a sua candidatura sai ou não sai? Conte comigo.
07 de Feb / 2016 às 16h43
Lindo. Lindo conto.
07 de Feb / 2016 às 16h48
E os prefeituráveis de isaac carvalho...vai falar dels com sal quando? Tá com medo, rapé???
07 de Feb / 2016 às 16h50
Será que li isso? me deu náuseas ver um professor de respeito esculhambando com nós cristãos. Geraldo, como um blog de boa fama posta uma coisa dessas? muito ruim isso.
07 de Feb / 2016 às 16h52
SE ESSE PROFESSOR NÃO SE VENDEU AO GRUPO DA JUAGRO, O TEXTO SOBRE OS AMIGUINHOS CANDIDATOS A PREFEITO DE ISAAC VAI PEGAR! ISSO SE O PROFESSOR NÃO ESTIVER COMENDO NO MOLE DO PAÇO.ISSO.
07 de Feb / 2016 às 16h54
De Salvador, mas, amo Juazeiro. Fico triste é saber que a cidade não estar bem administrada e entregue às moscas. Torço e muito para que votem certo. Abraços a todos os juazeirenses.
07 de Feb / 2016 às 16h55
De Salvador, mas, amo Juazeiro. Fico triste é saber que a cidade não estar bem administrada e entregue às moscas. Torço e muito para que votem certo. Abraços a todos os juazeirenses.
07 de Feb / 2016 às 16h56
Uma maravilha ler esse belo e tão bem escrito conto. Sorri nesses tempos tão árduos faz bem à mente, corpo e coração. Maravilhoso conto.
07 de Feb / 2016 às 16h57
QUANDO, OTONIEL OU GERALDO PODEM ME INFORMAR PELO BLOG, SERÁ O LANÇAMENTO DO LIVRO DE CONTOS E ONDE SERÁ/ DEPOIS DESSA LEITURA, IREI COM TUDO.
07 de Feb / 2016 às 17h00
juazeiro é uma terra abençoada, pois, até Jesus cristo veio visitar e nem quis voltar para o céu.Você é demais, Otoniel. parabéns.
07 de Feb / 2016 às 17h03
Um conto muito bem construído, do começo ao fim. Me amarrei muito foi a vinda de jesus a juazeiro e conhecer os artistas, as ilhas, joão doido e maria pezinho. linda essa parte. DEZ!
07 de Feb / 2016 às 17h05
Professor Otoniel Gondim, se você inventar de mentir e elogiar os paus mandados de Isaac Carvalho no seu artigo que vem, vai se ver comigo que sou seu vizinho.Eles são da juagro, não esqueça.
07 de Feb / 2016 às 17h08
PECOU AO DIZER QUE CRISTO QUIS SABER DE LULA. QUEM QUER SABER DE LULA É O DIABO!
07 de Feb / 2016 às 17h13
Geraldo José como um artigo, conto ou sei lá o quê, é postado no seu digno blog? Liberdade tem limites, Otoniel. Ateu e comunista. Vai pra sua Cuba.
07 de Feb / 2016 às 17h18
Ao ler semelhante conto, fiquei mais estarrecida com a vivência atual do homem. O homem de hoje, segundo as palavras do autor, está sem salvação, perdido. Bem, concordo em parte, pois, perdido sim. Quanto a se salvar pode e é somente querer. Do jeito que se perdeu pode voltar a se achar. tem inteligência, amor no coração e deus . Basta ter fé no criador, ler a Bíblia e olhar o próximo com mais fraternidade e amor. Portanto, discordo nessa parte do autor. mas, o conto traz uma lição de que somos capazes de fazendo o mal, fazermos e muito melhor, o bem Parabéns.
07 de Feb / 2016 às 17h20
Divino como deus. Um conto a nos mandar refletir onde erramos.
07 de Feb / 2016 às 17h21
dez.adorei.jesus em juá? massa.rsrsrsrsrsr
07 de Feb / 2016 às 17h22
ESPERO QUE CLÉRISTON SEJA POUPADO NA SUA CRÔNICA QUE VEM. ELE É UMA BOA PESSOA. GRANDE SECRETÁRIO.
07 de Feb / 2016 às 17h23
P...meu. O inferno será a sua casa, Quem estar perdidinho da silva é você, ateu e cubista.
07 de Feb / 2016 às 18h35
Mandou ver num conto bem escrito. Pena, entendo, que com o cristianismo em xeque. Tudo bem ,afinal foi o homem que se lascou por que quis. E olha que nem quer ajuda. mensagem ótima. valeu.
07 de Feb / 2016 às 18h36
DEMOCRACIA É ISSO E É BOM. O CARA BLASFEMA E AINDA RECEBE ELOGIOS. DEMOCRACIA É ISSO.
07 de Feb / 2016 às 18h38
Já devia ter uma coluna semanal , professor. Assim, saberíamos o dia e a hira de ler. Gostei da tirada de jesus conhecendo João Doido e os artistas de juazeiro.
07 de Feb / 2016 às 18h42
Meu caríssimo, de onde vem tanta inspiração . Toda coisa dessa cabeça doida é diferente. Do Diaou de deus? Você fecha. fecha comigo?
07 de Feb / 2016 às 18h47
ADORO O QUE OTONIEL ESCREVE. ESSE NÃO, POIS SOU CATÓLICA E NÃO GOSTEI QUE INVOCOU DEUS E JESUS CRISTO DESSE FORMA NOJENTA. A NÃO SER QUE NÃO ENTENDI PATAVINA NENHUMA. NÃO FAÇA MAIS ISSO,.
07 de Feb / 2016 às 18h48
ADORO O QUE OTONIEL ESCREVE. ESSE NÃO, POIS SOU CATÓLICA E NÃO GOSTEI QUE INVOCOU DEUS E JESUS CRISTO DESSE FORMA NOJENTA. A NÃO SER QUE NÃO ENTENDI PATAVINA NENHUMA. NÃO FAÇA MAIS ISSO,.
07 de Feb / 2016 às 21h51
Slave a rainha. deus salve a rainha! por que o hoem , esse, não tem salvação.
07 de Feb / 2016 às 21h57
me vem de novo o polêmico com mais polêmicas. Sei que esse conto tem uma boa mensagem. porém, mexer em vesperiro que é a crença é f...
07 de Feb / 2016 às 22h00
Se os artigos, poemas e crônicas do blog fossem todospara pura reflexão, seria ótimo. ocorre que tem muita coisa política, o que é chato. Gostei mais como contisia.
07 de Feb / 2016 às 22h08
SOU UM PETROLINENSE QUE ADORA JUAZEIRO. ADOOREI A CHEGADA E ESTADIA DE JESUS CRISTO EM JUAZEIRO. MASSA. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
07 de Feb / 2016 às 22h12
Os pré-candidatos amigos do desprefeito Isaac carvalho que botem as barbas de molho. Otoniel não disse que os analisaria sem pena? Torçamos que sim. Eles merecem. São uns come e dorme.
07 de Feb / 2016 às 22h16
Esse conto é muito é um continho mixuruca. Xô , ateuzinho barato!
07 de Feb / 2016 às 22h17
Esse conto é muito é um continho mixuruca. Xô , ateuzinho barato!
07 de Feb / 2016 às 22h49
Sinto-meà vontade ntade para comentar esse conto, pois, conheço muito bem o autor. Otoniel escreve sempre o que acha e o que pensa. Assim consegue com o talento e a afcilidade de construir o texrto de maneira ímpar, com que o lçeitor se envolva e vá curioso para saber o final. Nesse conto a gente ler sem parar e, não querendo, o conto acaba. Ele nos põe para dentro do conto. A sua capacidade de instigar as pessoas é incrível e o faz com simplicidade e sem querer querendo, como se diz. Quando mete Jesus cristo em juazeiro faz um bem danado aos artistas e figuras folclóricas da cidade. É um gênio das idéias e das palavras. Por issso é é disso que vem o seu tremendo sucesso no que escreve e faz. Abraços, meiu irmão.
07 de Feb / 2016 às 22h59
Carlos Neiva, Paulo Bonfim, Clériston Andrade, Zó, Joaquim neto podem esperar em pé ou sentado? O artigosobre eles vai mesmo ter? Torço que sim. lasque-os.
07 de Feb / 2016 às 23h01
Carlos Neiva, Paulo Bonfim, Clériston Andrade, Zó, Joaquim neto podem esperar em pé ou sentado? O artigosobre eles vai mesmo ter? Torço que sim. lasque-os.
07 de Feb / 2016 às 23h04
Extraindo leite de pedra, né? Conto bobo. Procure o que fazer, louco ateu. Não vai ter voto nenhum desse jeito.
07 de Feb / 2016 às 23h05
SUBLIME.
07 de Feb / 2016 às 23h06
PELO ANDAR DA CARRUAGEM, O gONDIM É CANDIDATÍSSIMO A VEREADOR. E DOS FORTES. CONTE COM OS MEUS VOTOS QUE TENHO.ÓTIMO CONTO.
07 de Feb / 2016 às 23h08
Esse professor é um psicopata. Isso, sim. Precisa de tratamento urgente.
07 de Feb / 2016 às 23h34
O homem de hoje se parece com um vampiro. Os ricos e poderosos sugando o sangue até a morte dos pobres. por isso, não tem salvação. O homem de hoje suicida-se aos poucos. deus no comando.
07 de Feb / 2016 às 23h38
Sou um simples leitor, porém assíduo nos livros. li o conto indicado por um amigo. Confesso que o modo de escrever do autor me deixou um tanto fascinado. Sabe construir o conto em toda a sua extensão. Sem citações alheias e inspirações próprias , fez do conto uma espécie de história de utopia, ficção e surrealismo. Vou lê-lo sempre a partir de agora, Otoniel Gondim. irei ao lançamento do seu livro.Abraços.
07 de Feb / 2016 às 23h40
Melhor seria não comentar. Mas, resolvi, pois, chateou-me a maneira como se referiu a deus e jesus cristo. falta de é tica, respeito ao cristãos e ao ser humano. Existe salvação, sim. Quem não crer nisso, vai crer em que?
07 de Feb / 2016 às 23h41
JESUS É A LUZ!
07 de Feb / 2016 às 23h43
Professor, gostei e ri muito com jesus em juazeiro. Mas, quando teremos o prazer de ler o artigo sobre os candidatos de Isaac a prefeito? logo, pois, as eleições estão próximas. Bombou.
07 de Feb / 2016 às 23h45
Não sei não...Otoniel Gondim está em campanha. vai ter muitos votos e, deve ser um dos vereadores mais votados da cidade. Estou com você, cara.
07 de Feb / 2016 às 23h48
Um conto montado com as peças todas no devido lugar. Tudo certinho, coloca-se um pouco de humor e a história se desenrola. Como o tema é arriscado e pode ferir crentes num deus, O autor contorna o conto, elogiando, ironizando, elogiando de novo, ironizando de novo. Um mestre na enrolação e no final o conto não tem nada de nada: UM CONTO VAZIO. Besta quem comenta elogiando. Satanice insana.
07 de Feb / 2016 às 23h49
Perdoemos esse ateu e comunista e bêbado.
07 de Feb / 2016 às 23h51
Me mandei para ler pensando que era sobre os prefeituráveis de Isaac carvalho. Todos estão ansiosos por esse artigo. Aí vem o cara e faz um artigo idiota e desrespeitoso aos cristãos, como eu. decepção.Porra.
07 de Feb / 2016 às 23h52
SOU DO BEM E QUEM É DO BEM TEM SALVAÇÃO!
07 de Feb / 2016 às 23h54
ESTÁ É COM MEDO OU SE VENDEU. NÃO VAI FAZER P...NENHUMA O TEXTO SOBRE DALMIR PEDRA, JOAQUIM NETO, CARLOS NEIVA, ALAOR GRANJEON, PAULO BONFIM, ZÓ, CLÉRISTON ANDRADE. DUVIDODODODODO!
07 de Feb / 2016 às 23h56
Como professor de literatura, tenho de parabenizar o conto do professor Otoniel Gondim. Inclusive peço permissão pelo blog para utilizá-lo em sala de aula. parabéns, grande escritor.
08 de Feb / 2016 às 06h56
Gereldo José, me afoguei de tanto rir com a vinda de Cristo à bahia. Em juazeiro foi a melhor passagem. Conhecer joão Doido, Mauriçola, manuca, Élder ferrari, targino Gondim, as obras de Lêdo Ivo, Coelhão, o saudoso Parlim. Otoniel se superou. Lindo conto.Manhã feliz ao er.Parabéns, Geraldo e Gondim.
08 de Feb / 2016 às 07h05
Infelizmente Professor Otoniel, Jesus não poderia ficar perpetuado no Manelão, é que lá só tem "Anjo" e tbm porque o jogo de buraco/canastra foi extinto (hoje só os verdadeiros jogadores podem jogar) é professor isso mesmo somente os "Verdadeiros Jogadores" porque para JOGAR tem que ter EDUCAÇÃO e somente os Verdadeiros Jogadores tem essa malícia de saber ser EDUCADO. Mas não fique triste Prof.Otoniel Godin,a sua crônica em forma de conto é sem dúvida alguma UMA GRANDE BLASFÊMIA mas eu até que dei muitas risadas e isso é bom, logo após o meu desejum.... Continue assim quem sabe um dia você dá para um grande escritor.....Continue tentando Professor, não sei de que mas te chamam assim né.....
08 de Feb / 2016 às 07h06
mUITO BOM. qUIÇÁ O ARTIGO ONDE ESCREVERÁ SOBRE OS CANDIDTAOS, PRÉ, A PREFEITO DA TURMA DE iSAAC CARVALHO SAIA O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL, gERALDO jOSÉ. o JUAZEIRENSE ESTÁ ESPERANDO MUITO. nÃO ESCREVEU FORTEMENTE SOBRE OS CANDIDATOS,PRÉ, DA OPOSIÇÃO/ eNTÃO, QUE O FAÇA SEM PARCIALIDADE A RESPEITO DOS CHEGADOS DE ISAAC TAMBÉM. oBRIGADO.
08 de Feb / 2016 às 07h15
LENDO BEM É UM GRANDE ELOGIO A CIDADE DE JUAZEIRO. QUANDO, NO CONTO, JESUS VEM A JUAZEIRO PARA SALVAR O HOMEM DE HOJE ENCONTRA UMA CIDADE ACOLHEDORA. CRISTO, ENTÃO, FICA ENTUSIASMADO COM A TERRINHA E NEM QUER VOLTAR PARA O CÉU. QUE ÓTIMO. JUAZEIRO ESTÁ MESMO PRECISANDO DE SALVAÇÃO. DEUS NO COMANDO.
08 de Feb / 2016 às 08h41
Ok, mas, o importante é não desistir como deus não desiste da sua criação. Agora, o homem chegou a esse ponto pelas próprias pernas. Que as use para escapar. Simples, não?
08 de Feb / 2016 às 08h53
Carnaval em pe´e esse homem brincando de falar mal do cristianismo. É não ter o que fazer. Ainda interrompe o festejo de Geraldo e a equipe do blog. .
08 de Feb / 2016 às 08h55
OTONIEL ONDE ANDA SE JÁ FEZ O ARTIGO DA PROMESSA? QUER DIZER QUE CLÉRISTON ANDRADE, CARLOS NEIVA, ZÓ, DALMIR PEDRA, JOAQUIM NETO, PAULO BONFIM NÃO SERÃO MAIS NA SUA MIRA? DEIXE VIU? DEIXE...
08 de Feb / 2016 às 08h56
OTONIEL ONDE ANDA SE JÁ FEZ O ARTIGO DA PROMESSA? QUER DIZER QUE CLÉRISTON ANDRADE, CARLOS NEIVA, ZÓ, DALMIR PEDRA, JOAQUIM NETO, PAULO BONFIM NÃO SERÃO MAIS NA SUA MIRA? DEIXE VIU? DEIXE...
08 de Feb / 2016 às 08h57
Conto arraso. é essa a sua praia, mano. Quando será o lançamento?
08 de Feb / 2016 às 08h58
Fora cambada de azarentos ateus!
08 de Feb / 2016 às 09h03
Tenho, Geraldo e Cida, um apreço enorme pelo blog. leio daqui de recife todos os dias várias vezes e,assim, me intero das coisas da minha terra. Otoniel Gondim e as suas proezas é o meu xodozinho do blog. Pela segunda vez, no próprio blog, leio um conto dele. E confesso piamente que estou estarrecida, de água na boca. A mesma coisa que os amigos a quem mostrei o conto. É lindo, mensageiro, reflexivo e uma delícia de leitura. Lindo ao citar cristo em juazeiro conhecendo as ilhas, a moçada, Mauriçola, Manuquinha,Targino Gondim,Lêdo Ivo, Coelhão, Saudoso Parlim, Élder Ferrari e tantos. Demais. Beijos .
08 de Feb / 2016 às 09h05
Não tolero Isaac e os seus secretários e assessores.juazeiro entregue às baratas de tanto ter baratas tontas na prefeitura. Taque fogo neles, Doutor Gondim.
08 de Feb / 2016 às 09h06
A menininha dança. Deus na fé!
08 de Feb / 2016 às 09h11
Em casa e resolvi, como sempre, abrir o Blog do Coração. Surpresa fiquei com o que vi. Professor Otoniel Gondim escrevendo contos? Na curiosidade fui lendo, lendo. É de tirar o fôlego de como desenrolou a trama sem ferir , sem agredir nem a deus nem a religião. Tudo perfeito e muito humano e bem humorado. Uma lição para quem deseja fazer contos. tem que deixar o leitor à vontade, ciente de que algo pode acontecer na próxima linha. Assim, dessa forma magnífica que Gondim nos leva na lábia, aliás, na palavra, Palavra de mestre. O nosso mestre. Parabéns e que Deus continue a lhe iluminar para que nos ilumine comas suas inspirações sempre. Beijos.
08 de Feb / 2016 às 09h13
Clériston Andrade e Joaquim Neto merecem os seus elogios, Professor. Os outros, não. Lembre-se: São seus amigos.
08 de Feb / 2016 às 09h28
Bem escrito . Piada com deus? Aí já era o bem escrito.
08 de Feb / 2016 às 09h34
A irreverência aliada a um alto grau de talento, faz desse irreverente escritor uma marca registrada sua. Otoniel não mede esforço para alcançar o objetivo que é infernizar, e como!, quem o ler. É impressionante como ele nos faz de bobo. Nos faz de bobo, mesmo. Ficamos, ao lê-lo à sua merc~e, á sua bel vontade. Chega a dar raiva, isso. Porém, o amo, muitos o amam e o detestam haja visto os comentários mil. Otoniel Gondi esse presente do conto em um carnaval triste foi demais. lindo conto. estarei no lançamento do livro. E como! Abraços a geraldo, Cida e a todos do blog. Gondim, xerão.
08 de Feb / 2016 às 12h12
voces sabem porque os artigos de Otoniel passam de 100 comentários? Ele mesmo comenta prá se alto elogiar
08 de Feb / 2016 às 12h44
O professor, grandioso mestre meu e de meu filho de Química e física, que bom que não veio crõnica política. Gostei bastante.
08 de Feb / 2016 às 12h45
O professor, grandioso mestre meu e de meu filho de Química e física, que bom que não veio crõnica política. Gostei bastante.
08 de Feb / 2016 às 12h46
Quem anda em manelão sabe das cisas. Até de Jeusu Cristo? kkkkkkkkkkkkk
08 de Feb / 2016 às 13h24
É muita falta do que fazer. Escrever um texto anacrônico desses, e ainda passar horas inventando nomes e se autoelogiando nos comentário. Esse é outro que pensa que o leitor é besta.
08 de Feb / 2016 às 14h30
Imagino o artigo próximo sobre eles. Geraldo José. Curioso. Os coxinhas piram com essa fera solta e na boca do povo. Os coxinhas piram.
08 de Feb / 2016 às 14h33
O que se falar desse escritor por aí não é brincadeira. Mistura de inveja,intriga pessoal e gratuita. Otobniel é legal, de bom papo, boêmio e intelectual fino. Não comungo com ele na política,pois, ele é Lula doente e eu me decepcionei com o sapo barbudio. Isso não me faz indiferente ao que escreve. Gosto da sua irreverência e atitude. Abraços especiais a todos do blog.
08 de Feb / 2016 às 14h34
SE O TEXTO SOBRE OS PREFEITURÁVEIS DO S AMIGUINHOS DO DESPREFEITO ISAAC CARVALHO JÁ ESTAR PRONTO, ENTÃO, MANDA LOGO, CARA!!!
08 de Feb / 2016 às 14h37
Quando estou lendo o blog me vem a cabeça ACORDADINHO. Prefiro ele. É mais engraçado. Esse tenta, tenta, num chega nem perto.
08 de Feb / 2016 às 14h41
Me vi diante de um conto danado. Me trouxe á tona os problemas sem solução que o homem tem por que quis. Constantes guerras, países famintos, terrorismos, corrupções, pedofilias, estupros, miséria, etc. Deus fez tudo e o homem extinguiu, inclusive, a própria identidade. No entanto, diferente do autor, acredito, sempre irei acreditar, na redenção e salvação do ser humano. Afial, não é ele a obra mais perfeita de deus, o Criador?
08 de Feb / 2016 às 14h42
Detestável e horrendo. Deus não merece ser nem tocado o nome por esse senhor sem classe e moral.
08 de Feb / 2016 às 14h44
ABAIXO LULA E OS LULISTAS CORRUPTOS. ENTRE ELES ESSE PROFESSOR.
08 de Feb / 2016 às 14h46
Saudades do brother Parlim. Uma boa lembrar dele lendo esse grande conto.
08 de Feb / 2016 às 14h48
aTÉ NUM CONTO DESPRETENSIOSO E HUMORÍSTICO DESSE, A DIREITA METE O PAU NO PROFESSOR. DEIXE O CARA ESCREVER O QUE PENSA. oU ENTÃO ESCREVAM ALGO QUE PRESTE. sIGA EM FRENTE, MESTRE. votarei em você, sim.