Guardiões da cultura do Nordeste são homenageados em Juazeiro do Norte

Valorizar a cultura e educação. A primeira edição da entrega da Comenda do Mérito Cultural "Gente que Faz a Cultura do Nordeste" aconteceu no Centro Universitário Maurício de Nassau-Uninassau Juazeiro do Norte, Ceará na noite de quinta-feira (27).

A solenidade homenageou mestres e mestras que, por meio de seu trabalho e dedicação, tornaram-se verdadeiros guardiões da identidade cultural do Nordeste e do território do Cariri.

Entre as 21 homenagens a personalidades nas áreas de literatura, música, dança, artesanato e artes visuais, recebeu a comenda, o cantor e sanfoneiro Joquinha Gonzaga, sobrinho de Luiz Gonzaga. Detalhe: Joquinha Gonzaga além de ser sobrinho de Luiz Gonzaga, é neto de Januário, um eximio tocador de sanfone de 8 baixos e por isto Joquinha é um divulgador dos saberes da Sanfona de 8 baixos, conhecido por Pé de Bode, instrumento que "está em processo de extinção".

--------- MATÉRIA CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ---------
https://cafepingafogo.com.br/2022/


Joquinha Gonzaga este ano completa 50 anos de carreira profissional na arte de tocar sanfona de 120 baixos através de shows.

Ainda foram homenageados o cantor Alcymar Monteiro, Flávio Leandro, Maria do Rosário Lustosa da Cruz (cordelista), Daniel Gonçalves da Silva (poeta e neto de Patativa do Assaré), a Associação das Rendeiras de Bilro (ARBISC) e Antonio Efro Feitosa Luna (carregador do Pau da Bandeira de Santo Antônio de Barbalha), Banda de Música da cidade Santana do Cariri, Tonho dos Couros (Exu) e Projeto Asa Branca-Exu.

A preservação das tradições é um dos pilares fundamentais que valoriza a cultura em suas mais diversas expressões. Segundo Milana Drumond, reitora da Instituição de Ensino Superior, o evento busca inspirar e reconhecer o papel essencial desses guardiões. 

“Este é um momento de reconhecimento e gratidão àqueles que, com suas mãos, vozes e corações, mantêm viva a essência de nossas tradições. Não é apenas uma honraria. É também um gesto de respeito e gratidão a quem dedica suas vidas a preservar e transmitir a riqueza da nossa cultura popular”, afirma.

A coordenadora pedagógica, professora Amanda Marques disse que o evento valoriza as riquezas mais marcantes do patrimônio cultural do Nordeste e que o Brasil deve tomar conhecimento como forma de garantir um alicerce para as novas gerações, através da educação que transforma e provoca mudanças.

"A 1ª Comenda do Mérito Cultural "Gente que Faz a Cultura do Nordeste" homenageou os mestres e mestras que são a raiz, o brilho e a resistência da nossa identidade e tradição. Vamos iniciar o planejamento para que 2026 proporcione um novo encontro de valorização cultural", finalizou a professora Amanda Marques.
 


 

redegn Foto redes sociais