Valorizar a cultura e educação. A primeira edição da entrega da Comenda do Mérito Cultural "Gente que Faz a Cultura do Nordeste" aconteceu no Centro Universitário Maurício de Nassau-Uninassau Juazeiro do Norte, Ceará na noite de quinta-feira (27).
A solenidade homenageou mestres e mestras que, por meio de seu trabalho e dedicação, tornaram-se verdadeiros guardiões da identidade cultural do Nordeste e do território do Cariri.
Entre as 21 homenagens a personalidades nas áreas de literatura, música, dança, artesanato e artes visuais, recebeu a comenda, o cantor e sanfoneiro Joquinha Gonzaga, sobrinho de Luiz Gonzaga. Detalhe: Joquinha Gonzaga além de ser sobrinho de Luiz Gonzaga, é neto de Januário, um eximio tocador de sanfone de 8 baixos e por isto Joquinha é um divulgador dos saberes da Sanfona de 8 baixos, conhecido por Pé de Bode, instrumento que "está em processo de extinção".
Joquinha Gonzaga este ano completa 50 anos de carreira profissional na arte de tocar sanfona de 120 baixos através de shows.
Ainda foram homenageados o cantor Alcymar Monteiro, Flávio Leandro, Maria do Rosário Lustosa da Cruz (cordelista), Daniel Gonçalves da Silva (poeta e neto de Patativa do Assaré), a Associação das Rendeiras de Bilro (ARBISC) e Antonio Efro Feitosa Luna (carregador do Pau da Bandeira de Santo Antônio de Barbalha), Banda de Música da cidade Santana do Cariri, Tonho dos Couros (Exu) e Projeto Asa Branca-Exu.
A preservação das tradições é um dos pilares fundamentais que valoriza a cultura em suas mais diversas expressões. Segundo Milana Drumond, reitora da Instituição de Ensino Superior, o evento busca inspirar e reconhecer o papel essencial desses guardiões.
“Este é um momento de reconhecimento e gratidão àqueles que, com suas mãos, vozes e corações, mantêm viva a essência de nossas tradições. Não é apenas uma honraria. É também um gesto de respeito e gratidão a quem dedica suas vidas a preservar e transmitir a riqueza da nossa cultura popular”, afirma.
A coordenadora pedagógica, professora Amanda Marques disse que o evento valoriza as riquezas mais marcantes do patrimônio cultural do Nordeste e que o Brasil deve tomar conhecimento como forma de garantir um alicerce para as novas gerações, através da educação que transforma e provoca mudanças.
"A 1ª Comenda do Mérito Cultural "Gente que Faz a Cultura do Nordeste" homenageou os mestres e mestras que são a raiz, o brilho e a resistência da nossa identidade e tradição. Vamos iniciar o planejamento para que 2026 proporcione um novo encontro de valorização cultural", finalizou a professora Amanda Marques.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2025. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.