Logo que saiu a notícia da absolvição do jogador Daniel Alves em uma das instâncias da justiça espanhola, de imediato as redes sociais e canais de comunicação na sua cidade natal, Juazeiro, foram tomadas pelas mais variadas opiniões sobre o assunto.
No Programa RJ notícias, apresentado pelo comunicador Geraldo José, diversos juazeirense se manifestaram, muitos indignados pela conclusão tardia, após o jogador e sua família serem expostos à opinião pública, o que levou inclusive a uma decisão pela retirada de uma estátua que homenageava o filha da terra, na orla da cidade.
Na época a Prefeitura de Juazeiro atendeu a uma recomendação do ministério Público, Bahia (MP-BA), baseada na Lei Nº 6.454/1977, que normatiza sobre o uso de recursos públicos para aquisição e instalação de monumentos de pessoas vivas. Em que pese a lei que aborda esse tema exista, à época ficou claro que a condenação pesou da decisão do MP e pelo cumprimento pela prefeitura do município.
"A gestão Suzana Ramos trabalha pautada no cumprimentos das leis vigentes e sempre colaborando junto as instituições que regem as mesmas", disse à época o procurador geral do município, Thiago Cordeiro.
A decisão pela absolvição da acusação de estupro, divulgada nesta sexta-feira (28), ocorreu por decisão unânime, o Tribunal Superior da Catalunha.
Daniel Alves havia sido condenado a 4 anos e 6 meses por ter estuprado uma jovem em uma discoteca em Barcelona, na Espanha, foi preso em janeiro de 2023, ficou mais de um ano atrás das grades aguardando julgamento e pagou 1 milhão de euros por sua liberdade provisória, fica totalmente em liberdade e sem nenhuma acusação na Justiça espanhola. Pela sentença anterior, ele ainda teria de cumprir mais de dois anos de prisão.
O brasileiro já estava em liberdade provisória desde o ano passado, quando a Justiça catalã aceitou um recurso da defesa do ex-jogador. Os juízes, no entanto, analisavam outro recurso apresentado pela Promotoria de Barcelona que pedia aumento de pena para Alves.
Segundo a sentença desta sexta-feira, os juízes entenderam que houve "falta de fiabilidade do depoimento" da vítima.
Os advogados da vítima ainda não haviam se pronunciado até a última atualização desta reportagem.
Da redação redeGN
11 comentários
28 de Mar / 2025 às 09h12
Se o Loola voltou para a presidência, a estátua de Dani deve voltar.
28 de Mar / 2025 às 09h54
Sempre achei que a decisão de retirar a estátua (monumento) que existia em sua homenagem em Juazeiro-BA, não era correta, pois um erro cometido por qualquer pessoa não apaga tudo que fez de bom em sua vida pregressa, espero que retornem o monumento para o local de antes, com as desculpas devidas.
28 de Mar / 2025 às 11h03
Quanto absurdo! Mas o que esperar de homens, né. Pra quem não entendeu o que foi proferido pela justiça espanhola é que mais uma vez o poder - dinheiro venceu, enquanto a vitima é colocada como mentirosa. O patriarcado é perverso, inescrupuloso e misógino. Essa é uma pergunta que não deveria nem ser cogitada por um veiculo de comunicação. Mas o que esperar de vocês, homens! Daniel Alves continuará sendo um estuprador. Só não o é pela proteção de vocês que nos matam todos os dias.
28 de Mar / 2025 às 11h16
Só observando,ele não deve aceitar que a estátua seja recolocada no lugar,essa é minha opinião. Deveria sim procurar a justiça pra pessoa que pediu a retirada responder um processo,conversou demais e nem da terrinha é.
28 de Mar / 2025 às 11h34
E agora ,cadê o MP que se acha o sabe dele tudo
28 de Mar / 2025 às 11h35
Se eu fosse ele,era eu que não queria mais que colocassemm
28 de Mar / 2025 às 12h31
Juazeiro é comédia.
28 de Mar / 2025 às 14h39
Vi diversos comentários EXECREANDO Daniel ,inclusive, os mesmos já deram suas opiniões aqui nos comentários! MP ERROU FEIO!as FEMINISTAS DE JUAZEIRO VÃO DIZER O QUE AGORA?? DANIEL FOI MACULADO ,EXECRADO A IMAGEM VANDALIZADA EU ACHO QUE DANIEL NÃO DEVE ACEITAR COLOCAR ,POIS SERIA OUTRA HUMILHAÇÃO DEPOIS DE TUDO ISSO? DANIEL, não precisa de JUAZEIRO? tem RESIDÊNCIAS na EUROPA? EM SALVADOR DANIEL tem MORADAS em ÁREAS NOBRE tipo BROTAS a onde moram muitos CANTORES BAIANOS? DANIEL seja FIRME e FORTE não retorne a estátua depois destas HUMILHAÇÕES? abraa os olhos em JUAZEIRO ,MUITAS INVEJAS
28 de Mar / 2025 às 14h41
Daniel Alves é que tem que dizer que não quer mais essa estátua mal feita.
28 de Mar / 2025 às 14h43
Henrique este seu comentário é a sua cara e a cara de alguns JUAZEIRENSE DEBOCHADO? VAZIO.
28 de Mar / 2025 às 14h50
Jussara porque você chama acusa DANIEL DE ESTRUPADOR ??? fácil ir em uma boate se divertir sair com a paquera e acontecer um namorico no MUTEL ? Depois vem a menina espanhola dizer que foi estrupada afim de pegar uns dólares de Daniel? faltaram +provas e incriminar penalizar sem as devidas provas justiça nenhuma condena? houve presunção de inocência