Bahia: curso gratuito para capoeiristas que desejam atuar em escolas abre vagas em nove cidades

Um curso gratuito voltado para capoeiristas que desejam atuar em escolas está com inscrições abertas na Bahia. O Programa Qualifica Capoeira aceita candidaturas até o dia 5 de outubro através de um formulário. Os participantes terão direito a transporte, lanche, camisa e material didático.

A formação será realizada em dez turmas, distribuídas em nove cidades do estado: Salvador, Lauro de Freitas, Camaçari, Alagoinhas, Feira de Santana, Ilhéus, Itabuna, Porto Seguro e Vitória da Conquista.

Cada turma contará com até 20 alunos, e o curso terá carga horária de 120 horas, divididas em seis semanas. Dúvidas podem ser sanadas através do grupo oficial no WhatsApp.

A formação é promovida pelo coletivo Capoeira em Movimento Bahia (CMB), em parceria com a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado (Setre). De acordo com a organização, o objetivo é oferecer aos praticantes da arte conhecimentos pedagógicos para o ensino da capoeira em escolas públicas do estado. A execução do projeto fica a cargo do Instituto Comvida.

"Este curso prepara os capoeiristas para atuar no sistema escolar de maneira plural e crítica, reafirmando as características multirreferenciais e interdisciplinares da capoeira. Nossa proposta é potencializar a Lei Moa do Katendê, que prevê o ensino da capoeira nas escolas públicas, e proporcionar aos capoeiristas as ferramentas necessárias para contribuir diretamente na formação de novas gerações", diz Jacaré DiAlabama.

g1 Ba Foto reprodução Meriin Pires