Foi reconhecido pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, através da Defesa Civil Nacional, o estado de emergência em sete municípios pernambucanos atingidos pela estiagem.
Uma portaria foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), na última quinta-feira (21). Com a medida, os municípios podem, a partir de agora, solicitar ajuda humanitária ao Governo Federal para viabilizar compra de cestas básicas, água potável e aluguel de caminhões-pipa.
Entre os municípios reconhecidos pela pasta, estão: Belo Jardim (Agreste), Betânia (Sertão), Carnaubeira da Penha (Sertão), Petrolina (Sertão), Santa Maria do Cambucá (Agreste), Serrita (Sertão Central) e Tabira (Sertão do Pajeú). Até o momento, o Estado conta com 93 reconhecimentos federais por conta da estiagem.
Para solicitar os recursos, as cidades precisam formalizar o pedido através do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Os repasses oferecidos às cidades também podem servir para o restabelecimento dos serviços essenciais e na reconstrução de infraestrutura ou moradias destruídas e danificadas por desastres.
Após o pedido, com base nas informações enviadas, o órgão vai avaliar as reivindicações daquele município e, após a aprovação, será publicada uma portaria no DOU com o valor que deverá ser liberado.
PETROLINA SÃO JOAO 2024: Mesmo com o Decreto de Emergência a prefeitura de Petrolina anunciou a programação com artistas do cenário nacional e regional. A maratona de shows no Pátio Ana das Carrancas será realizada, no período de 14 a 24 de junho. Os valores não foram divulgados.
A REDEGN enviou solicitação de nota a Prefeitura de Petrolina mas até o momento não obteve resposta. Pelas redes sociais moradores de Petrolina cobram da Câmara de Vereadores que solicitem transparência dos valores gastos previstos neste período junino 2024.
Redação redegn Foto redes sociais PMP
4 comentários
22 de Mar / 2024 às 10h23
Mas rapaz que insensatez! a cidade em estado de emergência e contratar cantores com cifras altissimas. Eita Brasil.
22 de Mar / 2024 às 10h26
A resposta vou dar nas urnas.
22 de Mar / 2024 às 12h08
Não é só a seca, falta remédios nos postos de saúde, falta drenagem pra escorrer a água das chuvas,enquanto o prefeito dança e anuncia festa, o povo da periferia sofre!
22 de Mar / 2024 às 20h07
Postos de saude como da Areia Branca e uma vergonha, não tem medicos pra atender a comunidade, pra chegar a presença de um medico e um verdadeiro matirio e preciso ir varias vezes la. Uma vergonha.