Na sessão desta quinta-feira (9) da Câmara Municipal de Petrolina, o vereador Gilmar Santos (PT) repudiou o discurso transfóbico do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) proferido ontem, no 8 de março, dia internacional da mulher.
Nikolas disse na tribuna da Câmara dos Deputados que as mulheres estão perdendo espaço para homens que se sentem mulheres, referindo-se a pessoas transsexuais e travestis. Vestindo peruca, o parlamentar se apresentou como “deputada Nikole” e defendeu que elas “retomem sua feminilidade concebendo filhos e casando.
“Eu quero aqui repudiar, expressar aqui o quanto é nojento, em meio a tanta violência nós termos um representante não do povo, mas do ódio, da violência, ocupando aquele espaço que deve ser o espaço do direito, da dignidade, do respeito à diversidade”, afirmou Gilmar Santos durante a sessão ordinária.
O vereador também chamou Nikolas Ferreira de “delinquente” e defendeu a cassação de seu mandato. Durante a fala, Gilmar também relembrou dados acerca da violência contra pessoas trans no Brasil. “O Brasil é o país que mais mata mulheres trans no mundo. As mulheres cis e trans precisam ser cada vez mais acolhidas por políticas públicas”, declarou.
Desde 2019, quando a transfobia foi equiparada ao crime de racismo, a violência passou a ser tratada como crime hediondo pelo STF. Após as declarações, o Ministério Público Federal acionou a Câmara para que o discurso transfóbico seja apurado.
Da Redação RedeGN
10 comentários
09 de Mar / 2023 às 19h10
Assistir o discurso do deputado Nicolas, e pra mim ele tá com toda a razão, simplesmente fez um homenagem às mulheres. Uns podem concordar ou não.
09 de Mar / 2023 às 19h48
Só observando,e o deputado falou alguma mentira?
09 de Mar / 2023 às 20h47
Homem está nos esportes femininos, ganhando concurso de miss, rainha de carnaval e várias outras coisas. Então onde fica o espaço das mulheres que tanto lutaram?
10 de Mar / 2023 às 00h29
Parabéns ao Deputado Nikolas Ferreira. A Câmara precisa realmente de parlamentares que fazem jus ao voto do eleitor.
10 de Mar / 2023 às 09h40
É só deitar com uma trans e tu vai ver o tamanho da diferença , senhor vereador.
10 de Mar / 2023 às 14h45
Interessante, eu nunca vi um artigo sobre o "nobre edil", com ele falando sobre as constantes faltas de água, em Petrolina, que o Blog sempre notícia. Com certeza, criticar o Deputado Nikolas Ferreira é muito mais relevante. E o povo, que fez o L, que se exploda! Interessante, muuuiiito Interessante!
10 de Mar / 2023 às 22h34
Se gosta tanto, leva uma pra tua casa vereador! É um absurdo como as pessoas hoje em dia querem nos fazer engolir uma safadeza dessas. Temos o direito defender as mulheres é apenas elas, as do sexo feminino, não aberrações. Garanto que o deputado representou em seu discurso o pensamento da maior parte da população brasileiro, o politicamente correto que vá pra o escambal. Mídia suja e pervertida.
13 de Mar / 2023 às 07h30
Tinha que ser um desocupado do PT KKKKKKK PARABÉNS NICKOLAS
13 de Mar / 2023 às 08h13
Uma boa parte da sociedade, principalmente os eleitores estão bem representados com essa criatura nojenta do Nicolas, se esconde atrás do evangelho para falar merda, defender as mulheres? Vc viu algumas delas abordarem isso? Quer defender as mulheres? Lute por creches integrais de qualidade para que as mães possam trabalhar, luta por igualdade salarial, lute por mais segurança, tirando isso é só loucura de um psicopata que tá representando os seus.
13 de Mar / 2023 às 09h09
Na realidade esse deputadozinho não queria defender as mulheres coisa nenhuma, mas sim ofender e agredir os trans. Ele, como o fascista, não gosta de mulheres, são machistas e preconceituosos. "Quem te conhece não te compra". Saia do armário deputado!!!