Vereador Gilmar Santos repudia, em sessão da câmara municipal, discurso transfóbico do deputado Nikolas Ferreira

09 de Mar / 2023 às 17h00 | Política


Na sessão desta quinta-feira (9) da Câmara Municipal de Petrolina, o vereador Gilmar Santos (PT) repudiou o discurso transfóbico do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) proferido ontem, no 8 de março, dia internacional da mulher.

Nikolas disse na tribuna da Câmara dos Deputados que as mulheres estão perdendo espaço para homens que se sentem mulheres, referindo-se a pessoas transsexuais e travestis. Vestindo peruca, o parlamentar se apresentou como “deputada Nikole” e defendeu que elas “retomem sua feminilidade concebendo filhos e casando.

“Eu quero aqui repudiar, expressar aqui o quanto é nojento, em meio a tanta violência nós termos um representante não do povo, mas do ódio, da violência, ocupando aquele espaço que deve ser o espaço do direito, da dignidade, do respeito à diversidade”, afirmou Gilmar Santos durante a sessão ordinária.

O vereador também chamou Nikolas Ferreira de “delinquente” e defendeu a cassação de seu mandato. Durante a fala, Gilmar também relembrou dados acerca da violência contra pessoas trans no Brasil. “O Brasil é o país que mais mata mulheres trans no mundo. As mulheres cis e trans precisam ser cada vez mais acolhidas por políticas públicas”, declarou.

Desde 2019, quando a transfobia foi equiparada ao crime de racismo, a violência passou a ser tratada como crime hediondo pelo STF. Após as declarações, o Ministério Público Federal acionou a Câmara para que o discurso transfóbico seja apurado. 

Da Redação RedeGN

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.