Em um movimento feito às pressas e sem nenhum debate público, a prefeita de Juazeiro, Suzana Ramos, enviou para a Câmara de Vereadores e fez uma convocação extraordinária para votação de projeto que cria uma empresa pública com amplos poderes para, inclusive, fazer parcerias com a iniciativa privada nas áreas de saúde e educação, dentre outras.
O projeto pode representar, a médio prazo, a transferência de serviços públicos para empresas.
Segundo o artigo 4º do Projeto de Lei 060/2022, a JUAPAR – Juá Participações e Parcerias S.A, estaria autorizada a "estruturar ou participar de operações de mercado, bem como outras modalidades de negócio que visem a promoção de investimentos, entre outros, em:
"...aeroportos, inclusive seus acessos; educação, saúde, segurança pública e turismo; empreendimentos imobiliários e habitacionais; geração e transmissão de energia; logística de todos os modais; parques tecnológicos de inovação, ciência e tecnologia; portos, marinas e obras costeiras; rodovias; saneamento básico; sistemas de mobilidade urbana; e telecomunicações, transmissão de dados e tecnologia da informação."
De acordo com o vereador Alex Tanuri, "o interesse de Suzana é que o projeto seja votado ainda hoje, mesmo sem que ele tenha sido debatido com a sociedade em geral e seja desconhecido da população. O texto do PL é cheio de ambiguidades e pode representar, na prática, a privatização de todos os serviços prestados no âmbito da administração municipal, algo que carece de respaldo constitucional e de legitimidade política".
Para Tanuri, o projeto não pode ser votado às pressas. "Seria uma irresponsabilidade dos vereadores com os destinos da cidade. Não podemos fazer nada de tão grande relevância sem antes ouvirmos os representantes da sociedade civil organizada, como, por exemplo, os sindicatos", finalizou.
6 comentários
03 de Nov / 2022 às 10h21
quem são os SÓCIOS ??? quem são os DONOS ? nunca esqueço depois que o sr .isaac , transferio a taxa de lixo ,que vinha no carne do iptu ,para conta de água hoje pago rs 25,00 ao mês rs 300,00 no ano fora iptu que é quase mil reais ! CARISSIMO , ESTAMOS LASCADOS ! TODOS OS GOVERNANTES NÃO FAZEM RETORNO COM O NOSSO DINHEIRO , O NECESSÁRIO COMO SAÚDE , FIM DAS MURISOCAS QUE ATAZINA A VIDA DOS JUAZEIRENSE DESDE QUE A CIDADE NASCEU ! OUTROS, E OUTROS E OUTROS ENCARGOS DESTE GOVERNO QUE VOTEI ,NÃO ESTOU ESPERANDO MAIS NADA DE BOM ! ALÔ MINISTÉRIO PÚBLICO
03 de Nov / 2022 às 11h45
JUAZEIRO ESTÁ SENDO PRIVATIZADO. VAI À LEILÃO. Ê UM CRIME, A CÂMARA TEM Q ENTRAR COM UMA AÇÃO JUDICIAL. VEREADORES QUE VOTAREM A FAVOR SERÃO CONSIDERADOS VENDILHOES DA PÁTRIA.
03 de Nov / 2022 às 12h06
Esse vereador ficou calado por anos, e só agora resolveu fazer alguma coisa.
03 de Nov / 2022 às 13h56
Para pagar os milhões da campanha. Aves de rapina. Terra sem dono. Vai terminar na cadeia. Aqui vai ser rachadinha.
03 de Nov / 2022 às 22h22
Doce é o recurso publico, utilizado como se fosse empresa familiar. Os cargos distribuidos por amizade, os terceirizados com um salario minimo e sob pressão. Tempos antigos voltando.
07 de Nov / 2022 às 18h48
Cd Allan Jonhes pq não se pronuncia??? Com a palavra o chefe de Suzana!!! Allan vc é uma decepção para a nossa gestão. Sei silêncio está acabando a prefeita.