Prezado radialista, Bom dia! Feliz ano novo! Sou jornalista, do Rio de Janeiro, e estou em Juazeiro visitando familiares.
No dia 29/12, infelizmente atropelei uma cachorrinha de rua, e na tentativa de salvá-la, fui mordida, precisando ir ao hospital para realizar o protocolo da vacina anti-rábica.
Lá soube que têm sido frequentes casos de ataques de cães de rua em Juazeiro, principalmente nos finais de semana. Os animais estão abandonados, entregues à própria sorte.
Após o ocorrido, descobri que a prefeitura da cidade não possui Centro de controle de zoonoses e o Canil Municipal está fechado.
Não existe nenhum programa da prefeitura para reduzir a população de animais de rua, composta não só por cães, mas por muitos gatos, cavalos, burros e bodes. É visível o sofrimento destes animais, muitos estão feridos e/ou doentes, e a vulnerabilidade destes animais é também uma ameaça à saúde pública. Em minhas pesquisas, descobri que houve um surto de leishmaniose em Juazeiro no ano de 2011.
Um novo surto é uma questão de tempo.
A cachorrinha que eu atropelei veio parar na estrada com outros cães porque um boi havia sido atropelado, e eles vieram se alimentar da carcaça do animal morto. O cenário parecia de guerra, com vários animais mortos ao longo da estrada. Uma cena da qual jamais vou me esquecer.
A limpeza urbana de Juazeiro também deixa bastante a desejar, e isso ajuda na proliferação dos animais e de doenças.
A única ONG da cidade, a ONG Salvar, não consegue atender a quantidade de chamados, e também não consegue realizar a adoção dos animais resgatados - o trabalho realizado por eles é como enxugar gelo.
Aqui está a página do projeto:
https://www.instagram.com/projeto_salvar/
Copio neste email a Fernanda, responsável pela ONG.
É preciso que a prefeitura realize um programa sério, que realize o cadastro dos animais, a castração em massa e campanhas de adoção. Estou tentando contato com a prefeita, Suzana Ramos, para cobrar uma resposta, sem sucesso.
Desde já agradeço,
Michelle Chevrand-jornalista
Diretora, Produtora e Fixer
11 comentários
03 de Jan / 2022 às 14h16
juazeiro esta abandonado e complicado e sempre asim entra prefeito e sai prefeito e juazeiro nao sai do buraco e nao vamos sir nunca e e porque e uvolte inessa prefeita mais ja esto ucomecando a me arepende de te voltado nela
03 de Jan / 2022 às 14h21
Semelhante a esse caso, é o descaso com poda d arvores, limpeza d ruas e praças, poluição sonora (até altas hs da noite), infrações d trânsito, veiculos nas calçadas e...outras tantas irregularidades. Quase NÃO há fiscalização e/ou puniçao...etc
03 de Jan / 2022 às 14h28
Situação idêntica a esse caso, é o descaso com poda d árvores, limpeza d árvores, poluição sonora (até altas hs), infrações d trânsito, veiculis nas calçadas etc. Quase NÃO há fiscalização, bem como punição; estamos entregues...?
03 de Jan / 2022 às 16h41
Acorde pra vida , o responsável por essa secretaria, autorizou construir na orla, autorizou construir enfrente a coelba e vêm autorizando quiosques em cima de passeio publico. São os conchavos políticos que vai tirar a eleição do filho.
03 de Jan / 2022 às 16h43
É VERDADE! CADÊ OS PROTETORES DESTES ANIMAIS? SE CADA PROTETOR DE ANIMAIS EM JUAZEIRO. LEVAR UM CÃO PARA SUAS CASAS, ACABA COM CERTEZA A QUANTIDADE DE ANIMAIS. SOLTO NAS RUAS
03 de Jan / 2022 às 16h54
Parabéns pela matéria! É muito triste a situação dos animais de rua em Juazeiro. É necessário que a prefeitura crie um projeto para castração urgente desses animais . Castramóvel já para Juazeiro prefeita Suzana!
03 de Jan / 2022 às 17h59
A situação de Juazeiro quanto aos cachorros é tão crítica que faz medo sair às ruas e ser atacado por matilhas de cachorros selvagens. Sim Selvagens, em plena urbe. Na urbe e fora da urbe também, a situação é crítica e perigosa.
03 de Jan / 2022 às 19h18
Boa noite! Excelente matéria, o descaso e o abondono dos animais e triste . A prefeita,vereadores que se diziam abraçar a causa animal como Aníbal,Renato Brandão entre outros . Tão nem aí para sofrimentos deles e triste demais.
03 de Jan / 2022 às 20h12
Geraldo, faça um debate no seu programa com alguem dessa prefeitura e com algum vereador interessado na causa animal pra sabermos em que pé está o Canil Gatil, o projeto de castração gratuita, quem tem que recolher bicho doente da rua, porque a coisa em Juazeiro nesse sentido vai de mal a pior!
03 de Jan / 2022 às 20h13
é povo, vão se acostumando que é mais tres anos de ladeira abaixo
04 de Jan / 2022 às 00h06
OUTRA COISA QUE ESTA DESTRUINDO A CIDADE É A FALTA DE FISCALIZAÇÃO, TEM RUAS E AVENIDAS EM FORMATO DE CARACOL, DESALINHAMENTO TOTAL E NAS INVASÕES O BICHO PEGA