Estiveram em Juazeiro no final do mês de janeiro a presidente da Abam (Associação Nacional das Baianas de Acarajés) Rita e os assessores técnicos Luana e Edivaldo, com objetivo de organizar a realização do Curso Reprodução dos Saberes e Identidade em parceria com a Câmara Técnica de Turismo do Vale do São Francisco/BA.
O curso inicia o trabalho de organização, reconhecimento da profissão, valorização deste patrimônio nacional e cultural do Estado em nossa cidade e região.
Está sendo criado um núcleo da Abam (Associação Nacional da baianas de Acarajé) em Juazeiro e região. A Câmara Técnica de Turismo é o parceiro institucional na realização do projeto que além de regulamentar a profissão das baianas em nosso município e região, traz a mensagem de valorização e respeito ao produto tipicamente baiano de ancestralidade que precisa ser respeitada e valorizada, enquanto produto cultural da Bahia.
Também é um exercício, para sensibilizar poderes e comunidade sobre a importância do patrimônio artístico, histórico e cultural, gerando oportunidades, desde que priorizado.
Neste sentido a Câmara Técnica de Turismo e parceiros (Sebrae, Comtur, Sindicato de bares, hotéis e restaurantes) estão planejando inserir as baianas tradicionais de acarajé como oferta turística.
Da redação
0 comentários