Um médico, uma enfermeira e uma técnica em enfermagem receberam na tarde desta terça-feira (19), as primeiras doses da vacina contra a Covid-19 em Juazeiro. Num evento simbólico, a prefeita Suzana Ramos, o secretário de Saúde, Fernando Costa, e o vice-prefeito Leonardo Bandeira abriram oficialmente a campanha de vacinação no município.
A prefeita de Juazeiro, Bahia, conversou com a reportagem da REDEGN hoje (19) e gravou um video. Emocionada, a prefeita fez referência, a pequena quantidade de doses, "porém uma enorme quantidade de esperança em dia melhores que virão, a partir desta data que marca a vacinação contra Covid-19".
"É um dia histórico. A vacina é sonho que virou realizada para salvar vidas", declarou a prefeita para a REDEGN. As primeiras doses da CoronaVac foram aplicadas na sala de vacina do Centro de Saúde III no bairro do Angary, com a presença da prefeita Suzana Ramos, Secretário de Saúde de Juazeiro, médico Fernando Bezerra da Costa e do o sanitarista da Vigilância Epidemiológica do NRS/Região Norte, Helder Coutinho, representante do Governo da Bahia.
Juazeiro começou a vacinação contra a Covid-19 nesta terça-feira (19). As primeiras 2.548 doses foram enviadas pelo Ministério da Saúde através do Governo da Bahia. A prefeita, durante entrevista coletiva, assegurou que Secretaria de Saúde vai seguir o Plano Municipal de Vacinação, seguindo as diretrizes do Plano Nacional.
De acordo com a assessoria de imprensa a vacinação deverá acontecer de forma escalonada, em quatro fases, priorizando diferentes grupos da população, conforme a programação:
Fase 1: Trabalhadores da área de saúde, idosos com mais de 75 anos, brasileiros acima de 60 anos que vivem em Instituições de Longa Permanência para Idosos – ILPI (abrigos, asilos, casa de acolhimento, etc), população indígena aldeada, comunidades tradicionais e ribeirinhas. Pessoas a partir de 18 anos de idade com deficiência, residentes em Residências Inclusivas (institucionalizadas)
Fase 2: Idosos de 60 a 74 anos em qualquer situação.
Fase 3: Comorbidades (risco maior de agravamento)
Fase 4: Profissionais da educação, profissionais das forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional e a população privada de liberdade, pessoas em situação de rua, pessoas com deficiência institucionalizadas, pessoas com deficiência permanente severa, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário e metroferroviário de passageiros, trabalhadores de transporte aéreo e trabalhadores portuários.
A vacinação nas fases descritas ocorrerá de acordo ao percentual de doses recebidas pelo município, conforme programação disponibilizada pelo Ministério.
Polos de vacinação em Juazeiro
UBS Alto da Aliança
UBS Santo Antônio
UBS João Paulo II
UBS Itaberaba
UBS Tabuleiro
UBS Centro de Saúde III - Angary
UBS Dom Tomaz
UBS Vila Jacaré
UBS Palmares
UBS João XXIII
UBS Caic (Piranga I e II, Argemiro e Codevasf)
UBS Alagadiço
UBS Alto da Maravilha
UBS Dom José Rodrigues
UBS Mairi
Drive Thru - Região central da cidade
As Unidades Básicas de Saúde que funcionarão como polos de vacinação, vão funcionar de segunda a sexta-feira de 8h às 17h e em
sábados estratégicos, com datas a serem definidas posteriormente. As Unidades Básicas de Saúde que funcionarão como polos de vacinação, vão funcionar de segunda a sexta-feira de 8h às 17h e em sábados estratégicos, com datas a serem definidas posteriormente. Na zona rural, a vacinação acontecerá das 8h às 12h de segunda a sexta.
4 comentários
19 de Jan / 2021 às 18h34
Forças de segurança junto com população carcerária? Vergonha! É assim que a Prefeita trata quem protege os Juazeirenses?
19 de Jan / 2021 às 18h44
faltou informar: quando virão mais doses? quanto tempo se espera que essa primeira fase dure? como vão ter certeza que todo o público alvo de cada fase foi vacinado? porque estão faltando alguns postos de saúde nesse lista?
20 de Jan / 2021 às 07h51
Minha gente, que vergonha! Kkkkk Juazeiro só vacinou 3 pessoas? Kkkk é isso mesmo? Kkkkkk bom, devem primeiro imunizar a Família Suzana, Leal e Bandeira. Kkkkkk
20 de Jan / 2021 às 17h16
Verdade perfeita, mas a quantidade ainda é insuficiente, o brasil comprou menos de 3% das doses necessárias. A senhora vai bater na porta do presidente para ele comprar o que falta?