RedeGN - Imprimir Matéria

"A vacina é o sonho que vira realidade para salvar vidas", diz prefeita Suzana Ramos

19 de Jan / 2021 às 17h00 | Coronavírus

Um médico, uma enfermeira e uma técnica em enfermagem receberam na tarde desta terça-feira (19), as primeiras doses da vacina contra a Covid-19 em Juazeiro. Num evento simbólico, a prefeita Suzana Ramos, o secretário de Saúde, Fernando Costa, e o vice-prefeito Leonardo Bandeira abriram oficialmente a campanha de vacinação no município.

A prefeita de Juazeiro, Bahia, conversou com a reportagem da REDEGN hoje (19) e gravou um video. Emocionada, a prefeita fez referência, a pequena quantidade de doses, "porém uma enorme quantidade de esperança em dia melhores que virão, a partir desta data que marca a vacinação contra Covid-19".

"É um dia histórico. A vacina é sonho que virou realizada para salvar vidas", declarou a prefeita para a REDEGN. As primeiras doses da CoronaVac foram aplicadas na sala de vacina do Centro de Saúde III no bairro do Angary, com a presença da prefeita Suzana Ramos, Secretário de Saúde de Juazeiro, médico Fernando Bezerra da Costa e do o sanitarista da Vigilância Epidemiológica do NRS/Região Norte, Helder Coutinho, representante do Governo da Bahia.

Juazeiro começou a vacinação contra a Covid-19 nesta terça-feira (19). As primeiras 2.548 doses foram enviadas pelo Ministério da Saúde através do Governo da Bahia. A prefeita, durante entrevista coletiva, assegurou que Secretaria de Saúde vai seguir o Plano Municipal de Vacinação, seguindo as diretrizes do Plano Nacional. 

De acordo com a assessoria de imprensa a vacinação deverá acontecer de forma escalonada, em quatro fases, priorizando diferentes grupos da população, conforme a programação:

Fase 1: Trabalhadores da área de saúde, idosos com mais de 75 anos, brasileiros acima de 60 anos que vivem em Instituições de Longa Permanência para Idosos – ILPI (abrigos, asilos, casa de acolhimento, etc), população indígena aldeada, comunidades tradicionais e ribeirinhas. Pessoas a partir de 18 anos de idade com deficiência, residentes em Residências Inclusivas (institucionalizadas)

Fase 2: Idosos de 60 a 74 anos em qualquer situação.

 Fase 3: Comorbidades (risco maior de agravamento)

Fase 4: Profissionais da educação, profissionais das forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional e a população privada de liberdade, pessoas em situação de rua, pessoas com deficiência institucionalizadas, pessoas com deficiência permanente severa, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário e metroferroviário de passageiros, trabalhadores de transporte aéreo e trabalhadores portuários.

A vacinação nas fases descritas ocorrerá de acordo ao percentual de doses recebidas pelo município, conforme programação disponibilizada pelo Ministério.

Polos de vacinação em Juazeiro

UBS Alto da Aliança

UBS Santo Antônio

UBS João Paulo II

UBS Itaberaba

UBS Tabuleiro

UBS Centro de Saúde III - Angary

UBS Dom Tomaz

UBS Vila Jacaré

UBS Palmares

UBS João XXIII

UBS Caic (Piranga I e II, Argemiro e Codevasf)

UBS Alagadiço

UBS Alto da Maravilha

UBS Dom José Rodrigues

UBS Mairi

Drive Thru - Região central da cidade

 As Unidades Básicas de Saúde que funcionarão como polos de vacinação, vão funcionar de segunda a sexta-feira de 8h às 17h e em
sábados estratégicos, com datas a serem definidas posteriormente. As Unidades Básicas de Saúde que funcionarão como polos de vacinação, vão funcionar de segunda a sexta-feira de 8h às 17h e em sábados estratégicos, com datas a serem definidas posteriormente. Na zona rural, a vacinação acontecerá das 8h às 12h de segunda a sexta.

Redação redeGN Foto Italo Duarte

© Copyright RedeGN. 2009 - 2021. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.