Na manhã desta quinta-feira, 31, a Prefeitura de Juazeiro, representada pela Secretaria de Comunicação, doou cópia do Acervo Fotográfico das ações referentes às gestões do ex-prefeito Isaac Cavalcante de Carvalho (2009-2012 -2013/2016) e o atual gestor, Paulo Bomfim (2017-2020), para o Laboratório de Práticas Pedagógicas, Culturais e Comunicacionais (LaPPeCC), vinculado ao Colegiado do Curso de Jornalismo em Multimeios, do Departamento de Ciências Humanas (DCH), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), campus Juazeiro.
O ato contou com a presença do Jornalista Raphael Leal, superintendente de comunicação, da diretora da instituição de ensino superior, Edonilce Barros, e do Chefe de Gabinete, Arlindo Aragão.
A doação autoriza o uso das imagens para fins acadêmicos e fomentar pesquisas sobre memória da história social, política, econômica, educacional e cultural e da imprensa de Juazeiro.
“O prefeito Paulo Bomfim nos autorizou a doar uma cópia digital deste riquíssimo material com o objetivo de estimular estudos, uma vez que as imagens documentam momentos importantes da história de Juazeiro nos últimos 12 anos. O acervo registra festas populares na sede e nos distritos, visitas presidenciais, modificações e melhorias do espaço urbano e rural, grandes eventos como o carnaval, festival Edésio Santos da Canção, São João nas Comunidades, corrida Tiradentes, inaugurações, reuniões e várias ações de governo. Nestas imagens, estão registradas aspectos da identidade do povo de Juazeiro. No futuro, estas fotografias podem ajudar a fazer comparativos de gestões e pessoas que contribuíram para a cidade”, declarou Raphael Leal, assessor de comunicação.
A diretora do DCH3/UNEB agradeceu a doação do Acervo, que irá contribuir para as pesquisas no campo da educação e práticas jornalísticas. "Atualmente, o DCH III já conta com dois importantes arquivos o Acervo Maria Franca Pires e o acervo Dom José Rodrigues. Também recebemos doações do Acervo Gazzeta do São Francisco e o da Professora Elisabet Gonçalves Moreira. A Universidade aceita novas doações tanto de instituições públicas, entidades privadas e pessoas que mantêm acervos de imagens, jornais e documentos. Todos estes acervos vão estimular novos estudos sobre a cidade de Juazeiro", declarou Edonilce Barros.
O Acervo fotográfico tem imagens dos profissionais Fernando Rodrigues Lima, Ivan Cruz Jacaré e Allan Torres, que cederam os direitos autorais.
Ascom PMJ
2 comentários
31 de Dec / 2020 às 23h57
Srs leitores do conceituado. Deus queira, que nesse acervo, não tenha os fantasmas que nada fizeram em prol desenvolvimento da cidade, o acerto junto ao representante da empresa Odebrech, quando segundo consta na planilha da empresa, recebeum quantia em dinheiro, com finto de venda do SAAE e, enganaram os empresários. Bem assim, outras questões que não é bom expor pois, só faz com que a baixa estima, aumente mais.
01 de Jan / 2021 às 10h06
Deveria pagar o abono férias que ficou devendo a centenas de professores inclusive eu, mas vou acionar a Polícia Federal,. Ministério Público Federal e Defensoria Pública Federal.