RedeGN - Imprimir Matéria

Prefeito Paulo Bomfim doa cópia de Acervo Fotográfico à UNEB/DCH3

31 de Dec / 2020 às 21h00 | Variadas

Na manhã desta quinta-feira, 31, a Prefeitura de Juazeiro, representada pela Secretaria de Comunicação, doou cópia do Acervo Fotográfico das ações referentes às gestões do ex-prefeito Isaac Cavalcante de Carvalho (2009-2012 -2013/2016) e o atual gestor, Paulo Bomfim (2017-2020), para o Laboratório de Práticas Pedagógicas, Culturais e Comunicacionais (LaPPeCC), vinculado ao Colegiado do Curso de Jornalismo em Multimeios, do Departamento de Ciências Humanas (DCH), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), campus Juazeiro.

O ato contou com a presença do Jornalista Raphael Leal, superintendente de comunicação, da diretora da instituição de ensino superior, Edonilce Barros, e do Chefe de Gabinete, Arlindo Aragão.

A doação autoriza o uso das imagens para fins acadêmicos e fomentar pesquisas sobre memória da história social, política, econômica, educacional e cultural e da imprensa de Juazeiro.

“O prefeito Paulo Bomfim nos autorizou a doar uma cópia digital deste riquíssimo material com o objetivo de estimular estudos, uma vez que as imagens documentam momentos importantes da história de Juazeiro nos últimos 12 anos. O acervo registra festas populares na sede e nos distritos, visitas presidenciais, modificações e melhorias do espaço urbano e rural, grandes eventos como o carnaval, festival Edésio Santos da Canção, São João nas Comunidades, corrida Tiradentes, inaugurações, reuniões e várias ações de governo. Nestas imagens, estão registradas aspectos da identidade do povo de Juazeiro. No futuro, estas fotografias podem ajudar a fazer comparativos de gestões e pessoas que contribuíram para a cidade”, declarou Raphael Leal, assessor de comunicação.

A diretora do DCH3/UNEB agradeceu a doação do Acervo, que  irá contribuir para as pesquisas no campo da educação e práticas jornalísticas. "Atualmente, o DCH III já conta com dois importantes arquivos o Acervo Maria Franca Pires e o acervo Dom José Rodrigues. Também recebemos  doações do Acervo Gazzeta do São Francisco e o da Professora Elisabet Gonçalves Moreira. A Universidade aceita novas doações tanto de instituições públicas, entidades privadas e pessoas que mantêm acervos de imagens, jornais e documentos. Todos estes acervos vão  estimular novos estudos sobre a cidade de Juazeiro", declarou Edonilce Barros.

O Acervo fotográfico tem imagens dos profissionais Fernando Rodrigues Lima, Ivan Cruz Jacaré e Allan Torres, que cederam os direitos autorais.

Ascom PMJ

© Copyright RedeGN. 2009 - 2021. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.