A ativista do grupo “300 do Brasil” Sara Winter foi transferida da Superintendência da Polícia Federal (PF), em Brasília, para a penitenciária feminina do Distrito Federal.
Ela teve um pedido de prisão temporária expedido pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes na última segunda-feira. No entanto, a defesa alega que a detenção de Sara é política.
A prisão vale por cinco dias, porém pode ser renovada por mais cinco. Os advogados solicitaram que Sara fosse mantida na carceragem da PF e não fosse enviada à penitenciária feminina, por crerem que a ativista correria riscos.
A estrutura prisional da PF é melhor que a da penitenciária e os defensores afirmaram ao STF que Sara Winter estaria jurada de morte por facções criminosas que atuam lá. Então, pediram a priorização de um habeas corpus protocolado no Supremo e que ficou sob a relatoria da ministra Cármen Lúcia.
Posicionamento da penitenciária
“Além de ser ilegalmente encarcerada, corre ainda o risco de perder a vida por tal ato, o que é de uma gravidade sem precedentes na Historia do Brasil, haja vista que a ora paciente é uma presa política, por expressar opiniões divergentes daquela entendida pela Autoridade Coatora, em mais um inquérito absurdamente ilegal, do ponto de vista jurídico e constitucional”, diz um dos trechos da defesa apresentada.
De acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), Sara Winter vai ficar isolada das demais detentas por segurança. A Seap ainda informou que vai adotar um protocolo sanitário de confinamento social devido à pandemia de covid-19.
Fonte: Revista do Oeste Foto Reprodução Twitter
1 comentário
17 de Jun / 2020 às 23h04
ligações do presidente Jair Bolsonaro e de sua família com as milícias do Rio de Janeiro foram tema da última edição da revista britânica The Economist, uma das mais prestigiadas publicações do mundo. Uma reportagem destaca que no último dia 29, o tio da primeira-dama Michelle Bolsonaro foi preso acusado de ter laços com uma milícia que estaria incorporando terrenos perto de Brasília.