A empresa Joafra enviou nota e fotos a este noticioso contestando alegações da Ammpla sobre a linha de transporte coletivo Petrolina/Juazeiro. Confira:
JOAFRA TRANSPORTES vem esclarecer alguns fatos sobre a linha Petrolina/Juazeiro, a linha de transporte coletivo mais antiga da região, existente há décadas, já que a AMMPLA DIVULGOU INFORMAÇÃO MENTIROSA em um blog de Petrolina.
No dia 25/03/2020, foi publicada portaria pela AMMPLA, autarquia de trânsito e transporte do município de Petrolina, de nº 006. Essa portaria restringiu o itinerário da referida linha apenas até a rodoviária, sob a alegação de prevenção ao COVID-19, o que de pronto foi rechaçado, haja vista que ao contrário do que alegaram, o cidadão teria de pegar dois ou três ônibus, correndo muito mais risco do que pegar apenas um e chegar a seu destino, além do aumento do custo, já que da maneira que a prefeitura de Petrolina queria o usurário teria de pagar duas ou três passagens.
A empresa, inconformada pela ilegalidade da medida, se socorreu ao judiciário, mostrando que a população estava sendo prejudicada e posta em riscos desnecessários, tendo o Desembargador Federal, após verificar que o usuário estava correndo riscos e sendo penalizado economicamente, concedido liminar para que a empresa voltasse a operar os itinerários anteriores.
Uma semana após, o município de Petrolina, através da AMMPLA, publicou nova portaria, dessa vez proibindo que a empresa adentrasse o município, ficando apenas a EMPRESA ATLÂNTICO AUTORIZADA A CIRCULAR NAS RUAS DE PETROLINA, conforme a portaria 013 de 18 de maio de 2020; Entre outros considerandos, o que chama mais atenção é:
CONSIDERANDO o contrato 350/2019, decorrente do processo Administrativo de nº 021/2019, Concorrência Pública nº 003/2019, que firmou a concessão do serviço público de transporte coletivo pela EMPRESA ATLÂNTICO TRANSPORTES LTDA dentro do município de Petrolina;
RESOLVE
Art. 1º Fica tão somente autorizado a empresa concessionária de transporte coletivo a utilizar as vias INTRAMUNICIPAIS, bem como os pontos de embarque e desembarque de passageiros.
Art. 2º O descumprimento do artigo anterior implicará em remoção do veículo ao depósito do órgão competente. Grifos nossos.
Na data de 21/05/2020, dia da publicação da portaria, foi apreendido veículo da Joafra Transportes que estava em operação, sendo os passageiros obrigados a realizar a troca de ônibus para um dos veículos da EMPRESA ATLÂNTICO. Foi emitido auto de infração alegando descumprimento da Portaria nº 013 de 18 de março de 2020. (Em anexo)
Portanto a Joafra parou de operar a linha por ter tido seu veículo apreendido sob forte força coercitiva da polícia militar, agentes de trânsito e fiscais de transporte da Ammpla, ou seja, a JOAFRA não parou de operar a linha por vontade própria como o município informou, parou para não ter mais veículos apreendidos.
Não entendemos o porquê de estarem prejudicando tanto a população, colocando-a a riscos desnecessários de contágio do COVID-19, bem como forçando-a a pagar até três vezes mais para fazer seu deslocamento.
Salientamos que o descumprimento da ordem judicial já foi informada ao Desembargador Federal, descumprimento este que configura crime comum tipificado no art. 300 do Código Penal, e que as demais providencias serão tomadas pelo abuso de autoridade praticado.
Juazeiro/BA, 26 de maio de 2020.
Atenciosamente,
JOAFRA TRANSPORTES
11 comentários
26 de May / 2020 às 17h16
como fica os servidores da saúde que trabalham em petrolina? o prefeito vai colocar um transporte para os trabalhadores? trabalho em um hospital, e se eu faltar ao trabalho sera descontado do meu salário? fica essas questões, quem se habilita à responder?
26 de May / 2020 às 23h31
Isso é briga de padrinho, ou seja tá na cara que a EMPRESA ATLÂNTICO TRANSPORTES LTDA está sendo favorecida nessa jogada, o dono da mesma aproveitou a ocasião e baixou a norma, forcando a JOAFRA a retirar seus onibus. Agora em nenhum momento eles pensam no povo, somente no seu bolso. #MEUBOLSOCHEIO.
27 de May / 2020 às 00h28
Estão expondo mais ainda a população com esses decretos restringindo os transportes públicos, prejudicando mais ainda o cidadão . Nada disso vai parar o contágio , pelo contrário. Fora que estão extorquindo a população que necessita trabalhar nessa pandemia tendo que pagar muito caro para se locomover.
27 de May / 2020 às 00h29
Estão expondo mais ainda a população com esses decretos restringindo os transportes públicos, prejudicando mais ainda o cidadão . Nada disso vai parar o contágio , pelo contrário. Fora que estão extorquindo a população que necessita trabalhar nessa pandemia tendo que pagar muito caro para se locomover.
27 de May / 2020 às 10h47
Acho muito interessante isso uma linha antiga como a joafra, mais que nunca deu estrutura nenhuma para seus usuários ônibus sucateados os motoristas despreparados sem nenhuma educação,acho Juazeiro também tomar vergonha e procurar outra frota de ônibus pq a que tem hoje na cidade é vergonhosa
27 de May / 2020 às 12h56
Eles estão brincando não pensam nem nos proficionais q trabalham em ambas cidades. Sou Mototaxista e estamos proibidos de ir Pra Petrolina enquanto os de lá trabalham mesmo com o decreto a AMPLA faz vista grossa e perseguem os de Juazeiro. Os Mototaxista de Petrolina estão btrabalhando nós pontos e atravessa a cidade de boa. E quem quiser ir pra Petrolina eles tão vindo buscar aqui emJuazeiro. E os de Juazeiro estão impedidos e sendo multados em 3.000,00reais e os de lá nem se quer são multados. Quer dizer q o decreto de lá é para os de Juazeiro e só
27 de May / 2020 às 13h45
Os trabalhadores da saúde estão trabalhando e os trabalhadores da Assistência Social também estão trabalhando e precisando utilizar os ônibus! Atitude muito vergonhosa essa da prefeitura, obrigar os trabalhadores do SUAS a trabalhar e ao mesmo tempo tirar os ônibus e querer que se virem! PRECISAMOS DE ÔNIBUS! Essa medida obriga as pessoas a utilizarem outros ônibus (com passagem ainda mais cara)! É MUITO ONEROSO para o cidadão! A quem o cidadão pode recorrer? Quer dizer que se faz o que quer e o cidadão que se lasque? Estão brincando com a cara do cidadão!
27 de May / 2020 às 13h50
OS TRABALHADORES DA ASISTÊNCIA SOCIAL JUNTO COM OS DA SAÚDE TBM ESTÃO NA ATIVA LÁ E CÁ E PRECISANDO DE ÔNIBUS ESSA ATITUDE DA PREFEITURA É DESUMANA. QUERER QUE AS PESSOAS VÃO TRABALHAR E IMPEDIR OS ONIBUS DE ANDAR! qUEREM QUE OS TRABALHADORES SE VIREM, SE LASQUEM! O CIDADÃO MERECE MAIS RESPEITO! ESTÁ OBRIGANDO A PEGAR OUTROS ÔNIBUS E OUTROS MEIOS E ISSO É MUITO ONEROSO PARA O CIDADÃO! QUEREMOS UMA RESPOSTA! QUEREMOS ÔBNIBUS! MAIS RESPEITO COM O CIDADÃO E COM O TRABALHADOR. JÁ NÃO VASTA ESTAR EXPOSTO AO VÍRUS AGORA QUEREM QUE ANDE A PÉ AINDA? É BRINCADEIRA! MATE LOGO AS PESSOAS DE UMA VEZ!
27 de May / 2020 às 13h53
falta de respeito! querem matar de vez o cidadão! Transporte é um direito básico! Deveriam é melhorar o transporte, e não retirar de circulação! Francamente! Gestores municipais???? Acordem, o povo quer ser respeitado e ter seus direitos cumpridos!
27 de May / 2020 às 13h56
rEATIVEM A LINHA DE ÔNIBUS! AS PESSOAS PRECISAM TRABALHAR! OU ENTÃO DISPENNSEM OS TRABALHADORES! FRANCAMENTE! JÁ NÃO BASTA O VÍRUS AINDA VEM UMA ATITUDE DESHUMANA DESSA! PARECE ATÉ PIADA! SÓ EM JUAZEIRO E PETROLINA QUE ACONTECE ISSO! O POVO TBM NÃO SE ORGANZA PRA COBRAR SEUS DIREITOS... DÁ NISSO...
02 de Jun / 2020 às 16h03
MAIS UMA VEZ O PREFEITO DE PETROLINA MIGUEL COELHO MOSTRA A SUA PERSEGUIÇÃO AO PROPRIETÁRIO DO GRUPO JOALINA/JOAFRA, GRUPO ESSE QUE SERVIU O VALE DO SÃO FRANCISCO A ANOS, E MESMO COM CRISES NUNCA FECHOU AS PORTAS DEIXANDO A POPULAÇÃO NA MÃO, COMO FIZERAM AS DEMAIS EMPRESAS QUE VINHERAM DE FORA. ISSO MOSTRA O INTERESSE DO PREFEITO EM BENEFICIAR O DONO DA EMPRESA ATLÂNTICO, SEGUNDO BOATOS A MESMA PERTENCE A FAMILIARES DA SUA ESPOSA. NÃO PREJUDIQUE A POPULAÇÃO MIGUEL COELHO. SE A ATLÂNTICO FECHAR AS PORTAS NO FUTURO QUEM SERVIRÁ O VALE DO SÃO FRANCISCO.