(Ilustração: Deus, lá do Alto, acima de tudo e de todos)
Esse COVID-19 é um vírus que precisa ser muito pesquisado, realmente. Além da morte que é o ápice da sua trajetória fatídica, produz outros efeitos colaterais de grande impacto na população, seja resultante do necessário isolamento social ou pelo caos econômico-financeiro que produziu.
Porque não bastam as acertadas medidas de socorro financeiro adotadas pelo Governo Federal através da verba emergencial, visto que até o dinheiro chegar às mãos da pessoa necessitada para suprir a sua carência alimentar e da família, existem todos os trâmites burocráticos legais bastante conhecidos, até ser liberado pelo Banco do Brasil e Caixa.
Enquanto isso a fila nas ruas cresce, os riscos de contágio aumentam, o estômago reclama e as crianças choram em casa com fome, sem entender o que está acontecendo.
O que mais deprime, apesar de todo esse sofrimento e lágrimas de dor derramadas por milhares de famílias que perderam entes queridos, é constatar que temos um Presidente da República sempre sorridente, a circular pelas ruas como se em campanha eleitoral estivesse, a passear de moto pelas ruas de Brasília, e a lanchar na primeira padaria que encontra, sempre com um séquito à sua volta! A atitude, em contraponto com toda a realidade mundial e nacional, evidencia indiferença com o cenário crescente de mortes, e o que possa estar por vir, demonstrando que estão erradas todas as recomendações médicas e de especialistas de todo o mundo, e somente os seus conceitos estão corretos? E olha que a contaminação que já atingiu a dois Governadores (Rio e Pará), não parece sensibilizá-lo! Palavra que, diga-se de passagem, parece desconhecer.
Justamente no momento tão grave e preocupante para a Nação brasileira, desqualificar o trabalho do seu melhor Ministro, o Luiz Henrique Mandetta (DEM), da Saúde, e exonerá-lo por uma visível motivação partidária, é politizar a crise. Ora, seria elementar e primário não entender o quanto as medidas rígidas do isolamento social e a suspensão temporária das atividades comerciais e industriais prejudicam o conjunto da economia e, por consequência, a sobrevivência dos trabalhadores, em geral. Impossível acreditar que os que falam da importância da economia, estejam a desprezar a importância da vida das pessoas... Para uma economia ativa e pujante, impõe-se a presença de empresários e trabalhadores com vida plena de saúde, e sem enfrentar riscos
Mas, é triste não querer enxergar o exemplo maléfico ocorrido na Espanha, Itália, Inglaterra e EUA, que não adotaram providências preventivas mais rígidas para conter a expansão descontrolada do vírus e agora vivem a disputar o primeiro lugar na perda de vidas e no número nacional de infectados.
O Presidente deveria ter bem mais consciência da dimensão da responsabilidade que lhe foi atribuída pelos 57,7 milhões de votos, e quais os princípios fundamentais que motivaram essa tendência do eleitorado.
A propósito, será que esse enigmático vírus não poderia nos informar qual o paradeiro daquela corja sinistra que sumiu abruptamente do cenário nacional, e que nem a mídia, antes aliada, divulga qualquer notícia? É estranho, mas alguns líderes notáveis e quase heróis mitológicos de ontem, perderam prestígio até mesmo nas rodas de pequenos debates entre a Direita e a Esquerda, onde, sequer mencionam os seus nomes! Recolhidos ao total ostracismo! Mas, sinceramente que tipo de contribuição poderiam dar, se esses personagens foram eficientes, apenas, em sucatear o erário das formas mais vergonhosas que se possa imaginar!
Como resultado da convergência de todos esses problemas, achei interessante a frase de um leitor comentando a grave crise, em algum site, e que inspirou o título desta crônica: “DEUS ACIMA DE TUDO... ELE ESTÁ VENDO TODOS”! Encerra uma verdade e merece o nosso respeito.
Mensagem final: “Que sirva para entendermos que viagens foram canceladas, porque a grande viagem que deve ser feita é pra dentro de nós mesmos”. (Adriana Giampietro).
Autor: Adm. Agenor Santos, Pós-Graduação Lato Sensu em Controle, Monitoramento e Avaliação no Setor Público - Aposentado do Banco do Brasil – Salvador – BA.
13 comentários
19 de Apr / 2020 às 23h06
Sim, essa é nossa esperança de que Deus esteja vendo e cuidando de nós lá do Alto. Aqui em baixo, está tudo difícil e complicado com esse tal vírus e esses homens até hoje batendo boca para lá e para cá, e o povo no meio, como sempre, pagando alta conta. Aproveito ainda, para enviar um forte abraço ao leitor e admirador do blog Geraldo José, o amigo Éden Feldman (Foz do Iguaçu), pela perda recente de seu irmão para esse inimigo que aí está.
19 de Apr / 2020 às 23h12
Muito bom seu trabalho. Aprecio suas matérias. (Cuiabá-MT)
19 de Apr / 2020 às 23h18
Mas uma vez excelente colocação sobre a pandemia e a injusta demissão do ministro Mandetta, parabéns amigo Agenor. (Maracás-BA).
19 de Apr / 2020 às 23h31
Não comungo plenamente de alguns itens desta crônica. O ministro enganador que saiu, foi no mínimo desleal com o Presidente e o povo brasileiro. Prega uma coisa e faz outra. O pessoal do Ministério pode fazer festa de despedida? Vamos deixar de balela. O Prefeito de Camamu abriu o comércio das 8:00 as 14:00 horas e a cidade está normal. Muito bem, Camamu não é São Paulo, mas não fez política em cima deste fato. (Camamu-BA).
19 de Apr / 2020 às 23h57
Amigo Agenor, a sua sensibilidade me comove! Estamos em casa! O seu artigo foi lido e refletido! Parabéns! (Irecê-BA).
20 de Apr / 2020 às 00h05
Muito bom! Parabéns! (Salvador-BA).
20 de Apr / 2020 às 00h17
Parabéns Agenor. Vou guardar este escrito valioso.
20 de Apr / 2020 às 00h31
MUita Oraçao FORA BOLSONARO FAZENDO MUITA MISERIA DOENÇAS FOME MENTIRA
20 de Apr / 2020 às 06h24
BOLSONARO ALIADO OU AMIGO DO VIRUS MORTAL ??? BOLSONARO FALA QUE É UMA GRIPEZINHA. BOLSONARO ODEIA NORDESTINOS. BOLSONARO ODEIA a Verdade
20 de Apr / 2020 às 06h29
BOLSONARO FAZENDO MUITA MISERIA MENTIRA FOME DOENÇAS PESTES MORTAL CARESTIA MORTES. TUDO PIORANDO POVO MORRENDO E BOLSONARO SO RINDO E PASSEANDO
20 de Apr / 2020 às 06h35
FALSO MESSIAS B..... NO PODER TA DESTRUINDO O BRASIL... BOLSONARO RICO E POVO POBRE. BOLSONARO ACABOU COM MAIS MEDICOS
20 de Apr / 2020 às 08h16
lema do bozonaro é??? TO FORA! e quem é esperto o bastante também tem que sair dessa, antes que vire ditadura e a gente, inclusive este blog, não possa mais criticar nada
20 de Apr / 2020 às 11h24
Diante de tantas desgraças que ora abrange o País, cujo Presidente se deleita com as mortalidade do povo brasileiro, ainda aparece milhares de pessoas que comungam com as barbaridades desse LOUCO. Mas um motivo para se crer nas escrituras... enquanto à minoria queria JESUS à maioria queria BARRABÁS ,