“Obscena é a fome." Para José Saramago, militante da liberdade e dos direitos sociais, obscena mesmo era a fome, que matava e mata milhões no mundo. A frase de José Saramago, que intitula essa reportagem, é produto do contexto social e da visão de mundo desse escritor, ainda o único nobel de literatura da nossa língua portuguesa.
No início desta semana, o cantor e compositor Flávio Leandro relatou um episódio mostrando que "a obscena fome" está voltando aos sertões brasileiros, em especial ao Nordeste. "Pai, quando chegar em Ouricuri, pai compra comida?
Confiram:
PRA HOJE! Saindo de Bodocó, com destino a Ouricuri, parei pra atender a um pedido de carona de um casal e seus três filhos pequenos, cujo destino final seria o velório de um ente querido, em Salgueiro-PE. No meio da conversa que íamos tecendo, fomos interrompidos por um dos rebentos: "pai, quando chegar em Ouricuri, pai compra comida?", ao que o pai atalhou, "quando chegar na Casa de sua vó, a gente come, meu filho". O menino retrucou: "né comida ruim não, pai, é comida boa". Eu intervi, perguntando ao pequeno o que seria essa comida boa: "oxe, macarrão, carne...". Pensei: caraca, algo tão simples meu Deus! Tentando amenizar a insistência do garoto, com a resignação de um boi a caminho do abate, o pai completa: "meu filho, quando você crescer e tiver seu trabalho, irá comer tudo isso". Não aceitando o prazo inatingível, o moleque açoitou: "é pra hoje, pai!".
Poxa...isso dói, bicho! De cara vem logo a imagem dos tabacudos de plantão demonizando um bolsa família...Achando que 100 reais dado a um irmão necessitado é um assassinato aos cofres públicos, um atentado contra a meritocracia injusta a que pobres e ricos são submetidos, numa corrida diária onde o rico sempre larga a poucos metros da chegada. Estes mesmos são os primeiros a encampar bandeiras de campanhas para arrecadação de cestas básicas, mostrando uma caridade cujo resultado não passa da aposição de um carimbo de miserável na testa de quem as recebe...É contra essa "enchente de caridades" que minha música brada. A caridade de quem passa o ano lucrando deste caos, e enxerga na doação humilhante, sua indulgência particular, a remissão de seus pecados... chega de hipocrisia... O de hoje, eu passei pra família, mas o de amanhã? O de amanhã é nosso...nós, somos os responsáveis diretos pela garantia de dignidade de nossos irmãos. E quem pode executar isto é o estado, que tão generosamente ajuda bancos e empresas!
Flávio Leandro-cantor e compositor
Foto Ilustrativa
9 comentários
12 de Mar / 2020 às 18h41
PARABENS. BOLSONARO QUER MATAR BRASILEIROS DE FOME?? HOJE VEJO MUITA GENTE PEDINDO COMIDA. HOJE TUDO PIORANDO E BOLSONARO SO VIAJANDO. E no aviao acharao drogas??
12 de Mar / 2020 às 18h42
DEUS ME LIVRE DO MAU BOLSONARO TROUXE FOME MISERIA FOGO LAMA DE VOLTA
12 de Mar / 2020 às 21h44
Porque você não pagou o almoço da família com a grana preta que você embolsa? Chega de hipocrisia. Lula não acabou com a pobreza? Ou você ignora que até vereador estava recebendo? Sabia que o TSE come caviar? Acho que em sua música você tem que ajudar quem quer mudar esse país, contra a corrupção do congresso, TSE e dos ladrões que roubaram este país. O dinheiro que falta a esta família sobra para Lula e sua família, Dilma e outros que viajam com dinheiro público. Além dos ouvidos, abra os olhos para o que está acontecendo e a boca para ajudar a mudar este país.
13 de Mar / 2020 às 00h49
Esse Sr Fernando é um tremendo de um lambe botas, deixa sua paixão de lado, não importa os políticos que estão lá, esse bando de sanguessugas. Enxerga a realidade, a miséria e a estão aí sim, ou sempre estiveram. Criticar governos passados irá resolver o que? Essa corja tá pouco se lixando pra pobre e as mulas defendendo esses canalhas. Nação podre essa!
13 de Mar / 2020 às 03h07
Esse fernando ai parece que não sabe interpretar um texto não. Kkkkk parabéns Flavio vc ja demonstro em varias oportunidades o amor pelo povo de nossa terra.
13 de Mar / 2020 às 06h56
E o presidente só concedeu 3% do bolsa da família ao NE
13 de Mar / 2020 às 07h26
A FOMO VOLTOU OU JAMAIS SAIU DOS SERTÕES NORDESTINOS ? SE REVELAM,AS MENTIRAS IMPOSTAS AOS NOSSOS IRMÃOS NORDESTINOS PELA PROPAGANDA ENGANOSA E SUPERFATURADA DOS GOVERNOS PETISTAS,NÃO VENHAM ME DIZER QUE O CAPITÃO É CULPADO,POIS EM 16 ANOS O PT SÓ MANDOU PARA OS OUTROS PAISES ENCHENDO O RABO DE DITADORES SANGUINARIOS O DINHEIRO QUE DEVERIA MANDAR AQUI PARA O NORDESTE..OS NORDESTINOS FORAM ROUBADOS, MANIPULADOS,ENGANADOS,ILUDIDOS EM UA BOA FÉ.A LUZ É PARA TODOS OU SÓ PARA ALGUNS ? A AGUA PRA TODOS QUE ATUAMENTE TEMOS NO NORDESTE,FOI TRAZIDA PELAS ABENÇOADAS CHUVAS POIS SE DEPENDESSE DO PT...
13 de Mar / 2020 às 08h38
Thales o Fernando é defensor de Bolsonaro vc ja viu defensor de Bolsonaro ter capacidade de interpretar alguma coisa? É tudo limitado tem déficit intelectual e de aprendizado, releve.
13 de Mar / 2020 às 09h29
Parabéns Flávio Leandro pelo belo e propício texto, que retrata a realidade do nosso país em especial do nosso querido Nordeste, a quem amo e admiro bastante pela força e fé do nosso povo. Mas existem retardados mentais, que como seres acéfalos só falam besteira, defecam pela boca, são seres inanimados. Seguem um fascista, psicopata, mal exemplo de governante e de um ser humano desprezível. Lamentável.