LEI SECA: MAIORIA DOS ACIDENTES É OCASIONADO PELO USO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS

Uma série de ações da Operação Lei Seca serão realizadas na Semana Nacional de Trânsito. Desenas de municípios realizam blitz, organizada pela Secretaria Estadual de Saúde e pelo Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco para atender motoristas e motociclistas e alertar sobre os cuidados que devem ser tomados no trânsito e sobre a prevenção de acidentes.

As ações fazem parte da Semana Nacional de Trânsito, que começou na última quarta-feira (18) e vai até o próximo dia 25, e contam com a distribuição de materiais didáticos e o fornecimento de informações sobre segurança nas vias. O coordenador executivo da Operação Lei Seca em Pernambuco, major Felipe Gondim, afirma que “a realização de ações de conscientização realizadas para a população é uma das formas mais eficientes de diminuir o número de acidentes de trânsito. Não se trata de uma ação punitiva, mas sim educativa”.

“A maioria dos acidentes é ocasionado pela não utilização de capacetes, uso de bebidas alcoólicas por parte dos condutores, a não utilização do cinto de segurança pelos motoristas e passageiros e, mais recentemente, o uso dos aparelhos celulares combinado à direção”, complementou Gondim.

Os acidentes de trânsito são tratados como uma questão de saúde pública. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), em 2018, hospitais públicos de Pernambuco registraram 39,6 mil notificações de pacientes que sofreram lesões causadas por acidentes de trânsito, sendo 72% motivados por acidentes que envolviam motociclistas.

Fonte SES-PE