Uma série de ações da Operação Lei Seca serão realizadas na Semana Nacional de Trânsito. Desenas de municípios realizam blitz, organizada pela Secretaria Estadual de Saúde e pelo Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco para atender motoristas e motociclistas e alertar sobre os cuidados que devem ser tomados no trânsito e sobre a prevenção de acidentes.
As ações fazem parte da Semana Nacional de Trânsito, que começou na última quarta-feira (18) e vai até o próximo dia 25, e contam com a distribuição de materiais didáticos e o fornecimento de informações sobre segurança nas vias. O coordenador executivo da Operação Lei Seca em Pernambuco, major Felipe Gondim, afirma que “a realização de ações de conscientização realizadas para a população é uma das formas mais eficientes de diminuir o número de acidentes de trânsito. Não se trata de uma ação punitiva, mas sim educativa”.
“A maioria dos acidentes é ocasionado pela não utilização de capacetes, uso de bebidas alcoólicas por parte dos condutores, a não utilização do cinto de segurança pelos motoristas e passageiros e, mais recentemente, o uso dos aparelhos celulares combinado à direção”, complementou Gondim.
Os acidentes de trânsito são tratados como uma questão de saúde pública. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), em 2018, hospitais públicos de Pernambuco registraram 39,6 mil notificações de pacientes que sofreram lesões causadas por acidentes de trânsito, sendo 72% motivados por acidentes que envolviam motociclistas.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.