Roberto Malvezzi (Gogó)
Uma das perplexidades de nosso Brasil atual é a quantidade de pessoas que se dizem cristãs com práticas absolutamente avessas ao que significa ser cristão. Afinal, a síntese última da pertença ao Reino de Deus - ou não - é o que a pessoa faz para quem mais tem necessidades ao longo da vida. O capítulo 25 de São Mateus resume muito bem o que Jesus estabelece para seus seguidores: tive fome e me destes de comer, tive sede e me destes de beber, andava nu e me vestistes, etc.
Oras, se eu devo um copo de água a quem tem sede, como vou ser contra uma política pública que abastece milhões de pessoas com água? Como posso ser contra uma política pública que coloca alimentos na mesa de milhões de pessoas? Se devo cuidar dos doentes, como vou ser contra uma política pública de saúde que cuida de milhões de pessoas que não tem como pagar um médico particular?
Agora, na reforma trabalhista e previdenciária se deu o mesmo fenômeno. Os jornais informam que de 104 deputados da chamada Bancada da Bíblia no Congresso, 100 votaram a favor da reforma da previdência. Acontece que ela retira da mesa dos mais vulneráveis até a migalha que eles precisam para sobreviver, como é o caso do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Aqueles que estão totalmente incapacitados de ganhar seu próprio pão, terão seu benefício reduzido de mil reais para quatrocentos reais. É como se retirassem de Lázaro e do cachorro as migalhas que caiam da mesa dos poderosos. Até isso, até as migalhas disputadas pelos cães...Assim acontece com todos aqueles que se dizem cristãos e votam contra os mais necessitados. Ou não entendem nada de política, ou não entendem nada do Evangelho.
O Evangelho é o amor de Deus para cada criatura, exige amor e solidariedade de cada um de nós para com os outros, particularmente quem está mais vulnerável, o cuidado com todas as criaturas e com nossa Casa Comum, a Terra. Essa espiritualidade exige abertura, solidariedade, fraternidade, justiça, e tantas outras virtudes identificadas como sendo autenticamente cristãs.
Por isso, quando se perde o senso de humanidade, de nada adianta dizer-se cristão.
21 comentários
22 de Jul / 2019 às 12h33
Lava Jato a prova viva da corrupção do judiciário brasileiro.
22 de Jul / 2019 às 12h41
Bosonaro Vai bem pro banqueiro, vai bem pro Flávio, pro futuro embaixador que não sabe fritar um hambúrguer, pro Queiroz, Bebiano... Vai bem...
22 de Jul / 2019 às 12h44
Vamos mostrar nossa indignação indo para as ruas e colocar a Famílícia Boso e seus íntimos para fora do poder. #LulaLivrejá #LulaNobeldaPaz
22 de Jul / 2019 às 12h52
A Carta Capital continua como a unica revista semanal a fazer um jornalismo corajoso e imparcial. Nas últimas semanas sumiram dos noticiários da grande imprensa - pelo menos dos telejornais e rádio - assuntos como as denuncias do Intercept, os 39 Kg de cocaina no avião do presidente, as denuncias de assassinato de Marielle por um vizinho do Presidente, o sumiço do Queiroz e o incrivel abandono pela PF do esfakeador do candidato. . .
22 de Jul / 2019 às 12h57
Verdade verdadeira
22 de Jul / 2019 às 13h03
‘É muito bom nós termos aqui a Justiça ao nosso lado’, diz Bolsonaro a Toffoli Crédito: Marcos Corrêa/PR Estadão Conteúdo 30/05/19 - 20h34 - Atualizado em 30/05/19 - 21h18 6.4K O presidente Jair Bolsonaro enalteceu a presença do chefe do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli, no Palácio do Planalto, durante café da manhã com a bancada feminina do Congresso, nesta quinta-feira, 30. Bolsonaro disse que Toffoli “tem sido uma pessoa excepcional” e que é “muito bom” ter a Justiça “ao n
22 de Jul / 2019 às 13h05
OS NORDESTINOS NÃO SE DEIXARÃO ENGANAR, SEU BOLZO! - O senhor nunca foi amigo do Nordeste e odeia os nordestinos porque sempre nos mantivemos fiéis à Lula! O Brasil sabe que uma vez mentiroso, é-se mentiroso sempre! O senhor deve está pensando que nós brasileiros nordestinos somos todos surdos e idiotas! Não adianta vir com a desculpa fora de hora, de que somos irmãos, porque, nordestina alguma pariria um filho tão ridículo, preconceituoso e antipovo como você! Queremos #LulaLivre! E, que, o senhor, o #MoroCorrupto e o #DDPalestra acabem os seus dias reclusos de suas vis consciências!
22 de Jul / 2019 às 13h27
Coxinhas Bosonaro cara fala do teu povo é tu ainda vem elogiar?paciência né
22 de Jul / 2019 às 13h32
Coxinhas Bosonaro cara fala do teu povo é tu ainda vem elogiar?paciência né
22 de Jul / 2019 às 13h40
Sanos todus Paraíba foraseju Moro Bolsonaro
22 de Jul / 2019 às 13h53
“Hitler ascendeu assim. Igual bosunaro. Exatamente como aqui. A nossa sorte é que o brasileiro não é o povo alemão e que Bolsonaro é um idiota completo e rematado, diferente do que era Hitler"
22 de Jul / 2019 às 13h58
Bolsonaro pensa que esses empresários o adotará para sempre, já estão com certeza arrumando alguma para descartá-lo elegantemente ... aguardem !
22 de Jul / 2019 às 14h00
Sexta-feira, Bolsonaro bateu recorde pessoal. Em entrevista, mentiu sobre a fome, o desmatamento, a educação e o uso de agrotóxicos no país.
22 de Jul / 2019 às 14h06
As mentiras e loucuras De B.... criam " nuvens de fumaça "para que assuntos relevantes fiquem obscurecidos.É estratégia para destruir o país, sem que o povo "adormecido" perceba.
22 de Jul / 2019 às 14h32
O golpe entregou o país para um bando de fundamentalistas dementes. Esse sujeito não tem a mínima condição para continuar presidente, precisa ser afastado por incapacidade mental.
22 de Jul / 2019 às 14h33
O golpe entregou o país para um bando de fundamentalistas dementes. Esse sujeito não tem a mínima condição para continuar presidente, precisa ser afastado por incapacidade mental.
22 de Jul / 2019 às 16h52
Fernando o Abatedouro de frangos fechado e 400 funcionários demitidos isso é o resultado da política internacional do Bolzonaro
22 de Jul / 2019 às 16h59
A FOME NÃO É UMA GRANDE MENTIRA A fome existe, Bolsonaro. Ela não é uma grande mentira. Salvo para você, aposentado aos 33 anos, com 28 anos no parlamento sem nada fazer, que não conhece o país que governa nem a dor de quem não tem o que comer.
22 de Jul / 2019 às 18h43
Eu particularmente, adoro o senhor Jesus, tenho devoção pela sua Grandiosa Mãe Santíssima... más, não acredito em nenhuma religião, todas tem um só propósito...REMUNERAÇÃO.
22 de Jul / 2019 às 20h30
Meu caro comunista de pastoral e jumentada comentadora: usar a religião para manter as ovelhas sob o cajado do pastor petralha também é um ato anticristão. Manipular as mentes dos menos esclarecidos com mentiras também é pecado. Duvido que o nobre artista do desastre tenha lido uma linha do projeto da nova previdência.
22 de Jul / 2019 às 20h32
Não foi esse aí que chamou os pastores de mercenários?